HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
UMA NOVA VIDA ...
(5º Domingo da Quaresma A)
S. João conta a história da ressurreição de Lázaro, irmão de Marta e Maria de Betânia e amigo de Jesus.
Suas irmãs mandaram dizer a Jesus :
- "Senhor, aquele que Tu amas, está doente". (Jo. 11/3).
Quando recebeu a notícia da doença de Lázaro, Jesus disse para os Seus discípulos :
- "Essa enfermidade não é de morte". (Jo. 11/4).
Jesus falava assim porque já sabia o que ia fazer, mas Lázaro estava mesmo morto já havia três dias e devia cheirar...
Então Jesus disse para os discípulos :
- "Vamos outra vez para a Judeia". (Jo. 11/7).
Os Judeus tinham tentado apedrejar Jesus antes, quando Ele disse : "Eu e o Pai somos um"(Jo. 10/30-31).
Por isso responderam a Jesus:
-"Rabbi, ainda agora os Judeus procuraram apedrejar-Te e tornas para lá ?". (Jo. 11/8).
Depois de Jesus dizer claramente que Lázaro estava morto, e que era preciso voltar, foi Tomé, o que é mais apontado por falta de fé, que corajosamente disse :
- "Vamos nós também para morrermos com Ele".(Jo.11/16).
E foram todos para Betânia, um pequeno aglomerado perto do deserto da Judeia, a Leste do Jardim das Oliveiras.
A ressurreição de Lázaro é bem a imagem do nosso processo Pascal.
Esse processo pelo qual nos vamos libertando de tudo aquilo que nos mantém encerrados numa situação de obscura existência, incapazes dum golpe de asa, manietados como Lázaro.
A Palavra que Jesus nos dirige é para voltarmos a uma nova vida e Ele continua a pôr-se a caminho para vir ao nosso encontro e nos estender a mão.
E se falamos de um processo é porque a passagem a uma nova vida faz-se lentamente, como uma obra de regeneração, que não pode comprometer a primeira criação onde já existem muitos sinais de promessa e muitas potencialidades de vida nova.
A vida nova começa por ser uma semente que, uma vez lançada à terra, que somos nós, começa a dar lugar a uma série de transformações que vão impulsionar a manifestação do Homem Novo, cuja identidade se confunde com a de Jesus.
Esta vida nova em Jesus Cristo é um mistério que vamos decifrando a partir dessa semente e só atingirá a sua maturidade plena quando acalentada pelo sopro criador do Espírito, a cujos raios devemos estar expostos.
Voltar a uma nova vida torna-se, desse modo, o testemunho que todos podemos dar, quando tocados pela graça sacramental ; esta, actuando a partir de dentro, torna-se :
* Luz num caminho novo.
* Fecundidade na acção.
* Fraternidade na convivência.
* Abertura nas relações pessoais.
* Alegria nas novas atitudes.
* Confiança no meio das provações.
* Esperança contra as nossas fragilidades.
Um vida nova é o caminho que a Igreja nos propõe mais uma vez nesta Quaresma, para assim podermos ser incluídos no Plano da História da Salvação.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]