SERPENTE DE MOISÉS!
A Liturgia da Palavra de hoje 29 de Abril A volta a apresentar-nos Jesus e Nicodemos para lhe dizer que o Filho do Homem veio para salvar mundo.
«Quando o Faraó vos disser : Fazei um prodígio, dirás a Aarão : Pega na tua vara e lança-a diante do Faraó e transformar-se-á numa serpente».(Ex.7,9).
A alusão às Serpentes é muito vulgar na Bíblia.
Como figura simbólica a Serpente é muito importante nas religiões do antigo Médio Oriente, bem como no Antigo e no Novo Testamento.
É uma figura demoníaca em muitas regiões do mundo e, como tal, pertencia à Mitologia da Mesopotâmia, da Pérsia, do Egipto, da Grécia, de Roma, e pode ser considerada como uma figura benéfica ou maléfica.
Nas regiões rochosas da Mesopotâmia, a Serpente é um símbolo divino ou demoníaco e está incluída entre os deuses e é invocada contra os que trespassam a propriedade alheia.
O simbolismo divino ou demoníaco da serpente é um pouco obscuro.
A sua relação com as divindades da fertilidade, todavia, é muito notória.
A deusa nua da fertilidade Canaanita é representada em cenas do Egipto, agarrando uma serpente com a mão.
Como símbolo de fertilidade a Serpente tornou-se a figura da vida e da saúde e ainda hoje faz parte do emblema da medicina, derivado do emblema do deus grego das curas, Asklepios.
É ainda uma figura cósmica, identificada com os monstros do caos, que é conquistado pela divindade da Criação.
É o verdadeiro emblema das forças do mal e das trevas.
O mais obscuro e o mais discutido simbolismo da Serpente é o do Capítulo III do Génesis:
- "A serpente, o mais astuto de todos os animais dos campos que o senhor Deus fizera...". (Gen3/1).
A identificação da Serpente com Satanás aparece apenas na literatura judaica, donde passou :
* Para o Antigo Testamento :
- "Por inveja do demónio é que a morte entrou no mundo e prová-lo-ão os que pertencem ao demónio". (Sab. 2/24).
O Livro dos Números fala-nos na Serpente de Bronze(Cap.21), levantada por Moisés no deserto, segundo indicação divina, como sinal de salvação para o povo de Israel; nessa serpente de bronze temos uma figura da Cruz. Contemplar a Cruz, é reconhecer o poder salvador de Jesus Cristo.
-"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também tem de ser levantdo o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que n'Ele crer, tenha a vida eterna".(Jo.4,14).
É desta Serepente de bronze e do seu significado que nos fala hoje a Liturgia da Palavra.
* Para o Novo Testamento :
- "Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim sejam corrompidos os vossos pensamentos...". (2 Cor. 11/3).
No castigo dado por Deus à Serpente está visível o sentido da fertilidade : a descendência para a mulher e o cultivo da terra para o homem :
- "Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela". (Gn.3/15).
No Novo Testamento, um dos sinais da missão dos discípulos de Jesus é o poder sobre as serpentes :
- "Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o perigo do inimigo... ".(Lc. 10/19).
- "Apanharão serpentes com as mãos e, se ingerirem alguma bebida mortífera, não sofrerão nenhum mal". (Mc. 16/18).
No Apocalipse a Serpente é identificada com o demónio :
- "Subjugou o dragão, a Serpente antiga que é o Demónio, Satanás, acorrentou-o por mil anos".(Ap.20/2).
Ao longo de todo o Novo Testamento a Serpente aparece sempre em oposição a qualquer coisa boa ou como símbolo do mal:
- "Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente". (Mt. 7/10).
- "Serpentes, raça de víboras ! Como podereis fugir à condenação da Geena?". (Mt.23/33).
- "Não tentemos o Senhor como alguns deles tentaram, pelo que pereceram mordidos pelas serpentes",(1 Cor. 10/9).
E é por todas estas razões com o seu significado próprio, que Jesus falou a Nicodemos para lhe explicar a ele, e hoje também a todos nós que Jesus veio ao mundo para que aqueles que n'Ele crerem, tenhama vida eterna.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]