TODOS HAVEMOS DE RESSUSCITAR!
"Todos ressuscitarão com o seu próprio corpo, com o corpo que agora têm" (IV Conc. De Latrão : DE 801), mas esse corpo será "transformado em corpo glorioso" (Fil. 3,21), em "corpo espiritual" (l Cor. 15,44) :
Todos havemos de ressuscitar.
Embora toda a força da Escritura esteja na ressurreição do justo, a fé diz-nos que todo o ser humano, o justo e o injusto, sairá do seu túmulo na ressurreição final.
A linguagem de S. Paulo é clara :
- "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim, também em Cristo todos serão vivificados".(1 Cor. 15,22).
Evidentemente, as condições em que cada um ressuscitará, não serão as mesmas.
Numa das suas mais famosas profecias que Cristo nos deixou Ele disse-nos porquê e como havia de julgar todos os seres humanos no último dia :
- "Em verdade, em verdade vos digo que a hora vem, e é já, em que os mortos hão-de ouvir a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho o ter a vida em Si mesmo; deu-Lhe o poder de julgar, por ser Filho do Homem. Não vos admireis com isto, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz; os que tiverem praticado boas obras, ressuscitarão para a vida, e os que tiverem praticado o mal hão-de ressuscitar para a condenação". (Jo.5,25-29).
A revelação divina largamente nos fala de duas classes de pessoas que ressuscitarão no último dia : Os que forem morrendo através dos séculos, e os que ainda viverem no Dia do Julgamento..
Estes, os que ainda viverem, primeiro morrerão também, e depois ressuscitarão de entre os mortos com o resto da raça humana :
- "Quando for dado o sinal, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do Céu e os que morreram em Cristo, ressurgirão primeiro. Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens; iremos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor". (1 Tes.4,16-17).
Cada pessoa receberá o seu próprio corpo
Toda a evidência da Escritura no Antigo e no Novo Testamento indica que cada um de nós se reunirá com o seu próprio corpo.
O profeta Job anunciou o que lhe havia de suceder :
- "E depois que a minha alma se desprenda da minha carne, na minha própria carne verei a Deus. Eu mesmo o contemplarei, os meus olhos vê-Lo-ão, e não os olhos de outrem". (Job 19,26-27).
S. Paulo também nos diz :
- "É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista de imortalidade". (1 Cor. 15,53).
Isto faz sentido...
Seria inconcebível que na ressurreição final nós não fôssemos as mesmas pessoas que tínhamos sido, essencialmente, durante a nossa vida mortal na Terra.
Como pessoas, nós possuímos o nosso corpo e a nossa alma.
Durante a separação temporal da alma do corpo, ambos nos pertencem ainda, como seres humanos distintos.
Quando os corpos se voltarem a reunir às almas, eles serão os "nossos" corpos, e não os corpos de qualquer outro, e não de qualquer outra criatura, que não tivesse existido antes, mas então serão os "corpos gloriosos".
Tudo isto está perfeitamente de harmonia com o completo teor da revelação divina.
É a pessoa individual, com o seu próprio e único corpo que se une com a sua própria e única alma, no último dia, para receber a justa recompensa ou o justo castigo das suas boas ou más acções na Terra.
As alegrias da nossa ressurreição ultrapassam de longe o medo e as ânsias da morte, porque ela é a vitória do bem sobre o mal.
Aparentemente parece que há muita gente que não sabe disto, não pensa nestas verdades e pouco ou nada faz por elas, nem tem consciência do que se deve entender por Ressurreição Final para a salvação ou para a conenação - mas ainda estamos a tempo de nos prepararmos para a Salvação.
Todos havemos e ressuscitar, mas só ressuscitam para a salvação os que ficaram abrangidos pelo plano da História da Salvação.
Nascimento
__._,_.___
através de email
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]