quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Catolicos a Caminho] CAMINHO, VERDADE E VIDA !! Som !

 











  • CAMINHO, VERDADE E VIDA 




Na Liturgia da Palavra de hoje – 16 de Maio – A, Jesus, ao anunciar que está para breve a sua partida para o Pai, diz aos seus, que tenham fé, porque na casa do Pai há muitas moradas e Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

Esta palavra Caminho é usada na Bíblia, não apenas no seu sentido literal, mas também no sentido metafórico ou teologal. 

No Antigo Testamento, Caminho simplesmente significa a vida do homem ou uma parte dela. 

- "Não conhece Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos ?". (Job 31/4). 

Moisés instrui os Israelitas sobre os seus caminhos : 

- "Ensina-lhes os Seus preceitos e as Suas leis, indica-lhes o caminho que devem seguir..." (Ex.18/20). 

O Caminho do homem em particular é o Caminho que lhe é mostrado pela vontade de Yahweh, como se fora um Mandamento : 

- "Desviaram-se bem depressa do Caminho que lhes prescrevi, e fizeram um bezerro, um ídolo fundido..." (Ex.32/8). 

Os Caminhos de Deus não são apenas Caminhos de uma boa conduta, mas os Caminhos que levam à salvação : 

- "Dirige os humildes na justiça, ensina aos humildes o Seu Caminho". (Sl.25/9). 

No Novo Testamento Jesus faz alusão à porta estreita : 

- "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição". (Mt. 13/1). (cf. Lc.13/23). 

Por aqui se pode concluir que a salvação não é para todos, porque muitos tentarão entrar sem o conseguir. 

João Baptista aparece como precursor de Cristo, anunciando a penitência que leva a endireitar os caminhos que hão levar a Deus, segundo a profecia de Isaías : 

- «Uma voz grita no deserto : Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas». (Mt.3,3).(cf. Is.40,3). 

Jesus aparece-nos como o Caminho : 

- "Queria mostrar com isto, o Espírito Santo, que o Caminho do Santo dos Santos ainda não estava aberto enquanto o do primeiro tabernáculo subsistia". (Heb.9/8). 

Ele representa um Caminho para o santuário que não existia para o sacerdócio levítico. 

Jesus é o Caminho como Sacerdote que oferece um sacrifício efectivo e redentor : 

- "E vós sabeis para onde Eu vou e conheceis o Caminho.(...) Como podemos saber o Caminho ? Disse-lhe Jesus : Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." (Jo.14/4). 

Caminho significa Caminho de vida e conduta, mas muito especialmente Caminho ou vida Cristã, ou algum dos seus aspectos. 

O Amor é o excelente Caminho que Paulo mostra aos Coríntios : 

- "Aspirai com ardor, aos melhores dons. Vou mostrar-vos um Caminho que ultrapassa tudo".(1 Cor.12/31). 

O Caminho da verdade que é revelado e o Caminho da rectidão, que seria melhor que os apóstatas o não conhecessem, podem ser o ideal de conduta para os Cristãos : 

- "Muitos seguirão as suas dissoluções e, por causa deles, o Caminho da verdade será blasfemado". (2 Pe.2/2). 

O Caminho de Deus é o Caminho segundo a vontade de Deus : 

- "Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas o Caminho de Deus.... "(Mt.22/16). (cf.Mc.12/14; Lc.20/24). 

A Cristandade é designada simplesmente por Via ou Caminho : 

- "Pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados..." (Act.9/2). 

Os Apóstolos anunciaram o Caminho da salvação : 

- "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam-vos o Caminho da salvação". (Act.16/17). 

Isto mostra a primitiva concepção cristã da sua crença, como sendo mais do que um conjunto de princípios ou proposições que se deviam pregar ; mais do que isto, foi a vontade de Deus revelada a operar na história através de Jesus Cristo, a dar a direcção à vida humana. 

O Cristianismo é muito mais do que a fé; é o Caminho da vida. 

E é isto que a Igreja nos recomenda, hoje e amanhã, como sendo esta a vontade de Deus para a nossa vida a caminho da Salveção ou da Vida eterna que Jesus nos ganhou com a Sua morte e ressurreição. 



John






Nascimento






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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]