- ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR
Na Liturgia da Palavra de hoje 19 de Maio A e 2ª-Feira da 5ª-Semana da Páscoa, Jesus, depois de várias recomendaçãos aos seus discípulos no que diz respeito ao cumprimento dos seus mandamentos, fala-lhes pela primeira vez no Espírito Santo, a que dá também o nome de Advogado e Consolador, acrescentando que Ele será enviado pelo Pai, em Seu nome, e que ensinará todas as coisas e recordará tudo o que Jesus lhes tem ensinado :
-"Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito".(Jo.14,26).
Uma verdadeira revelação para os seus discípulos, que ainda nunca tinham ouvido falar do Espírito Santo mas que, a partir de agora vão ouvir falar muitas vezes, para que, quando Ele vier, no dia de Pentecostes, já não seja uma novidade, mas antes uma revelação do Seu poder para o governo e a vida da Igreja que nasce nesse mesmo dia.
Assim, algumas vezes o Novo Testamento, falando do Espírito Santo, lhe chama o Consolador :
- "Rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador"...(Jo.14/16).
- "Mas o Consolador, o Espírito Santo"... (Jo.14/26).
- "Mas, quando vier o Consolador"... (Jo.15/26).
- :Se Eu não for, o Consolador não virá"..(Jo.16/7).
Outras vezes aparece a palavra Advogado ou Paráclito em vez de Consolador, porque a tradução de Paráclito, significa mesmo advocatus, Aquele que é chamado para junto de...
- "Mas se alguém pecar, temos um Advogado..." (1 Jo.2/1).
Assim o esclarece o Catecismo da Igreja Católica :
692. - Jesus, ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, chama-lhe o "Paráclito", que, à letra, quer dizer : "aquele que é chamado para junto", "advocatus". "Paráclito" traduz-se habitualmente por "Consolador". O próprio Senhor chama ao Espírito Santo, o "Espírito de verdade"(Jo.l6/13).
Nascimento
__._,_.___
•
•
através de email
•
•
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]