(01)O ESPÍRITO SANTO !
- "Mas nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo". (Act.19,2).
Há um sintomático episódio no livro dos Actos dos Apóstolos que nos diz que o Espírto Santo foi a última pessoa da Santíssima Trindade a ser conhecida :
- "Paulo, depois de atravessar as altas regiões, chegou a Éfeso. Encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes : "Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé"?
E eles responderam :
- "Mas nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo". (Act.19,2).
Podemos imaginar que espécie de ensinamento estes discípulos receberam e como eles, mesmo assim, acreditavam em Jesus.
Estamos exactamente numa fase do tempo litúrgico em que podemos também ser confrontados com a mesma pergunta de Paulo, e sentimo-nos na obrigação de dar uma resposta e fazer alguna coisa para nos familiarizarmos com a doutrina acerca do Espírito Santo, do seu lugar na Igreja e na nossa vida, tomando como base toda a Sagrada Escritura desde o Génesis até o fim do Apocalipse.
Toda a Escritura é palavra do Espírito Santo e foi o Espírito Santo que inspirou o povo judeu e as comunidades cristãs a guardarem como um tesouro a Sagrada Escritura.
Se nós perguntássemos qual foi a participação do Espírito Santo mais importante do Novo Testamemto, certamente que nós responderíamos que foi o Pentecostes.
E então, a respeito da Incarnação ?
Se não houve Espírito Santo também não houve Jesus :
- "Como será isso, se eu não conheço homem. O anjo respondeu-lhe : "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra; por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há-de chamar-Se Filho de Deus".(Lc.1,34).
E a respeito da Ressurreição de Jesus ?
Paulo, é provavelmente aquele a quem se atribui o mais antigo Credo :
- "Paulo, servo de Jesus Cristo, Apóstolo por vocação, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que Este de antemão prometera por meio dos Seus profetas nas Santas Ecrituras, acerca de Seu Filho...constituído Filho de Deus em todo o Seu poder, segundo o Espírito de Santificação pela Sua Ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo nosso senhor...A todos os amados de Deus...Graças e paz vos sejam dadas".(Rom.1,1-4).
Até nas mais pequenas coisas nós necessitamos definitivamente do Espírito para a total compreensão da nossa fé em Jesus Cristo.
Nós devíamos orar ao Espírito Santo mais do que normalmente fazemos, para que, também para nós, "Ele não seja o último a ser conhecido".
- "E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama : "Abbá ! Pai".(Gal.4,6).
- "Vós não recebestes um espírito de escravidão, para cair de novo no temor; recebestes, pelo contrário, um espírito de adopção pelo qual chamamos : "Abbá ! Pai". (Rom.8,15).
O Espírito Santo econtra-se no primeiro capítulo do Genesis e no último capítulo do Apocalispse em toda a Escritura.
Através dos tempos a Tradição cristã sempre reconheceu que o Espírito Santo é uma Pessoa, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
As descrições da Escritura referem-se menos à essência do Espírito Santo do que à Sua acção, mostrando-nos o que o Espírito Santo faz.
O ensinamento destas ações é muito importante porque o que o Espírito Santo faz, diz-nos o que Deus faz.
A história das acções do Espírito Santo imprime em nós uma figura do nosso Deus invisível.
Podemos assim classificar sete acções do Espirito Santo nas Escrituras :
O Espírito de Deus : Cria, mantém, salva, julga, inspira, equipa e guia.
É o que nos diz a Liturgia da Palavra de hoje 28 de Maio A, exactamente, quando nos preparamos para a vinda oficial, litúrgica e histórica do Espírito Santo :
-"Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á o que há-de vir".(Jo.16,13).
E foi assim que Jesus continuou a anunciar o seu regresso na pessoa do Espírito Santo.
John
Nascimento
__._,_.___
Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@shaw.ca>
Responder através da web
•
•
através de email
•
Adicionar um novo tópico
•
Mensagens neste tópico (1)
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Visite seu Grupo
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]