sábado, 3 de maio de 2014

Católicos ucranianos sob o fogo “ecuménico” da “nova-URSS” - IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira












Sábado, 03 de Maio de 2014












Católicos ucranianos sob o fogo “ecuménico” da “nova-URSS”


8



2 de maio de 20141 comentário
Luis Dufaur




Kirill, Patriarca cismático de Moscou

O Patriarcado de Moscou, que lidera a Igreja cismática russa, atacou duramente a Igreja greco-católica (“uniatas”) da Ucrânia.

O ponto de partida da ira é político: pelo fato de os católicos terem participado do movimento anticomunista que depôs o presidente Viktor Yanukovich, marionete da “nova URSS” de Putin.

Segundo o metropolita Hilarion, responsável pelas relações públicas do Patriarcado de Moscou, o arcebispo-mor de Kiev (líder da Igreja greco-católica), D. Sviatoslav Shevchuk, e seu predecessor, o Cardeal Lubomir Husar, “assumiram uma posição muito clara desde o início do conflito civil, que depois se transformou numconflito armado com derramamento de sangue”, noticiou a agência “AsiaNews”. 

O líder cismático não hesitou em imiscuir-se numa questão interna da Ucrânia e atacou os “uniatas” por apoiarem a integração europeia e, segundo ele, “até pediram aos países ocidentais uma intervenção mais ativa no caso da Ucrânia”.

Hilarion Alfeyev, metropolita de Volokolamsk, chefe das Relações Exterioresdo Patriarcado de Moscou

A seguir, o representante cismático russo descarregou sua cólera contra a Igreja greco-católica.

Ele a acusou de representar um grande obstáculo nas relações ecumênicas entre o Patriarcado de Moscou e a Santa Sé.

De fato, a acusação é verdadeira na perspectiva de um falso ecumenismo.

O cisma russo quer a apostasia dos “uniatas” e sua anexação ao Patriarcado de Moscou.

Mas como os católicos não aceitam esta imposição, eles são objeto de invectivas injustas e constantes, que já causaram inúmeros martírios em décadas não tão remotas.


“Os ortodoxos – continuou o arrogante representante cismático – sempre viram de modo extremamente negativo os uniatas, como um projeto especial da Igreja Católica, porque na realidade se vestem como ortodoxos, observam ritos ortodoxos, mas são católicos”.

De fato, a verdade é o oposto: as vestimentas eclesiásticas e os ritos litúrgicos cismáticos têm sua origem na Igreja Católica, sendo usados abusivamente pelos cismáticos “ortodoxos”.

Hilarion disse ter exigido do Vaticano “explicações” sobre as atividades dos “uniatas”, mas a única resposta que teria recebido foi de que “nós não os controlamos”.

Dom Sviatoslav Shevchuk, lider da Igreja Greco-Católica de Ucrânia

O arcebispo-mor católico “uniata”, D. Shevchuk, esteve recentemente com o Papa Francisco, a quem denunciou entre outras coisas o desaparecimento de pessoas na Ucrânia, “raptadas e torturadas” pelas forças especiais do governo Yanukovych. Não foi dada a conhecer a reação do Sumo Pontífice.

O Ministério da Cultura ucraniano repeliu as acusações do Patriarcado de Moscou de “intolerância religiosa” e de supostas ameaças de confisco de paróquias ligadas ao dito patriarcado.

As acusações davam a Vladimir Putin mais pretextos para praticar novas provocações militares contra a Ucrânia.

O governo de Kiev também repeliu a invenção do Patriarcado de Moscou de que o país esteja em guerra civil, argumento que cairia como luva na mão para justificar mais atropelos da “nova URSS” de Putin.


1 comentário para Católicos ucranianos sob o fogo “ecuménico” da “nova-URSS”


Gustavo Francisco Bueno

3 de maio de 2014 à 7:23


Que o comunismo sempre atacou e combateu de todas as maneiras possíveis e algumas inimagináveis : terrorismo e infiltração, deturpação, mentiras, complots ,já e bem conhecido.
Portanto a Igreja Católica Romana (incluídos os uniatas)tem o sagrado dever de defender sua Fé e também de combater e contestar as tropelias que os arautos da desgraça (comunistas)que visam destruir não só o Catolicismo, como também dominar o mundo !!

[Citar] [Responder]


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *

Site

Comentário 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>










Artigos Relacionados

Últimas Atualizações

Dossiês


Blogs Políticos

Blogs sobre Catolicismo

Blogs sobre Família e Cultura

Blogs sobre Idade Média



















_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]