Thais publicou: " Este credo, apesar do nome, foi divulgado por Santo Ambrósio, foi incluído na liturgia, é autêntica profissão de fé e é totalmente reconhecido pela Igreja Católica. 1. Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica. 2. Porque aquele "
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Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra
Credo de Santo Atanásio
by Thais
Este credo, apesar do nome, foi divulgado por Santo Ambrósio, foi incluído na liturgia, é autêntica profissão de fé e é totalmente reconhecido pela Igreja Católica.
- 1. Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica.
- 2. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade.
- 3. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus.
- 4. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.
- 5. Porque uma so é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.
- 6. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.
- 7. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.
- 8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
- 9. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.
- 10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
- 11. E contudo não são três eternos, mas um só eterno.
- 12. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
- 13. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
- 14. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.
- 15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
- 16. E contudo não são três deuses, mas um só Deus.
- 17. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
- 18. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.
- 19. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
- 20. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.
- 21. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.
- 22. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
- 23. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.
- 24. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.
- 25. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
- 26. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.
- 27. Mas, para alcancar a salvacão, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
- 28. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
- 29. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe.
- 30. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.
- 31. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.
- 32. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.
- 33. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.
- 34. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.
- 35. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.
- 36. Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.
- 37. Subiu aos Ceus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
- 38. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos.
- 39. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.
- 40. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar".
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]