terça-feira, 20 de maio de 2014

[Novo post] REFERINDO-SE A JESUS




Thais publicou: "Os títulos de Jesus invocam características inerentes à Sua Pessoa, de modo que podem ser usados no lugar de Seu Nome. São muito comuns em todo o Cristianismo, embora algumas de suas realizações sejam frequentes entre cristãos ortodoxos. Alguns desses tít" 





Responda a este post respondendo acima desta linha 






Nova publicação em Kerigma, A proclamação da Palavra 






REFERINDO-SE A JESUS


by Thais



Os títulos de Jesus invocam características inerentes à Sua Pessoa, de modo que podem ser usados no lugar de Seu Nome. São muito comuns em todo o Cristianismo, embora algumas de suas realizações sejam frequentes entre cristãos ortodoxos. Alguns desses títulos são:

CRISTO (Χριστός - Khristos) – "O Ungido", originalmente era usado como tradução do hebraico מָשִׁיחַ (mashiakh), Messias, e no Novo Testamento era usado em reconhecimento de Jesus como o Messias de Israel. Embora tenha, ainda hoje, esse sentido primeiro, passou a ser parte do nome de Jesus, deixando de ser um título propriamente dito.


SENHOR (Κύριος - Kyrios) – Usado em reconhecimento da divindade e soberania de Cristo. Na Septuaginta, Kyrios é usado em lugar do tetragrama, designando Deus.

VERBO (Λόγος - Logos) – Também designa a divindade de Cristo, e é usado primeiramente no Evangelho de São João, para afirmar que o Logos existe desde sempre, e é Deus.

PANTOKRATOR (Παντοκράτωρ) – Comumente traduzido por Todo-Poderoso, sua tradução mais literal (e em melhor acordo com a visão ortodoxa), é "Aquele que tudo governa". Denota a soberania de Cristo sobre todas as coisas, de modo que nada ocorre em oposição à sua vontade.

DOADOR DA VIDA (Ζωοδοτης - Zoodotes) – Usado também para o Espírito Santo, reconhece Cristo como a fonte da vida, sem o qual nada é.

ANCIÃO DOS DIAS (Παλαιός των Ημερών – Palaios ton Hemeron) – Reconhece Cristo como eterno, anterior à criação do Universo, e preexistente à Sua encarnação.



Via Cristianismo Ortodoxo





Thais | 20/05/2014 às 4:47 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/p3yA87-1c6












Cancele a assinatura para não receber mais posts de Kerigma, A proclamação da Palavra.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

Problemas para clicar? Copie e cole esta URL no seu navegador: 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]