domingo, 20 de julho de 2014

[Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 16o DOMINGO COMUM - A - O TRIGO E O JOIO Som !

























HISTÓRIA DA SALVAÇÃO



(029) O TRIGO E O JOIO...





(16º Domingo Comum – A)



- «A boa semente são os filhos do Reino, o joio são os filhos do Maligno».



Era cheia de promessas aquela sementeira de esperança, que o homem tinha feito com dedicação.

Porém, de forma imprevista, juntamente com a seara do pão desponta a erva daninha, comprometendo a colheita futura...

Mas os lavradores eram avisados e logo se propuseram eliminar o joio inimigo numa monda justiceira, mas que o Senhor julgou perigosa.

Hoje em dia a Parábola seria diferente, porque os lavradores modernos, equipados de sofisticados maquinismos, já não sabem distinguir as ervas que invadem os seus campos e se deixam seduzir pelo colorido efémero de tantas flores estéreis, que lhes regalam traiçoeiramente a vista mas não lhes podem encher os celeiros de pão para depois lhes matarem a fome.

Hoje confunde-se o trigo com o joio porque se perdeu o sentido dos valores e se apresentam com igual relevo :

* A dedicação generosa e a instrumentação egoísta.

* A honestidade radical e a esperteza desonesta.

* A conquista heróica e a cedência gregária...

Assim passa a ser mais importante o joio alucinante do que o trigo mais que indispensável para a subsistência, porque os olhos, que também comem, se antecipam às necessidades mais importantes dos homens.

É o que nós podemos observar nas sociedades modernas que preferem os prazeres que satisfazem os mais baixos sentidos e as mais condenáveis paixões, que inventam novas leis ou torcem as leis imutáveis para justificarem as suas abomináveis pretensões, tentando arrastar consigo com foros de legalidade tudo o que repugna as consciências mais delicadas e justas, mais puras e tementes a Deus e fiéis à sua Igreja.

Parecem-se com farinhas sem fermento, que não podem levedar, para se deixarem corromper com especiarias agradáveis mas imensamente perigosas para o bom funcionamento do organismo humano.

E então os homens não atendem a explicação que Jesus deu a esta Parábola do Trigo e do Joio :

* Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem, e o campo é o mundo.

* A boa semente são os Filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que semeou é o demónio.

* A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os Anjos.

* Tal, pois, como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.

* O Filho do Homem enviará os seus Anjos e estes apanharão para fora do Seu Reino todos os escandalosos e os que praticam a iniquidade, e hão-de lançá-los na fornalha ardente.

* Aí haverá pranto e ranger de dentes...

* Então, os justos brilharão como o Sol, no Reino de Meu Pai.

* Quem tem ouvidos, oiça !...

E será que ainda há quem oiça, ou a Palavra de Deus se tornou para as sociedades de hoje letra morta, em vez do grão de mostarda que há-de dar uma árvore frondosa?

Todavia, «passarão o Céu e a terra, mas as minhas Palavras não passarão»(Mt.24,35).

É tempo de separarmos o trigo do joio e ouvirmos a Palavra de Deus, antes que seja tarde, para fazermos parte do Plano da História da Salvação.



John

Nascimento










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Enviado por: "John A. Nascimento" <nascimentoja@Shaw.ca>




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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]