Blog do Pannunzio
Política, economia, cultura segundo o jornalista Fábio Pannunzio
Brincando com a Justiça: BESTA pirateou declaração de Ayres Britto em encontro de blogueiros
A BESTA, organização de blogueiros autoproclamados progressistas, pirateou uma frase atribuída ao ministro Ayres Britto durante encontro de blogueiros ocorrido em Salvador no último fim-de-semana. Apesar de formalmente desautorizada pelo Presidente do STF, a frase foi exibida num telão ao lado de outra, do ministro Lewandovski, com o propósito de dar uma legitimidade aparente à causa defendida pelo grupo — a volta da censura mascarada com o rótulo de ‘Ley de Medios’.O assédio da BESTA constrangeu Ayres Britto desde que Paulo Henrique Amorim pediu uma audiência para fazer-lhe o convite. O apresentador da TV do bispo Edir Macedo foi recebido pelo ministro no dia 2 de abril. Levou seu advogado Marcos Cesar Klouri, que aproveitou o encontro para tecer considerações acerca do mérito de processos contra seu cliente, réu em mais de 40 ações por calúnia, injúria e difamação. O episódio teve a mesma natureza do encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes. O Blog do Pannunzio tratou do assunto no post Constrangido por Paulo Henrique Amorim, Ayres Britto recusa convite para abrir encontro da BESTA, publicado no dia 6 de abril.
Dias depois da conversa, diante da recusa do ministro Ayres Britto ao convite para participar do evento, um dos organizadores do simpósio da BESTA escreveu um e-mail à Presidência do STF solicitando o envio da frase que deveria ilustrar a abertura do encontro. Na resposta, enviada também por e-mail, a assessoria de Ayres Britto desautorizou a menção à frase em função da “excessiva judicialização” da atuação dessa estirpe de blogueiros. O veto foi desconsiderado e a frase, como se pode ver na foto acima, foi utilizada como se houvesse autorização.
Curiosamente, o encontro terminou com a indicação de que os blogueiros da BESTA desconheçam as sentenças de primeira instância, num movimento de desobediência civil que representa uma verdadeira afronta ao Judiciário. “Não teria nenhum sentido o Ayres Britto patrocinar mais este ataque à instituição da Justiça”, diz a fonte do Blog do Pannunzio.
O pirata virtual e a pirataria
Ele afirmou em seu blog que “o presidente do Supremo (…) também contribuirá para ilustrar a abertura do encontro”. A citação que aparece no post (“A liberdade de imprensa não só mais para os donos da imprensa”), no entanto, é bem diferente de um dos bordões de Ayres Britto. A frase originalmente mencionada na conversa com o ministro, publicada no proprio blog blog de PHA dias antes, era “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”. E foi essa que, a despeito da negativa, acabou sendo transformada em emblema do evento.
Artigos relacionados
8 thoughts on “Brincando com a Justiça: BESTA pirateou declaração de Ayres Britto em encontro de blogueiros”
Deixe um Comentário






Pelo jeito debochado e voz chatíssima, já não consigo ouvi-lo mais. Tampouco perco tempo em ler o q escreve, há muito, e, tanto mais, depois que ficou escancarada a descompostura, tb no caso Heraldo.
Desculpe-me a grosseria, mas é briguinha de lavadeira..Besta daqui…Pig de lá…100% de isenção nenhum de vcs tem.
abs
Agora é preciso autorização do autor de frases para citá-las?
Apresente-me o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de todas as frases que você já citou no Blog e nas suas reportagens e citações… Não consegue, né? Imaginei.