segunda-feira, 4 de junho de 2012

[evangelhododia] Segunda-feira, 04 de Junho de 2012

 
_____________________

 
Dia 04 de JunhoSegunda-feira
9a Semana Comum
Formulário do Domingo Comum
(Cor Verde)


A vinha de Cristo está entre nós e é nosso dever dela cuidar. Cristo é o Senhor da vinha que é o Reino; conhecê-lo é nossa obrigação. Deus escolheu seu povo e plantou no meio dele seu Reino. Muitas vezes esse mesmo povo rejeitou essa verdade divina, e produziu uvas azedas. O Evangelho será sempre a boa-nova que nos questiona, incomoda e desacomoda. O Evangelho precisa ser a vinha de nossa vida. E neste dia lembramos as Crianças vítimas de agressão, para que tomemos consciência do direito que elas têm de viver e de se desenvolver. É hora de dizer basta a toda e qualquer agressão.


Antífona de Entrada (Sl 24,16.18)
Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados!


Deus nos fala
A misericórdia do Senhor faz-nos prosperar no amor, plantado em nossos corações pelo Cristo, o Senhor da Vinha. Recusá-lo é recusar tudo o quem vem de Deus Pai. Rejeitar seu Filho é dispensar a salvação que Ele nos trouxe. Escutemos com abertura de coração a Palavra do Senhor.


Primeira Leitura (2Pd 1,2-7)
Leitura da Segunda Carta de São Pedro.
Caríssimos, 2graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor. 3O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. 4Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo. 5Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa a virtude, à virtude o conhecimento, 6ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, 7à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno, a caridade.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.


Responsório (Sl 90)
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois meu Deus, no qual confio inteiramente".
— "Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, a seu lado eu estarei em suas dores.
Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, e vou mostrar-lhe minha graça e salvação".


Aclamação (Ap 1,5ab)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, a fiel testemunha, Primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado.


Evangelho (Mc 12,1-12)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: "Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. 2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
3Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. 4Então o dono mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros.
6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até os agricultores, pensando: 'Eles respeitarão meu filho'. 7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: 'Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa'. 8Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. 9Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros.
10Por acaso, não lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos'?" 12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Luciano Ribeiro
lferrarez@yahoo.com.br
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
A propaganda no início desta mensagem é de responsabilidade do grupo Yahoo.


>> F o n t e s <<
============================================================
Liturgia: Congregação do Santíssimo Redentor
Santo do dia: CancaoNova.com


>> Informações úteis para os assinantes do EVANGELHO DO DIA <<
==============================================================
(1)Para cadastrar-se: evangelhododia-subscribe@yahoogrupos.com.br
(2)Para sair: evangelhododia-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(3)Contatar o responsável: evangelhododia-owner@yahoogrupos.com.br
(4)Versão web das leituras: http://br.groups.yahoo.com/group/evangelhododia
(5)Criador desta lista: Luciano Ferrarez Ribeiro - RJ - Brasil


Para (1) e (2) enviar uma mensagem em branco, sem assunto, constando apenas o endereço de destino.


CONVIDE UM AMIGO PARA RECEBER O EVANGELHO DO DIA POR E-MAIL.
Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!

Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]