terça-feira, 5 de junho de 2012

Santas Valeria e companheiras, Mártires de Cesareia - Festa 5 de junho





Santas Valeria e companheiras, Mártires de Cesareia - Festa 5 de junho

     No Martirológio Romano, as Santas Valéria, Zenaide, Círia e Márcia são comemoradas no dia 5 de junho. Estas mártires de Cesareia da Palestina sofreram muitas torturas que culminaram na sua gloriosa morte.
     Os antigos Sinassários (*) relatam que Círia, Valéria e Márcia tendo conhecido a religião cristã deixaram o paganismo e depois de terem sido preparadas receberam o batismo. A adesão à Fé as transformou e passaram a viver em jejuns, orações e penitências.
     Foram denunciadas durante uma das perseguições, processadas e condenadas à morte depois de vários suplícios. A época do martírio não consta dos relatos. Os Sinassários bizantinos ao contrário do que consta do Martirológio Romano, não indicam Santa Zenaide junto com estas três mártires, sendo ela indicada como fazendo parte de outro grupo de cinco mártires que não são as citadas acima. Santa Zenaide é recordada sozinha no dia 5 de junho no célebre Calendário Marmóreo de Nápoles.
(*) Sinassário é o nome dado pelo Cristianismo oriental (Igrejas Católicas orientais, Igrejas Ortodoxas e Igrejas orientais antigas) a uma coleção de hagiografias assimiláveis ao Martirológio da Igreja latina.

0 comentários:


Postar um comentário






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]