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- O MISTÉRIO DA IGREJA (03) MORAR NA CASA DE DEUS Som ! De: John A. Nascimento
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- VINHO NOVO EM ODRES VELHOS Som ! De: John A. Nascimento
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O MISTÉRIO DA IGREJA (03) MORAR NA CASA DE DEUS Som !
Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Dom, 15 de Jan de 2012 9:12 pm
O MISTÉRIO DA IGREJA
(03) MORAR NA CASA DE DEUS
Para a maior parte, a cultura do Ocidente não diz muito a respeito da natureza celeste da Igreja.
Talvez, em momentos de crise, desordens na natureza, ataques terroristas ou graves problemas nas famílias, as pessoas recorrem a Deus à sua maneira e esperam por uma resposta.
Mas, ordinariamente, o estilo de vida permanece na mesma.
E por causa destas coisas, muitas vezes se procura uma Igreja sem ter em conta a sua liturgia e a sua pastoral, bem como os princípios doutrinais pelos quais a Igreja se rege e para os quais tem os seus preceitos que devem sempre ser considerados como essenciais e que, por isso, devem ser conhecidos, explicados publicamente e através de todos os meios sociais, para dar uma dimensaão especial e fazer uma diferença da Igreja no Mundo.
Não se trata apenas duma dimensão humana, mas sim duma dimensão divina da Igreja que assenta na força e no poder de Deus.
A Igreja tem uma dimensão espiritual.
A Igreja nasceu da Trindade.
A Escritura diz exactamente :
- "Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna".(Jo.3,16).
E depois que Jesus morreu e ressuscitou, prometeu enviar o Espírito Santo para nos dar os seus dons, para nos guiar e nos confortar :
- "Mas, quando vier o Consolador, que vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito de Verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim. E vós também testificareis, pois estivestes Comigo desde o princípio".(Jo.15,26-27) .
- "Convém-vos que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós, se Eu for, enviar-vo-l'O-ei".(Jo.16, 7).
No dia da Ascensão, Jesus disse aos que estavam presentes :
- "Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém , por toda a Judeia e Samaria até aos confins do Mundo".(Act.1,8).
E agora, o Espírito e a Eaposa fazem-nos um convite segundo a palavra do Apocalipse :
- "O espírito e a esposa dizem : Vem ! E aquele que ouve, diga : Vem ! Aquele que tem sede, venha. Aquele que o deseja, receba gratuitamente a água da vida".(Ap.22,17).
Quando nós recitamos o Credo de Niceia, nós proclamamos a nossa fé "numa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.
Estas quatro notas ou marcas da Igreja mostram-nos a sua natureza divina e o seu lugar nos planos de salvação de Deus
E mostram-nos ainda que nós somos todos chamados, para vivermos, na, e para a Igreja.
Moramos na Casa de Deus.
Assim, devemos ter cuidado para não trivalizarmos a Igreja, considerando-a apenas segundo os padrões e conceitos deste mundo.
Não ignoremos os mais profundos mistérios da Igreja.
Pela graça de Deus, ela participa da grandeza e da santidade do próprio Deus.
A Igreja é o Corpo Místivo de Cristo, ela é a Esposa de Cristo.
Ela é tão vital no plano de Deus, tão cheia do poder e da graça de Deus, que quando Jesus a fundou disse a Pedro :
- "Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno nada poderão contra ela".(Mt.16,18).
Era bom que os homens se lembrassem disso, para saberem que nada podem contra a Igreja de Deus.
Evidentemente, a Igreja pode ter alguns elementos com falhas.
Evidentemente, há pecadores entre os seus membros.
Mas, apesar de tudo isso,a Igreja permanece santa e Esposa de Cristo.
Sobre isto S. Paulo escreveu aos Efésios, numa admirável comparação :
- "Maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e por ela Se entregou, para a santificar, purificando-a no batismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a si mesmo como Igreja gloriosa sem mancha nem ruga, nem qualquer coisa semelhante e imaculada".(Ef, 5,25-27).
Quando nós perdemos a visão desta dimensão celestial, nós esquecemos as intenções de Deus para a Sua Igreja.
E não só isso, nós esquecemo-nos também das bênçãos que Deus nos quer dar através da Igreja.
Os Padres do Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja Lumen Gentium começaram por estas palavras :
- "A luz dos povos é Cristo : por isso, este Sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a sua luz, que resplandeça no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (...) E as condições do nosso tempo tornam ainda mais urgente este dever da Igreja, para que deste modo os homens todos, hoje mais estreitamente ligados uns aos outros, pelos diversos laçaos sociais, técnicos e culturais, alcancem também a plena unidade em Cristo".(LG 1,1).
À medida que a Igreja cumpre a sua missão, ela trabalha para elevar os homens e as mulheres para que patrticipem em alguma coisa divina.
Esta é a sua principal missão, o seu principal objetivo.
É isto que faz a Igreja especial e faz dela a casa de Deus.
Qual é o privilégio de viver na Casa de Deus ?
A Igreja é um Sinal para que todos a vejam, porque é um Sacramento.
John
Nascimento
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VINHO NOVO EM ODRES VELHOS Som !
Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Dom, 15 de Jan de 2012 9:17 pm
VINHO NOVO EM ODRES VELHOS
PANO NOVO EM ROUPA VELHA
A parábola do vinho novo em odres velhos é o recrutamento de Mateus como discípulo de Jesus.
E a parábola dos odres parece ser parte de uma discussão num banquete realizado pelo seu novo discípulos.
-"Levi oferecu-Lhe, em sua casa, um grande banquete e encontravam-se com eles, à mesa, grande número de publicanos e de outras pessoas. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos : Porque comeis e bebeis com publicanos e pecadores". (Lucas 5,29).
As metáforas nas duas parábolas foram retiradas da cultura contemporânea.
Pano novo ainda não tinha encolhido com as lavagens, de modo que o uso de pano novo em roupa velha, causaria o rompimento da roupa velha pois o pano novo vai encolher quando for lavado. Do mesmo modo, odres velhos tinham sido "esticados até ao limite" e tornado-se frágeis com o vinho fermentado que havia dentro deles, usando-os novamente, portanto, arriscaria estoirá-los.
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Uma das interpretações das duas parábolas diz respeito à relação entre "o ensinamento de Jesus e do Judaísmo tradicional.
Segundo alguns intérpretes, Jesus e o seu novo ensinamento é contra o velho caminho dos fariseus e dos escribas.
No segundo século, Marcião , fundador do Marcionismo, usou a passagem para justificar a total separação entre a "religião que Jesus e Paulo defendiam, das Escrituras hebraicas.
Outros intérpretes vêem Lucas como dando as raízes cristãs da Antiguidade Judaica, dizendo que "Jesus trouxe algo de novo, e os rituais e tradições do judaísmo ofcial não podem contê-lo".
John Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]