terça-feira, 13 de março de 2012

Aborto e as eleições 2012



Apostolado SCR

Início
Quem Somos
Tarefa e Missão
Contato com o Apostolado

Faça sua Pergunta

domingo, 4 de março de 2012
Aborto e as eleições 2012

Por Ivanaldo Santos*.


Até o ano de 2010 a grande mídia, o governo, os partidos políticos de esquerda e ONGs ligadas ao movimento pró-aborto apresentavam o aborto como uma unanimidade nacional. Nas reportagens da grande mídia, nos discursos políticos, nos projetos de Lei, principalmente do PT, e nos encontros organizados por entidades pró-aborto só se falava que o aborto era uma necessidade nacional, que o povo brasileiro queria e precisa desesperadamente da legalização do aborto e coisas semelhantes. Até o ano de 2010, se dizia, por exemplo, que era preciso se fazer um amplo debate sobre o aborto e que apenas uma minoria de reacionários e conservadores é que eram contrários a essa prática.

Nas eleições presidenciais de 2010, quando a então defensora do aborto, a Sra. Dilma Rousseff, mudou de ideia e passou a ser defensora da vida humana, a sociedade brasileira resolveu seguir o conselho da grande mídia, do governo, do PT e de outros grupos favoráveis ao aborto, ou seja, a sociedade resolveu debater, de forma aberta a questão do aborto. Esse debate se deu principalmente por meio da internet.

Curiosamente, ao contrário do que se dizia na grande mídia, no governo e em outros setores pró-aborto, a sociedade civil brasileira se apresentou majoritariamente contrária a legalização do aborto. Inclusive o tema do aborto, que foi colocado de forma indireta por meio de blogueiros independentes, terminou mudando o rumo da campanha eleitoral de 2010. Uma campanha que estava destinada a ser sem graça, sem novidades e ter o coroamento da vitória esmagadora da candidata do PT no primeiro turno. Por causa do apoio a legalização do aborto a então candidata, a Sra. Dilma Rousseff, quase perdeu a eleição e deve que mudar de opinião. O aborto foi o diferencial na campanha eleitoral de 2010.

O que vimos em 2010 foi que, ao contrário do que se dizia na época, a sociedade brasileira não é a favor dessa prática desumana e não são grupos minoritários que criticam essa prática. Pelo contrário, a grande maioria da população faz duras e severas críticas ao aborto. Devido a isso, de forma surpreendente, o aborto simplesmente sumiu da pauta da mídia, do governo, do PT, das ONGs, etc. Parece até que nunca se falou de aborto no Brasil.

O problema é que em 2012 teremos novas eleições. Dessa vez para prefeitos e vereadores. É claro que prefeitos e vereadores não criam ou modificam as leis, mas são agentes políticos e, por causa disso, têm poder de influenciar na construção das leis. Sem contar que a prefeitura de algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm projeção e influência política nacional, incluindo o congresso. Por causa disso as eleições 2012 são importantes tanto a nível nacional como dos interesses políticos no congresso.

Um dos temas que, com toda certeza, voltará à pauta é o aborto. Por mais que a grande mídia, o governo, o PT e outros setores políticos tentem apagar e abafar, esse é um tema que está sendo discutido e debatido nas ruas. As ruas falam uma linguagem diferente daquela que é falada pela mídia e pelos partidos políticos. As ruas falam do aborto e querem saber o que pensam os candidatos a prefeitos e a vereadores. O povo brasileiro não quer que o aborto seja legalizado e, por isso, está curioso para saber o que pensam os candidatos sobre esse e outros temas morais.

Por exemplo, em São Paulo, grande e importante colégio eleitoral, qual a posição do pré-candidato ou candidato Fernando Haddad (PT) sobre o aborto e outros temas morais? Vale salientar que até poucos dias atrás ele era o ministro da educação, um importante e estratégico ministério. Um ministério que deve, teoricamente, promover a educação do cidadão brasileiro. Então, o que pensa o ex-ministro sobre o aborto e outros temas?

O que pensam os grandes candidatos a prefeitos de cidades, como, por exemplo, Rio de Janeiro e Porto Alegre? Serão defensores do aborto? Ou serão aqueles políticos que em entrevistas concedidas a intelectuais dizem que o Brasil precisa legalizar o aborto e quando chegam diante do povo dizem que são contrários a essa prática desumana? A questão está posta. Engana-se quem pensa que o aborto é um assunto que morreu em 2010. Pelo contrário, é um tema que nasceu nesse ano. O cidadão brasileiro está atento às ideias e posturas dos candidatos sobre esse e outros temas morais.

Notas:

*É filósofo e doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN, professor do departamento de Filosofia e do programa de pós-graduação em Letras da UERN. Autor de alguns livros "Aborto: Discursos filosóficos" (Ideia, 2008), "Teologia da Libertação: Ensaios e reflexões" (Letra Capital, 2010), entre outros. É também organizador do livro "Linguagem e Epistemologia em Tomás de Aquino" (Ideia, 2011), obra que foi cedida pelo próprio autor aos leitores(as) do site, estando disponível para download no link: Atualmente colabora com o Apostolado SCR na sessão "Sociedade, moral e política".
Postado por John Lennon J. da Silva às 22:05:00 Marcadores: moral e política, Sociedade
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Reações:
0 comentários:

Postar um comentário

AVISO:

Se alguém deseja postar algum comentário, pelo bem da índole, da honra e do Universo, se manifeste. E por caridade, não seja hostil. Comentários de anônimos não serão aceitos ou refutados.

Obrigado a todos os leitor(a)s.
Equipe do Apostolado SCR.

Links para esta postagem

Criar um link
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Pesquisar neste Site

Idiomas
Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger
Prêmio Dominus Vobiscum
Prêmio Dominus Vobiscum
No Twitter (click na imagem)
No Twitter (click na imagem)
No Facebook (click na imagem).
No Facebook (click na imagem).
No Orkut (click na imagem)
No Orkut (click na imagem)
Faça o download gratuito do livro:
Faça o download gratuito do livro:
Um presente para os leitores do Apostolado SCR
Seguidores
Agências de noticias católicas

ACI Digital
Radio Vaticano
Agência Ecclesia
Zenit

Artigos e Estudos publicados

► 2009 (10)

► 2010 (107)

► 2011 (105)

▼ 2012 (2)
▼ Março 2012 (2)
Aborto e as eleições 2012
Padre Paulo Ricardo enfrenta perseguição!

Arquivo

Angeologia e Demoniologia (2)
Apostolado SCR (14)
Catequese (16)
Ciência e Fé (3)
Comentários diversos (15)
Comunismo (4)
Concílios Católicos (7)
Cristologia (2)
Curiosidades (33)
Doutrina Católica (32)
Ecumenismo (5)
Entrevistas (3)
Escatológia (1)
Espiritismo (2)
Evangelização do Brasil (3)
Ex-Protestantes (12)
Filosofia (5)
Gayzismo esquerda e política-religião (8)
História da Igreja (31)
História sécular (15)
Liturgia (14)
Mariológia (12)
marxismo e Teologia da Libertação (5)
modernismo (7)
moral e política (1)
mulher católica - moda católica (3)
Musica e Espiritualidade. (4)
Neo-Protestantismo (8)
Noticias (38)
Noticias do Papa (15)
Pais da Igreja (9)
Patrística (8)
Pensadores católicos (9)
Perseguição (14)
Profecias (3)
Programa Credo in Ecclesia (5)
RCC (7)
Reforma Protestante (20)
Santíssima Trindade (3)
socialismo (2)
Sociedade (1)
Solteriologia (1)
Teologia (13)
Teologia da Prosperidade (4)
Ultra-tradicionalismo (6)
Vaticano II (8)
videos (13)

Equipe do Apostolado SCR

Orlando Junior
John Lennon J. da Silva
Tiago Correia
Eduardo Moreira

Postagens populares

Padre Paulo Ricardo enfrenta perseguição!
Por John Lennon J. da Silva. Queridos leitores(as) do nosso site, hoje fiquei a saber pelas redes sociais sobre a divulgação de uma “carta...
Repouso no Espírito Santo, Visões e Dom de Línguas.
Entendendo a "RCC", os Novos Carismas e os Dons Extraordinários do Espírito Santo. Serie sobre a RCC dividida em IV Partes, esta é a III P...
O Imperador Constantino fundou a Igreja Católica? (Prog. Credo in Ecclesia).
O Imperador Constantino em 313 junto com Licínio promulgaram o conhecido Edito de Milão concedendo aos cristãos do Império Romano a liberdad...
Pe. Paulo Ricardo fala sobre o neo-paganismo e a mídia antireligiosa
Por John Lennon J. da Silva No programa Parresía desta semana chamado de “Rock in Rio e o orgulho dos porcos”o Pe. Paulo Ricardo abordou um...
Adeus, ateus!
Um poema em estilo coordelista, vi no orkut, vale a pena refletir, é de um amigo. O título é "Adeus, ateus!". Tinha um tal de Nietzsche c...

Receba nossas Atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner
Entre os Melhores do Brasil
Entre os Melhores do Brasil
Recebido por indicação.
Visite o canal Logos Apologética Crista
Visite o canal Logos Apologética Crista
Parceiro do Apostolado SCR
Parceiros Online

Apostolado Regnum Mariae
Apostolado Spíritus Paraclitus
Apostolado Veritatis Splendor
Associação Universitária Fides et Ratio
Blog do apologista Miguel Arráiz (en espanhol)
Blog do Voc. Vínicius Caíque
Blog Redemptionis Sacramentum
Doutrina Católica
Guia de Blogs Católicos
Irmandade dos Blog Católicos
Missão Cefas
Paróquia São Pedro e São Paulo, Santa Rita / PB
Sentir com a Igreja
Temas Polêmicos da Igreja Católica
União de Blogs Católicos

Blogs e páginas de temática católica feminina

Blog Minha Família é Assim (Planejamento familiar)
Blog A Dignidade da Mulher Católica
Blog Feminina: Modéstia e elegância
Blog Cor Mariae
Blog Velatam ad Dei Gloriam (uso do véu)
Blog Mulher Católica

Total de visualizações de página
Sparkline 66,488
Visitas desde 07/07/2010
Acessem
Apostolado São Clemente Romano - COPYRIGHT (2009-2012)

Todos os Direitos Reservados


Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]