---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 26 de abril de 2012 04:49
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4691
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 26 de abril de 2012 04:49
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4691
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Mensagens neste resumo (4 Mensagens)
- 1.
- Bispos negros se reúnem durante 50ª AG De: Pedro Afonso Gomes
- 2.
- Escuta da Palavra e Meditação - 26/4/2012 - Se alguém comer de De: Família Arruda
Mensagens
- 1.
-
Bispos negros se reúnem durante 50ª AG
Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br pedroafonsogomes
Qua, 25 de Abr de 2012 8:51 am
Bispos
<http://www.cnbb.org.br/site/afro-brasileira/9105-bispos-negros-se-reunem-du
rante-50o-ag> negros se reúnem durante 50ª AG
Seg, 23 de Abril de 2012 17:42 por: cnbb
<http://www.cnbb.org.br/site/component/mailto/?tmpl=component&link=aHR0cDovL
3d3dy5jbmJiLm9yZy5ici9zaXRlL2Fmcm8tYnJhc2lsZWlyYS85MTA1LWJpc3Bvcy1uZWdyb3Mtc
2UtcmV1bmVtLWR1cmFudGUtNTBvLWFn> E-mail
<http://www.cnbb.org.br/site/afro-brasileira/9105-bispos-negros-se-reunem-du
rante-50o-ag?tmpl=component&print=1&layout=default&page=> Imprimir
<http://www.cnbb.org.br/site/afro-brasileira/9105-bispos-negros-se-reunem-du
rante-50o-ag?format=pdf> PDF
bispos_negros
No início da tarde desta segunda-feira, 23/04, os bispos negros realizaram
uma reunião reservada, no subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho,
em Aparecida (SP). O encontro aconteceu paralelamente às atividades da 50ª
Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
A reunião teve a coordenação do bispo referencial da Pastoral
Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos, de Paranaguá (PR). O principal
assunto discutido foi a programação da Pastoral para o ano de 2012, e a
possibilidade da presença e apoio dos bispos negros a estas atividades.
Também dialogaram sobre formas de colaboração aos agentes desta pastoral nas
paróquias e comunidades. Por fim, foram apresentados informes sobre o
Encontro de Pastoral Latino-americana, que vai se realizar em julho no
Equador; e o Congresso das Entidades Negras Católicas, que se realizou em
Londrina (PR), em fevereiro passado.
Sobre o Encontro dos Padres e Bispos negros, marcado para o mês de julho no
Rio de Janeiro, ficou o convite e o incentivo para a participação do clero
neste encontro. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da
Caridade, Justiça e Paz, padre Ari Antonio dos Reis, comunicou sobre o
andamento do grupo de trabalho que reflete a realidade dos povos
quilombolas.
- 2.
-
Escuta da Palavra e Meditação - 26/4/2012 - Se alguém comer de
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 25 de Abr de 2012 4:13 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São João 6,44-51
"Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
O pão descido do céu é Jesus concebido no ventre de Maria, e que viveu, cerca de trinta anos, uma vida comum na sua cidade de origem, e, depois, cerca de três anos, em contato com as multidões revelando-lhes o Pai que o enviou. Jesus é o Verbo que se fez carne, com sua presença corpórea, concreta, no mundo e na história. Doando-se a fim de comunicar a vida, consagrou-se à libertação de todos das opressões e da morte, levando a esperança de um mundo novo, pela prática do amor.
Continuamos a nossa meditação de um texto que foi cortando em pedacinhos. Talvez a intenção seja que nos fixemos bem em cada versículo. Os de hoje estão centrados no Pai de Jesus, que ele chamava carinhosamente de "Papai".
Continuando a longa fala após a partilha dos pães com a multidão, Jesus testemunha sua origem divina. O Pai revela seu amor em Jesus, e por ele somos atraídos.
Por meio deste relato, são João expressa à comunidade de crentes que é Deus quem ensina à humanidade o caminho da fé, caminho para reconhecer Jesus como verdadeiro pão que veio do céu. Então, é importante ressaltar a perfeita pedagogia de Deus, com a qual Ele nos aproxima continuamente do alimento que dá vida plena, por meio da fé.
Esta consiste na integração ou identificação total com Jesus ressuscitado, que vive plenamente em cada cristão. Essa integração ocorre quando o ser humano opta livremente por escutar, aprender e viver a Palavra do Pai, quando a comunidade de cristãos confessa que Jesus, máximo dom de Deus à humanidade, é o verdadeiro alimento que livra da morte, quer dizer, que libera a pessoa de todo tipo de egoísmo e o capacita para abrir sua mente e seu coração à vida em comunidade, onde o pão eucarístico é a expressão culminante dessa abertura.
Nós, que cremos no Deus da vida, devemos ser espertos em compartilhar com amor nossa vida com os que mais sofrem na sociedade, já que essa é a melhor maneira de ensinar ao mundo o mistério da fé
Como queria Jesus que conhecêssemos seu Pai, que soubéssemos que ao segui-lo estávamos sendo atraídos pelo Pai. Profetas, homens e mulheres, transformados em grito, testemunhas do projeto de Deus, anunciaram desde o passado que "todos serão discípulos de Deus". Quer dizer, todos escutarão sua voz e aprenderão e lhe darão atenção.
O que acontece pois por mais que escutemos não aprendemos nada? G. Gutierrez diz que Deus deve ser "acreditado e praticado". Talvez por isso nossas celebrações religiosas não nos alimentam para a vida do reino. Escutamos e dizemos crer, mas não "praticamos Deus". Somo como o filho daquela parábola que diz que ia, mas não foi.
Peçamos ao Senhor que nos faça voltar a ele; que sejamos atraídos pelo Pai, como pequenas partículas de ferro atraídas pelo poderoso imã de seu amor, pela fascinação que brota de seu amor sem medida: a mesma experiência vivida por Jesus.
Reflexão Apostólica:
Ser atraído por Jesus e crer nele é segui-lo, na adesão ao projeto de Deus. O pão representa o alimento da vida. Alimentar-se de Jesus é contemplá-lo e seguir seus passos. No serviço, na fraternidade comunitária e na solidariedade social, na busca da justiça e da paz, entra-se em comunhão com Jesus, pão da vida eterna.
O próprio Jesus nos afirma: "Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim". Dessa forma Ele nos garante que todo aquele que escutou o Pai e por Ele foi instruído, se aproxima dele.
Portanto, se você escuta a Palavra de Deus, se você procura aprofundar-se nos mistérios sagrados, você encontrará, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna.
A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna. E a vida eterna nós começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade.
Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós através de Jesus, pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. . "Eu sou o pão da vida"! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra, é a Eucaristia.
Não esperemos por um tempo que virá, a vida eterna começa aqui, agora, pois o reino de Deus é Jesus e Ele já está no meio de nós.
Jesus se oferece como alimento, hoje, por isso, não podemos permanecer na inanição, aproveitemos, pois este é o momento mais importante da nossa vida.
Deus se manifesta a todos os seus filhos, mas se revela através de Jesus. É Jesus que apresenta a salvação a aqueles que se deixaram tocar pelo pai, pois como sabemos, não é seu desejo que ninguém se perca, mas trazendo a reflexão de ontem, é preciso que quem "se perdeu" também se deixe encontrar, ser tocado, conduzido, (…).
Jesus vai ao encontro das pessoas, ordenando que se faça o mesmo. "(…) Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos". (Mateus 28, 19-20)
Reparem que é essa missão narrada na primeira leitura de hoje, onde Felipe, guiado pelo Espírito Santo, se encontra com o viajante eunuco e o batiza.
Esse reino de Deus é dinâmico e não estático.
Um reino inicia quando levantamos, mas não se despede ao no fim do dia quando dormimos; esse reino tem sua primeira célula na família, dentro de casa, perto dos nossos e se estende a comunidade, a igreja, a paróquia,… O reino não se resume no castelo, mas em todos que vivem em torno dele, ou seja, nas pessoas, portanto conclui-se que nenhuma pastoral ou movimento é mais importante que a comunidade, que a família, que o coletivo.
É preciso ficar claro: Se deixar ser encaminhado por Deus começa por um ato individual chamado de intimidade na oração. É através dela que o pastor consegue encontrar sua ovelha e é através dela também que se reconhece a voz do pastor. É por dela que o fraco se torna forte, o desanimado se levanta, é através dela que o órfão, o sozinho se sente filho.
Precisamos reensinar as pessoas a rezar, a parar, a ouvir, a ter contato com o divino. A modernidade de qual já tivemos a oportunidade de falar semana gerou e não para de gerar pessoas imediatistas. Uma geração "aperta um botão e liga", ninguém quer mais levantar para mudar o canal da TV e assim tem sido com a fé. Querem um Deus maná, que atenda de imediato, mas que não exija compromisso
Nossas reflexões devem ir além do contexto político, econômico,… Ela deve ser social, abrangente e pedagógica. Nenhum bom professor se atreve a lecionar sem preparar a aula, ainda mais hoje com a informação a um clique do mouse, pois se assim o fizer é capaz de ficar "sem graça" ao ser corrigido por um aluno primário.
Nenhum movimento da igreja, pastoral ou sacerdote pode se rejeitar a ter o Documento de Aparecida como livro de cabeceira; não pode fugir da missão de ir até as pessoas, não pode parar e esperar que venham. Acreditar em Jesus é apresentá-lo e não buscá-lo apenas por interesse ou esperar montando tendas.
Reflita nas afirmações de Jesus nesse trecho do Evangelho e pense na sua vida, o que você tem experimentado e o que você tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida, hoje.
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Estar consciente de que Cristo vive em mim e nos meus irmãos.
- 3.
-
MISERICÓRDIA DE DEUS (03) AGENDA PARA AS NAÇÕES E AS COMUNI
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 25 de Abr de 2012 7:17 pm
MISERICÓRDIA DE DEUS !
(03) AGENDA PARA AS NAÇÕES E AS COMUNIDADES !
O perdão não está limitado às pessoas, individualmente..As nações e as Comunidades também perdoam e também precisam de perdão.
Para os grandes crimes nacionais, com terríveis consequências para a população, há uma necessidade urgente e imperiosa de pedir perdão colectivamente.
Este movimento de perdão comunitário é o primeiro e o principal caminho para a paz porque, quando há crime há injustiça e num regime de injustiça não é possivel haver paz.
Por sua vez a injustiça gera descontentamento, gera revolta e gera vingança com a proliferação de novos crimes, cuja realização não tem limites e se pode traduzir no mais atroz terrorismo em que, de maneira geral, pode afectar nações e comunidades políticas, religiosas ou raciais e, numa enorme precentagem, atinge pessoas indefesas e inocentes, entre elas muitas crianças,
É este o ambiente em que presentemente vivemos, com o maior sentimento de insegurança física, moral e religiosa em que falar de paz parece até uma coisa absoleta por mais que ela seja desejada e necessária.
Os homens do poder, politico ou comercial, que põem as suas ideias pessoais e os seus interesses comerciais acima do bem comum, e usando de uma grande força que a sua situação lhes confere, são os que mais contribuem para as injustiças sociais, que o mesmo é dizer, para uma situação de decadência e de insegurança onde a paz nunca é possível.
E no meio disto tudo parece que não há temor de Deus, não há uma visão de eternidade, e, sendo assim, parece que as pessoas até já se esqueceram da misericórdia de Deus.
É que a misericórdia de Deus, exige arrependimento e reparação que, em muitos casos, já não são possíveis.
Que arrependimento e que reparação se pode dar por todas as vítimas das guerras em que tantos países andam envolvidos e em que tantas vidas foram imoladas sem culpa nenhuma ?
Que arrependimento e que reparação se podem fazer em benefício de tantas pessoas que foram vítimas de terrorismo, de atentados de toda a espécie a pessoas inocentes, com a perda dos seus bens, da sua dignidade e das suas vidas ?
Vamos fazer a Guerra para acabar com a Guerra ?
Vamos tentar construir uma paz verdadeira e duradoira sobre vítimas inocentes sem respeito pelos outros e sem respeito pelas leis de Deus ?
Como é que podemos invocar a misericórdia de Deus nestas circunstâncias ?
E, todavia, Deus continua a ser misericordioso para aquelas que procuram a sua misericórdia.
Deus quer ser misericordioso para os que quiserem ter uma vida de perdão e de paz, que quiserem viver segundo os preceitos do amor a Deus e ao próximo.
E é na construção deste sentimento de amor a Deus e ao próximo que se pode e se deve construir a verdadeira e duradoira paz.
Com tantas leis nacionais que afectam a vida e a dignidade das pessoas humanas, com um falso interesse pelas minorias, está alguma nação interessada em construir aquele ambiente que gera a paz ?
Depois de uma longa jornada de perdão poderemos ter a paz.
Mas paz não é apenas a ausência de guerras e de ódios, mas sim uma profunda e dinâmica paz que se encontra na alegria e na verdadeira liberdade.
Liberdade de escolher porque as nossas decisões estão baseads, não no passado, mas na alegria dos nossos relacionamentos com Deus e com todos os nossos irmãos.
John
Nascimento
- 4.
-
ASPIRAÇÕES SATISFEITAS - Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 25 de Abr de 2012 7:19 pm
ASPIRAÇÕES SATISFEITAS
*****
Fundo Musical : A Man without Love
******
Apetecia-me tanto cantar
Como fazem os passarinhos
Sem preconceitos errados;
Mas a minha voz, cansada,
Já me não ajuda nem agrada.
Pedi então aos anjinhos
Que cantassem por mim,
E eles cantaram assim :
"Glória a Deus lá nos Céus,
E paz na terra aos filhos seus"!
Apetecia-me fazer versos
Como fazem os poetas
Que nos deixaram poemas,
Heroicidades e canções
E nos revelaram também
Profundas e nobres emoções.
Pedi então também ajuda
Ao nosso ilustre Camões
Que por mim assim cantou :
"O amor entre os homens
Cantarei por toda a parte
Se para tanto me chegar
O Engenho e a Arte" !
Quanto eu gostava, de aventuras,
Ser grande, rico e poderoso
Subir sempra às alturas
E ser também muito famoso.
Mas senti que era uma loucura
Como aconteceu a outros também;
E resolvi ler a Sagrada Escritura
Que assim me declarou, e bem :
"Quem se exalta será humilhado
E quem se humilha será exaltado".
Também me apetecia sonhar
Com maravilhas apaixonantes
Que só nos levam a voar
Por mundos maravilhosos, distantes,
Que não podemos conquistar.
Mas fica-nos uma certeza
E uma satisfação inolvidável,
De podermos sonhar e viver,
Gosar e sermos felizes
Neste mundo tão triste,
Já que é apenas falsidade
Toda a realidade que não existe.
Às vezes apetecia-me chorar
Para aliviar dores e tristezas,
Porque as nossas lágrimas
Apagam-nos as incertezas.
Elas são como pérolas preciosas
Muito mais ricas e belas
Do que as mais lindas rosas.
Se vivermos a nossa vida,
Com lágrimas de amor,
Semeamos duros espinhos
E colhemos uma linda flor.
Também faz bem desabafar
Para aliviar o coração ferido,
Mesmo sem ofender ninguém
Para não ser também ofendido.
Ficamos assim mais leves
Sem deveres de consciência.
Com uma alma apaixonada,
Porque é uma grande ciência :
Mesmo dos que não nos amam,
Dizer bem ou não dizer nada.
Também nos faz bem rezar
Para dizer ao Deus que nos ama
A dor que sentimos na alma
Quando, em vez de O amar
Nos deixamos cair na lama.
Antes de rezar para pedir,
Temos um grande dever :
Sempre dar glória a Deus
E saber também agradecer.
Precisa responder?
Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
--
| ||
| ||
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]