quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fwd: [catolicos_respondem] Resumo 2854



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 11 de abril de 2012 10:07
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2854
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br


Mensagens neste resumo (3 Mensagens)

Mensagens

1.

Comissão do Senado propõe legalizar casas de prostituição

Enviado por: "vicentegargiulo@yahoo.com.br" vicentegargiulo@yahoo.com.br   vicentegargiulo

Ter, 10 de Abr de 2012 3:38 pm



http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1073827-comissao-do-senado-propoe-legalizar-casas-de-prostituicao.shtml

10/04/2012 - 09h09
Comissão do Senado propõe legalizar casas de prostituição

A Comissão do Senado de reforma do Código Penal quer o fim de punições para donos de prostíbulos. Para os membros da comissão, a medida só serve para policiais corruptos extorquirem donos dessas casas. A informação é da reportagem de Rogério Pagnan publicada na edição desta terça-feira da Folha (a reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Para os especialistas em direito que compõem a comissão, a proibição dos prostíbulos só serve para que corruptos possam extorquir os donos dessas casas.

Se aprovada no Congresso, a mudança abrirá caminho para a regulamentação da profissão. Isso porque será possível estabelecer vínculos trabalhistas entre o empregado do prostíbulo e o empregador, como já ocorre em países como Alemanha e Holanda.

Hoje, quem mantém casas de prostituição está sujeito a pena de reclusão de 2 a 5 anos mais multa. Já a prostituição em si não é criminalizada, tampouco é regulamentada no país.
2.

  FÉ NA RESSURREIÇÃI  Som !

Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

Ter, 10 de Abr de 2012 7:42 pm





FÉ NA RESSURREIÇÃO !

- "E vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o fiho do Homem".(Jo.1.51).

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS

Vamos tomar como paradigma da nossa fé na ressurreição, o facto dos discípulos de Emaús.

Emaús era uma cidade de Sefelá, um lugar onde Judas macabeu alcançou uma vitória sobre Górgias em 166 a. C. :

- "Os Israelitas levantaram, em seguida, os seus arraiais, e vieram acampar ao sul de Emaús.

- Judas disse-lhes :

- "Preparai-vos e portai-vos como valentes, prontos a lutar amanhã cedo contra estas nações coligadas para nos arruinar e destruir o nosso santuário. É preferível morrer no combate, que ver o extermínio do nosso povo e do nosso santuário..."(1 Mac. 3,58).

No Novo Testamento foi o lugar para onde se encaminhavam dois discípulos de Jesus quando Ele se juntou a eles depois da Sua ressurreição, e que faz parte da Liturgia da Palavra de hoje :

- "Nesse mesmo dia, dois deles iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios".(Lc.24,13).

Modernamente não há uma certeza do lugar onde era exactamente a aldeia de Emaús.

O nome antigo que ainda hoje sobrevive é o de Amwas, a cerca de 30 Km a Noroeste de Jerusalém.

S. Lucas fala em 60 estádios, ou sejam cerca de 12 Km.

A distância de 30 Km parece demasiada para uma viagem de um dia como diz S. Lucas.

Por esta razão se têm apontado outros lugares para se situar a aldeia de Emaús, e um deles é a moderna aldeia de Qubeieh a cerca de 18 Kms. de Jerusalém.

Pois os Discípulos de Emaús são conhecidos por esta expressão porque no dia da Ressurreição de Jesus caminhavam tristes de Jerusalém para Emaús, quando Jesus se juntou a eles sem que eles O reconhecessem.

S. Lucas conta este episódio maravilhoso e de fé profunda, apesar da confusão dos factos, no seu capítulo (24,13-35).

Jesus pôs-se com eles a caminho, mas eles não O reconheceram.

Então Jesus disse-lhes :

- «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto andais»?.

Um desses discípulos chamava-se Cléofas :

- "Pararam entristecidos e um deles, de nome Cléofas, respondeu : Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias...". (Lc.24,17-18).

Não se sabe quem era o seu companheiro.

Mas Jesus explicou-lhes toda a Escritura a respeito da Paixão e Ressurreição do Messias, sem que eles nada descobrissem até que Jesus lhes disse :

- "Ó homens sem inteligência e lentos de espírito em crer em tudo quanto os profetas anunciaram. Não tinha o Messias de sofrer estas coisas para entrar na sua glória ?".(Lc.24,25-26).

Mas entusiasmaram-se e convidaram Jesus a ficar com eles.

Jesus aceitou, ficou com eles e só na bênçao da mesa eles reconheceram Jesus, mas já era tarde porque, nesse momento Jesus desapareceu da sua presença.

Maravilhosa esta descrição dos discípulos de Emaús, para acreditarmos na Ressurreição de Jesus em que Ele próprio a descreve e, pelo seu poder de ressuscitado, desaparece do meio deles.

Talvez ainda hoje haja muito gente para quem Jesus ressuscitado continua a ser um desconhecido e somos todos nós que devemos fazer tudo para que O reconheçam, porque é este mesmo Jesus que nós havemos de ver em céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o Filho do homem.

John

Nascimento

3.

  IGREJA CATÓLICA (042) MINISTÉRIO APOSTÓLICO DA PALAVRA  S

Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

Ter, 10 de Abr de 2012 7:43 pm





IGREJA CATÓLICA

(042) MINISTÉRIO APOSTÓLICO DA PALAVRA !

MINISTÉRIO APOSTÓLICO

Chama-se Ministério Apostólico ao vasto Ministério da Igreja exercido em primeiro lugar pelos Apóstolos e, depois dos tempos apostólicos, pelos seus sucessores, o Papa, e os Bispos em união com ele.

Este Ministério Apostólico é vasto e compreensivo no sentido de que tem a primazia e a responsabilidade sobre todos os outros Ministérios da Igreja.

É da essência do Ministério Apostólico possuir toda a responsabilidade de ensinar e defender a verdade do Evangelho, de santificar a comunidade através da Liturgia e dos Sacramentos, e de orientar a vida interna da Igreja e as suas relações com os outros.

Esta doutrina é largamente tratada e desenvolvida no Concílio Vaticano II, especialmente:

* Na Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Santa Igreja.

* No Decreto Christus Dominus sobre o múnus pastoral dos bispos.

* Na Constituição Pastoral Gaudium et Spes sobre a Igreja no Mundo Actual.

Assim se compreende a necessidade e a urgência do cumprimento da difusão do Ministério da Palavra, segundo o mandato que Cristo nos deixou com a promessa da Sua assistência :

- "Foi-Me dado todo o poder no Céu e na Terra: ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo".(Mt.28,18-20).

MINISTÉRIO DA PALAVRA

Em termos gerais o Ministério da Palavra é o de levar a mensagem do Evangelho ao Mundo através da Evangelização (os princípios da fé no coração de cada um), e pela Catequese (assistindo cada um no crescimento da fé e ajudando cada um a viver ativamente).

- "Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da palavra". (Act. 6,4).

No contexto da Celebração da Eucaristia, o Ministério da Palavra inclui as leituras da Sagrada Escritura, os Salmos e a Homilia.

A missão da Igreja é a de anunciar a Palavra de Deus em todo o Mundo, para que as pessoas a acreditem e recebam o Batismo.

Na Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo actual, diz o Concílio Vaticano II :

- "Pois a Igreja sabe perfeitamente que, ao defender a dignidade da vocação do homem, restituindo a esperança àqueles que já desesperam do seu destino sublime, a sua mensagem está de acordo com os desejos mais profundos do seu coração humano. Longe de diminuir o homem, a sua mensagem contribui para o seu bem, difundindo luz, vida e liberdade; e, fora dela nada pode satisfazer o coração humano : "fizeste-nos para Ti", Senhor, "e o nosso coração está inquieto, enquanto não repousa em Ti".(GS 21).

E no Decreto sobre o Apostolado dos Leigos diz também :

- "O apostolado da Igreja e de todos os seus membros ordena-se, antes de mais, a manifestar ao mundo, por palavras e obras, a mensagem de Cristo, e a comunicar a sua graça. Isto realiza-se sobretudo pelo Ministério da Palavra e dos Sacramentos, especialmente confiado ao clero, no qual também os leigos têm grande papel a desempenhar, para se tornarem "cooperadores da verdade". (AA 6).

Portanto o Ministério da Palavra ocupa na Igreja um papel de primeira importância e realiza-se por todos os modos de pragação, para o Anúncio do Evangelho, que é a Palavra de Deus, a todas as gentes, sob pena de deixar em aberto o caminho para a difusão de doutrias erróneas.

EVANGELIZAÇÃO

O cumprimento da nossa vocação sobrenatural consiste em tornar conhecida no mundo a Mensagem de Cristo.

Originariamente, o sentido de Evangelização é o de pregar o Evangelho a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus nem dos seus ensinamentos.

Porém segundo o Vaticano II, esta palavra tem um sentido mais profundo e mais universal :

- "A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a atividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torne atual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça, de tal forma que lhes fique bem aberto caminho livre e seguro para participarem plenamente no mistério de Cristo". (AG 5).

Evangelização, no próprio sentido da palavra, significará sempre a proclamação da Boa Nova de Cristo a respeito do Reino de Deus, mas há-de ser também :

- "Estimular todos os fiéis a que procurem a glória de Deus, pelo advento do Seu Reino, e a vida eterna para todos os homens de modo que eles conheçam o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, seu enviado". (cf.Jo. 17,3). (AA3).

Por Evangelização deve entender-se a estrita atividade religiosa exercida na pregação do Reino de Deus, mostrando o Evangelho como a revelação do plano da salvação em Cristo, pela acção do Espírito Santo, e servindo-se desta atividade através do ministério, como um instrumento, na edificação da própria Igreja para a glória de Deus.

E porque a vida da Igreja é Apostólica, existiu, desde o princípio, um sistema de vida missionária.

O concílio Vaticano II ensina :

- "Embora a todo o discípulo de Cristo incumba a obrigação de difundir a fé conforme as suas possibilidades, Cristo Senhor chama sempre dentre os discípulos os que Ele quer para estarem com Ele e os enviar a evangelizar os povos. E assim, mediante o Espírito Santo, que para utilidade comum reparte os carismas como quer, inspira no coração de cada um a vocação missionária e ao mesmo tempo suscita na Igreja Institutos, que assumem, como tarefa própria, o dever de Evangelizar, que pertence a toda a Igreja". (AG 23).

E o concílio diz ainda :

- "Como membros de Cristo vivo e a Ele incorporados e configurados não só pelo Batismo mas também pela Confirmação e pela Eucaristia, todos os fiéis estão obrigados, por dever, a colaborar no crescimento e na expansão do Seu corpo para o levar a atingir, quanto antes, a sua plenitude". (LG 36).

PREGAÇÃO

É a comunicação oral ou verbal da Palavra de Deus pela qual se cria e alimenta a fé dos fiéis :

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

94. - ...a inteligência das realidades e das palavras da herança da fé pode crescer na vida da Igreja : [...] "Pela pregação daqueles que receberam, com a sucessão episcopal, um carisma certo de verdade"(DV 10/3).

Pregar é um dever eclesiástico permanente do papa e dos bispos, segundo a Lei Divina e de outros por lei eclesiástica.

O dever de pregar foi sempre considerado como um ministério proeminente na Igreja.

Tradicionalmente, tem sido a base fundamental da instrução das Sagradas Escrituras e de outros aspectos da fé, como diz o Catecismo da Igreja Católica :

131. - "É tão grande a força e a virtude da Palavra de Deus, que se torna apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual"(DV 21). É necessário que "os fiéis tenham acesso patente à Sagrada Escritura".(DV 22).

Em toda a Sua vida Jesus pregou e as Bem-aventuranças estão no centro da Sua pregação.

Depois da Sua ressurreição Jesus disse aos seus :

- "Foi-Me dado todo o poder no Céu e na Terra: ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo".(Mt.28/18-20).

Logo depois do Pentecostes Pedro fez o seu primeiro e grande discurso à multidão, em cumprimento do que anunciara Joel, na afirmação de que Jesus é o Messias e num convite ao arrependimento. (.cf.Act.2/14-36).

Depois vieram as primeiras conversões com um convite ao baptismo e :

- "Os que aceitaram a Sua palavra receberam o baptismo, e naquele dia juntaram-se aos crentes cerca de três mil almas". (Act.2/41).

E a seguir ficou formada uma comunidade modelo em que todos eles :

- "Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão, e às orações". (Act.2/42).

E a Igreja continuou até hoje fiel à pregação segundo o exemplo dos Apóstolos.

Há diversas formas de pregação, incluindo sermões, missões, retiros e as homilias litúrgicas.

Através da sua história a Igreja sempre tem dado as suas orientações regulares sobre a pregação, especialmente em períodos de maiores crises ou em necessidades especiais em que este dever se não cumpriu com a intensidade necessária.

Na Idade Média, por exemplo, o clero menos instruído foi proibido de pregar por falta de qualidade da sua formação.

Nessa altura, só os bispos e os abades podiam pregar quando apareceram as Ordens Mendicantes e particularmente a Ordem dos Dominicanos, a quem o papa dava autorização de pregar nas terras que eles visitassem.

A legislação vigente permite ao papa e aos bispos pregar em toda a parte.

Sacerdotes e diáconos possuem a mesma faculdade mas não por direito, presumindo a licença dos pastores e reitores das respectivas Igrejas.

Esta faculdade pode ser restringida pela autoridade competente da Igreja.

Os leigos só podem pregar se a respectiva conferência episcopal o permitir.

Nesses casos podem pregar de qualquer forma com a excepção da homilia que é reservada aos ministros sagrados.

O Direito canónico trata deste assunto nos Cânones 756-772.

O Concílio Vaticano II ensinou que o ministério da Palavra deriva da própria pregação de Cristo e do mandamento de ensinar que Ele deixou à Sua Igreja, e diz na Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Actual :

- A Igreja, vivendo no decurso dos tempos em diversos condicionalismos, empregou os recursos das diversas culturas para fazer chegar a todas as gentes a mensagem de Cristo, para a explicar, investigar e penetrar mais profundamente e para lhe dar melhor expressão na celebração da Liturgia e na vida da multiforme comunidade dos fiéis.(LG 58).

A Pregação é uma constante de todo o Novo Testamento :

John

Nascimento

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1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]