Uma singela contribuição para o bem da sociedade.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8:32
João 8:32
Destruir a família é destruir a sociedade.
Cardeal Laurent M. Pasinya
quinta-feira, 24 de maio de 2012
3° Encontro do Catecismo – Ano 2012
Tema: Pentecostes
Planejamento do dia 23/05/2012:
- Cumprimento e Boas vindas
- Oração do Pai Nosso e do São Miguel Arcanjo
- Tempo do abraço
- Reflexão da verdade do Catecismo, quer dizer, a importância dos encontros e a relevância dos ensinamentos para a vida.
- Reflexão de dois novos símbolos do altar e relembrar os outros símbolos do encontro passado.
· A Cruz: recorda/simboliza a morte de Jesus, que morreu e ressuscitou por nós. Morreu para que nos livrar do pecado e dar-nos a vida eterna. Jesus venceu a morte pela ressurreição. Objeto: A Cruz
· A faixa vermelha sobre a mesa: simboliza o fogo, o sangue, o amor divino e o martírio. É usado na Sexta-feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, dos Santos Mártires e dos evangelistas.
- Leitura: João (20, 19-23)
- Pentecostes:
É a festa dos cinquenta dias da Páscoa. Os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar porque tinham medo de os Judeus os prenderem e matarem por terem seguido Jesus. Enquanto não vem o Espírito Santo, os apóstolos são medrosos e não tem força para testemunhar Jesus.
Revestidos da força do Espírito do Ressuscitado, eles anunciaram ao mundo as maravilhas que Deus realizou na vida, morte e ressurreição de Jesus. Após o Pentecostes, os apóstolos passara, a anunciar Jesus e a batizar as pessoas que aderiram à fé; tornando-os discípulos de Cristo, seguidores do Evangelho, seguidores do Caminho!
Avaliação do encontro –
Em uma palavra eu resumo o encontro, Espiritual. Nesse, dedicamos maior tempo no evangelho de João (20, 19-23). Primeiramente, houve a explanação dos dois novos símbolos do altar: a Cruz e a faixa vermelha sobre a mesa. A faixa simboliza a Casula (vestimenta do padre). Também relembramos o significado dos símbolos discutidos no 2° Encontro. Por último, foi lido o evangelho três vezes, no qual baseei no Método da Leitura Orante da Bíblica e, por fim, discuti com mais detalhes do acontecimento de Pentecostes.
O método é composto de quatro degraus: Leitura (Ler várias vezes e procurar compreender); Meditação (Ruminar, trazer o texto para a própria vida e a realidade pessoal e social); Oração (Suplicar, louvar, dialogar com Deus); e Contemplação (O que ficou em meu coração e me desperta para um novo modo de ser e agir).
De acordo com o Documento CR-154*, nos diz que a Bíblia é o livro da Catequese por excelência. Por isso, a palavra de Deus deve ser o centro de todo encontro catequético, pois é ela que fundamenta o conteúdo e ilumina a nossa fé e a nossa vida.
O objetivo da leitura da Bíblia é Escutar Deus que fala Hoje. Ou seja, a palavra de Deus chega a nós por vários caminhos individuais e coletivos: através da Sagrada Escritura, da Igreja, da Comunidade, da Liturgia, dos irmãos e irmãs, dos acontecimentos concretos e históricos.
No encontro eu fiz a experiência de colocar em prática dos conceitos do método citado. O que observei é que os catequisando demonstraram interesse em entender o evangelho. Tenho certeza que este é o caminho, com o método da Leitura Orante os catequisandos e catequistas tem mais facilidade de compreensão e, principalmente, provoca uma análise crítica da realidade e atualidade.
Por fim, que este encontro seja o exemplo para nós catequistas. Pois, a maior alegria de um catequista (que considero) é que os catequisandos descubram a verdade verdadeira e não se deixem ser enganados, bem como sejam fiéis a Igreja Católica.
* CR - Catequese Renovada (Orientações e conteúdo) – CNBB, 1983
Assinar: Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Links para esta postagem