quarta-feira, 16 de maio de 2012

ACI Digital: Catequese: Bento XVI fala sobre o trabalho e a família e saúda Comunidade Shalom

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  16 de maio de 2012  
Catequese: Bento XVI fala sobre o trabalho e a família e saúda Comunidade Shalom
VATICANO, 16 Mai. 12 (ACI) .- Nesta quarta-feira, 16 de maio, Bento XVI pronunciou sua catequese semanal recordando a oração nas cartas de São Paulo e destacou o dia mundial das famílias instituído pela ONU, pedindo que o trabalho jamais seja um obstáculo para a vida familiar. Logo após a sua alocução, o Papa saudou os peregrinos de diversos países e de maneira especial a comunidade católica Shalom, fundada no Brasil há 30 anos, e que recebeu neste último fim de semana a aprovação pontifícia dos seus estatutos.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

MUNDO

VIDA E FAMÍLIA

PERFIS

Católico em Dia
Evangelho:
João 16,12-15
Santo ou Festa:
São João Nepomuceno
Um pensamento:
"Amar é o princípio, amar é a força, amar é o método."
Paulo VI
 
 

 

VATICANO


Agenda do Papa Bento XVI para o Encontro Mundial das Famílias em Milão

VATICANO, 15 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje a agenda do Papa Bento XVI para sua visita pastoral a Milão que vai do dia 1º ao 3 de junho deste ano, com ocasião da celebração do 7º Encontro Mundial das Famílias.

Sexta-Feira, 1º de junho

4:00 p.m. Partida do aeroporto de Roma ao aeroporto de Milão Linate.

5:00 p.m. Chegada ao aeroporto de Milão Linate.

5:30 p.m. Encontro com os cidadãos na Praça da Catedral (Duomo) de Milão. Discurso do Santo Padre.

7:30 p.m. Concerto em honra do Santo Padre e às delegações oficiais do 7º Encontro Mundial das Famílias, na famosa Scala de Milão. Discurso do Santo Padre.

Sábado, 2 de junho

8:00 a.m. Santa Missa em privado na capela do Arcebispado de Milão.

10:00 a.m. Celebração da Hora Média no Duomo de Milão. Meditação do Santo Padre. Veneração das relíquias do Santo na "Cripta de São Carlos".

11:15 a.m. Encontro com os jovens que vão receber o sacramento da Crisma no estádio Giuseppe Meazza em São Siro. Discurso do Santo Padre. Oração do Ángelus.

5:00 p.m. Encontro com as autoridades na Sala do Trono do Arcebispado de Milão. Discurso do Santo Padre.

8:30 p.m. Festa dos testemunhos no Parque do Bresso. Intervenção do Santo Padre.

Domingo, 3 de junho

10:00 a.m. Santa Missa no Parque de Bresso. Homilia do Santo Padre. Oração do Ángelus e palavras do Santo Padre.

1:15 p.m. Almoço com os Cardeais, Bispos e algumas famílias no Arcebispado de Milão.

4:30 p.m. Saudação aos membros da Fundação Famílias 2012 e aos organizadores da visita na Sala do Trono do Arcebispado de Milão.

5:30 p.m. Partida do aeroporto de Milão Linate para Roma.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Catequese: Bento XVI fala sobre o trabalho e a família e saúda Comunidade Shalom

VATICANO, 16 Mai. 12 (ACI) .- Nesta quarta-feira, 16 de maio, Bento XVI pronunciou sua catequese semanal recordando a oração nas cartas de São Paulo e destacou o dia mundial das famílias instituído pela ONU, pedindo que o trabalho jamais seja um obstáculo para a vida familiar. Logo após a sua alocução, o Papa saudou os peregrinos de diversos países e de maneira especial a comunidade católica Shalom, fundada no Brasil há 30 anos, e que recebeu neste último fim de semana a aprovação pontifícia dos seus estatutos.

Sintetizando sua catequese em português Bento XVI disse que "para São Paulo, a oração é sobretudo o Espírito Santo em ação dentro de nós. Ele orienta o nosso coração para Jesus Cristo, a ponto de podermos dizer: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim». Habitando na nossa fragilidade humana, o Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis e conduz-nos para as alturas de Deus".

"Muitas vezes rezamos a Deus, para que nos livre de males e tribulações; mas temos a impressão de não ser ouvidos e… desanimamos. Ora, não há grito humano que não seja ouvido por Deus; e é precisamente na oração constante e fiel que compreendemos, com São Paulo, que «os sofrimentos do tempo presente não impedem a glória futura de se revelar em nós». A resposta do Pai a seu Filho não foi a libertação imediata dos sofrimentos, da cruz, da morte, mas precisamente através da cruz e da morte – como expressão do amor supremo – Deus respondeu, para além de todas as expectativas humanas, com a ressurreição", afirmou.

"O Apóstolo dos Gentios apresenta a oração em várias formas, fazendo-a penetrar em todas as realidades, pessoais e comunitárias. Para ele, a oração é antes de tudo o fruto da presença viva do Pai e de Jesus Cristo em nós, por meio do Espírito Santo" – disse o Papa em sua catequese pronunciada em italiano.

"Um elemento que o Apóstolo quer que entendamos é que a oração não deve ser vista simplesmente como uma boa obra feita por nós a Deus, uma ação nossa. Ela é sobretudo um dom, o fruto da presença viva e vivificante do Pai e de Jesus Cristo em nós".

"Na oração nós experimentamos, mais do que em outras dimensões da nossa existência, a nossa pobreza, nosso ser criaturas, porque estamos diante da onipotência e da transcendência de Deus. E à medida que avançamos na escuta e diálogo com Deus, para que a oração se torne a respiração diária da nossa alma, mais nós percebemos o sentido de nossas limitações, não só diante das situações concretas de cada dia, mas também na mesma relação com o Senhor. Crescendo em nós a necessidade de confiar, confiar-nos mais e mais a Ele; entendemos que "não sabemos como orar... como convém". E é o Espírito Santo que ajuda nossa incapacidade, ilumina nossas mentes e aquece nossos corações, guiando o nosso dirigir-nos a Deus".

O Papa afirmou aos milhares de féis presentes na Praça de São Pedro, que Cristo é o princípio interior de todas as nossas ações; ele nos torna capazes de abandonar o medo e a escravidão para vivermos livres, como filhos de Deus, abraçando uma liberdade pelo bem e pela vida.

"Queridos irmãos e irmãs, São Paulo nos ensina que na nossa oração, devemos abrir-nos à presença do Espírito Santo, que ora em nós com gemidos inexprimíveis, para levar-nos a aderir a Deus com todo nosso coração e com todo nosso ser. O Espírito de Cristo se torna a nossa oração a força da nossa oração "fraca", a luz da nossa oração, "desgastada", o foco da nossa oração "seca", dando-nos a verdadeira liberdade interior, ensinando-nos a viver, confrontando as provações da existência, na certeza de que não estamos sozinhos, abrindo os horizontes da humanidade e da criação "que geme em dores de parto", concluiu Bento XVI

Segundo assinala a Rádio Vaticano, o Dia Internacional das Famílias, instituído pelas Nações Unidas, celebrado ontem, 15 de maio, foi evocado pelo Papa na audiência geral desta quarta-feira, na praça de São Pedro. O Santo Padre fez notar que o tema deste ano – "família e trabalho" referia o equilíbrio a assegurar entre duas questões estritamente ligadas entre si: o trabalho "não deveria criar obstáculos à família, mas pelo contrário apoiá-la e uni-la, ajudá-la a abrir-se à vida e a entrar em relação com a sociedade e com a Igreja".

O Papa fez votos de que o domingo, "dia do Senhor e Páscoa da semana, possa ser mesmo dia de repouso e ocasião para reforçar os elos familiares".

Ao final da catequese Bento XVI se dirigiu aos membros da comunidade católica Shalom que celebra seu 30º aniversário de Fundação e aprovação pontifícia como Associação Internacional de fiéis nas seguintes palavras: "Meu pensamento agora se dirige aos representantes da comunidade católica "Shalom". Caros amigos, vocês comemoram o seu 30º. aniversário. Obrigado pela sua presença! Que esta ocorrência, assim como a aprovação dos seus estatutos, sejam um incentivo para que vocês continuem dando testemunho do Evangelho com entusiasmo. Mas, eu já vejo o seu entusiasmo! Acompanho-vos com a minha oração e a minha bênção, para que vocês possam ser instrumentos alegres do amor e da misericórdia de Deus para todos aqueles que vocês encontrem no seu empenho missionário.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Vaticano observa alguns pontos da resposta lefebvrista ao preâmbulo doutrinal

VATICANO, 16 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou hoje que a Congregação para a Doutrina da Fé tratou em sua sessão ordinária desta quarta-feira o tema da resposta da Fraternidade São Pio X (lefebvristas) ao preâmbulo doutrinal, fazendo algumas observações que serão consideradas nas seguintes discussões com os superiores desta organização no processo para um eventual ingresso na plena comunhão da Igreja Católica.

O comunicado assinala textualmente o seguinte:

"Como foi antecipado por agências de imprensa, hoje, 16 de maio de 2012, reuniu-se a Sessão Ordinária da Congregação para a Doutrina da Fé e se discutiu também o assunto da Fraternidade São Pio X.

Em particular se examinou o texto da resposta de S.Exa. Dom Bernard Fellay, entregue no dia 17 de abril de 2012 e se formulou algumas observações que serão consideradas em ulteriores conversações entre a Santa Sé e a Fraternidade São Pio X.

Em consideração às posições tomadas pelos outros três bispos da Fraternidade São Pio X, sua situação deverá ser tratada separada e singularmente".

A parte final do comunicado se referiria ao rechaço a um acordo com a Santa Sé expresso em uma carta enviada pelos outros três bispos lefebvristas a Fellay. Eles são Richard Williamson –conhecido por negar o holocausto judeu– Bernard Tissier de Mallerais e Alfonso de la Galarreta.

A carta foi enviada pelos bispos em abril deste ano, pouco antes de que Fellay entregasse sua segunda resposta ao Vaticano, logo que em janeiro a primeira resposta da Fraternidade tenha Sid considerada "insuficiente".

Fellay respondeu aos bispos criticando seu "falta de visão sobrenatural e realismo", reconhecendo o Papa Bento XVI como legítimo sucessor de São Pedro e afirmando sobre o Santo Padre que "se (o Papa) expressa uma vontade legítima sobre nós, que é boa, que não é contrária aos mandamentos de Deus, temos o direito de desatender ou rechaçar essa mão estendida?".

Se finalmente se chega a um acordo para o ingresso dos lefebvristas à plena comunhão da Igreja Católica, a figura canônica que poderiam receber para seu reconhecimento seria a de Prelatura Pessoal, similar à do Opus Dei.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Líder lefebvrista otimista sobre possível ingresso à Igreja Católica

WASHINGTON DC, 16 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), expressou seu otimismo sobre um eventual ingresso à plena comunhão com a Igreja Católica, mas lamentou que isto poderia levar a uma divisão interna entre os próprios lefebvristas.

Em declarações a Francis X. Rocca, do Catholic News Service (CNS), Fellay indicou que há uma postura em geral favorável por parte da FSSPX à aproximação à proposta do Vaticano, que poderia passar pela criação de uma Prelatura Pessoal, situação semelhante à do Opus Dei, embora ele mesmo tenha reconhecido que ainda não se chegou a um acordo definitivo.

O bispo lefebvrista indicou que ainda falta "um razoável entendimento de que a estrutura e as condições propostas sejam trabalháveis"

De acordo às declarações de Fellay ao CNS, a Fraternidade S. Pio X espera que lhes seja garantido os pontos relativos às suas práticas e ensinamentos litúrgicos tradicionais, entre outras áreas.

O superior da FSSPX também sublinhou que o ímpeto de uma pronta resolução desta divisão, existente por mais de duas décadas, vem do Papa Bento XVI.

Fellay indicou que "pessoalmente, eu gostaria de ter esperado mais tempo para ver as coisas mais claras, mas uma e outra vez parece que o Santo Padre realmente quer que aconteça agora".

"Penso que o passo do Santo Padre, porque realmente vem dele, é genuíno. Não parece haver nenhuma armadilha. Assim temos que olhar muito de perto e, se possível, avançar".

Fellay também manifestou, em sua entrevista com Francis X. Rocca do CNS, certa abertura a aceitar o Concílio Vaticano II como em continuidade com a tradição da Igreja.

"O Papa diz que o concílio deve ser posto dentro da grande tradição da Igreja, deve ser entendido de acordo com ela. Estas declarações com as quais estamos plenamente de acordo, totalmente, absolutamente. O problema poderia ser na aplicação".

Para o líder lefebvrista, a FSSPX foi um sinal de contradição ante a crescente influencia progressista na Igreja pelo qual elogiou o que ele entende como esforços do Papa Bento XVI para corrigir estes desvios do ensinamento católico e a tradição do Concílio Vaticano II.

Fellay indicou que o Santo Padre o faz "muito delicadamente, tratando de não quebrar coisas, mas busca também de fazer algumas importantes correções".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

VIDA E FAMÍLIA


Sacerdote chileno pede mais apoio às mães e aos nascituros

SANTIAGO, 15 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Por ocasião da celebração do Dia das Mães, o Pe. Marek Burzawa, Vigário Episcopal para a Família em Santiago (Chile), pediu dar melhores condições e cuidados para as mães e para os nascituros.

No editorial do site do Arcebispado de Santiago do dia 10 de maio, o sacerdote refletiu sobre o dom da maternidade e ressaltou a urgência de dar apoio concreto às mulheres para que optem pela "maternidade e pela vida nas melhores condições".

Nesse sentido, destacou o projeto do Governo sobre a nova lei de sala berço, "que faz alguns dias recebemos com alegria e achamos que esta medida é uma contribuição para aliviar àquelas mães que precisam trabalhar, mas não têm a quem confiar o cuidado de seus filhos".
Entretanto, o Pe. Burzawa considerou que ainda faltam iniciativas públicas e privadas no país para gerar uma mudança cultural e apoio concretos para as mães e os bebês.

"Sobre tudo pensando em que a taxa de empregabilidade feminina é uma cifra em aumento, é necessário assumir um compromisso, tanto homens como mulheres, que fomente a segurança e a educação das nossas crianças", exortou finalmente.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

PERFIS


Atlético de Madrid ofereceu título da Europa League à Virgem da Almudena

MADRI, 16 Mai. 12 (ACI/Europa Press) .- O Atlético de Madrid ofereceu nesta quinta-feira o título da Europa League, conquistado em Bucareste ao derrotar na final o Athletic de Bilbao por 3-0, à Virgem da Almudena, Padroeira da capital espanhola, marcando o início dos festejos pela conquista do troféu continental, o segundo do time espanhol nos últimos três anos.

O conjunto branco e vermelho aterrissou em Madrid depois do meio-dia e se deslocou a um restaurante para realizar um almoço de celebração, para que posteriormente os jogadores, a equipe técnica e a diretiva do time saíssem a bordo de um ônibus descoberto para começar seu trajeto pelas ruas da cidade.

Assim, recebendo o calor da torcida desde sua chegada à cidade, os protagonistas se dirigiram à Catedral da Almudena, para realizar o tradicional oferecimento do troféu à Padroeira de Madrid.

"Vamos à igreja de Madrid para dar graças a Deus por este grande título e oferecer a taça à padroeira, que é padroeira também do Atlético. Pedimos-lhe que siga intercedendo por nossa grande família vermelho e branca, por isso estaremos muito agradecidos", assinalou o presidente do clube Enrique Cerezo em seu breve discurso.

Por sua parte, o Bispo Auxiliar de Madrid, Dom César Franco, anfitrião na Basílica devido à ausência de Dom Antonio María Rouco Varela, com uma audiência em Roma, felicitou ao conjunto de Madrid por um título que "faz que todos os madrilenhos se sintam especialmente orgulhosos".

"Agradecemos por este detalhe de trazer esta Copa aos pés da Virgem Padroeira, que desde tempos imemoráveis segue protegendo a todos os madrilenhos. Damos-lhes muito sinceramente os parabéns e queremos recalcar os valores do esporte", afirmou o bispo.

Posteriormente, Enrique Cerezo, junto ao técnico Diego Pablo Simeone e os três capitães, Antonio López, Luis Amaranto Perea e Gabi, ofereceram o troféu conquistado e um buquê de flores à Virgem da Almudena.

Depois deste primeiro ato, o time voltou a subir no ônibus para dirigir-se à Prefeitura de Madrid, onde recebidos pela prefeita, Ana Botella, e ofereceram o título no balcão do Palácio de Correios.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]