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    domingo, 6 de maio de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4701



    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 6 de maio de 2012 04:51
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4701
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (4 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    REFLEXÃO -  Marcos 4,24-25

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Sáb, 5 de Mai de 2012 7:45 am





    Visite o site das Comunidades Nossa Senhora da Esperança - CNSE-DF: http://www.cnsedf.com.br

    Sábado, 05 de Maio, 2012

    VERSÍCULO:
    “Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos
    medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se
    lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará o que tem†.
    -- Marcos 4,24-25

    REFLEXÃO:
    “Cuidado ouvido com o que ouve... o Salvador está olhando
    pra você, cuidado ouvido com o que ouve†. Deus não quer apenas
    ser ouvido; ele quer que sua Palavra entre em nossos corações e
    mude nossas vidas. Quanto mais recebemos a bênção das palavras
    de Deus, mais devemos nos mudar. Senão, o problema não está
    com a mensagem, mas com o ouvinte!

    ORAÇÃO:
    Por favor, abra meus olhos, meus ouvidos, meu coração e minha
    mente, Pai querido, para que eu possa me receber a sua mensagem
    na minha vida. Conceda-me a benção para que o que eu ouço na sua
    palavra possa ser refletido na minha vida.
    Por NOsso Senhor Jesus Cristo. Amém.
    2.

    VIDEIRA - VINHA Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Sáb, 5 de Mai de 2012 7:33 pm





    VIDEIRA-VINHA !

    - "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

    As alusões à Videira na Bíblia manifestam que a sua plantação e exploração já eram conhecidas e comuns nos tempos antigos.

    Os antigos atribuíam a origem da vinha, como doutras coisas naturais, aos deuses.

    Baco era o deus do vinho.

    A Bíblia desmitiza tal lenda e atribui-a simplesmente a Noé; e fá-­lo numa narração cheia de ironia, contra os abusos do vinho :

    - "Noé, que era agricultor, começou a lavrar a terra e plantou a primeira vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se e despiu-se dentro da sua tenda". (Gn. 10/20-21).

    A Bíblia aproveita também para, lendariamente, explicar a hostilidade reinante entre o povo bíblico e os cananeus, dando-nos em verso o testemunho de Noé, processo literário utilizado noutros casos análogos . (cf.Gn.27/27sg: 49/1 sg.).

    A Videira era normalmente plantada nas encostas, não só para estarem mais expostas ao sol como também porque aí não era tão fácil semear os cereais.

    O solo devia ser limpo de pedras e trabalhado de modo a ficar em leiras como em terraços e, para ficar protegido contra os animais selvagens, era rodeado com uma sebe ou uma parede, e ainda devia ter uma espécie de torre de vigia.

    Assim o explica Isaías :

    - "O meu amado possuía uma vinha numa colina fértil. Cavou-a, tirou-lhe as pedras, e plantou-a de bacelo escolhido. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu nela um lagar...".(Is.5/1-2).

    Os cuidados com a vinha são mencionados em várias passagens da Bíblia :

    - "Passei pelo campo do preguiçoso e pela vinha do homem insensato, e vi que tudo estava cheio de urtigas, que os espinhos cobriam o solo e o muro de pedra estava por terra". (Prov.24/30-31).

    - "Cantai a vinha formosa! Sou Eu, o Senhor, que a guardo : rego-a no momento oportuno a fim de que os seus sarmentos não murchem, e a guardo de dia e de noite, e nada tenho contra ela". (Is.27/2-4).

    As vindimas eram uma ocasião de festa como o prova a Festa dos Tabernáculos e como é mencionado em Silo :

    - "Eis que se aproxima a festa anual do Senhor em Silo[...]Ide e escondei-vos nas vinhas. Quando virdes as filhas de Silo saírem para dançar juntas, saí de repente das vinhas e cada qual tome uma para mulher...". (Jz.21/19-21).

    No tempo do festival havia danças nos campos, e muita alegria, pelo que Moab se lamenta depois do regresso dos Israelitas do exílio :

    - "A alegria e o regozijo desapareceram dos campos e nas vinhas não há cânticos nem gritos de júbilo. Não mais se pisa vinho nos lagares, cessou a voz dos pisadores". (Is. 16/10).

    A Bíblia usa metaforicamente a videira :

    - Como Israel.

    - "Eu te plantei como vinha escolhida, com sarmentos de boa qualidade". (Jer.2/21).

    - Como Sabedoria.

    - "Cresci como a videira de frutos de agradável odor". (Ecli.24/23).

    - Como uma esposa.

    - "A tua esposa, qual videira fecunda no interior do teu lar". (Sl.128/3).

    - Como a casa real de Judá.

    - "A tua mãe assemelhava-se a uma videira plantada junto da água, carregada de frutos e folhagem". (Ez.l9/10).

    - Jesus diz, de Si mesmo :

    - "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

    John

    Nascimento

    3.

      LITURGIA EUCARÍSTICA  Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Sáb, 5 de Mai de 2012 7:34 pm





    LITURGIA EUCARÍSTICA !

    *****************

    A celebração da Eucaristia, realizada sobre o Altar, é popularmente conhecida por vários nomes, incluindo "O Santo Sacrifício da Missa" e "Liturgia Eucarística".

    Todavia, a Missa e a Liturgia da Eucaristia são realidades diferentes.

    * A Missa é o sacrifício oferecido em comunhão com o oferecimento de Cristo na Cruz.

    * A Liturgia da Eucaristia é o Dom permanente do Corpo e do Sangue de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, que alimenta e fortifica os que se encontram em peregrinação para Deus.

    Um sacerdote ordenado validamente, com a intenção própria e usando matéria válida e forma correcta, oferece o mesmo sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai em Sexta-feira Santa.

    O sacerdote usa as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia :

    "Isto é o Meu Corpo...Isto é o Meu Sangue...Fazei isto em memória de Mim... (Lc.22,19-20).

    A celebração da Eucaristia é a Missa de sempre, conforme nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

    1345. - Desde o século II, temos o testemunho de S. Justino, mártir, sobre as grandes linhas do desenrolar da celebração eucarística. Permaneceram as mesmas até aos nossos dias, em todas as famílias litúrgicas. Eis o que ele escreve, cerca do ano 155, para explicar ao imperador pagão Antonino Pio (138-161) o que fazem os cristãos :

    No dia que chamam Dia do Sol, realiza-se a reunião num mesmo lugar de todos os que habitam a cidade e o campo.

    Lêem-se as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas, na medida em que o tempo o permite.

    Quando o leitor acabou, aquele que preside toma a palavra para incitar e exortar à imitação dessas belas coisas.

    Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações por nós mesmos(...) e por todos os outros, onde quer que estejam, para que sejamos encontrados justos por nossa vida e acções, e fiéis aos mandamentos, e assim obtenhamos a salvação eterna.

    Terminadas as orações, damo-nos um ósculo uns aos outros.

    Depois, apresenta-se, àquele que preside aos irmãos, pão e uma taça de água e vinho misturados.

    Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do Universo, pelo nome do Filho e do Espirito Santo, e dá graças (em grego : eucharistian) longamente, por termos sido julgados dignos destes dons.

    Quando ele termina as orações e acções de graças, todo o povo presente solta uma aclamação, dizendo : Amen.

    Depois de aquele que preside ter feito a acção de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem, a todos os que estão presentes, pão, vinho e água "eucaristisados" e também os levam aos ausentes....

    .....................................................

    Presentemente, a celebração da Eucaristia processa-se assim :

    Com Cristo para o Pai. Sobre o altar, Jesus, que esteve presente na assembleia, no sacerdote e na Liturgia da Palavra, irá ficar presente sob as espécies do pão e do vinho.

    A nossa oferta. O pão e o vinho são frutos da terra, que Deus confiou ao homem, com todas as suas riquezas. Oferecendo-os ao Senhor é a nós mesmos, é a nossa vida inteira que oferecemos ao Pai.

    Oração Eucarística. Ponto central e culminante de toda a celebração, a "Oração Eucarística" é :

    - Uma oração de acção de graças, dirigida ao Pai, por meio de Jesus, pelo sacerdote, em nome da assembleia.

    - Uma acção sagrada, no decorrer da qual se opera a Transubstanciação do pão e do vinho no Corpo do Senhor Jesus Cristo.

    Acção de Graças. Para o Pai se dirige o louvor e a glorificação da assembleia, a que se une toda a Igreja, assim como a criação inteira.

    Memorial da Morte e Ressurreição. Evoca-se a Última Ceia, os gestos e as palavras de Jesus. Os dons por nós oferecidos ficam consagrados. São agora a Hóstia pura, santa e imaculada, apresentada ao Pai e oferecida pela assembleia, para sua salvação.

    Convívio Pascal. É o banquete do Corpo e do Sangue do Senhor. Quem será, porém, digno de participar nesse banquete ?

    Oração Dominical. É a oração que Jesus nos ensinou que serve de preparação para a Comunhão, que podemos rezar de mãos dadas.

    No Abraço da Paz. Formamos um só Corpo. Com o rito da paz exprimimos o nosso desejo de reconciliação com os irmãos para nos apresentarmos sem ódio no coração.

    Comunhão com Deus e os Irmãos. A Comunhão é o alimento que nos robustece e fortifica nas dificuldades da nossa caminhada. Unidos caminharemos para Deus.

    A Nossa Missão. Agora, mais comprometidos na acção de graças, vamos continuar junto dos nossos irmãos a "louvar e a bendizer a Deus", vamos continuar a nossa Eucaristia.

    John

    Nascimento

    4.

    Escuta da Palavra e Meditação - 6/5/2012 - Sem mim vocês n

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Sáb, 5 de Mai de 2012 8:03 pm




    Visite o site das Comunidades Nossa Senhora da Esperança - CNSE-DF: http://www.cnsedf.com.br

    Leituras do dia:

    At 9,26-3
    1Jo 3,18-24
    Sl 22(21)

    ESCUTA DA PALAVRA -VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São João 15,1-8

    "- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
    - Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    João, no seu evangelho, apresenta mais uma autoproclamação de Jesus na qual diz ser, ele próprio, a videira verdadeira.

    No evangelho de João são inúmeras as autoproclamações de Jesus: eu sou... o pão da vida, o pão descido do céu, a luz do mundo, a porta das ovelhas, o bom pastor, a ressurreição, o caminho, a verdade e a vida, e, agora, a videira.

    Com esta última autoproclamação, Jesus acentua a íntima relação que existe entre seus discípulos e ele. A imagem usada é a da videira, cujo cultivo era comum nas civilizações antigas em vista da produção do vinho.

    A poda dos ramos nos quais não brotaram frutos, a fim de fortalecerem os ramos carregados, era uma prática comum no seu cultivo. A simbologia da videira é muito usada no Antigo Testamento, representando o povo de Israel. Jesus lhe dá um novo sentido.

    Todos, sem discriminações de raça, religião ou condição social, em todos os tempos, são seus ramos. É a perspectiva universalista do dom do amor divino e da vida eterna.

    Aos ramos cabe dar os frutos. Os ramos sem frutos serão separados da videira. Podemos perceber estes ramos sem frutos em Atos dos Apóstolos (At 9,26-3), naqueles judeus de língua grega que rejeitavam a pregação de Paulo e procuravam matá-lo. O ramo que dá fruto é limpo para que dê mais frutos ainda. O ramo unido à videira é o discípulo que permanece em Jesus e Jesus, nele. É o ramo que é tornado limpo pela acolhida e prática da palavra de Jesus.

    O permanecer em Jesus significa permanecer em comunhão de amor com o próximo e com Deus, já participando da vida eterna.

    A comunidade unida, em comunhão com Jesus e praticando sua palavra, tem como fundamento de sua oração pedir que seja feita a vontade do Pai.

    O Pai é glorificado pela comunidade que dá frutos de amor, no empenho em remover a injustiça do mundo e promover a vida para todos.

    Como vimos, no evangelho de hoje Jesus diz aos seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor... e vos os ramos". Jesus se compara à videira, o Pai é o agricultor, e os ramos somos nós.

    Se nós somos os ramos, como eu posso produzir bons frutos, para não tornar a videira improdutiva. Como colaboradores do projeto de Jesus, é importante e necessário estarmos em comunhão, em união com Ele, para produzir bons frutos para o Reino. E produzindo por frutos, tenhamos certeza que o Pai cuidará, Ele nos limpará, fará tudo para continuemos produzindo, cada vez mais, e melhores frutos.

    Quando cuidamos de uma planta, ela precisa de limpeza, nós chamamos essa limpeza de poda, é a retirada de galhos secos. Quem observa ramos secos só nos outros, quem julga que só eles precisam de ser cortados deve se preocupar com seu próprio orgulho

    No Evangelho, a comunidade de João nos apresenta a lição fundamental: ficar unidos a Jesus para podermos produzir frutos de amor junto aos irmãos. Mas há uma comparação que pode parecer obscura: a poda dos ramos secos. Estes, uma vez cortados, não voltarão mais às videiras.

    Neste ponto, o autor não quer falar de pessoas a serem separadas da Videira, mas de nossos defeitos. São, portanto, as nossas misérias, as infidelidades ao Evangelho, as fraquezas, os pequenos ou grandes pecados que devem ser cortados.

    Precisamos ser podados por Deus de vez em quando, essa poda pode ser dolorida, mas é necessária, para continuarmos crescendo em pureza, em espírito, e devemos aceitá-la com humildade, permanecendo sempre unidos Pai ao Filho e ao Espírito Santo, dando os frutos necessários para o Reino.

    Jesus nos adverte, quanto à possibilidade de nos afastarmos. O que acontece quando nos distanciamos Dele? Deixamos de produzir frutos, secamos e Deus não contará mais com a nossa colaboração em seu projeto de salvação. E como ramos secos, seremos cortados.

    Estar em comunhão com Jesus, dá sentido a nossa vida, pois sem ele nada poderemos fazer. Acredito que no evangelho de hoje Jesus deixa muito clara, como o Pai está unido a Ele, e nós a Jesus.

    Enquanto estivermos ligados a Jesus, ao tronco, recebemos dele a seiva que vem do Pai, e temos vida, temos amor. Ao nos desligarmos dele, nos distanciamos de Jesus e do amor do Pai, em conseqüência a vida perde o sentido, seca e morre. Unidos a Ele glorificaremos ao Pai com nossas ações pelo Reino. Temos a garantia de Jesus, que permanecendo unidos a Ele, poderemos pedir o que quisermos e nos será dado.

    Como somos comprometidos e aderimos a Jesus, sabemos que devemos ter cuidados com o pedimos. Deixemos de ser egoísta, é pensando no evangelho de ontem, peçamos a paz de Cristo, para nós, para o mundo.

    Peçamos força, coragem e perseverança, para continuarmos firmes em nossa caminhada em busca da justiça, do amor fraterno, para que permaneçamos sempre unidos a Cristo, e assim produzir frutos de amor, de vida. Peçamos pela união das famílias, para que exista a união entre os cristãos.

    Com certeza se cada um de nós fizer a sua parte, unidos a Jesus, poderemos sim transformar nossa comunidade, nossa família, ter uma sociedade sem corrupção, violência, injustiças... Onde predomine o amor e a valorização da vida.

    Reflexão Apostólica:

    O que posso esperar de mim sem Deus? É possível viver no mundo esquecendo Deus?

    Uma coisa a ser refletida: Sim, é possível viver sem Deus (calma, vou explicar), pois assim vivem aqueles que não acreditam, não crêem, por isso não precisam ser comprometer. É possível viver sem acreditar em nada e somente em si mesmo. Sim, isso também é possível. Preferir não acreditar em Deus também é possível, MAS como vive aquele que não crê? Em que se apóia nos momentos de dificuldade? A quem busca?

    Então precisamos levantar um grande paradoxo: O descrente desconhece ou não reconhece que Deus ainda continua a acompanhá-lo.

    "(…) Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. MAS OS OLHOS ESTAVAM-LHES COMO QUE VENDADOS E NÃO O RECONHECERAM". (Lc 24,13-16)

    Se pudéssemos comparar assim, diríamos que aquele que prefere ficar longe ou não acreditar na Boa Nova é um CACTO PLANTADO NUM LOCAL ONDE NÃO FALTA CHUVA.

    Diferentemente dos seus "irmãos" (refiro-me aos cactos) que tem um motivo real (a seca, a aridez, a falta d água) para ser daquele jeito, esse cacto prefere continuar seco sem motivos aparentes. Ele não é isso que demonstra. Por vezes até vemos flores brotando no calar da noite, mas ao amanhecer as vemos no chão. Tem medo de mostrar que tem flores.

    Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto que nasceu no terreno úmido, tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo.

    É escravo da mídia, do prazer, da moda, da TV e de si mesmo. É escravo da vergonha de admitir que crê em Deus, que deseja um mundo melhor e mais humano; é escravo de sua própria imaginação a torturá-lo no que pensam ou que andam falando de si; é um ser cismado, pé-atrás, arisco… Engraçado! Foi por você que Jesus se deu na cruz.

    Deus não precisa de nós, mas contrapondo a lógica humana, Ele quer precisar. Sente nossa falta, insiste em nos acompanhar, nos momentos certos nos poda, nos que ver crescer, mas respeita a vontade daqueles que preferem ficar longe.

    Talvez Claudinho e Buchecha tenham de forma simples, em uma das suas canções mais famosas, apresentado a relação de nossa existência perante o amor de Deus: "(…) Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você. Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você… Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim… (…) Tô louco prá te ver chegar Tô louco prá te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração… Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo…". (Fico assim sem você – Claudinho e Buchecha)

    Ninguém precisa ser só ainda mais se sabe que Deus o ama. O problema é que ainda existem muito que nunca foram apresentados a esse amor. São ramos secos por não saber da videira.

    Se tudo isso que narrei é direcionado ao que não crê, imaginemos a decepção de Deus perante aqueles que o conhecem, mas não o ouvem?

    Temos muito que o fazer. A começar em nós mesmos!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Espírito de adesão ao Senhor, une-me cada vez mais profundamente a Jesus. Senhor Jesus, que minha união contigo leve-me a produzir, sempre mais, os frutos de amor e de justiça esperados por ti.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Produzir os frutos que o Pai espera de mim..

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

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    --



































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














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    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo