segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA EUCARÍSTICA Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 5 de maio de 2012 19:34:42 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO]  LITURGIA EUCARÍSTICA  Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

                                                 LITURGIA EUCARÍSTICA !

                                    *****************

<clip_image002.jpg>            A celebração da Eucaristia, realizada sobre o Altar, é popularmente conhecida por vários nomes, incluindo "O Santo Sacrifício da Missa" e "Liturgia Eucarística".

            Todavia, a Missa e a Liturgia da Eucaristia são realidades diferentes.

            * A Missa é o sacrifício oferecido em comunhão com o oferecimento de Cristo na Cruz.

            * A Liturgia da Eucaristia é o Dom permanente do Corpo e do Sangue de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, que alimenta e fortifica os que se encontram em peregrinação para Deus.

       Um sacerdote ordenado validamente, com a intenção própria e usando matéria válida e forma correcta, oferece o mesmo sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai em Sexta-feira Santa.

            O sacerdote usa as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia :

            "Isto é o Meu Corpo...Isto é o Meu Sangue...Fazei isto em memória de Mim... (Lc.22,19-20).

            A celebração da Eucaristia é a Missa de sempre, conforme nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

 

            1345. - Desde o século II, temos o testemunho de S. Justino, mártir, sobre as grandes linhas do desenrolar da celebração eucarística. Permaneceram as mesmas até aos nossos dias, em todas as famílias litúrgicas. Eis o que ele escreve, cerca do ano 155, para explicar ao imperador pagão Antonino Pio (138-161) o que fazem os cristãos :

                        No dia que chamam Dia do Sol, realiza-se a reunião num mesmo lugar de todos      os que habitam a cidade e o campo.

                        Lêem-se as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas, na medida em       que o tempo o permite.

Quando o leitor acabou, aquele que preside toma a palavra para incitar e exortar à imitação dessas belas coisas.

Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações por nós mesmos(...) e por todos os outros, onde quer que estejam, para que sejamos encontrados justos por nossa vida e acções, e fiéis aos mandamentos, e assim obtenhamos a salvação eterna.

                        Terminadas as orações, damo-nos um ósculo uns aos outros.

             Depois, apresenta-se, àquele que preside aos irmãos, pão e uma taça de água e vinho misturados.

Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do Universo, pelo nome do Filho e do Espirito Santo, e dá graças (em grego : eucharistian) longamente, por termos sido julgados dignos destes dons.

                        Quando ele termina as orações e acções de graças, todo o povo presente solta uma aclamação, dizendo : Amen.

Depois de aquele que preside ter feito a acção de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem, a todos os que estão presentes, pão, vinho e água "eucaristisados" e também os levam aos ausentes....

                        .....................................................

            Presentemente, a celebração da Eucaristia processa-se assim :

            Com Cristo para o Pai. Sobre o altar, Jesus, que esteve presente na assembleia, no sacerdote e na Liturgia da Palavra, irá ficar presente sob as espécies do pão e do vinho.

            A nossa oferta. O pão e o vinho são frutos da terra, que Deus confiou ao homem, com todas as suas riquezas. Oferecendo-os ao Senhor é a nós mesmos, é a nossa vida inteira que oferecemos ao Pai.

            Oração Eucarística. Ponto  central e  culminante  de toda a celebração, a "Oração Eucarística" é :

- Uma oração de acção de graças, dirigida ao Pai, por meio de Jesus, pelo sacerdote, em nome da assembleia.

- Uma acção sagrada, no decorrer da qual se opera a Transubstanciação do pão e do vinho no Corpo do Senhor Jesus Cristo.

            Acção de Graças. Para o Pai se dirige o louvor e a glorificação da assembleia, a que se une toda a Igreja, assim como a criação inteira.

            Memorial da Morte e Ressurreição. Evoca-se a Última Ceia, os gestos e as palavras de Jesus.             Os dons por nós oferecidos ficam consagrados. São agora a Hóstia pura, santa e imaculada, apresentada ao Pai e oferecida pela assembleia, para sua salvação.

            Convívio Pascal. É o  banquete do Corpo e  do  Sangue  do  Senhor.  Quem será, porém, digno de participar nesse banquete ?

            Oração Dominical. É a oração que Jesus nos ensinou que serve de preparação para a Comunhão, que podemos rezar de mãos dadas.

            No Abraço da Paz. Formamos um só Corpo. Com o rito da paz exprimimos o nosso desejo de reconciliação com os irmãos para nos apresentarmos sem ódio no coração.

            Comunhão com Deus e os Irmãos. A Comunhão é o alimento que nos robustece e fortifica nas dificuldades da nossa caminhada. Unidos caminharemos para Deus.

            A Nossa Missão. Agora, mais comprometidos na acção de graças, vamos continuar junto dos nossos irmãos a "louvar e a bendizer a Deus", vamos continuar a nossa Eucaristia.

 

                                                John <clip_image004.jpg>

                                                           Nascimento

         

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]