segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] VIDEIRA - VINHA Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 5 de maio de 2012 19:33:17 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] VIDEIRA - VINHA Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

                                           VIDEIRA-VINHA !

 

<clip_image001.jpg>            - "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

           

As alusões à Videira na Bíblia manifestam que a sua plantação e exploração já eram conhecidas e comuns nos tempos antigos.

            Os antigos atribuíam a origem da vinha, como doutras coisas naturais, aos deuses.

            Baco era o deus do vinho.

            A Bíblia desmitiza tal lenda e atribui-a simplesmente a Noé; e fá-­lo numa narração cheia de ironia, contra os abusos do vinho :

            - "Noé, que era agricultor, começou a lavrar a terra e plantou a primeira vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se e despiu-se dentro da sua tenda". (Gn. 10/20-21).

             A Bíblia aproveita também para, lendariamente, explicar a hostilidade reinante entre o povo bíblico e os cananeus, dando-nos em verso o testemunho de Noé, processo literário utilizado noutros casos análogos . (cf.Gn.27/27sg: 49/1 sg.).

            A Videira era normalmente plantada nas encostas, não só para estarem mais expostas ao sol como também porque aí não era tão fácil semear os cereais.

            O solo devia ser limpo de pedras e trabalhado de modo a ficar em leiras como em terraços e, para ficar protegido contra os animais selvagens, era rodeado com uma sebe ou uma parede, e ainda devia ter uma espécie de torre de vigia.

            Assim o explica Isaías :

            - "O meu amado possuía uma vinha numa colina fértil. Cavou-a, tirou-lhe as pedras, e plantou-a de bacelo escolhido. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu nela um lagar...".(Is.5/1-2).

             Os cuidados com a vinha são mencionados em várias passagens da Bíblia :

            - "Passei pelo campo do preguiçoso e pela vinha do homem insensato, e vi que tudo estava cheio de urtigas, que os espinhos cobriam o solo e o muro de pedra estava por terra". (Prov.24/30-31).

            - "Cantai a vinha formosa! Sou Eu, o Senhor, que a guardo : rego-a no momento oportuno a fim de que os seus sarmentos não murchem, e a guardo de dia e de noite, e nada tenho contra ela". (Is.27/2-4).

             As vindimas eram uma ocasião de festa como o prova a Festa dos Tabernáculos e como é mencionado em Silo :

            - "Eis que se aproxima a festa anual do Senhor em Silo[...]Ide e escondei-vos nas vinhas. Quando virdes as filhas de Silo saírem para dançar juntas, saí de repente das vinhas e cada qual tome uma para mulher...". (Jz.21/19-21).

             No tempo do festival havia danças nos campos, e muita alegria, pelo que Moab se lamenta depois do regresso dos Israelitas do exílio :

            - "A alegria e o regozijo desapareceram dos campos e nas vinhas não há cânticos nem gritos de júbilo. Não mais se pisa vinho nos lagares, cessou a voz dos pisadores". (Is. 16/10).

             A Bíblia usa metaforicamente a videira :

                        - Como Israel.

            - "Eu te plantei como vinha escolhida, com sarmentos de boa qualidade". (Jer.2/21).

                        - Como Sabedoria.

            - "Cresci como a videira de frutos de agradável odor". (Ecli.24/23).

                        - Como uma esposa.

            - "A tua esposa, qual videira fecunda no interior do teu lar". (Sl.128/3).

                        - Como a casa real de Judá.

            - "A tua mãe assemelhava-se a uma videira plantada junto da água, carregada de frutos e folhagem". (Ez.l9/10).

                        - Jesus diz, de Si mesmo :

            - "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

           

                                                               John<clip_image003.jpg>

                                                            Nascimento      

           

 

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]