sexta-feira, 25 de maio de 2012

Garçom do papa que vazou documentos secretos é preso

Tarja Vaticano e o Papa
 
25/05/2012 - 11:46
 

Igreja

Garçom do papa que vazou documentos secretos é preso

Vaticano vai interrogar assistente de Bento XVI responsável pelo VaticanLeaks

Bento XVI chegou a criar uma comissão de inquérito para investigar VaticanLeaks Bento XVI chegou a criar uma comissão de inquérito para investigar VaticanLeaks (Vincenzo Pinto / AFP)
O homem com a posse ilegal de documentos secretos da Santa Sé que vazaram à imprensa no caso VaticanLeaks foi preso pela polícia Vaticana nesta sexta-feira - e ele era o assistente de câmara (garçom) do papa, Paolo Gabriele, segundo a imprensa italiana. O 'corvo da Santa Sé', como é conhecido na Itália,  foi direcionado para o 'promotor de Justiça' do Vaticano, Nicola Picardi.
O vice-diretor da sala de imprensa do pequeno estado, Ciro Benedittini, que informou sobre a detenção, ainda não confirmou o nome do detido. Enquanto isso, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou que os agentes da polícia local haviam encontrado os documentos secretos com uma pessoa que seria questionada 'para maiores averiguações'.
A prisão ocorreu após as investigações dos últimos dias, pelo Vaticano, para esclarecer os casos de vazamento de documentos secretos enviados ao papa Bento XVI e seu secretário. Os procedimentos que levaram à localização e prisão de Gabriele foram realizados segundo as instruções da comissão de cardeais e sob a direção do promotor de Justiça.
A comissão de cardeais, formada por três membros - Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi -, foi criada depois da rede de televisão italiana A7 publicar cartas enviadas pelo ex-secretário-geral do governo da Cidade do Vaticano, Carlo Maria Viganó, a Bento XVI, nas quais denunciava a 'corrupção e má gestão' na administração vaticana. No último dia 19, o livro Sua Santidade, as Cartas Secretas de Bento XVI, do jornalista Gianluigi Nuzzi, chegou às livrarias com uma centena de documentos vazados do Vaticano que revelam tramas e intrigas no pequeno estado.
(Com agência EFE)

  Tags

Comentários


comentar
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]