Rede social
Mensagens atribuídas a CEO do Facebook mostram como brasileiro foi tirado da sociedade
Mark Zuckerberg teria diluído participação de Eduardo Saverin na rede social e dito que ex-colega pertencia à máfia brasileira
Leia também:
Facebook recusa pedidos de reserva de ações
Procura por ações do Facebook será maior que a oferta
Facebook pretende abrir capital no dia 18 de maio
Brasil é 2º país com mais usuários no Facebook, diz site
Em VEJA: Saverin fala sobre a rede social
Brasileiro do Facebook renuncia à cidadania americana
Segundo as conversas publicadas pelo Business Insider, Zuckerberg trabalhou intensamente para tirar Saverin do negócio entre julho de 2004 e janeiro de 2005. Sua estratégia foi diminuir gradativamente a participação do brasileiro no site, tirando seu poder de opinar nas decisões da empresa.
"Vou comprar a companhia que criamos e dar uma quantidade menor de ações ao Saverin. Dessa forma, terei o controle total sobre o novo negócio", disse Zuckerberg ao amigo Sean Parker, cofundador do Napster (site que fornecia músicas para download gratuito na internet e que foi tirado do ar pela Justiça americana).
Ainda de acordo com as mensagens, Zuckerberg julgava que Saverin tinha seus próprios planos, o que acaba retardando a estratégia do Facebook. "Ele tinha que montar a companhia, conseguir investimentos e montar um modelo de negócios, mas falhou nas três tarefas", disse o CEO da rede social. O resto da história é conhecida. Saverin de fato teve sua participação reduzida, mas saiu da história com um polpudo acordo mantido sob sigilo.
Na semana passada, o brasileiro renunciou à cidadania americana. Segundo analistas, ele tomou a decisão para evitar o pagamento de impostos devidos ao governo dos Estados Unidos com a provável abertura de capital do Facebook. Estima-se que ele ainda detenha 4% de participação da rede social, o que pode lhe render cerca de 3,8 bilhões de dólares em uma eventual venda de papéis.
Leia também
Temas
Redes Sociais
Internet
Manchetes de VEJA
Dólar fecha acima de R$ 2 pela 1ª vez em 3 anos
+ Lidas
O que foi destaque
Serviços
Assinaturas
+ 6 meses grátis!
Comentários