domingo, 20 de maio de 2012

Perseguição aos cristãos - Atentados durante 2 cerimônias religiosas deixam 23 mortos na Nigéria


Blogs e Colunistas
30/04/2012
às 7:27

Perseguição aos cristãos - Atentados durante 2 cerimônias religiosas deixam 23 mortos na Nigéria

No Estadão:
Terroristas atacaram ontem pessoas que participavam de uma cerimônia religiosa num campus universitário na cidade de Kano, norte da Nigéria, usando pequenos explosivos para expulsar fiéis em pânico e, em seguida, matá-los num atentado em que pelo menos 18 pessoas perderam a vida, informaram as autoridades.
Homens armados também atacaram uma Igreja Cristã na cidade de Maiduguri, matando quatro fiéis e o pastor. A cidade é considerada reduto espiritual do grupo radical islâmico Boko Haram, que quer adotar a lei islâmica (sharia) no país, até mesmo nas áreas cristãs, e exige a libertação de seus seguidores que estão presos.
Em Kano, os atiradores escolheram uma parte antiga do campus da Universidade Bayero, onde grupos religiosos usam um teatro e outros locais para realizar serviços religiosos, segundo o porta-voz da polícia local, Ibrahim Idris. Muitas outras pessoas ficaram gravemente feridas. “Quando chegamos ao local, eles já haviam desaparecido usando suas motos”, afirmou.
Depois do ataque, a polícia e soldados do Exército isolaram o campus enquanto tiros eram ouvidos pelas ruas próximas. Abubakar Jibril, porta-voz da Agência Nacional de Administração de Emergências da Nigéria, disse que as forças de segurança não permitiram que socorristas entrassem no campus. Os soldados impediram também o ingresso de jornalistas na universidade.
“Lançavam explosivos e faziam disparos, provocando muito pânico entre os fiéis. Depois os perseguiram abrindo fogo contra eles. Também atacaram outra cerimônia no complexo desportivo”, disse uma testemunha, acrescentando que eles chegaram em um veículo e duas motocicletas.
Segundo informações colhidas por Andronicus Adeyemo, representante da Cruz Vermelha nigeriana, em hospitais e necrotérios da cidade, o ataque deixou pelo menos 18 mortos. Várias pessoas ficaram feridas, embora a agência não dispusesse imediatamente de um número exato.
Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. Mas Idris disse que os atiradores usaram na ação pequenos explosivos acondicionados em latinhas de refrigerantes, método já usado pelo Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é um pecado”.
O Boko Haram vem lançando uma luta sectária cada vez mais intensa contra o frágil governo central da Nigéria, usando carros-bomba e fuzis de assalto em ataques em todo o norte do país predominantemente muçulmano, e ao redor da capital, Abuja. Entre as vítimas estão cristãos, muçulmanos e representantes do governo. A seita é acusada de ter assassinado mais de 450 pessoas somente este ano, segundo a agência Associated Press.
Diplomatas e militares afirmam que o Boko Haram está ligado a dois outros grupos terroristas alinhados com a Al-Qaeda na África. Membros da seita também teriam sido localizados no norte do Mali, uma região que rebeldes tuaregues e islâmicos radicais passaram a controlar no mês de março. Em janeiro, um ataque coordenado do Boko Haram contra edifícios do governo e outros locais em Kano, matou pelo menos 185 pessoas. Desde então, o grupo foi responsabilizado por ataques a delegacias de polícia e por atentados menores na cidade.
(…)
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA




25 Comentários

  1. Paula Bettega
    -
    01/05/2012 às 13:26
    Grande Rei!
    Discípulo fiel de Olavo de Carvalho.
  2. igor
    -
    01/05/2012 às 9:51
    Concordo ainda com os comentarios abaixo… Outro dia soldados americanos queimaram um Corao e foi um rebu na midia mundial… (Esquecem-se que todos os dias os islamitas queimam bandeiras dos EUA, de Israel, etc, ofendendo igualmente os cidadaos destes paises) Enquanto isso, diante de mais este ato monstruoso, a imprensa SEQUER PRONUNCIA as duas palavrinhas proibidas: RADICAIS ISLAMICOS. Eis a cartilha do politicamente correto….
  3. igor
    -
    01/05/2012 às 9:46
    Isla… uma religiao de paz… Gostaria de saber onde estao as flotilhas e as flytilhas agora…
  4. Paciência tem limite
    -
    30/04/2012 às 23:45
    Só para esclarecer: me dirigi ao tal Sérgio - 30/04/2012 às 10:53.
    Fico indignada com a leviandade como esse pessoal da esgotosfera se refere à Igreja Católica quando OS FATOS DO ARTIGO MOSTRAM A MORTE DE INOCENTES REZANDO PARA CRISTO! QUE HORROR TANTA FALTA DE COMPAIXÃO!
  5. Paciência tem limite
    -
    30/04/2012 às 23:41
    Esse pessoal deveria ter vergonha de fazer papel de idiota útil. Vai estudar, infeliz, ao invés de ficar repetindo como papagaio cartilha da esquerda financiada com dinheiro público! Quem é que faz essas afirmações? As Ongs internacionais? Os intelectuais de esquerda? Vai ler gente séria como Edwin Black em “A Guerra contra os Fracos – A eugenia e a campanha norte-americana para criar uma raça superior” para depois tentar balbuciar alguma coisa!
  6. Paciência tem limite
    -
    30/04/2012 às 23:38
    Vai estudar, infeliz!, ao invés de ficar repetindo como papagaio cartilha da esquerda financiada com dinheiro público! Quem é que faz essas afirmações? As Ongs internacionais? Os intelectuais de esquerda? Vai ler gente séria como Edwin Black em “A Guerra contra os Fracos – A eugenia e a campanha norte-americana para criar uma raça superior” para depois tentar balbuciar alguma coisa!
    Esse pessoal deveria ter vergonha de fazer papel de idiota útil.
  7. OLHA O EMREGADO DO ESGOTO AÍ!
    -
    30/04/2012 às 23:30
    REINALDOX NO DOENTE!!!: Sérgio - 30/04/2012 às 10:53
  8. Luiz Bernardes
    -
    30/04/2012 às 17:50
    Em tempo, esqueci de mencionar os cristãos coptas do Egito.
  9. Luiz Bernardes
    -
    30/04/2012 às 17:41
    Onde estão os islamitas amantes da paz e da tolerancia que não dão um pio?É Nigéria é Sudão é Tailandia. Cadê a ONU e
    as ONGS e aos ativistas que estão sempre batendo em Israel?
  10. Rodrigo
    -
    30/04/2012 às 15:59
    Ah, mas Arnaldo Jabour deve estar a rodopiar e urrar de alegria com mais essa notícia!!!
  11. new t
    -
    30/04/2012 às 13:19
    Cota pra cristão.
  12. Ivan
    -
    30/04/2012 às 12:42
    No Globo de hoje…a grande “moral” católica…$$$
    “Uma fonte da Santa Sé contou à agência de notícias italiana Ansa que “apesar da relutância inicial”, o então vigário-geral de Roma, o cardeal Ugo Poletti, “face a um montante tão conspícuo, deu sua benção” para o controverso sepultamento de Enrico De Pedis, chefe do grupo mafioso Banda de Magliana, da capital italiana. O dinheiro teria sido usado em missões e na restauração da Basílica de São Apolinário, onde De Pedis foi colocado, ao lado de papas e cardeais, após seu assassinato em 1990.”
  13. LUIZ OLIVEIRA
    -
    30/04/2012 às 11:49
    Isso é o que dá digitar rápido demais e não corrigir: na verdade o grão mufti da Arábia Saudita afirmou que as igrejas deveriam ser destruídas em todo o Oriente Médio e não apenas na Arábia saudida. Onde se lê “mesquistas” leia-se mesquitas
  14. Manoel Geraldo da Silva Junior
    -
    30/04/2012 às 11:47
    Sr.Reinaldo Azevedo,
    Sobre a perseguição aos cristãos, existe e muito de uma forma velada em muitos países( principalmente no oriente). Existe uma entidade chamada Missão Portas Abertas, que trabalha a mais de 50 anos procurando ajudar aos que sofrem perseguição, foi fundada por um holandês que é conhecido como André.
    http://www.portasabertas.org.br/
    Existe uma Igreja no Egito que pediu licença ao governo para pinta-la, e ainda não conseguiu(já faz 18 anos que tenta.
  15. LUIZ OLIVEIRA
    -
    30/04/2012 às 11:44
    Lamentável mais essa tragédia perpetrada por esses radicais islâmicos. Interessante que em nenhum momento a notícia se refere ao fato de que o Boko Haram é formado por militantes extremistas islâmicos. A imprensa ocidental tem pruridos, tem muita sensibilidade em dar nomes aos bois quando se trata do terrorismo islâmico. Não repercute, por exemplo, que o grão mufti da Arábia Saudita, Xeique Abdul Aziz bin Abdullah, presidente do Conselho Supremo dos Ulemas, uma espécie de “Papa” dos mulçumanos, afirmou claramente que as igrejas teriam que ser destruídas na Arábia Saudita. Ver a notícia em http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/03/1450322/. Agora imaginem o que aconteceria se Bento XVI afirmasse, naõ que as mesquistas no Ocidente deveriam ser destruídas, mas apenas que não se deveria mais permitir que elas fossem construídas em países ocidentais… O mundo viria abaixo. Isso soaria como declaração de guerra aos ouvidos mulçumanos, centenas de atentados aconteceriam no Ocidente, milhares de pessoas seriam mortas, e no final de tudo a imprensa ocidental responsabilizaria quem? Bento XVI, logicamente. Mas o papa mulçumano pode declarar que as igrejas cristãs no Oriente Médio devem ser destruídas e a imprensa ocidental não dá um pio. Enquanto isso, mais e mais cristãos vão sendo mortos por esses radicais islâmicos com o silêncio cúmplice e omisso da imprensa ocidental.
    Agora o outro lado: temos que parabenizar Reinaldo Azevedo, por sua coragem, já que é um dos poucos jornalistas ocidentais a falar sobre os fatos como eles realmente são. No caso em questão, é um dos poucos a fazer soar as sirenes para que todos possam ouvir os gritos de desespero dos cristãos perseguidos no mundo, principalmente mulçumano, em decorrência deste ódio mortal chamado Cristofobia.
    Parabéns Reinaldo Azevedo.
  16. Affonso Sampaio
    -
    30/04/2012 às 11:24
    Primitivismo animal aninhada na alma humana; tão cedo não será erradicado. Por quê sofremos tanto? Essa a pergunta que faço aos leitores deste excelente blog.
  17. Marcos F
    -
    30/04/2012 às 11:16
    O mundo está virado do avesso.
    A transferência eletrônica acelerou a corrupção, e criou um ambiente propício aos Senhores da Guerra.
  18. Affonso Sampaio
    -
    30/04/2012 às 11:14
    É a busca do poder mundano travestida de religiosidade.
  19. Silva
    -
    30/04/2012 às 11:12
    É histórica a perseguição aos cristãos. Sempre e das mais variadas formas. Até o nosso querido Supremo os persegue, como não pode com fuzis usa a pseudo retórica ou o pretenso intelectualismo,já bem idiotizados. Todos os nossos poderes e instituições estão aparelhados com esse tipo de gente que persegue sem meias palavras. E há os que buscam o elogiado rótulo de progressista, elegante, um não foda, um libertário que carrega em si a vestimenta reluzente da hipocrisia ou ignorância mesmo. Mas o cristianismo continua crescendo. Porque será? Já pararam para observar?
  20. Truculência em estado bruto
    -
    30/04/2012 às 10:50
    Devem estar querendo tirar o atraso por terem surgido no séc VII pois perceberam que as piores perseguições aos cristãos ocorreram antes, até o séc. IV. Seu modelo moral provavelmente é Nero…
  21. Dalton C. Rocha
    -
    30/04/2012 às 9:49
    Se Alá existe, tudo é permitido.
  22. Nunes
    -
    30/04/2012 às 8:57
    Se Deus e Jesus existem, por que nenhum deles impede esses atentados de acontecer? O Diogo Mainardi e eu estamos certos: não exite nenhum deus. Também sou seu admirador. Vida longa ao você, Rei.
  23. Ed Lascar
    -
    30/04/2012 às 8:43
    Simplesmente não entendo esta nota AP e AFP. Ora, um grupo terrorista islâmico vem matando, com uma constância exemplar, CRISTÃOS! O tal do Boko Haram. POISMUITOBÁIN….porque a nota informa que os extremistas LUTAM CONTRA O GOVERNO se este mesmo governo IMPEDE JORNALISTAS de entrar no cenário do atentado? E por que, se os terroristas são contra o governo, NÃO ATENTAM CONTRA O GOVERNO?? e sim contra CRISTÃOS?
    Alguma coisa está MUITO fora-da-ordem na Nigéria. Os cristãos estão sendo massacrados COM A ANUÊNCIA DO GOVERNO!
  24. P. Faustini
    -
    30/04/2012 às 8:32
    E o que dizem os clérigos muçulmanos taõ estridentes quando alguém queima um corão ou faz uma caricatura de maomé? Esta é a tolerância do islã, eles podem tudo ate nos matar afinal somos infiéis. O ocidente tem que acordar e reagir antes que seja tarde.


Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]