/ Blogs e Colunistas Por Reinaldo Azevedo
30/04/2012
às 7:27Perseguição aos cristãos - Atentados durante 2 cerimônias religiosas deixam 23 mortos na Nigéria
No Estadão:
Terroristas atacaram ontem pessoas que participavam de uma cerimônia religiosa num campus universitário na cidade de Kano, norte da Nigéria, usando pequenos explosivos para expulsar fiéis em pânico e, em seguida, matá-los num atentado em que pelo menos 18 pessoas perderam a vida, informaram as autoridades.
Terroristas atacaram ontem pessoas que participavam de uma cerimônia religiosa num campus universitário na cidade de Kano, norte da Nigéria, usando pequenos explosivos para expulsar fiéis em pânico e, em seguida, matá-los num atentado em que pelo menos 18 pessoas perderam a vida, informaram as autoridades.
Homens armados também atacaram uma Igreja Cristã na cidade de Maiduguri, matando quatro fiéis e o pastor. A cidade é considerada reduto espiritual do grupo radical islâmico Boko Haram, que quer adotar a lei islâmica (sharia) no país, até mesmo nas áreas cristãs, e exige a libertação de seus seguidores que estão presos.
Em Kano, os atiradores escolheram uma parte antiga do campus da Universidade Bayero, onde grupos religiosos usam um teatro e outros locais para realizar serviços religiosos, segundo o porta-voz da polícia local, Ibrahim Idris. Muitas outras pessoas ficaram gravemente feridas. “Quando chegamos ao local, eles já haviam desaparecido usando suas motos”, afirmou.
Depois do ataque, a polícia e soldados do Exército isolaram o campus enquanto tiros eram ouvidos pelas ruas próximas. Abubakar Jibril, porta-voz da Agência Nacional de Administração de Emergências da Nigéria, disse que as forças de segurança não permitiram que socorristas entrassem no campus. Os soldados impediram também o ingresso de jornalistas na universidade.
“Lançavam explosivos e faziam disparos, provocando muito pânico entre os fiéis. Depois os perseguiram abrindo fogo contra eles. Também atacaram outra cerimônia no complexo desportivo”, disse uma testemunha, acrescentando que eles chegaram em um veículo e duas motocicletas.
Segundo informações colhidas por Andronicus Adeyemo, representante da Cruz Vermelha nigeriana, em hospitais e necrotérios da cidade, o ataque deixou pelo menos 18 mortos. Várias pessoas ficaram feridas, embora a agência não dispusesse imediatamente de um número exato.
Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. Mas Idris disse que os atiradores usaram na ação pequenos explosivos acondicionados em latinhas de refrigerantes, método já usado pelo Boko Haram, cujo nome significa “a educação ocidental é um pecado”.
O Boko Haram vem lançando uma luta sectária cada vez mais intensa contra o frágil governo central da Nigéria, usando carros-bomba e fuzis de assalto em ataques em todo o norte do país predominantemente muçulmano, e ao redor da capital, Abuja. Entre as vítimas estão cristãos, muçulmanos e representantes do governo. A seita é acusada de ter assassinado mais de 450 pessoas somente este ano, segundo a agência Associated Press.
Diplomatas e militares afirmam que o Boko Haram está ligado a dois outros grupos terroristas alinhados com a Al-Qaeda na África. Membros da seita também teriam sido localizados no norte do Mali, uma região que rebeldes tuaregues e islâmicos radicais passaram a controlar no mês de março. Em janeiro, um ataque coordenado do Boko Haram contra edifícios do governo e outros locais em Kano, matou pelo menos 185 pessoas. Desde então, o grupo foi responsabilizado por ataques a delegacias de polícia e por atentados menores na cidade.
(…)
(…)
Tags: Nigéria
Links Patrocinados
Splendore Family Club
Apto de 2 e 3 quartos, com lazer completo em Campo dos Goytacazes!
Receitas Deliciosas
Descubra receitas deliciosas com Philadelphia no nosso Facebook.
Fleury Medicina e Saúde
Serviços de Prevenção, Medicina Diagnóstica e Terapêutica. Acesse.
Manchetes de VEJA
CPI do Cachoeira
Segredos de Cavendish preocupam PT e aliados
Reportagem de VEJA mostra as manobras para evitar o depoimento do dono da Delta na CPI. Nos bastidores, ele ameaça revelar...
+ Lidas
O que foi destaque
Serviços
Assinaturas
Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!
+ 6 meses grátis!
Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Deixe o seu comentário
25 Comentários
Discípulo fiel de Olavo de Carvalho.
Fico indignada com a leviandade como esse pessoal da esgotosfera se refere à Igreja Católica quando OS FATOS DO ARTIGO MOSTRAM A MORTE DE INOCENTES REZANDO PARA CRISTO! QUE HORROR TANTA FALTA DE COMPAIXÃO!
Esse pessoal deveria ter vergonha de fazer papel de idiota útil.
as ONGS e aos ativistas que estão sempre batendo em Israel?
“Uma fonte da Santa Sé contou à agência de notícias italiana Ansa que “apesar da relutância inicial”, o então vigário-geral de Roma, o cardeal Ugo Poletti, “face a um montante tão conspícuo, deu sua benção” para o controverso sepultamento de Enrico De Pedis, chefe do grupo mafioso Banda de Magliana, da capital italiana. O dinheiro teria sido usado em missões e na restauração da Basílica de São Apolinário, onde De Pedis foi colocado, ao lado de papas e cardeais, após seu assassinato em 1990.”
Sobre a perseguição aos cristãos, existe e muito de uma forma velada em muitos países( principalmente no oriente). Existe uma entidade chamada Missão Portas Abertas, que trabalha a mais de 50 anos procurando ajudar aos que sofrem perseguição, foi fundada por um holandês que é conhecido como André.
http://www.portasabertas.org.br/
Existe uma Igreja no Egito que pediu licença ao governo para pinta-la, e ainda não conseguiu(já faz 18 anos que tenta.
Agora o outro lado: temos que parabenizar Reinaldo Azevedo, por sua coragem, já que é um dos poucos jornalistas ocidentais a falar sobre os fatos como eles realmente são. No caso em questão, é um dos poucos a fazer soar as sirenes para que todos possam ouvir os gritos de desespero dos cristãos perseguidos no mundo, principalmente mulçumano, em decorrência deste ódio mortal chamado Cristofobia.
Parabéns Reinaldo Azevedo.
A transferência eletrônica acelerou a corrupção, e criou um ambiente propício aos Senhores da Guerra.
Alguma coisa está MUITO fora-da-ordem na Nigéria. Os cristãos estão sendo massacrados COM A ANUÊNCIA DO GOVERNO!