Nossa Senhora de Medjugorje |
- SANTA TERESA D'AVILA E A EUCARISTIA - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE JUNHO DE 2012
- VASSULA RYDEN EXCOMUNGADA MESMO? SIM OU NÃO?
- Quarta Feira IV Semana do Tempo Comum
- Apresentado “Instrumentum Laboris” para o Sínodo sobre a Nova Evangelização
- Aprendendo com o Rosário com o Papa João Paulo II - conclusão
- Meditações sobre Medjugorje
SANTA TERESA D'AVILA E A EUCARISTIA - LITURGIA DIÁRIA , 20 DE JUNHO DE 2012 Posted: 20 Jun 2012 09:46 AM PDT SANTA TERESA D'AVILA E A EUCARISTIA SOBRE O EXTREMOS AMOR COM QUE JESUS SE DÁ NA EUCARISTIA VENDO O BOM JESUS QUE SEU AUXÍLIO NOS ERA MUITÍSSIMO NECESSÁRIO, BUSCOU UM MEIO ADMIRÁVEL POR ONDE NOS MOSTRASSE O SEU EXCESSIVO AMOR POR NÓS. EM SEU PRÓPRIO NOME E NO DE SEUS IRMÃOS, FEZ ESTA PETIÇÃO: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE, SENHOR."1 POR AMOR DE DEUS, IRMÃS, COMPREENDAMOS BEM O QUE NOSSO BOM MESTRE PEDE. PARA NÓS É QUESTÃO VITAL NÃO PASSARMOS POR ALTO SOBRE ESTE PONTO. CONVENCEI-VOS DE QUE DESTES POUQUÍSSIMO E HAVEIS DE RECEBER IMENSO TESOURO. TENHO PARA MIM, SALVO MELHOR PARECER, QUE O BOM JESUS, CONSIDERANDO O QUE HAVIA PROMETIDO POR NÓS, VIU O QUANTO NOS IMPORTAVA CUMPRIR ESTA SUA PALAVRA. POR OUTRO LADO, PERCEBEU AS GRANDES DIFICULDADES QUE NISTO TERÍAMOS DE SUPERAR, POR SERMOS TÃO VIS E INCLINADOS A COISAS DA TERRA E TERMOS TÃO POUCO AMOR E CORAGEM. PARA DESPERTAR-NOS ELE QUIS ENTÃO QUE VÍSSEMOS QUANTO NOS AMAVA. ISTO NÃO UMA VEZ, MAS, TODOS OS DIAS.RESOLVEU ENTÃO FICAR PARA SEMPRE CONOSCO. SENDO COISA DE TAL GRAVIDADE E DE TANTA IMPORTÂNCIA, QUIS O BOM JESUS QUE ESSA GRAÇA NOS FOSSE CONCEDIDA PELA MÃO DO ETERNO PAI. ELE SABIA MUITO BEM QUE SEU PAI NÃO DEIXARIA DE CONFIRMAR E APROVAR NO CÉU O QUE ELE FIZESSE NA TERRA. O PAI E O FILHO ENTRE SI SÃO AMBOS UMA SÓ E MESMA COISA. A VONTADE DE UM É A VONTADE DO OUTRO. CONTUDO ERA TÃO PROFUNDA A HUMILDADE DO FILHO QUE, POR ASSIM DIZER, QUIS PRIMEIRO PEDIR LICENÇA A SEU PAI, EMBORA SOUBESSE QUE ERA O OBJETO DO SEU AMOR E DE SUA COMPLACÊNCIA. ENTENDEU PERFEITAMENTE QUE NESTA SÚPLICA PEDIA MAIS DO QUE EM TODAS AS OUTRAS, PORQUE ANTEVIA A MORTE QUE O ESPERAVA E AS DESONRAS E AFRONTAS QUE HAVIA DE PADECER. QUE PAI HAVERIA, SENHOR, QUE, TENDO-NOS DADO SEU FILHO - E QUE FILHO! - E VENDO O ESTADO EM QUE O PUSEMOS, CONSENTIRIA EM DEIXÁ-LO ENTRE NÓS A PADECER DE NOVO CADA DIA? POR CERTO NENHUM, SENHOR, SENÃO O VOSSO PAI, E BEM SABEIS A QUEM PEDIS! VALHA-ME DEUS! QUE GRANDE AMOR O DO FILHO, E QUE GRANDE AMOR O DO PAI!" TODAVIA, JÁ NÃO ME ADMIRO TANTO DO BOM JESUS. TENDO DITO: FAÇA-SE A VOSSA VONTADE, E NÃO SENDO COMO NÓS, HAVIA DE CUMPRIR A PALAVRA DE MODO DIGNO DE QUEM É, COM A PERFEIÇÃO DE UM DEUS. SABIA QUE DEVIA AMAR-NOS COMO A SI MESMO PARA CUMPRIR A VONTADE DE SEU PAI. ASSIM ANDAVA BUSCANDO UM MEIO PARA CUMPRIR ESTE MANDAMENTO COM A MAIOR PERFEIÇÃO, EMBORA MUITO À SUA CUSTA. PORÉM VÓS, PAI ETERNO, COMO CONSENTISTES? POR QUE MOTIVO QUEREIS VER VOSSO FILHO CADA DIA EM MÃOS TÃO INDIGNAS QUANTO AS NOSSAS? POR UMA VEZ QUE ASSIM QUISESTES E CONSENTISTES A SEU PEDIDO, BEM VISTES O ESTADO EM QUE O DEIXARAM. COMO PODE VOSSA PIEDADE PRESENCIAR DIARIAMENTE - SIM, DIARIAMENTE - AS INJÚRIAS QUE LHE FAZEM? E QUANTAS NÃO SE DEVEM HOJE ASSACAR A ESTE SANTÍSSIMO SACRAMENTO! EM QUANTAS MÃOS INIMIGAS NÃO O VÊ O PAI! QUANTOS DESACATOS POR PARTE DESSES HEREGES! Ó ETERNO SENHOR! COMO ADMITIS TAL PETIÇÃO? POR QUE DAIS VOSSO CONSENTIMENTO? NÃO VOS GUIEIS PELO AMOR DE VOSSO FILHO! A TROCO DE REALIZAR PLENAMENTE VOSSA VONTADE E DE NOS FAZER BENEFÍCIOS, ELE SE DEIXARÁ DESPEDAÇAR CADA DIA. TOCA A VÓS, SENHOR MEU, PROVIDENCIAR O QUE É JUSTO. A VOSSO FILHO NADA PARECE DEMASIADO. POR QUE RAZÃO TODO O NOSSO BEM HÁ DE SER À SUA CUSTA? A TUDO CALA, NÃO SABE FALAR POR SI, SENÃO SÓ POR NÓS - NÃO HAVERÁ QUEM FALE EM DEFESA DESSE AMANTÍSSIMO CORDEIRO? TENHO REPARADO QUE SÓ NESTA PETIÇÃO, ELE DUPLICA AS PALAVRAS. PRIMEIRO DIZ E PEDE QUE NOS SEJA DADO ESTE PÃO CADA DIA, E DEPOIS TORNA A DIZER: NOS DAIS HOJE, SENHOR. APENAS PARA SEU PAI, COMO A DIZER-LHE QUE É NOSSO, JÁ NOS PERTENCE PORQUE O DEU UMA VEZ PARA MORRER POR NÓS. NÃO O TORNE A LEVAR ATÉ O FIM DO MUNDO. DEIXE-O PARA NOS SERVIR CADA DIA. NÃO HÁ ESCRAVO QUE DE BOA VONTADE CONFESSE QUE O É: E EIS QUE O BOM JESUS PARECE GLORIAR-SE DE O SER. ISTO VOS ENTERNEÇA O CORAÇÃO, MINHAS FILHAS, E VOS MOVA A AMAR SEMPRE MAIS O VOSSO ESPOSO. Ó ETERNO PAI! POR CERTO, BEM MERITÓRIA É ESTA HUMILDADE! COM QUE TESOURO COMPRAREMOS VOSSO FILHO! JÁ SABEMOS QUE FOI VENDIDO POR TRINTA DINHEIROS, MAS, PARA COMPRÁ-LO NÃO HÁ PREÇO QUE BASTE! NESTA ORAÇÃO FAZ-SE UMA SÓ COISA CONOSCO PELA PARTICIPAÇÃO DA NOSSA NATUREZA. COMO SENHOR E ÁRBITRO DE SUA VONTADE, FAZ VER A SEU PAI QUE SENDO ELE DONO DA SUA PRÓPRIA VONTADE, QUER DAR-SE A NÓS. ASSIM DIZ: O PÃO NOSSO. NÃO FAZ DIFERENÇA ALGUMA ENTRE ELE MESMO E NÓS. ENTRETANTO DIARIAMENTE NÓS O FAZEMOS EM DEMASIA PARA NÃO NOS DARMOS CADA DIA POR SUA MAJESTADE - [FONTE : SANTA TERESA D'AVILA, LIVRO CAMINHO DE PERFEIÇÃO] LITURGIA DO DIA 20 DE JUNHO DE 2012 PRIMEIRA LEITURA: 2º REIS 2, 1.6-14 XI SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DOS REIS - 1EIS O QUE SE PASSOU NO DIA EM QUE O SENHOR ARREBATOU ELIAS AO CÉU NUM TURBILHÃO: ELIAS E ELISEU PARTIRAM DE GÁLGALA, 6ELIAS DISSE-LHE: FICA AQUI, PORQUE O SENHOR MANDA-ME AO JORDÃO. POR DEUS E PELA TUA VIDA, RESPONDEU ELISEU, NÃO TE DEIXAREI. E PARTIRAM JUNTOS. 7SEGUIRAM-NOS CINQUENTA FILHOS DE PROFETAS OS QUAIS PARARAM AO LONGE, DIANTE DELES, ENQUANTO ELIAS E ELISEU SE DETINHAM À BEIRA DO JORDÃO. 8ELIAS TOMOU O SEU MANTO, DOBROU-O E FERIU COM ELE AS ÁGUAS, QUE SE SEPARARAM PARA AS DUAS BANDAS, DE MODO QUE ATRAVESSARAM AMBOS A PÉ ENXUTO. 9TENDO PASSADO, ELIAS DISSE A ELISEU: PEDE-ME ALGO ANTES QUE EU SEJA ARREBATADO DE TI: QUE POSSO EU FAZER POR TI? ELISEU RESPONDEU: SEJA-ME CONCEDIDA UMA PORÇÃO DOBRADA DO TEU ESPÍRITO. 10PEDES UMA COISA DIFÍCIL, REPLICOU ELIAS. ENTRETANTO, SE ME VIRES QUANDO EU FOR ARREBATADO DE TI, ISSO TE SERÁ DADO: MAS SE NÃO ME VIRES, NÃO TE SERÁ DADO. 11CONTINUANDO O SEU CAMINHO, ENTRETIDOS A CONVERSAR, EIS QUE DE REPENTE UM CARRO DE FOGO COM CAVALOS 12VENDO ISSO, ELISEU EXCLAMOU: MEU PAI, MEU PAI! CARRO E CAVALARIA DE ISRAEL! E NÃO O VIU MAIS. TOMANDO ENTÃO AS SUAS VESTES, RASGOU-AS EM DUAS PARTES. 13APANHOU O MANTO QUE ELIAS DEIXARA CAIR, E VOLTANDO ATÉ O JORDÃO, PAROU À BEIRA DO RIO. 14TOMOU O MANTO QUE ELIAS DEIXARA CAIR, FERIU COM ELE AS ÁGUAS, DIZENDO: ONDE ESTÁ O SENHOR, O DEUS DE ELIAS? ONDE ESTÁ ELE? TENDO FERIDO AS ÁGUAS, ESTAS SEPARARAM-SE PARA UM E OUTRO LADO, E ELISEU PASSOU. - PALAVRA DO SENHOR SALMO RESPONSORIAL ( SALMO 30 ) REFRÃO: FORTALECEI OS CORAÇÕES, / VÓS QUE AO SENHOR VOS CONFIAIS! 1. QUÃO GRANDE É, SENHOR, VOSSA BONDADE, QUE RESERVASTES PARA OS QUE VOS TEMEM E COM QUE TRATAIS AOS QUE SE REFUGIAM EM VÓS, AOS OLHOS DE TODOS. - R. 2. SOB A PROTEÇÃO DE VOSSA FACE OS DEFENDEIS CONTRA AS CONSPIRAÇÕES DOS HOMENS. VÓS OS OCULTAIS EM VOSSA TENDA CONTRA AS LÍNGUAS MALDIZENTES. - R. 3. AMAI O SENHOR TODOS OS SEUS SERVOS! ELE PROTEGE OS QUE LHE SÃO FIÉIS. SABE, PORÉM, RETRIBUIR, CASTIGANDO COM RIGOR AOS QUE PROCEDEM COM SOBERBA. - R. EVANGELHO: MATEUS 6, 1-6.16-18 PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - NAQUELE TEMPO, 1GUARDAI-VOS DE FAZER VOSSAS BOAS OBRAS DIANTE DOS HOMENS, PARA SERDES VISTOS POR ELES. DO CONTRÁRIO, NÃO TEREIS RECOMPENSA JUNTO DE VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU. 2QUANDO, POIS, DÁS ESMOLA, NÃO TOQUES A TROMBETA DIANTE DE TI, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM LOUVADOS PELOS HOMENS. EM VERDADE EU VOS DIGO: JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA. 3QUANDO DERES ESMOLA, QUE TUA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FEZ A DIREITA. 4ASSIM, A TUA ESMOLA SE FARÁ EM SEGREDO; E TEU PAI, QUE VÊ O ESCONDIDO, RECOMPENSAR-TE-Á. 5QUANDO ORARDES, NÃO FAÇAIS COMO OS HIPÓCRITAS, QUE GOSTAM DE ORAR DE PÉ NAS SINAGOGAS E NAS ESQUINAS DAS RUAS, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS. EM VERDADE EU VOS DIGO: JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA. 6QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU QUARTO, FECHA A PORTA E ORA AO TEU PAI EM SEGREDO; E TEU PAI, QUE VÊ NUM LUGAR OCULTO, RECOMPENSAR-TE-Á. 16QUANDO JEJUARDES, NÃO TOMEIS UM AR TRISTE COMO OS HIPÓCRITAS, QUE MOSTRAM UM SEMBLANTE ABATIDO PARA MANIFESTAR AOS HOMENS QUE JEJUAM. EM VERDADE EU VOS DIGO: JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA. 17QUANDO JEJUARES, PERFUMA A TUA CABEÇA E LAVA O TEU ROSTO. 18ASSIM, NÃO PARECERÁ AOS HOMENS QUE JEJUAS, MAS SOMENTE A TEU PAI QUE ESTÁ PRESENTE AO OCULTO; E TEU PAI, QUE VÊ NUM LUGAR OCULTO, RECOMPENSAR-TE-Á. - PALAVRA DA SALVAÇÃO MENSAGEM DO DIA 25/10/2005 - "FILHINHOS, CREIAM, REZEM E AMEM, E DEUS ESTARÁ PERTO DE VOCÊS. ELE LHES CONCEDERÁ TODAS AS GRAÇAS QUE LHE PEDIREM. EU SOU UM DOM PARA VOCÊS, PORQUE DEUS ME PERMITE, DIA APÓS DIA, ESTAR COM VOCÊS E AMAR A CADA UM DE VOCÊS COM UM INCOMENSURÁVEL AMOR. POR ISSO, FILHINHOS, NA ORAÇÃO E NA HUMILDADE, ABRAM SEUS CORAÇÕES E SEJAM TESTEMUNHAS DE MINHA PRESENÇA. OBRIGADA POR TEREM CORRESPONDIDO A MEU APELO" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE A IGREJA CELEBRA HOJE , TERESA, MAFALDA E SANCHA - FILHAS DE DOM SANCHO I E DA RAINHA DULCE, ERAM PORTUGUESAS. TERESA, A PRIMOGÊNITA, NASCEU EM 1177. DESDE DE CEDO, MUITO BEM EDUCADA, SENTIU O CHAMADO À VIDA RELIGIOSA, MAS CONFORME O COSTUME DO TEMPO, ACABOU SENDO DADA EM CASAMENTO COM O REI AFONSO E TORNOU-SE RAINHA DE LION. POR DIVERSOS MOTIVOS O CASAMENTO FOI NULO. ELA VOLTOU PRA CASA E ENTROU PARA A VIDA RELIGIOSA. AFONSO NÃO GOSTOU E ARMOU UMA GUERRA CONTRA O PAI DE TERESA E CONTRA PORTUGAL. ELA, JÁ NO CONVENTO, CONSUMIU-SE NA INTERCESSÃO. UM EXEMPLO A SEGUIR DE DESPOJAMENTO E DE BUSCA DA VONTADE DE DEUS. MAFALDA TEVE MOMENTOS PARECIDOS COM O DE TERESA. CASOU COM HENRIQUE I, MAS ESTE FALECEU E ELA RETORNOU PARA CASA, DESPOJANDO-SE DE SEUS BENS E ENTRANDO PARA A VIDA RELIGIOSA. VIVEU A TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS. SANCHA: UMA JOVEM QUE NÃO SE CASOU COMO ACONTECERA COM SUAS IRMÃS. FUNDOU UM CONVENTO DA ORDEM CISTERCIENSE EM COIMBRA, ONDE VIVEU AS REGRAS COM FIDELIDADE ATÉ SUA MORTE. NO ANO DE 1705, AS TRÊS IRMÃS PORTUGUESAS FORAM BEATIFICADAS. QUE SIGAMOS O EXEMPLO DESSAS MULHERES DE ORAÇÃO, QUE BUSCARAM A VONTADE DE DEUS. BEM-AVENTURADAS TERESA, MAFALDA E SANCHA, ROGAI POR NÓS! |
VASSULA RYDEN EXCOMUNGADA MESMO? SIM OU NÃO? Posted: 20 Jun 2012 08:10 AM PDT EM RESPOSTA A TODOS AQUELES QUE ME ESCREVERAM DIZENDO QUE EU PE. MATEUS MARIA, ERA UM DIFAMADOR E CALUNIADOR, PELO SIMPLES FATO DE TER RETRANSMITIDO A NOTÍCIA DA EXCOMUNHÃO DA SRA. VASSULA RYDEN QUE PODE SER LIDA NO LINK: http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com.br/2012/06/vassula-ryden-excomungada-pela-igreja.html Prezado Senhor: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!" Jo 8,32 Gostaria de esclarecer que o meu interesse não foi de caluniar ninguém e menos ainda em difamar, como o foi afirmando no vosso e-mail, o interesse foi apenas divulgar uma informação recebida da qual eu não inventei, e que pode ser encontrado em vários sites nacionais e internacionais, dos quais cito abaixo a fonte da qual retransmiti a notícia. Tomei como base pra a divulgação o site do SITE DO PE. MARCELO TENÓRIO: http://www.padremarcelotenorio.com/2011/03/vassula-ryden-excomungada-pela-igreja.html E http://www.montfort.org.br/index.php/blog/noticias-comentarios-analises/ainda-nao-classificado/vassula-ryden-excomungada-pelos-cismaticos-ortodoxos/ Logo em seguida verifiquei a informação muito mais detalhada no site da Radio Maria Italiana http://www.radiomaria.it/documenti/dwnl.php?id=1629 o qual cita: O DECRETO OFICIAL EM GREGO PUBLICADO SOBRE O SITE DO PATRIARCADO DE CONSTANTINOPLA NO LINK: http://www.ec-patr.org/docdisplay.php?lang=gr&id=1306&tla=gr A TRADUÇÃO EM INGLÊS SE PODE LER NO BLOG Mystagogy: http://www.johnsanidopoulos.com/2011/03/announcement-on-vassula-ryden-by.htm A TRADUÇÃO EM FRANCES QUE SE PODE LER NO BLOG Orthodoxologie: http://orthodoxologie.blogspot.com/2011/03/enfin-declaration-concernant-vassoula.html Pelo que estou sabendo não há nenhuma retratação Oficial do site do Patriarcado, pois a nota ainda se encontra lá, basta conferir no link citado acima... Contudo, por um critério de justiça, após receber o vosso e-mail que mostrava a 'vossa justificativa', por meio da 'vossa entidadeTrue Life in God' ( para quem não sabe, este site está ligado a Sra. Vassula por meio da Fundação A Verdadeira Vida em Deus), que 'Desmente a excomunhão de Vassula', que no seu Boletim Informativo no dia 04 de maio de 2012, comunica um texto intitulado: 'A falsa declaração de excomunhão de Vassula é finalmente desmentida', (como segue o link: http://www.tlig.org/pg/pgforum/pgnuforum186.html#a), e por isso fiz questão de atualizar o poste e publicar imediatamente tal justificação, como atualização no mesmo poste, como um critério de justiça, e de direito de justificação da vossa parte, pois todos tem o direito a defesa. Segue abaixo o e-mail na cor verde, e o restante da resposta em seguida: De: Pe. Mateus Maria [mailto:grupodeoracao@mosteiroreginapacis.org.br] Enviada em: sexta-feira, 15 de junho de 2012 14:00 Para: XXXXXXXXXXXXXXXXX> Assunto: RES: APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA - ABORTO - EVANGELHO DE DOMINGO Prezado Sr. XXXXXXXX, a paz!! Coloquei como atualização do poste a vossa retratação: Obrigado!! Que Deus o abençoe!!!
Dito isto, vamos agora falar sobre a situação da sra. Vassula e Sé Apostólica! E como diz o ditado: "MATO A COBRA O MOSTRO O PAU!" Aliais, já que o senhor me acusa de difamador e acusador, então por favor, me mostre um documento contrário e que anule as informações da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), pois, entrando no site do Vaticano, e fazendo uma busca sobre a Sra. Vassula, tendo base os documentos da Santa Sé, podemos ler claramente que a CDF, não aprova o ensino da Sra. Vassula e menos ainda as suas experiências como verdadeiras, como o senhor poderá ler nos documentos abaixo, que dizem: "sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas"... Documentos estes que também dão normas clara aos fiéis católicos, recordando que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden"... Como também a Igreja viu "um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica", afirmando também que "é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos.". Tendo assim o término de um de seus documentos: 'Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja. ". Os textos no original o senhor pode verificar abaixo.
Faço também aceno que o "Comunicado da CDF datado em 29 novembro 1996" diz: "(...)a) come egli ha affermato, i fedeli non devono ritenere i messaggi di Vassula Ryden come rivelazioni divine, ma soltanto come sue meditazioni personali), traduzindo: "(...) como ele afirmou (o Cardeal Prefeito da CDF), os fiéis não devem considerar as mensagens de Vassula Ryden como revelação divina, mas apenas como meditações pessoais dessa senhora" Podendo ser lida abaixo em azul com fundo cinza, ou no original... http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19961129_ryden-comunicato_it.html Após receber as informações que solicitei ao senhor em busca da verdade, se necessário, apresentarei e consultarei um Padre amigo doutorado em Direito Canônico para que ele possa me dar um maior esclarecimento do assunto. Lembro também que o "Nihil Obstat" (permissão para uma obra ser publicada) dado por algum Exe.mo Bispo, não significa a aprovação da Igreja Católica sobre o material editado, pois o Bispo nunca pode agir ou aprovar algo do qual a Igreja já tenha emanado algum docuemnto já aprovando ou autorizando, o bispo respode pela sua diocese e a sua palavra não é para toda a Igreja. Além do que, o Bispo, que age por sua prórpia conta, aprovando algo que a Igreja não aprovou, está agindo isoladamente, e sua opinião, não representa a Santa Sé, pois um bispo nunca pode agir de forma contrária as Emanações da CDF, e ele não pode dizer o que ele pensa ou acha sobre algo a nivel doutrinário, mas dizer o que pensa e acha a Sé Apostólica. A autoridade do Bispo só é valida e só pode ser obedecida se estiver de acordo e em unidade com o Santo Padre o Papa, com os documentos Magisteriais, e com os seus 'Dicastérios e Congregações". Esclareço também que um documento emanado pela Igreja Particular de cada pais ou diocese, não superam e não desautorizam os docuemntos da Sé Apostólicas, ao contrário, para serem válidos, devem estar em comunhão com a Sé Apostólica. Contudo, ao que sei vendo os documentos da Santa Sé, a notificação de 1995 (que segue após o término do poste em marrom) não está excluída, e menos ainda superada, gostaria de ler o documento que diz isto, ao contrário, pelo que busquei sobre o assunto, independentemente da Sra. Vassula ter esclarecido alguns pontos como o senhor afirmou, a CDF no dia 09 de Agosto de 2007, emitiu um documento totalmente desfavorável a Sra. Vassula, (muito depois dela ter feito o seu diálogo com a CDF entre os anos de 2002-2004), documento este que faço questão de mencionar e coloca-lo abaixo em vermelho, divulgado pela Agencia Internaciona ACI Digital (http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10808 ou http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=49666 ): VATICANO, 09 Ago. 07 / 12:00 am (ACI).- A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) reiterou em uma comunicação enviada aos presidentes das Conferências Episcopais que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados" pela Vassula Ryden, uma controvertida mulher ortodoxa que se autoproclama vidente e receptora de "revelações privadas" diretamente de Cristo. Na mensagem interna, datada de 25 de janeiro de 2007 e foi publicado por vários sites, o Prefeito da CDF, Cardeal William Joseph Levada, reconhece que seguem chegando a seu dicasterio "cartas pedindo elucidações sobre os textos e atividades da senhora Vassula Ryden, sobre tudo pelo que corresponde ao valor da Notificação de 6 de outubro de 1995 e aos critérios a seguir para definir as disposições da Igreja local sobre a conveniência de difundir os textos da senhora Vassula Ryden". A CDF afirma primeiro que "a Notificação de 1995 segue sendo válida pelo que se refere ao julgamento doutrinal sobre os textos examinados". Em seguida, sustenta que Ryden, "depois do diálogo tido com a Congregação para a Doutrina da Fé, fez algumas elucidações sobre certos pontos problemáticos que apareciam em seus textos e também sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas". "Portanto, do ponto de vista normativo, e depois tais elucidações, é necessária uma valorização prudencial caso por caso, levando em consideração a possibilidade concreta que têm os fiéis de ler os textos no contexto das mencionadas elucidações", adverte a CDF. Finalmente, recorda que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden. Por isso respeita eventuais encontros ecumênicos, os fiéis têm que se ater às disposições do Diretório ecumênico, do Código de Direito Canônico (C. 215; C. 223, &2; C. 383, &3) e dos Ordinários diocesanos". Desta maneira sou eu que fico estarrecido, e fico ofendido pelas acusações a minha pessoa em vosso e-mail, pois o documento é muito claro, e diante dele, ou estamos com a Igreja, com o seu magistério, ou estamos fora dela, seguindo um cisma doutrinal. Ao meu ver, 'ipso facto' é ela que está fora da comunhão da Igreja, e em erro doutrinal os que a acompanham. Pe. Mateus Maria http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19951006_ryden_po.html Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé 06.10.1995 Muitos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos se dirigem a esta Congregação para ter um juízo autorizado sobre a atividade da senhora Vassula Ryden, greco-ortodoxa, residente na Suiça, que está a difundir nos ambientes católicos do mundo inteiro, com a sua palavra e com os seus escritos, mensagens atribuídas a presumíveis revelações celestes. Um exame atento e sereno da inteira questão, realizado por esta Congregação a fim de "pôr à prova as inspirações para verificar se provêm verdadeiramente de Deus" (cf. 1Jo 4,1), fez notar - ao lado de aspectos positivos - um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica. Além de evidenciar o caráter suspeito das modalidades com que acontecem essas presumíveis revelações, é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos. Entre outras coisas, com uma linguagem ambígua, fala-se das Pessoas da Santíssima Trindade até confundir os específicos nomes e funções das Pessoas Divinas. Preanuncia-se nessas presumíveis revelações um iminente período de predomínio do Anticristo no seio da Igreja. Profetiza-se em chave milenarista uma intervenção resolutiva e gloriosa de Deus, que estaria para instaurar sobre a terra, antes ainda da vinda definitiva de Cristo, uma era de paz e de bem-estar universal. Anuncia-se, além disso, o futuro próximo de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pancristã, em contraste com a doutrina católica. O fato de nos escritos posteriores da senhora Ryden os mencionados erros já não aparecerem, é sinal de que as presumíveis "mensagens celestes" são apenas fruto de meditações privadas. Além disso, a senhora Ryden, participando habitualmente nos sacramentos da Igreja Católica, embora seja greco-ortodoxa, suscita em diversos ambientes da Igreja Católica não pouca surpresa; parece pôr-se acima de qualquer jurisdição eclesiástica e de todas as regras canônicas e cria, de fato, uma desordem ecumênica, que irrita não poucas autoridades, ministros e fiéis da sua própria Igreja, colocando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma. Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja. Cidade do Vaticano, 06 de outubro de 1995. Acta Apostolicae Sedis AAS 88 (1996) 956-957; OR 23-24.10.1995; EV 14, 1956-1957; LE 5618 Cidade do Vaticano, 29 de novembro de 1996. Hoje foi dado ao público o seguinte Comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé : Chegaram à Congregação para a Doutrina da Fé diversas perguntas relativas ao valor e à autoridade de Notificação da mesma Congregação datada de 6 de outubro de 1995 e publicada no jornal L' OSSERVATORE ROMANO de 23/24 de outubro de 1995, pág. 2; dizia respeito aos escritos e às mensagens da Sra. Vassula Ryden, atribuídos a presumidas revelações e difundidos em ambientes católicos do mundo inteiro. A este propósito a Congregação para a Doutrina da Fé quer oferecer as seguintes precisões : 1) A Notificação dirigida aos Pastores e aos fiéis da Igreja Católica mantém todo o seu vigor. Foi aprovada pelas autoridades competentes e será publicada no órgão oficial da Santa Sé ACTA APOSTILICAE SEDIS, com a assinatura do Prefeito e do Secretário da Congregação. 2) Com relação às notícias que alguns órgãos da imprensa difundiram a respeito de uma interpretação restritiva de tal Notificação, interpretação dada pelo Cardeal Prefeito numa conversa privada com um grupo de pessoas às quais concebeu audiência em Guadalajara (México) aos 10 de maio de 1996, o mesmo Cardeal Prefeito deseja esclarecer que a) como ele mesmo afirmou, os fiéis não devem considerar as mensagens de Vassula Ryden como revelação divina, mas apenas como meditações pessoais dessa senhora; b) em tais meditações, como já afirmava a Notificação, juntamente com aspectos positivos, existem elementos negativos do ponto de vista da doutrina católica; c) por conseguinte, os pastores e fiéis são convidados, a propósito, a um sério discernimento espiritual e a conservar a pureza da fé, dos costumes e da vida espiritual, sem se apoiar em presumidas revelações, mas seguindo a Palavra de Deus revelada e as diretrizes do magistério da Igreja. No que concerne à difusão de textos das presumidas revelações privadas, a Congregação para a Doutrina da Fé esclarece : 1) Não é, de modo algum, válida a interpretação dada por algumas pessoas a uma Decisão aprovada por Paulo VI em 14 de outubro de 1966 e promulgada em 15 de novembro do mesmo ano, em virtude da qual (interpretação) se poderiam difundir livremente, na Igreja, livros e mensagens provenientes de presumidas revelações. Na verdade, aquela Decisão se referia à abolição do Index de Livros Proibidos e estipulava que, eliminada a censura relativa, permanecia a obrigação moral de não propagar nem ler aqueles escritos que põem em perigo a fé e os bons costumes. 2) Não obstante, para a difusão de textos de presumidas revelações privadas, continua válida a norma do Código de Direito Canônico vigente, cânon 823, § 1º, que confere aos Pastores o direito de exigir que sejam submetidos ao seu juízo, antes de sua publicação, os escritos dos fiéis que tratam da fé e da Moral. 3) As presumidas revelações sobrenaturais e os escritos correspondentes estão, em primeira instância, sujeitos ao juízo do Bispo Diocesano e, em casos particulares, ao da Conferência dos Bispos e ao da Congregação para a Doutrina da Fé. Diante de tais textos da Congregação para a Doutrina da Fé, o fiel católico não hesita sobre o alvitre que lhe compete tomar. A Igreja fundada por Cristo e confiada a Pedro e seus sucessores tem a promessa da assistência infalível de Cristo para que conserve incólume o patrimônio da fé; cf. Mt 16, 16-19; Lc 22, 1s, Jo 21, 15-17; 14,16; 16, 13-15. A Sra Vassula merece respeito. As Declarações da Santa Sé visam aos escritos que Vassula transmite não somente ao povo ortodoxo (do qual ela é membro), mas também ao mundo católico, que, em conseqüência, se sente perplexo. Era, pois, necessário que a Igreja, Mãe e Mestra, dissesse a respeito uma palavra de esclarecimento aos fiéis católicos. |
Quarta Feira IV Semana do Tempo Comum Posted: 20 Jun 2012 04:07 AM PDT Laudes Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Criador das alturas celestes, vós fixastes caminhos de luz para a lua, rainha da noite, para o sol, que de dia reluz. Vai-se a treva, fugindo da aurora, e do dia se espalha o clarão. Nova força também nos desperta e nos une num só coração. O nascer deste dia convida a cantarmos os vossos louvores. Do céu jorra uma paz envolvente, harmonia de luz e de cores. Ao clarão desta luz que renasce, fuja a treva e se apague a ilusão. A discórdia não trema nos lábios, a maldade não turve a razão. Quando o sol vai tecendo este dia, brilhe a fé com igual claridade, cresça a espera nos bens prometidos e nos una uma só caridade. Escutai-nos, ó Pai piedoso, e vós, Filho, do Pai esplendor, que reinais, como Espírito Santo, na manhã sem ocaso do amor. Salmodia Ant. 1 Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração!† Salmo 107(108) Louvor a Deus e pedido de ajuda Porque o Filho de Deus foi exaltado acima dos céus, sua glória foi anunciada por toda a terra (Arnóbio). –2 Meu coração está pronto, meu Deus, * está pronto o meu coração! – † Vou cantar e tocar para vós: * desperta, minh'alma, desperta! –3 Despertem a harpa e a lira, * eu irei acordar a aurora! –4 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * dar-vos graças por entre as nações! –5 Vosso amor é mais alto que os céus, * mais que as nuvens a vossa verdade! –6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! –7 Sejam livres os vossos amados, * vossa mão nos ajude, ouvi-nos! =8 Deus falou em seu santo lugar: † 'Exultarei, repartindo Siquém, * e o vale em Sucot medirei. =9 Galaad, Manassés me pertencem, † Efraim é o meu capacete, * e Judá, o meu cetro real. =10 É Moab minha bacia de banho, † sobre Edom eu porei meu calçado, * vencerei a nação filistéia!' –11 Quem me leva à cidade segura, * e a Edom quem me vai conduzir, –12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo * e não mais conduzis nossas tropas? –13 Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia, * nada vale o socorro dos homens! –14 Mas com Deus nós faremos proezas, * e ele vai esmagar o opressor. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Ant. 2 Deus me envolveu de salvação qual uma veste, e como manto da justiça me cobriu. Cântico Is 61,10– 62,5 A alegria do profeta sobre a nova Jerusalém Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,. vestida qual esposa enfeitada para o seu marido (cf. Ap 21,2). –61,10Eu exulto de alegria no Senhor, * e minh'alma rejubila no meu Deus. – Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, * e como manto da justiça me cobriu, – como o noivo que coloca o diadema, * como a noiva que se enfeita com suas jóias. – 11 Como a terra faz brotar os seus rebentos * e o jardim faz germinar suas sementes, – o Senhor Deus fará brotar sua justiça * e o louvor perante todas as nações. – 62,1 Por ti, Sião, não haverei de me calar, * nem por ti, Jerusalém, terei sossego, – até que brilhe tua justiça como a aurora * e a tua salvação como um farol. – 2 Então os povos hão de ver tua justiça, * e os reis de toda a terra, a tua glória; – todos eles te darão um nome novo: * enunciado pelos lábios do Senhor. – 3 Serás coroa esplendorosa em sua mão, * diadema régio entre as mãos do teu Senhor. –4 Nunca mais te chamarão 'Desamparada', * nem se dirá de tua terra 'Abandonada'; – mas haverão de te chamar 'Minha querida', * e se dirá de tua terra 'Desposada'. – Porque o Senhor se agradou muito de ti, * e tua terra há de ter o seu esposo. – 5 Como um jovem que desposa a bem-amada, * teu Construtor, assim também, vai desposar-te; – como a esposa é a alegria do marido, * serás assim a alegria do teu Deus. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Deus me envolveu de salvação qual uma veste, e como manto da justiça me cobriu. Ant. 3 Bendirei ao Senhor toda a vida. Salmo 145(146) Felicidade dos que esperam no Senhor Louvamos o Senhor em nossa vida, isto é, em nosso proceder (Arnóbio). =1 Bendize, minh'alma, ao Senhor! † 2 Bendirei ao Senhor toda a vida, * cantarei ao meu Deus sem cessar! –3 Não ponhais vossa fé nos que mandam, * não há homem que possa salvar. =4 Ao faltar-lhe o respiro ele volta † para a terra de onde saiu; * nesse dia seus planos perecem. =5 É feliz todo homem que busca † seu auxílio no Deus de Jacó, * e que põe no Senhor a esperança. –6 O Senhor fez o céu e a terra, * fez o mar e o que neles existe. – O Senhor é fiel para sempre, * 7 faz justiça aos que são oprimidos; – ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos. =8 O Senhor abre os olhos aos cegos, † o Senhor faz erguer-se o caído, * o Senhor ama aquele que é justo. =9 É o Senhor quem protege o estrangeiro, † quem ampara a viúva e o órfão, * mas confunde os caminhos dos maus. =10 O Senhor reinará para sempre! † Ó Sião, o teu Deus reinará * para sempre e por todos os séculos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendirei ao Senhor toda a vida. Leitura breve Dt 4,39-40a Reconhece, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo. Responsório breve R. Bendirei o Senhor Deus, * Bendirei em todo o tempo. R. Bendirei. V.Seu louvor em minha boca, seu louvor eternamente. R. Bendirei. Glória ao Pai. R. Bendirei. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Sirvamos ao Senhor em santidade, enquanto perdurarem nossos dias. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sirvamos ao Senhor em santidade, enquanto perdurarem nossos dias. Preces Jesus Cristo, esplendor do Pai, nos ilumina com a sua palavra. Cheios de amor o invoquemos: R. Rei da eterna glória, ouvi-nos! Sois bendito, Senhor, autor e consumador da nossa fé, – porque nos chamastes das trevas para a vossa luz admirável. R. Vós, que abristes os olhos aos cegos e fizestes os surdos ouvirem, – aumentai a nossa fé. R. Fazei-nos, Senhor, permanecer firmes no vosso amor, – e que nunca nos separemos uns dos outros.R. Dai-nos força para resistir à tentação, paciência na tribulação, – e sentimentos de gratidão na prosperidade.R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Lembrai-vos, Senhor, de vossa santa aliança, consagrada pelo Sangue do Cordeiro, para que vosso povo obtenha o perdão dos pecados e avance continuamente no caminho da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me, pois espero confiante em vossa lei! Salmo 118(119),145-152 XIX (Coph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5). –145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança! –147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra. –149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! –151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me, pois espero confiante em vossa lei! Ant. 2 Deus sabe o que pensamos homens: pois um nada é o seu pensamento. Salmo 93(94) O Senhor faz justiça O Senhor se vinga de tudo:. pois Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade (cf. 1Ts 4,6-7). I –1 Senhor Deus justiceiro, brilhai, * revelai-vos, ó Deus vingador! –2 Levantai-vos, Juiz das nações, * e pagai seu salário aos soberbos! –3 Até quando os injustos, Senhor, * até quando haverão de vencer? –4 Arrogantes derramam insultos * e se gabam do mal que fizeram. –5 Eis que oprimem, Senhor, vosso povo * e humilham a vossa herança; –6 estrangeiro e viúva trucidam, * e assassinam o pobre e o órfão! –7 Eles dizem: 'O Senhor não nos vê * e o Deus de Jacó não percebe!' –8 Entendei, ó estultos do povo; * insensatos, quando é que vereis? –9 O que fez o ouvido, não ouve? * Quem os olhos formou, não verá? –10 Quem educa as nações, não castiga? * Quem os homens ensina, não sabe? –11 Ele sabe o que pensam os homens: * pois um nada é o seu pensamento! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Deus sabe o que pensamos homens: pois um nada é o seu pensamento. Ant. 3 Para mim o Senhor, com certeza, é refúgio, é abrigo, é rochedo. II –12 É feliz, ó Senhor, quem formais * e educais nos caminhos da Lei, –13 para dar-lhe um alívio na angústia, * quando ao ímpio se abre uma cova. –14 O Senhor não rejeita o seu povo * e não pode esquecer sua herança: –15 voltarão a juízo as sentenças; * quem é reto andará na justiça. –16 Quem por mim contra os maus se levanta * e a meu lado estará contra eles? –17 Se o Senhor não me desse uma ajuda, * no silêncio da morte estaria! –18 Quando eu penso: 'Estou quase caindo!' * Vosso amor me sustenta, Senhor! –19 Quando o meu coração se angustia, * consolais e alegrais minha alma. =20 Pode acaso juntar-se convosco † o impostor tribunal da injustiça, * que age mal, tendo a lei por pretexto? –21 Eles podem agir contra o justo, * condenando o inocente a morrer: –21 Para mim o Senhor, com certeza, * é refúgio, é abrigo, é rochedo! =23 O Senhor, nosso Deus, os arrasa, † faz voltar contra eles o mal, * 24 sua própria maldade os condena. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Para mim o Senhor, com certeza, é refúgio, é abrigo, é rochedo. Leitura breve Cl 3,23-24 Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor! V. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, R. Meu destino está seguro em vossas mãos. Oração Senhor Jesus Cristo, que para salvar o gênero humano estendestes vossos braços na cruz, concedei que nossas ações vos agradem e manifestem ao mundo vossa obra redentora. Vós que viveis e reinais para sempre. V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS QUARTA-FEIRA introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Salmo 30(31),2-6 ouvir: Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46). –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; * que eu não fique envergonhado eternamente! = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, † 3 inclinai o vosso ouvido para mim; * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! – Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; * por vossa honra orientai-me e conduzi-me! –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, * porque sois o meu refúgio protetor! –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, * porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Ant. Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Ant. 2 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!† Salmo 129(130) ouvir: Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21). –1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, * 2 † escutai a minha voz! – Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece! –3 Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? –4 Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero. –5 No Senhor ponho a minha esperança, * espero em sua palavra. –6 A minh'alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora. –7 Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora! – Pois no Senhor se encontra toda graça * e copiosa redenção. –8 Ele vem libertar a Israel * de toda a sua culpa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor! Leitura breve Ef 4,26-27 Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranqüilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave! |
Apresentado “Instrumentum Laboris” para o Sínodo sobre a Nova Evangelização Posted: 20 Jun 2012 03:54 AM PDT Foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé o Instrumentum Laboris da XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que será realizada de 7 a 28 de outubro e abordará o tema "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã". No ato estiveram pressentes Dom Nikola Eterovic e Dom Fortunato Frezza, Secretário Geral e Subsecretário do Sínodo respectivamente. Durante a apresentação, Dom Eterovic assinalou que a transmissão da fé cristã é um dos grandes desafios da Igreja "que será aprofundado no contexto da nova evangelização". Nesse sentido, destacou que o Sínodo dos Bispos se realizará no marco do Ano da Fé que terá início no dia 11 de outubro. Sobre o Instrumentum laboris, o bispo explicou que este consta, além do Prefácio, de uma Introdução, quatro capítulos e uma Conclusão. Ele indicou que a Introdução recolhe o parecer das Conferências Episcopais que concordam com "a necessidade de novos instrumentos e expressões para fazer compreensível a Palavra de Deus nos ambientes de vida da humanidade contemporânea. O evento sinodal deveria representar uma ocasião de debate e de participação, tanto da análise como das ações a serem compartilhadas para alentar os pastores e as igrejas particulares". Do mesmo modo, assinalou que o primeiro capítulo, intitulado "Jesus Cristo, Evangelho de Deus para o homem", reitera o núcleo central da fé cristã e propõe o Evangelho de Jesus Cristo como Boa notícia para o homem contemporâneo. "A nova evangelização é a expressão da dinâmica interna do cristianismo, que deseja dar a conhecer aos homens de boa vontade a 'profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento' do mistério de Deus revelado em Jesus Cristo, é mais que uma ansiosa resposta ante a crise da fé e os novos desafios que o mundo atual expõe à Igreja", indicou. O segundo capítulo aborda o "Tempo de nova evangelização" e assinala os desafios e a descrição da nova evangelização no mundo contemporâneo, explicados com vários cenários. "A Igreja está chamada a discernir tais cenários para transformá-los em lugares para o anúncio do Evangelho e da experiência eclesial (...) Na obra de nova evangelização, deseja-se uma renovação da pastoral ordinária das Igrejas particulares e, ao mesmo tempo, espera-se em uma nova sensibilidade que requer criatividade e audácia evangélica, para as pessoas que se afastaram da Igreja", assinalou. Dom Eterovic disse que muitas das respostas se referem à "falta de vocações para o sacerdócio e a vida consagrada, que requer, por outra parte, uma forte pastoral vocacional". O terceiro capítulo se titula "Transmitir a fé" e recorda que esta é a finalidade da nova evangelização. O bispo também adverte que "os obstáculos à fé podem ser internos à Igreja (uma fé vivida de forma passiva e privada, o rechaço de uma educação da fé própria, uma separação entre fé e vida) ou fora da vida cristã (a secularização, o niilismo, o consumismo, o hedonismo)". "O Ano da Fé representa uma chamada urgente à conversão para que cada cristão e cada comunidade, transformados pela graça, dêem abundantes frutos. Entre estes, o esforço ecumênico, a busca da verdade, o diálogo interreligioso, a valentia para denunciar as infidelidades e os escândalos na comunidade cristã", afirmou. Finalmente o último capítulo que leva por título "Reavivar a ação pastoral" propõe recorrer aos instrumentos usados durante a tradição evangelizadora da Igreja, "em particular, o primeiro anúncio, a iniciação cristã e a educação, tentando adaptá-los às condições culturais e sociais atuais". "É preciso entender melhor, desde o ponto de vista teológico, a seqüência dos sacramentos de iniciação cristã que culmina na Eucaristia e refletir sobre os modelos para pôr em prática o aprofundamento desejado", assinala. Dom Eterovic disse que na conclusão reafirma-se que "nova evangelização significa dar razão de nossa fé, comunicando o Logos da esperança ao mundo que aspira à salvação". aci |
Aprendendo com o Rosário com o Papa João Paulo II - conclusão Posted: 19 Jun 2012 06:35 PM PDT Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Dando continuidade ao nosso propósito de conhecer melhor o nosso Rosário para amá-lo mais, concluiremos hoje o resumo da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. Que, ao rezá-lo, possamos sentir a santa e doce presença da Mãe, que Se une a nós para apresentá-lo ao Senhor. O terço A primeira coisa a notar é como o terço converge para o Crucificado, que desta forma abre e fecha o próprio itinerário da oração. Em Cristo, está centrada a vida e a oração dos crentes. Tudo parte d'Ele, tudo tende para Ele, tudo por Ele, no Espírito Santo, chega ao Pai. Como instrumento de contagem que assinala o avançar da oração, o terço evoca o caminho incessante da contemplação e da perfeição cristã. O Beato Bártolo Longo via-o também como uma "cadeia" que nos prende a Deus. Cadeia sim, mas uma doce cadeia; assim se apresenta sempre a relação com um Deus que é Pai. É bom alargar o significado simbólico do terço também à nossa relação recíproca, recordando através dele o vínculo de comunhão e fraternidade que a todos nos une em Cristo. Começo e conclusão Em algumas regiões, costuma-se iniciar com a invocação do Salmo 69/70: "Ó Deus, vinde em nosso auxílio; Senhor, socorrei-nos e salvai-nos", para de certo modo alimentar, na pessoa orante, a humilde certeza da sua própria indigência; ao contrário, noutros lugares começa-se com a recitação do Creio em Deus Pai, querendo de certo modo colocar a profissão de fé como fundamento do caminho contemplativo que se inicia. Estes e outros modos são métodos igualmente legítimos. A recitação termina com a oração pelas intenções do Papa, para estender o olhar de quem reza ao amplo horizonte das necessidades eclesiais. Foi precisamente para encorajar esta perspectiva eclesial do Rosário que a Igreja quis enriquecê-lo com indulgências sagradas para quem o recitar com as devidas disposições. Como admirar-se de que o espírito, no final desta oração em que teve a experiência íntima da maternidade de Maria, sinta a necessidade de se expandir em louvores à Virgem Santa, quer com a oração esplêndida da Salve Rainha, quer através das invocações da Ladainha Lauretana? É o remate dum caminho interior que levou o fiel ao contato vivo com o mistério de Cristo e da sua Mãe Santíssima. A distribuição no tempo O Rosário pode ser recitado integralmente todos os dias, não faltando quem louvavelmente o faça. Mas é óbvio que muitos poderão recitar apenas uma parte, segundo uma determinada ordem semanal. Atendendo a que os mistérios gloriosos são propostos em dois dias seguidos – sábado e domingo – e que o sábado é tradicionalmente um dia de intenso caráter mariano, parece recomendável deslocar para ele a segunda meditação semanal dos mistérios gozosos, nos quais está mais acentuada a presença de Maria. E assim fica livre a quinta-feira precisamente para a meditação dos mistérios da luz. CONCLUSÃO Tudo o que foi dito até agora, manifesta amplamente a riqueza desta oração tradicional, que tem não só a simplicidade duma oração popular, mas também a profundidade teológica duma oração adaptada a quem sente a exigência duma contemplação mais madura. A Igreja reconheceu sempre uma eficácia particular ao Rosário, confiando-lhe, mediante a sua recitação comunitária e a sua prática constante, as causas mais difíceis. Em momentos em que estivera ameaçada a própria cristandade, foi à força desta oração que se atribuiu a libertação do perigo, tendo a Virgem do Rosário sido saudada como propiciadora da salvação. À eficácia desta oração, confio de bom grado hoje – como acenei ao princípio – a causa da paz no mundo e a causa da família. A paz O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da paz e "nossa paz" (Ef 2, 14). Quem assimila o mistério de Cristo – e o Rosário visa isto mesmo – apreende o segredo da paz e dele faz um projeto de vida. Além disso, devido ao seu carácter meditativo com a serena sucessão das ave-marias, exerce uma ação pacificadora sobre quem o reza, predispondo-o a receber e experimentar no mais fundo de si mesmo e a espalhar ao seu redor aquela paz verdadeira que é um dom especial do Ressuscitado (cf. Jo 14, 27; 20, 21). Depois, o Rosário é oração de paz também pelos frutos de caridade que produz. Como seria possível fixar nos mistérios gozosos o mistério do Menino nascido em Belém, sem sentir o desejo de acolher, defender e promover a vida, preocupando-se com o sofrimento das crianças nas diversas partes do mundo? Como se poderia seguir os passos de Cristo revelador, nos mistérios da luz, sem se empenhar a testemunhar as suas "bem-aventuranças" na vida diária? E como contemplar a Cristo carregado com a cruz ou crucificado, sem sentir a necessidade de se fazer seu "cireneu" em cada irmão abatido pela dor ou esmagado pelo desespero? Enfim, como se poderia fixar os olhos na glória de Cristo ressuscitado e em Maria coroada Rainha, sem desejar tornar este mundo mais belo, mais justo, mais conforme ao desígnio de Deus? Longe de constituir uma fuga dos problemas do mundo, o Rosário leva-nos assim a vê-los com olhar responsável e generoso. A família: os pais... Oração pela paz, o Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. Outrora, esta oração era particularmente amada pelas famílias cristãs e favorecia certamente a sua união. É preciso não deixar perder esta preciosa herança. Importa voltar a rezar em família e pelas famílias, servindo-se ainda desta forma de oração. Peço, pois, a todos aqueles que se dedicam à pastoral das famílias para sugerirem com convicção a recitação do Rosário. A família que reza unida, permanece unida. A família, que reza unida o Rosário, reproduz em certa medida o clima da casa de Nazaré: põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projetos, e dele se recebe a esperança e a força para o caminho. ... ...e os filhos É bom e frutuoso também confiar a esta oração o itinerário de crescimento dos filhos. Porventura não é o Rosário o itinerário da vida de Cristo, desde a sua concepção até à morte, ressurreição e glória? O Rosário, um tesouro a descobrir Dirijo-me de modo particular a vós, amados Irmãos no Episcopado, sacerdotes e diáconos, e a vós, agentes pastorais nos diversos ministérios, pedindo que, experimentando pessoalmente a beleza do Rosário, vos torneis solícitos promotores do mesmo. Também espero em vós, teólogos, para que desenvolvendo uma reflexão simultaneamente rigorosa e sapiencial, enraizada na Palavra de Deus e sensível à vida concreta do povo cristão, façais descobrir os fundamentos bíblicos, as riquezas espirituais, a validade pastoral desta oração tradicional. Conto convosco, consagrados e consagradas, a título especial chamados a contemplar o rosto de Cristo na escola de Maria. Penso em vós todos, irmãos e irmãs de qualquer condição, em vós, famílias cristãs, em vós, doentes e idosos, em vós, jovens: retomai confiadamente nas mãos o terço do Rosário, fazendo a sua descoberta à luz da Escritura, de harmonia com a Liturgia, no contexto da vida quotidiana. Que este meu apelo não fique ignorado! Vaticano, 16 de Outubro de 2002, início do vigésimo quinto ano de Pontificado. JOÃO PAULO II |
Posted: 19 Jun 2012 06:18 PM PDT Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Preparando-nos para o 31º aniversário das aparições da Gospa, acompanhemos estas reflexões feitas por um dos párocos que passaram pela Paróquia de São Tiago Maior, em Medjugorje, padre Ljubo Kurtovic: Como vocês sabem, Nossa Senhora apareceu aqui, pela primeira vez, no dia 24 de junho de 1981. Ela apareceu com o Menino Jesus no colo. Aquele dia, 24 de junho, era a festa de S. João Batista. É uma data muito significativa, porque vocês sabem que S. João Batista é o precursor, aquele que preparou o caminho para Jesus. Assim, Nossa Senhora vem aqui para preparar os nossos corações para a vinda de Jesus. Nossa Senhora não aparece aqui para assustar-nos ou para constranger-nos a fazer alguma coisa, mas aparece com o Menino Jesus no colo. Este primeiro dia é muito significativo porque Nossa Senhora, como Mãe de Deus, nos traz Jesus e nos leva a Jesus. Numa mensagem, Ela disse: "Queridos filhos, se vocês tivessem que escolher entre a minha aparição e a Santa Missa, deveriam ir à Missa". No centro, aqui em Medjugorje, estão a Santa Missa e a confissão: está sempre Jesus. As aparições não são o centro, não devemos correr atrás das aparições, mas devemos correr atrás de tudo aquilo que Nossa Senhora nos diz. Muitos peregrinos, se não tiverem visto todos os videntes, dizem que a peregrinação foi um fracasso. Isso não é verdade. Nossa Senhora nunca disse: "Vocês devem vir a Medjugorje para me ver, ou para ver os videntes, ou para ver os freis que são santos, ou são inteligentes, ou algo semelhante...". Nossa Senhora nunca disse isso! Ela fala aquilo que é importante para nós, para o nosso bem, para a nossa salvação. Nossa Senhora sempre diz: "A mensagem mais importante que dei aqui é o convite à conversão". É uma mensagem evangélica. As mensagens que Nossa Senhora dá aqui em Medjugorje não são uma novidade, não acrescentam nada ao Evangelho. Nossa Senhora vem aqui para despertar-nos, como fez Jesus no Getsêmani, quando acordou os apóstolos que haviam adormecido. Jesus havia predito por várias vezes a Sua Paixão aos Seus apóstolos, a Sua morte, mas eles não tinham levado isso a sério, estavam adormecidos. Assim, também nós podemos não levar a sério não só Nossa Senhora, mas também o Evangelho, porque a Virgem vem aqui exatamente para dizer-nos que levemos a sério o Evangelho. Medjugorje não é uma seita cristã, como alguns dizem. Medjugorje é a Igreja, é a Igreja em movimento. Portanto, Medjugorje não apenas está na Igreja, mas também existe para a Igreja. Nossa Senhora não vem para fundar uma Igreja nova, mas para ajudar a Igreja de Seu Filho Jesus a renovar-se. A Virgem disse aqui: "O objetivo das minhas aparições, queridos filhos, é que vocês sejam felizes aqui", porque Nossa Senhora não vem para privar-nos das alegrias da vida. Ela quer que sejamos felizes, e somente com Deus podemos ser felizes. Ela disse: "O objetivo das minhas aparições é que todos vocês possam estar comigo no Céu". Nós ainda não chegamos ao Céu, aqui estamos ainda no deserto, como os Israelitas. Quando eles saíram do Egito, não chegaram logo à Terra Prometida. Assim também nós, aqui na terra, vivemos este deserto, estamos caminhando em direção à Terra Prometida, mas aqui vivemos também as provas, as tentações. Por isso, Nossa Senhora disse: "Queridos filhos, vim para ajudá-los, porque vocês não conseguem sozinhos". Vocês bem sabem que também os israelitas se opuseram a Moisés, dizendo: "No Egito tínhamos o que comer, aqui no deserto não há nada, existe a incerteza". Assim, pode parecer também a nós que aquilo que Nossa Senhora nos diz não seja tão conveniente, não seja atraente, não seja agradável. Quando Nossa Senhora diz: "Rezem com o coração", não nos diz uma coisa fácil, uma coisa que logo nos agrade. Todos nós sabemos que é mais fácil ver televisão, fazer coisas aprazíveis, que nos agradam mais do que rezar. Nossa Senhora não nos diz aquilo que nos agrada, mas aquilo que é para o nosso bem. As aparições de Nossa Senhora aqui em Medjugorje, que já duram 25 anos (n.t.: agora, 31 anos), são sem dúvida um sinal do nosso tempo. Um tempo em que não se sabe mais o que é bom, o que é mau, o que está à direita e o que está à esquerda... Nossa Senhora não tem medo de dizer-nos também que satanás existe e diz: "Satanás é forte, queridos filhos". Satanás age através das feridas, age nos nossos pensamentos, na nossa fantasia, coloca confusão, quer colocar discórdia sobretudo nas famílias, quer destruir aquilo que é santo em cada um de nós. Mas Nossa Senhora diz também: "Queridos filhos, com o Rosário nas mãos vocês vencerão satanás. Consagrem-se ao meu Coração Imaculado e ao Coração do meu Filho Jesus. Queridos filhos, desejo conduzi-los a Jesus, abandonem-se a Jesus, deem-lhe toda a sua vida, o seu passado, todo o mal acumulado dentro de vocês". (a ser continuado) |
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]