quinta-feira, 28 de junho de 2012

Senado recebe projeto de alteração do Código Penal; entenda

globo.com
27/06/2012 11h35 - Atualizado em 27/06/2012 11h44
Especialistas comentam propostas de alteração de comissão de juristas.
Para criminalistas, mudanças são necessárias, mas há exageros.
Rosanne D'Agostino
Do G1, em São Paulo



127 comentários
Imagem inline 1
Entrega do anteprojeto do Código Penal
(Foto: Nathalia Passarinho / G1)
A comissão de juristas composta para propor mudanças no Código Penal entregou nesta quarta-feira (27) o resultado do trabalho. As propostas serão analisadas pelo Senado como projeto de lei (Veja as principais propostas ao final).
Para Maria Isabel Bermúdez, advogada especialista em direito criminal, as mudanças são "mais do que necessárias". "É um Código de 1940, precisa ser modernizado, mas não com base no clamor público, por penas mais graves. É uma ilusão. Só a lei rígida não basta. O aumento de pena por si só não vai diminuir o crime e não vai melhorar a segurança pública", afirma.
Segundo ela, um dos problemas está em punir o chamado enriquecimento ilícito de funcionários públicos. "É temeroso que se comece a denunciar qualquer tipo de enriquecimento. O funcionário público que tem uma conduta inidônea já é punido pela lei de improbidade administrativa e já tem penas bem drásticas. O Código Penal já dá conta", afirma.
A criminalista elogia outras mudanças propostas, como a criação de penas para o jogo do bicho, organização criminosa, terrorismo, como também a previsão de aborto em caso de anencefalia. "Está bem completo, está se modernizando em diversas áreas", avalia.
Entre as mudanças está tornar crime a exploração de jogos, que está legislação brasileira como contravenção penal, com penas mais brandas que geralmente não levam à prisão. Os juristas também propõem punir de maneira mais rigorosa aqueles que utilizam menores de idade na prática de crimes.
  • "É uma ilusão. Só a lei rígida não basta. O aumento de pena por si só não vai diminuir o crime e não vai melhorar a segurança pública"
Maria Isabel Bermúdez, advogada especialista em direito criminal
Sobre a inserção dos chamados crimes cibernéticos, o advogado Jair Jaloreto, especialista em direito penal e em crimes na internet, avalia que nem todas as condutas precisariam de lei específica. "Furto de dados, por exemplo, já existe no Código Penal. É o crime de furto", afirma. Já para outros crimes na internet, as mudanças são necessárias.
"Tem muita coisa que não é criminalizada. Se invado um site e tenho acesso a dados que lá estão, e saio, por exemplo. E isso não é difícil provar. Essa e outras condutas precisam ser criminalizadas", avalia.
O furto também passa a ser um crime de ação penal condicionada (alguém precisa fazer a queixa para que o autor seja acusado), com pena menor, de seis meses a três anos de reclusão. "Tem muita gente presa por esse crime. Essa mudança deve dar oportunidade para essas pessoas que são rés primárias e lotam os presídios", afirma Bermúdez.
Helena Regina Lobo da Costa, membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), avalia que o trabalho da comissão "está sendo feito de forma meio açodada" e ainda há necessidade de uma revisão.
Para a especialista, os tipos penais criados precisam ter penas proporcionais, levando em conta o conjunto do Código Penal. "Cada proposta é lançada a conta gotas sem ter uma reflexão sobre como estabelecer um sistema coerente", afirma. "A comissão fez propostas apressadas, muitas vezes baseadas em fatos específicos, um crime que teve uma repercussão maior na imprensa."
  • Cada proposta é lançada a conta gotas sem ter uma reflexão sobre como estabelecer um sistema coerente"
Helena Regina Lobo da Costa, da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados de SP
Um dos problemas, segundo ela, está no tipo penal que criminaliza o "bullying". "Várias dessas condutas já são criminalizadas hoje como ameaça, lesão corporal. O que se teme é que além de tudo o novo Código traga problemas na hora de interpretar a lei. O que vou aplicar? Elas ignoram figuras que já existem", afirma.
A criminalista diz ainda que há um aumento exagerado das penas previstas. "O Brasil hoje já é o terceiro país no mundo que mais encarcera pessoas. Temos as prisões absolutamente lotadas. E isso já se viu que não funciona. Há propostas para se diminuir penas sim, mas realmente, são propostas isoladas. No todo, o que prevalece é a criação de novas figuras e o aumento de penas", completa.
Veja a seguir as principais mudanças propostas para o novo Código Penal:
  • Beber e dirigir
Digirir sob influência de álcool ou substância com efeito parecido pode ser considerado crime. Não precisa causar dano, expor ao risco é suficiente. Penas: 1 a 3 anos de prisão
  • Racha
Corrida, disputa ou competição automobilística em via pública não autorizada. Penas: 2 a 4 anos de prisão
  • Abandono de animal
Pena: prisão, de 6 meses a 2 anos, se do fato não resultar crime mais grave
  • Perturbação do sossego
Algazarra, gritaria, barulho e até um animal barulhento que o dono não procura impedir ou provoca a fazer barulho. Pena: prisão de 6 meses a 1 ano
  • Omissão de comunicação
Exercendo função pública, principalmente na medicina e na área sanitária, deixar de comunicar a uma autoridade um crime de ação pública (que o Ministério Público precisa denunciar). Pena: 1 a 2 anos de prisão
  • Funcionário público
Passar-se por funcionário público. Pena: prisão de 1 a 2 anos
  • Jogos ilegal
Explorar jogo de azar. Pena: 1 a 2 anos
  • Estupro
Especifica as maneiras de constrangimento: sexual vaginal, anal ou oral. Pena: 6 a 10 anos de reclusão
Manipulação e introdução sexual de objetos vaginal ou anal. Pena: 6 a 10 anos de reclusão
Molestamento sexual, se for diverso do estupro vaginal, anal e oral. Pena: 2 a 6 anos de reclusão
  • Estupro de vulnerável
Passa a ser contra menor de 12 anos, relação sexual vaginal, anal ou oral. Pena: 8 a 12 anos de reclusão.
  • Aborto
Três novas hipóteses em que não é crime:
- gravidez por emprego não consentido de técnica de reprodução assistida;
- anencefalia ou feto com graves e incuráveis anomalias, atestado por dois médicos;
- por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação, quando o médico constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas para a maternidade
  • Crimes cibernéticos
- Intrusão cibernética: acessar indevidamente ou sem autorização sistema protegido. Pena: de 6 meses a 1 ano de prisão ou multa
- Sabotagem informática: interferir de qualquer forma sem autorização contra a funcionalidade do sistema. Pena: de 1 a 2 anos de prisão e multa.
  • Furto
Diminui a pena e passa a ser obrigatória a queixa. Pena: 6 meses a 3 anos de reclusão
  • Idoso
Abandonar idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas. Pena: 6 meses a 3 anos de prisão
  • Terrorismo
Causar terror na população com fim de forçar autoridades, financiar grupos armados, motivadas por preconceito de raça, cor, entre outros. Pena – 8 a 15 anos de prisão
  • Eventos esportivos ou culturais
Promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores. Pena: 1 a 2 anos de prisão.
  • Progressão de regime
A progressão para um regime menos gravoso (semiaberto ou aberto) leva em conta o bom comportamento carcerário, e aumenta o tempo de pena a ser cumprido
  • Crimes de licitações
Dispensar ou inexigir licitação, fora das hipóteses previstas em lei. Pena: de 3 a 6 anos de prisão
  • Tráfico de drogas
Não há crime se a pessoa adquire, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo drogas para consumo pessoal. Também se semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de drogas para consumo pessoal
  • Intimidação vexatória, o "bullying"
Intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de superioridade e causando sofrimento. Somente se a vítima representar. Pena: prisão de 1a 4 anos
  • Enriquecimento ilícito do servidor
Adquirir, vender, alugar, entre outros, valores ou bens móveis ou imóveis que sejam incompatíveis com os rendimentos. Pena: 1 a 5 anos de prisão.
VEJA MAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA COMISSÃO DE JURISTAS
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/06/senado-recebe-projeto-de-alteracao-do-codigo-penal-entenda.html

LINKS PATROCINADOS

Emagrecer rápido
Perca as Gordurinhas Indesejáveis. 1ºSessão Cortesia!Barra da Tijuca
BeSlimbrasil.com.br






Link  
127 COMENTÁRIOS

Rui Silva2 horas atrásDENUNCIAR
não era pra criminaliza os jogos de azar: conheço senhoras e senhores que fazem jogos do bicho, pra ajuda na renda família, vão prende essas pessoas.
RESPONDER COMPARTILHARFacebookTwitter

Rui Silva7 horas atrásDENUNCIAR
mudem isso juristas: deixar de ser crimes hediondo: o homicídio qualificado privilegiado (assassinato com agravante) é já hein fazem cada coisa errada!
RESPONDER COMPARTILHARFacebookTwitter


carregar mais comentários
PUBLICIDADE


Seus amigos no G1veja o que eles estão lendo

Conecte-se com seus amigos e saiba o que eles estão lendo. Veja mais
Brasil
veja tudo sobre ›
Casa da Rabeca, em Olinda, encerra os festejos do 9° Forró...
HÁ 8 MINUTOS
Partidos de esquerda escolhem Vera Lúcia para a prefeitura de Aracaju
HÁ 12 MINUTOS
Mato Grosso do Sul tem 1.005 bolsas no Prouni do 2º semestre
HÁ 12 MINUTOS
Simm oferece oportunidades de emprego para esta sexta-feira (29)
HÁ 18 MINUTOS
Atriz Louise Cardoso pega dengue e cancela apresentação em...
HÁ 22 MINUTOS
Três suspeitos de tráficos de drogas são presos em Santa Rita, no MA
HÁ 25 MINUTOS
Suspeito de roubar bancos e carros-fortes é preso pela polícia em MT
HÁ 26 MINUTOS
MP quer interdição de Central de Triagem de São Brás, em Belém
HÁ 27 MINUTOS
Agência bancária é interditada por falta de segurança, no...
HÁ 29 MINUTOS
Oscilação no preço dos combustíveis em Uberlândia, MG, causa reclamação
HÁ 31 MINUTOS
Política
Últimas notícias
PUBLICIDADE


primeira página
PF prende 32 por rede internacional de pedofilia
Prisões ocorreram em 9 estados. Grupo compartilhava pornografia infantil na web.
Comissão aprova cota para alunos de escolas públicas em federais
Órgão fixa reajuste máximo de plano de saúde em 7,93%
PMs circulam à paisana nos ônibus de SP
Senadora passa sufoco com salto em rampa
veja todos os destaques ›
Shopping

Zoom.com.br
Samsung Galaxy Android

a partir de 12 x R$ 33,25
anterior
proximo

compare preços de
 
veja todos os produtos »
PUBLICIDADE


editorias
Autoesporte.com
Blogs e Colunas
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos e Emprego
Correções
Economia
Ego
Esporte
Loteria
Mundo
Natureza
Planeta Bizarro
Política
Pop & Arte
Tecnologia e Games
VC no G1
Vestibular e Educação
Infográficos
Vídeos
especiais
100 anos do Titanic
CPI do Cachoeira
Dia dos Namorados
E3 2012
Faça e aconteça
Festa junina
Guia de carreiras
Los Hermanos 15 anos
Luta contra a dengue
O perfil do Facebook
Revolta Árabe
Rio+20
Mais especiais
serviços
Fale Conosco
G1 no seu celular
Aeroportos
Trânsito
Previsão do Tempo
Conversor de Moedas
Índices de Mercado
Indicadores Econômicos
Guia Cultural Rio
Guia Cultural SP
Downloads
Receitas.com
Tabela Fipe
regiões
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
MG - Sul de Minas
MG - Triângulo Mineiro
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
São Paulo
SP - Araraquara e Região
SP - Bauru e Marília
SP - Campinas e Região
SP - Itapetininga e Região
SP - Piracicaba e Região
SP - Ribeirão e Franca
SP - Rio Preto e Araçatuba
SP - Santos e Região
SP - São Carlos e Região
SP - Sorocaba e Jundiaí
Sergipe
tv globo
Bem Estar
Bom Dia Brasil
Jornal Hoje
Jornal Nacional
Jornal da Globo
Fantástico
Globo Repórter
Globo Rural
Profissão Repórter
Brasileiros
Globo Mar
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
rádios
GloboRadio
CBN
Rádio Globo
BEAT98
BHFM
Globo FM
Multishow FM
Rádio GNT
Rádio Zona de Impacto
globo news
Primeira Página
Jornal Globo News
Conta Corrente
Estúdio I
Jornal das Dez
Globo News em pauta
Almanaque
Arquivo N
Cidades e Soluções
Entre Aspas
Fatos e Versões
Globo News Alexandre Garcia
Globo News Ciência e Tecnologia
Globo News Documento
Globo News Dossiê
Globo News Especial
Globo News Literatura
Globo News Miriam Leitão
Globo News Painel
Globo News Saúde
Manhattan Connection
Milênio
Mundo S/A
Pelo Mundo
Sarau
Sem Fronteiras
Starte
Via Brasil
publicações
Época
Época Negócios
Época SP
Autoesporte
Casa e Jardim
Crescer
Criativa
Galileu
Globo Rural
GQ
Marie Claire
Monet
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Quem
jornais
O Globo
Extra
globo.com
notícias esportes entretenimento vídeos todos os sites
© Copyright 2012 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidadecentral globo.com assine a globo.com anuncie conosco



































1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
discípulos aproximaram-se dele.   
2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:   
3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino
dos céus!   
4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!   
5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!   
6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
saciados!   
7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
  
8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!   
9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
  
10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque
deles é o Reino dos céus!   
11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem
e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.   
12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos
céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]