IGREJA CATÓLICA !
(056) VOCAÇÃO DA IGREJA !
"E eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo". (Mt.28,19-20).
A Vocação da Igreja está na missão para a qual Cristo a instituiu na Terra, quando a fundou sobre Pedro e enviou os Apóstolos para o mundo :
- "Tu es Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do Inferno nada poderão contra ela".(Mt. 16,18).
Assim, o Catecismo da Igreja Católica ensina :
849. - "Enviada por Deus às nações, para ser o sacramento universal da salvação, a Igreja, em virtude das exigências íntimas da sua própria catolicidade e em obediência ao mandamento do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens" (AG l). "Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo quanto mandei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo"(Mt.28,19-20).
A Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Santa Igreja (LG) diz sobre a Vocação da Igreja :
- "Destinada a estender-se a todas as regiões, ela entra na história dos homens, ao mesmo tempo que transcende os tempos e as fronteiras dos povos. Caminhando por meio de tentações e tribulações, a Igreja é confortada pela força da graça de Deus que lhe foi prometida pelo Senhor para que não se afaste da perfeita felicidade por causa da fraqueza da carne, mas permaneça digna do seu Senhor e, sob a acção do Espírito Santo, não cesse de se renovar até, pela cruz, chegar à luz que não conhece ocaso".(LG.9).
À vocação da Igreja há-de corresponder a vocação humana, na medida em que a vocação da Humanidade é manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho Único do Pai, como nos diz o Catecismo da Igreja católica :
1877 . – A vocação da humanidade é manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho Único do Pai. Esta vocação reveste-se de uma forma pessoal, pois cada um é chamado a entrar na bem-aventurança divina. Mas diz também respeito ao conjunto da comunidade humana.
Esta transformação é o trabalho conjunto da Igreja e da pessoa humana pois que o amor do próximo é inseparável do amor de Deus, e o homem, desenvolvendo as suas capacidades, corresponde à sua vocação.
O desejo de Deus está no coração do homem como diz o Catecismo da Igreja Católica quase no seu princípio :
27. - Desejar a Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que não se cansa de procurar :
"A razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à união com Deus. Desde o começo da sua existência, o homem é convidado a dialogar com Deus : pois, se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele, e por amor, constantemente conservado; nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e não se entregar ao seu Criador" (GS 19).
Mesmo que o homem não queira ou não possa corresponder à sua vocação, a Igreja não pode deixar de empregar todos os meios ao seu alcance e em todos os tempos, para o ajudar a ouvir o chamamento de Deus, no cumprimento da sua vocação e da sua missão.
CHAMAMENTO
De maneira genérica um Chamamento é uma interpelação de Deus a determinada pessoa, para lhe confiar uma missão especial, dentro do Seu plano de salvação.
Temos no Antigo Testamento várias pessoas a quem Deus chamou de maneira especial :
- Abraão : - "Deixa a tua terra, a tua família..." (Gen. 12,1).
- Moisés : - "Vai, envio-te ao Faraó, para que tires do Egipto o Meu povo..." (Ex.3,9).
- Amós: - "Vai, e profetiza ao Meu Povo..." (Am. 8,15).
- Isaías : - "Vai, pois, e diz a esse povo : Escutai sem chegar a compreender". (Is.6,9).
- Jeremias : - "Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia... Eu te consagrei..." (Jer. 1,4).
- Ezequiel : - "Filho do homem, vai junto da casa de Israel para lhe transmitires as Minhas palavras..." (Ez.3,4).
No Novo Testamento, Jesus chamou os doze, pelo seu nome :
- "Elegeu doze para andarem com Ele e para os enviar a pregar, com o poder de expulsar demónios". (Mc.3,13).
Paulo foi chamado para ser um Apóstolo :
- "Paulo... Apóstolo por vocação, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus". (Rom, 1,1).
- "Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Jesus Cristo..."(1Cor.1,1).
Jesus chamou Zaqueu :
- "Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje preciso de ficar em tua casa".(Lc.19,5).
TODOS SÃO CHAMADOS
Princípio da Universalidade e Catolicidade do Único Povo de Deus que a Constituição Dogmática do Concilio Vaticano II sobre a Santa Igreja (LG) proclama assim :
- "Ao novo Povo de Deus todos os homens são chamados. Por isso, este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os séculos, para se cumprir o desígnio da vontade de Deus que, no princípio, criou uma só natureza humana e resolveu juntar em unidade todos os seus filhos que estavam dispersos (cf.Jo.11,52). Foi para isso que Deus enviou o Seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas (cf.Heb.1,12), para ser mestre, rei e sacerdote universal, cabeça do novo e universal Povo dos filhos de Deus. Para isso Deus enviou finalmente também o Espírito de Seu Filho, Senhor e fonte de vida, o qual é para toda a Igreja e para cada um dos crentes princípio de agregação e de unidade na doutrina e na comunhão dos Apóstolos, na fracção do pão e na oração. (cf.Act.2,42).(LG 13).
A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, somos todos nós os que fomos baptizados e temos um scerdócio universal e, como tal, temos a nossa vocação que é a mesma vocação da Igreja.
Assim, a Igreja tem como vocação primária, promover a Dignidade da Pessoa humana, porque o homem foi criado à imagem de Deus e, como tal, deve fazer um esforço por não adulterar a imagem de Deus pelo pecado.
Perante a imoralidade e o enigma da morte, a Igreja deve acompanhar o homem, conduzindo-o do nascer até à vida eterna, no cumprimento da sua vocação, com a promessa de Deus :
- "E eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo".(Mt.28,19-20).
A Igreja deve estar atenta à índole comunitária da vocação humana, conforme nos lembra o Concílio "
- "Deus, que por todos cuida com solicitude paternal, quis que os homens formassem uma só família, e se tratassem uns aos outros como irmãos. Criados todos à imagem e senelhança daquele Deus que "fez habitar sobre toda a face da terra o inteiro género humano, saído dum princípio único"(Act.17,26), todos são chamados a um só e mesmo fim, que é o próprio Deus".(GS 24).
Esta é uma caminhada com a qual a Igreja, acompanhando a actividade humana, promovendo-a por todos os meios, a conduzirá ao seu fim último, para o qual foi criada, segundo o espírito da sua vocação, como nos diz ainda o Concílio :
- "A Igreja, que tem a sua origem no amor do eterno Pai, foi fundada, no tempo, por Cristo Redentor, e reune-se no Espírito Santo, tem um fim salvador e escatológico, o qual só se poderá atingir plenamente no outro mundo. Mas ela existe já actualmente na terra, composta de homens que são membros da cidade terrena e chamados a formar já na história humana a família dos filhos de Deus, a qual deve crescer continuamente até à vinda do Senhor.(GS 40).
IGREJA MISSIONÁRIA
Os Missionários são pessoas - religiosos ou leigos -, comprometidos com a propagação da fé cristã entre os povos não cristãos, ou em regiões demarcadamente afastadas da prática cristã.
O mandato missionário é uma exigência da Igreja desde a sua fundação, como diz o Catecismo da Igreja Católica :
849. - Enviada por Deus às nações, para ser o sacramento universal da salvação, a Igreja, em virtude das exigências íntimas da sua própria catolicidade e em obediência ao mandamento do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens.(AG 1)....
Desde o princípio, o compromisso da Missão, tem sido o fundamento de identidade da Comunidade cristã.
S. Paulo e os outros Apóstolos deram o exemplo e o modelo da evangelização, fundando comunidades que divulgassem o Evangelho à sua volta.
Muitos dos grandes santos da santa Igreja, foram primeiro missionários e muitos deles mártires.
Os fundadores de muitas Ordens Religiosas frequentemente organizaram as suas Comunidades com trabalhos cujos objectivos foram principalmente missionários, embora não exclusivamente.
O Concílio Vaticano II dedicou um decreto à Actividade Missionária da Igreja, Ad Gentes, que, sobre a vocação dos missionários nos diz :
- De facto, são marcados com vocação especial aqueles que, dotados de índole natural conveniente e das qualidades e talentos requeridos, estão prontos para empreender o trabalho missionário, quer sejam nativos quer estrangeiros : sacerdotes, religiosos e leigos... (AG.23).
A Igreja tem como vocação, encaminhar-nos para os fins últimos, é Escatológica.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]