Home
Publicado em 27/06/2012 por Comunidade Familia de Deus
Padres Casados?
30 questões provocadoras sobre o celibato“Padres casados?”, é o nome do livro organizado por Arturo Cattaneo e publicado pelas Edições CNBB nesse ano de 2012.
“Com este livro queremos tornar compreensível ao grande público as razões pelas quais o celibato sacerdotal interessa tanto à Igreja”, diz Arturo Cattaneo, que para facilitar a leitura fez com que as questões fossem voluntariamente sintéticas, trazendo ao final do volume uma bibliografia que permite um posterior aprofundamento.
A obra procura responder a várias perguntas que hoje em dia são comuns até mesmo entre católicos, como “Porque os padres não se casam? Como o celibato está assim tão presente no coração da Igreja, se Jesus não o havia pedido nem mesmo aos apóstolos? Não pode esta obrigação causar desvio da sexualidade, da vida afetiva e, até mesmo, casos de pedofilia?”.
O prefácio, escrito pelo Cardeal Mauro Piacenza, Prefeito da Congregação para o Clero, afirma que “o celibato eclesiástico, apostolica vivendi forma, é enumerado exatamente entre os bens maiores e mais fortemente portadores de verdade, um dos dons maiores que o Senhor deixou e que continuamente confirma à sua Igreja”.
Dom Mauro diz também que a reforma sem dúvida é necessária, mas, deve ser feita “em sentido autenticamente católico. Uma reforma autêntica “não deve olhar unicamente os aspectos psicoafetivos da vida do sacerdote, mas requer ter coragem de partir das raízes: uma correta cristologia, uma sã eclesiologia, uma forte espiritualidade, sobretudo, uma correta teologia sacramental e um profundo senso do sagrado, capazes de plasmar toda a vida sacerdotal, em torno daquele imprescindível centro que é a Celebração Eucarística”.
Não é o momento histórico de crise e dificuldade, momento de escândalo, que faz com que a Igreja abaixe o seu “nível moral e espiritual, ao contrário, o manteve alto e até exaltado, sobretudo no delicadíssimo dever de escolher, educar e instituir os próprios ministros”, continua o cardeal, concluindo o seu prefácio com as seguintes palavras:
“Só posso desejar que este livro encontre a mais ampla difusão, contribuindo para tornar o celibato sacerdotal sempre mais apreciado como dom precioso do Espírito de Cristo à sua Igreja e acolhido por jovens, que como São Paulo e tantos santos, se deixaram “conquistar por Cristo” (Fl 3, 12).
Arturo Cattaneo, nasceu em Lugano (Suiça), é sacerdote, Doutor em Direito Canônico e em Teologia e autor de diversas publicações no âmbito canônico, eclesiológico e da pastoral familiar.
Para adquirir a obra: vendas@edicoescnbb.com.br ou pelo site: www.edicoescnbb.com.br
https://coracaosacerdotal.wordpress.com/2012/06/27/6561/
Gostei
Seja o primeiro a gostar disso.
Arquivado em: Uncategorized
« A realização da pessoa no celibato sacerdotal
Deixe uma resposta
Agenda
junho 2012 D S T Q Q S S
« nov
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
SÃO JOSÉ PADROEIRO DA IGREJA
São José, patrono universal da Igreja, velai pela Igreja tão cuidadosamente como velastes por Jesus, ajudai a protegê-la e conduzi-a como fez com seu filho adotivo. Amém.
O VOSSO CORAÇÃO SACERDOTAL
"O VOSSO CORAÇÃO SACERDOTAL, CHEIO DE AMOR, TORNA-SE PARA ELE - JESUS - O ÚNICO GRANDE CONFORTO."
(Da mensagem de Nossa Senhora de Fátima dada ao Pe. Stefano Gobbi em 24 de Dezembro de 1991)
BENÇÃO NA VOZ DO PE PIO
Clicar na seta acima // Veja o vídeo com a bênção do Pe. Pio no ínicio desta página // Receba esta bênção tomando posse das graças de Deus na sua vida !
CHAMADOS AO SACERDÓCIO
" Coração Eucarístico de Jesus abençoai com a Graça da Fidelidade todos aqueles que receberam de ti o chamado de serem teus Sacerdotes "
ANO SACERDOTAL
Um ano de graças para a vida da Igreja. E os seus frutos permanecerão !!!
Participe conosco da campanha: ADOTE UM SACERDOTE ESPIRITUALMENTE !!!
Beato João Paulo II, Rogai por nós!
Blog no WordPress.com. Tema: Digg 3 Column por WP Designer.
Seguir
Follow “Coração Sacerdotal”
Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.
Powered by WordPress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]