É Razoável Crer?
Poder Global e Religião Universal
Dentre os livros que tive a honra de ler nestes últimos dias, este foi sem dúvida muito importante para que eu compreendesse realmente como anda o mundo e qual o meu papel enquanto cristã e cidadã neste contexto atual, onde os valores de Deus e a moral estão sendo excluídos, deixando o ser humano a mercê das hostes malignas que visam destruí-lo, por ser ele imagem e semelhança do Criador. O inimigo é o mesmo, mas a estratégia agora é outra. Como nos diz o Monsenhor Sanahuja, ele vem agora travestido de Ecumênico, Ecológico e Relativista. Rezar e vigiar é preciso. Que Deus nos ajude e que a Virgem nos guarde. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!
- Introdução do livro.
- Por Juan Claudio Sanahuja
"João Paulo II na encíclica Evangelium vitae, refere-se ao que chamava de "a verdadeira conjura contra a verdade": "Os falsos profetas e os falsos mestres conseguiram o maior êxito possível". Infelizmente certos setores do Cristianismo não escaparam à colonização da Nova Ordem. Em algumas organizações de tradição cristã o que prevalece não é o compromisso com a verdade: o medo de serem acusadas de fundamentalistas, a ambiguidade cúmplice - da qual se tira indigno proveito - e a aceitação resignada dos falsos valores da modernidade - como o sucesso, a popularidade, a excelência - provocaram em algumas pessoas uma verdadeira apostasia material da Fé em Jesus Cristo.
Parece que para elas não existem princípios imutáveis dos quais não se pode fazer concessão. Como diz Spaemann, foi imposta : "uma nova ética que avalia as ações como parte de uma estratégia. A ação moral torna-se, então, uma ação estratégica". Esta forma de pensar, que de início era chamada comumente de "utilitarismo", tem sua origem no pensamento político", o que leva a cair no consequencialismo moral.
O diálogo se transforma em "dialoguismo", no qual é concedido o inegociável, e, com desculpa de se descobrir o que é positivo nas diferentes manifestações sociais e culturais contaminadas de paganismo, muitos católicos não resistem a nenhuma de suas exigências abusivas, coonestam o erro, ocultam sua fé, não demonstram com obras que são cristãos e, com frequência, se mostram mais amigos dos inimigos de Deus que de seus irmãos de fé.
A crise da Igreja é grave. Tenho a impressão de que não se esconde de ninguém que o cataclismo social que afeta o respeito à vida humana e à família tem essa triste situação como causa. Michel Schooyans afirma, sem nenhuma dúvida, que a Nova Ordem Mundial, "do ponto de vista cristão, é o maior perigo que ameaça a Igreja desde a crise ariana do século IV", quando, nas palavras atribuídas a São Jerônimo, "o mundo dormiu cristão e com um gemido, acordou ariano"
O consolo banal e pusilânime de dizer que "vai passar", que o "pêndulo da história voltará a se equilibrar", nada resolve porque, enquanto isso, criam-se situações que põem em perigo a fé de muitas pessoas. Nossa primeira atitude não deve ser - ainda que a tentação exista -nem de queixa nem de denúncia,mas de obediência a Jesus Cristo,que é exigente: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos"(Jo 14,15). Só assim nosso falar e pensar servirá para que Deus possa ser ouvido,para que possa encontrar espaço no mundo. Só assim seremos bons instrumentos purificados pelo Senhor.
Como comenta Bento XVI,tomando a primeira carta de São Pedro: " A obediência à verdade deveria tornar casta a nossa alma e desta forma guiar à reta palavra e à reta ação. Em outras palavras, falar para encontrar aplausos, falar orientando-se segundo o que os homens querem ouvir, falar em obediência à ditadura de opiniões comuns é considerado uma espécie de prostituição da palavra e da alma. A castidade à qual o apóstolo Pedro faz alusão não é submeter-se a estes protótipos, não é procurar aplausos, mas procurar a obediência à verdade" (Homilia durante a missa com os membros da comissão teológica Internacional - 06/10/2006)
Bento XVI propôs recentemente, de forma sintética, o exemplo de São João Leonardo: " tender constantemente à alta medida de vida cristã, que é a santidade", porque "só da fidelidade a Cristo pode surgir a autentica renovação eclesial". São João Leonardo viveu nos anos em que começou a se delinear o pensamento moderno " que produziu entre seus efeitos negativos a marginalização de Deus, com a ilusão de uma possível e total autonomia do homem que escolhe viver ' como se Deus não existisse'. É a crise do pensamento moderno, que muitas vezes desemboca em formas de relativismo.
São João Leonardo intuiu qual era o verdadeiro remédio para estes males espirituais e resumiu-o na expressão: " Cristo antes de tudo". Reafirmou que o encontro vivo com Cristo se realiza em sua Igreja, santa mas frágil, radicada na história e no seu porvir, às vezes obscuro, no qual o trigo e o joio crescem juntos, mas que é sempre Sacramento de salvação. Não se escandalizou com as fraquezas humanss e para combater o joio optou por ser bom trigo: ou seja, decidiu amar a Cristo na Igreja e contribuir para torna-la cada vez mais trnsparenete d ' Ele. (Audiência Geral 07/10/09)
A sociedade e o Estado excluíram Deus e "onde Deus é excluído, a lei da organização criminal toma seu lugar, não importa se de forma descarada ou sutil. Isto começa a tornar-se evidente ali onde a eliminação organizada de pessoas inocentes - ainda não nascidas - se reveste de uma aparência de direito, por ter a seu favor a proteção do interesse da maioria" (Bento XVI - Iglesia y Modernidad, Buenos Aires: Paulinas p.115 - 1992)
Este caminho não será fácil, nem seguro:" Num mundo onde a mentira é poderosa, paga-se a verdade com o sofrimento. Quem quer evitar o sofrimento, mante-lo longe de si, mantém longe a própria vida e sua grandeza; não pode ser servo da verdade nem pode servir à fé" (Bento XVI Homilia 28/06/2008)
Para este serviço à fé contamos coma graça proporcional às circunstâncias que Deus nos deu: " Não devemos distanciar-nos de Deus, mas tornar Deus presente; fazer com que Ele seja grande em nossas vidas;[...]É importante que Deus seja grande entre nós, na vida pública, através por exemplo, da cruz nos edifícios públicos" (Bento XVI homilia na Solenidade da Assunção - 2005)
O Santo Padre tem insistido no testemunho público dos católicos; mas não estaremos complexados e covardes, omitindo deveres elementares com a desculpa de pluralismo e abertura? Os inimigos que enfrentamos hoje são muito poderosos. Irremediável é o sofrimento pela Verdade, igualmente inevitável a perseguição dos bons e, ao mesmo tempo, impreterível a necessidade de testemunho pessoal e social, individual e coletivo, o que nos é exigido como cristãos.
Recordemos que as vésperas da Conferência do cairo, João Paulo II convidou-nos a recorrer a São Miguel Arcanjo coma oração que " O Papa Leão XIII introduziu em toda a Igreja[...] para obter ajuda nesta batalha contra as forças das trevas"
Em 1982 referia-se ao mistério da iniquidade na Homilia em Cracóvia: " O homem vive como se Deus não existisse e chega a pôr-se a si mesmo no lugar de Deus. Assim, arroga para si próprio o direito do criador de interferir no mistério da vida humana. Quer decidir a vida do homem e determinar o limite da morte. Rejeitando as leis divinas e os princípios morais, ele atenta abertamente contra a família. Da várias maneiras procura calar a voz de Deus no coração dos homens e quer fazer de Deus o 'grande ausente' na cultura e na consciência dos povos. O mistério da iniquidade continua a caracterizar a realidade do mundo"
Por isso, hoje mais do que nunca devemos responder de forma consciente diante de Jesus Cristo, participando de sua oração e de sua Cruz, com a direção do magistério da Igreja: Ubi Petrus, Ibi Ecclesia, Ibi Deus. Procuremos ser bons discípulos de Nosso Senhor, sem dar rédeas à tentação da impaciência, de imediatamente buscar o grande êxito, os grandes números, deixando a Ele quando e como nosso trabalho dê fruto.Para tanto é preciso rezar mais, estudar mais, pensar mais e agir mais para quebrar o espartilho do politicamente correto, dos lugares comuns e do encantamento mundano"
Buenos Aires, 7 de novembro de 2009
Festa de Maria, Mãe e Medianeira da Graça.
Juan C. Sanahuja
http://razoavelcrer.blogspot.com.br/2012/07/poder-global-e-religiao-universal.html
Postado por Ana Maria Bueno às 00:00
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Marcadores: Poder Global
Reações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Santíssima Virgem!
Santíssima Virgem!
“Digo com os santos: A divina Maria é o Paraíso Terrestre do novo Adão, onde Ele encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande, o divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência do Altíssímo, onde Ele escondeu, como em seu Seio, o seu Filho Único e n’Ele tudo o que há de mais excelente e precioso. Que grandes e misteriosas coisas fez o Deus onipotente nesta admirável criatura, segundo ela própria é forçada a dizer, a despeito da sua profunda humildade: “ O poderoso fez em mim maravilhas, Santo é seu nome!”(Lc 1,49). O mundo não conhece estas maravilhas, porque é incapaz e indigno disso” - (São Luis Maria Grignon de Monfot – Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria – pag 18)
Santa Missa
Santa Missa
...consiste em irdes à Igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes, diante do altar, como o faríeis diante do trono de Deus, em companhia dos Santos Anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos - São Leonardo de Porto Maurício
Ave, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita es tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre: Jesus! Santa Maria, mãe de Deus. Rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
Bento XVI
Bento XVI
Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático é atraiçoado nas suas bases." - Bento XVI.
Padre Paulo, Santo Padre e a comunhão na boca
Padre Paulo, Santo Padre e a comunhão na boca
" O Papa está nos dando exemplo de devoção eucarística, de verdadeira união a tradição da Igreja, mas uma tradição que sabe evoluir ao longo dos tempos; a Igreja sabe, como mãe e mestra, colocar o remédio certo na hora certa. E em um tempo em que, infelizmente, acontecem abusos e padres que perdem a fé na Presença de Jesus na Eucaristia, a Igreja como mãe e mestra quer renovar essa fé."
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças
Sobre tua proteção, Mãe, nos colocamos. Este Blog te pertence, para a Glória de teu filho Jesus
Sou contra o Aborto!
Sou contra o Aborto!
No caso de uma lei intrinsecamente injusta, como aquela que admite o aborto ou a eutanásia, nunca é lícito conformar-se com ela, nem participar numa campanha de opinião a favor de uma lei de tal natureza, nem dar-lhe a aprovação com o seu voto. (João Paulo II, Evangelium Vitae, nº 73)
Bem poderia ser nossa Oração
Como seria bom meu Deus, que nesse momento houvesse no mundo um maior número destas almas fortificadas por ti no bem. Dir-se-ia que tudo se vai afundar para sempre...A pobre humanidade assemelha-se a um homem ébrio que procura o caminho às apalpadelas. Não sabe em quem confiar, sobre quem se apoiar...
Mas quem lhe abrirá os olhos e lhe mostrará o caminho? Quem sustentará seus passos hesitantes?Existem almas luminosas e fortes espalhadas por entre a multidão, que lhe podem prestar esse serviço e conduzi-la a Ti. Faz ,ó meu Deus, que esse numero de almas redentoras aumente entre nós, a fim de sejas conhecido, amado e glorificado, e o mundo seja salvo." (François de Saint-Marie)
Mãe Admirável - A Santíssima Virgem
Mãe Admirável - A Santíssima Virgem
Ave, sempre bela/ Ó virgem Mãe de Deus/ Do alto mar estrela/ Porta azul do céu/Novas o anjo traz/ "Ave" te saúda;/Funda-nos na paz/ De Eva o nome muda/Quebra a algema ao réu/ E dá ao cego luz/ Dá-nos Mãe do céu/ O que ao céu conduz/Mostra seres Mãe/ Faze a nós descer/ Quem por nós nascido/ Quis de ti nascer/Dá-nos vida pura/ Um caminho reto/ Para quem procura/ Ver Jesus de perto/Seja ao Pai louvor/ Ao Cristo também/ Ao Consolador/Igualmente. Amém
Editora
Editoria de Conteúdo:
Ana Maria Bueno Cunha
Papa Bento XVI
Papa Bento XVI
"A Igreja não é uma associação qualquer que se ocupa das necessidades religiosas dos homens e cujo objectivo se limitaria precisamente ao de uma tal associação. Não, a Igreja leva o homem ao contacto com Deus e, consequentemente, com o princípio de tudo."
Marcadores
A Sabedoria do Cristão (13)
A Vida Interior (6)
Aborto (8)
Ana Maria (20)
Autores Ilustres (43)
Banquete do Cordeiro (15)
Biblia (3)
Catecismo (4)
Chesterton (28)
Contrição (1)
Documentos da Igreja (19)
Espiritismo (1)
Festas da Igreja (46)
Graça (13)
Gustavo Corção (3)
Idade média (2)
Igreja Católica (10)
In Guardia (5)
Liturgia (12)
Mandamentos (4)
Mitos Liturgicos (8)
Mortificação (4)
O Problema da liberdade (6)
Papas (28)
Perfeição Cristã (7)
Poder Global (1)
Quem é Cristo? (7)
Reflexões (2)
Resposta ao leitor (1)
Sacramentos (3)
Santos (35)
São Tomás de Aquino (13)
Símbolo da Fé (11)
Tu és Pedro (6)
Vaso de Argila (26)
Virgem Santíssima (13)
Virtudes teologais (2)
Véu (1)
Vídeos (41)
É Razoável Crer? (6)
Postagens por Mês
Minha lista de blogs
Deus lo Vult!
Topblog 2012 – Estamos concorrendo e precisamos do seu voto!
4 horas atrás
André Brandalise
Você sabia?
6 horas atrás
Salvem a Liturgia!
Salvem a Liturgia! no Prêmio Top Blog 2012
14 horas atrás
O Campanhense
Os 3 Rodrigues e uma Panorâmica da Campanha em HDR
1 dia atrás
Sentinela no escuro
O circo pegando fogo e você assistindo Avenida Brasil…
1 dia atrás
† Livros Católicos para Download
Novo livro do Pe. Júlio Maria de Lombaerde
1 dia atrás
+ Voz da Igreja +
Meu testemunho de fé
1 dia atrás
Cozinha e Biblioteca
Guia de orientação católica para cinéfilos
2 dias atrás
Vortex em Português
O Militante e o Agradável
3 dias atrás
CHESTERTON
Sobre a leitura
5 dias atrás
In Mulieribus
Nós, quem, “cara pálida”?
1 semana atrás
Contos do Átrio
Adeus a Dom Eugenio Sales
2 semanas atrás
Palavras de Verdade e Vida
"Deixa que os mortos enterrem seus mortos"
2 semanas atrás
Civilitas Christiana
Recordando o gosto pela História em meio à correria...
4 semanas atrás
DOM LUIZ BERGONZINI
TESTAMENTO ESPIRITUAL - Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
4 semanas atrás
Sociedade Católica
Guardar a fé, o serviço de Bento XVI
3 meses atrás
Encontro com o Bispo
A Paz esteja convosco
3 meses atrás
Brasil sem Aborto
3 breves vídeos para entender o julgamento do aborto de crianças com anencefalia no STF
3 meses atrás
Foco Católico
Saiba mais sobre a camisinha da mulher
4 meses atrás
Agora defina!
Defina tédio
6 meses atrás
PASTORALIS
Mensagem de Natal: Um Lugar para Deus
7 meses atrás
Blog Ventania
Novo governo da Espanha irá contra o aborto
7 meses atrás
A Hora de São Jerônimo
Catecismo - Aula 10
8 meses atrás
Circa Creationis
Período de discernimento
1 ano atrás
Santa Josefina Bakita
Santa Josefina Bakita
«Vendo o sol, a lua e as estrelas, dizia comigo mesma: Quem é o Patrão dessas coisas tão bonitas? E sentia uma vontade imensade vê-Lo, conhecê-Lo e prestar-lhe homenagem»
Links Importantes
Bíblia
Catecismo
Enciclopédia
Padre Paulo Ricardo
Pergunte e Responderemos
Pro-vida Anápolis
Santa Sé
Veritatis
Zenit
Chesterton
Chesterton
O filósofo moderno me dissera muitas vezes que eu estava no lugar certo, e eu ainda me sentia deprimido mesmo aceitando isso. Mas eu ouvira que estava no lugar ERRADO, e minha alma exultou de alegria, cantando como pássaro na primavera"
Senhor ...
Senhor ...
"... fica comigo para sempre, não me abandones. Deixa-me sentir-te no mais íntimo do meu coração, presente e escondido ao mesmo tempo. Faz da minha alma o lugar das tuas delícias e do teu repouso. Eu não te perturbarei. Estarei a teus pés, contemplar-te-ei, e amar-te-ei sem ruído. Dar-te-ei o pouco que possuo. Reinarás inteiramente sobre mim e Teu reino não acabará mais.Obrigado meu Deus por tanta bondade!Não preciso de dizer mais nada,mas de te amar. Gostaria de dizer incessantemente algo que te agradasse e fosse digno de ti: sou teu Senhor, e desejo indentificar-me contigo: quero o que tu quiseres, isto é, quero-te para mim, todo para mim, cada vez mais para mim e eternamente.(Robert de Langeac)
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas
Seguidores
Santo Antonio de Pádua
Santo Antonio de Pádua
"A criatura carregou no seio seu Criador e a pobre Virgem o Filho de Deus.Tu és ao mesmo tempo o mais alto e o mais humilde. Senhor dos Anjos e súdito dos homens!
Santíssima Virgem e o anjo
Santíssima Virgem e o anjo
Augusta Rainha dos céus e senhora dos Anjos, Vós que desde o princípio recebeste de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás. Nós Vos pedimos humildemente, enviai vossas santas legiões, para que elas, sob o vosso poder e vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam sua audácia e os precipitem no abismo.
São João da Cruz
São João da Cruz
"Deixem o sacerdote celebrar a Santa Missa do modo e maneira conveniente, segundo a liturgia determinada pela Igreja. Não queiram usar de novidades, como se tivessem mais luz que o Espírito Santo e a Sua Igreja".
Santo Agostinho de Hipona
Santo Agostinho de Hipona
"O Símbolo (O Credo) seja para ti um espelho.Olha-te nele para veres se crês tudo o que declaras e alegra-te cada dia pela tua fé"
Santa Catarina de Sena
Santa Catarina de Sena
"Onde estavas, meu Jesus, durante esta tempestade? Jesus: No meio de teu coração!"
Santo Ambrósio
Santo Ambrósio
"Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio.É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas."
São Pedro
São Pedro
Senhor, Tu sabes que te amo!
Santa Terezinha
Santa Terezinha
"Desde que me foi dado compreender o amor do Coração de Jesus, confesso que expulsei todo temor do meu coração"
Santo Hilário de Poitiers
Santo Hilário de Poitiers
"Foi sempre privilégio da Igreja vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência, quando é atacada".
São Francisco de Sales
São Francisco de Sales
"Um bispo não deve nem pode viver como um cartuxo; os casados, como os capuchinhos; os artesãos, como os religiosos contemplativos, que passam metade do dia e metade da noite em oração. Seria uma piedade tola e ridícula. Cada um segundo a sua espécie. Deus deseja todos os frutos. A verdadeira piedade não destrói, mas enobrece e embeleza."
Santa Teresa de Avila
Santa Teresa de Avila
"Seja teu desejo contemplar a Deus; teu temor, perde-Lo; tua dor, não estar ainda com Ele; tua alegria, a de que possa conduzir-te até Ele. Então viverás em paz".
Papa Pio X
Papa Pio X
“Não se deve inventar a Civilização, nem se deve construir nas nuvens a nova sociedade. Ela existiu e existe: é a Civilização Cristã, é a Sociedade Católica. Não se trata senão de a instaurar e restaurar incessantemente nas suas bases naturais e divinas, contra os ataques sempre renascentes da utopia malsã, da revolta e da impiedade: Omnia instaurare in Christo”
Papa Pio XII
Papa Pio XII
Quem se põe a imaginar insubsistentes decadências e a prever impossíveis acasos para a Igreja, olhe para trás, para a história;reflita sobre o presente e preveja o futuro. Lembre-se do que aconteceu a quem tentou destruir a Esposa de Cristo, veja o que está acontecendo a quem se obstina no insensato intento.Quem se levanta contra a Igreja quebrar-se-á sobre a pedra na qual Cristo seu divino Fundador quis edificá-la
Santo Expedito
Santo Expedito
Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.
São João Crisóstomo
São João Crisóstomo
"Quem estivesse no Calvário veria dois altares, onde se consumiam dois grandes sacrifícios: um era o corpo de Jesus, o outro o coração de Maria".
São Paulo
São Paulo
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso de Ligório
"O homem santo permanece na sabedoria como o sol, mas o insensato muda como a lua. O pecador é como ela: hoje cheia, amanhã, minguante; hoje ri, amanhã chora de remorso, de angústia e tristeza; hoje parece tranquilo e sereno, amanhã furioso como o tigre. E por que? Porque seu contentamento depende das coisas boas ou más que lhe acontecem, e, por isso, mudam segundo sopram os ventos favoráveis ou contrários.O justo é como o sol, sempre sereno e tranquilo, porque sua paz está fundada na conformidade de sua vontade com a vontade de Deus. Podemos gozar aqui na terra de um paraíso antecipado, pois esta paz causa alegria plena, e foi exatamente o que aconteceu aos santos, independente do que passavam; é uma alegria que o mundo não compreende mas que pode e deve estar no coração daquele que tudo se conforma a Deus, e nada, nem a dor, nem a fome, nem a tribulação, haverá de tirar esta paz e impedir que se cumpra de fato a vontade de Deus em sua vida".
Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]