segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A BÍBLIA, A IGREJA E O PROTESTANTE

Photobucket
_


domingo, 12 de agosto de 2012

A BÍBLIA, A IGREJA E O PROTESTANTE

1º. CRITÉRIO DE ANTIGUIDADE - Se uma instituição religiosa diz ter diz ter 2.000 anos de história e por isso é verdadeira, isso não diz nada. O Budismo, se eu não estiver enganado, tem pelo menos 3.000 anos então a idade de uma instituição religiosa, não é o que conta....

RESPOSTA: - No caso, o critério de antiguidade só vale para os que se dizem cristãos. O Budismo tem de 2400 a 2600 anos.


2º.1 - AUTORIDADE DOS LEGÍTIMOS ENVIADOS DE CRISTO - Se uma instituição religiosa decide as regras, não baseadas em Deus e na Bíblia, e sim baseadas em um líder religioso, ou líderes religiosos, que criam regras, podem mudar algumas regras, e sustentam que Deus deu autoridade para para tal coisa, isso é errado...





RESPOSTA: - É bem aqui que o caldo entorna! Os legítimos enviados de Cristo devem ter autoridade da mesma forma que a tinham os escribas a fariseus quando formalmente ensinavam: "Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, FAZEI O OBSERVAI TUDO QUANTO VOS DISSEREM..." (Mt 23,2). O próprio Cristo lhes reconhece a autoridade e determina que os seus os obedeçam.

2º.2 - SOLA SCRIPTURA; JUÍZO TEMERÁRIO;  INTERPRETAÇÃO PESSOAL - A Bíblia é a regra de quem serve a Deus. Se não é seguida é como dizer que Deus permite mudanças; o que era certo, agora é errado; o que era errado agora é certo,.. Deus teria duas palavras... Mas a palavra de Deus é a Bíblia. ...Se uma instituição religiosa, tem regra de fé, baseada na salvação pela religião, não é baseada na Bíblia e em Deus e seu filho Jesus Cristo, único mediador entre Deus e o Homem, palavra Bíblica, então está errada...

RESPOSTA: - Vários erros: 1. A Bíblia é regra de fé, mas não é somente ela; 2. ninguém pode se arvorar em juiz da única e verdadeira Igreja de Cristo, Coluna e Sustentáculo da verdade (1Tm 3,15); 3. A interpretação individual das Escrituras é condenada: "Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura é de INTERPRETAÇÃO PESSOAL" (2Pd 1,20). São Pedro estende esta proibição para as demais Escrituras: "... cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras" (II São Pedro 3,15-16)
3º. - Jesus Cristo é o único mediador, outro não há...
RESPOSTA: - Correto o que afirmou! 
E o que justifica então as palavras de Cristo que nos manda mediar a favor até nossos perseguidores? Se tal fosse proibido ninguém mais poderia orar a favor de outrem. 
A explicação disso é dada por São Paulo: "Porque se nos tornamos uma coisa só com ele por uma morte semelhante à sua, seremos uma coisa só com ele também por uma ressurreição semelhante à sua..." (Rm 6,5). 
Se somos membros do corpo de Cristo, a nossa oração pessoal, na verdade, é a do próprio Senhor Jesus.
4º A BÍBLIA, UM LIVRO FALSO - Se uma instituição religiosa, não baseia sua regra de fé na Bíblia, é falha... Mas a Bíblia é a palavra Deus e verdade.... Se tem outras regras, é o mesmo que considerar a Bíblia como um livro falso... ou como um livro meio verdadeiro e meio falso... Então a instituição religiosa que diz ter criado a Bíblia, escreveria um livro que não teria 100% de verdades, pois que não segue o que escreveu..
RESPOSTA: - Efetivamente a Igreja não pode basear seus ensinos unicamente pelo que se encontra na Bíblia, pois foi ela que a escreveu no que concerne aos ensinos de Cristo. Quando este a enviou não havia uma única linha do Novo Testamento e, ainda, Cristo sequer havia determinado que seus discípulos a escrevessem.
5º.1 NOVO TESTAMENTO ESCRITO PELA IGREJA - Se uma instituição religiosa sustenta que a Bíblia foi criada pela mesma,. mas diz que Deus não mandou que escrevessem a Bíblia...
RESPOSTA: - E mandou? Livro, capítulo e versículo, por favor.
5º.2 ... então Deus teria permitido que sua Igreja escrevesse algo que Ele o Senhor dos Senhores não mandou? 
RESPOSTA: - Claro que permitiria. Não foi o próprio Deus que disse "o que ligardes na terra será ligado nos céus?". A verdade é que vocês acham que a Igreja católica se confunde com suas próprias igrejas fundadas por homens a partir do século XVI. Claríssimo que estas não têm nenhum tipo de autoridade. A Igreja católica é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15)
5º.3 OBEDIÊNCIA PARCIAL DA BÍBLIA -  Permitiria Deus , que Sua Igreja teria um livro que não é para ser todo seguido? Se Deus não mandou que a Bíblia fosse escrita, por que Deus com todo o seu poder, não tirou de circulação?
RESPOSTA: - A Bíblia contém a santíssima palavra de Deus. Portanto ela é toda verdade. Porém, devemos entender que nem tudo foi escrito como diz o próprio João Evangelista. A Igreja é o Corpo de Cristo o qual é a sua cabeça. O que ela formalmente disser será também considerado a santíssima palavra de Deus. Portanto pecam gravemente aqueles que se recusam dar-lhe ouvidos (Mt 18,17) e São Paulo diz com toda firmeza: "Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis". (I Tessalonicenses 2,13)
5º.3 REGRAS PARA SER SEGUIDAS E PARA NÃO SER SEGUIDAS - E por que a Bíblia é a verdade, a regra para todo Cristão; quem não segue tudo, é como crer que a instituição que escreveu, colocou falhas na Bíblia, ou que Deus não é 100% infalível, permite que um livro escrito não por ele, mas por sua igreja, tenha regras a ser seguidas e regras para não ser seguidas, um livro falho..
RESPOSTA: - Falha de julgamento de sua parte. A Igreja católica é a única que observa integralmente a Bíblia. Um exemplo: Você observa a Bíblia quando esta o manda ouvir a Igreja? A Bíblia diz que a Igreja é o sustentáculo da verdade. É claro que você não aceita isso! A Bíblia diz que as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja. Você não acredita nisso.
6º - A IGREJA ENSINA COISA CONTRÁRIAS À BÍBLIA - Quem lê a Bíblia certamente não vira católico, porque o que na Bíblia está escrito, é contrário a muitas coisas da fé católica... Por isso que só a ICAR diz poder interpretar a Bíblia, para não contrariar as coisas católicas que a Bíblia não diz....
RESPOSTA: - Mais uma coisa que você não acredita na Bíblia: quando ela diz que não é de pessoal interpretação e que nela há muitas passagens que os indoutos e incautos interpretarão para sua própria perdição.
Já está em andamento o segundo volume do
NDICE DAS MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]