segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Auto Conhecimento no Campo de Batalha

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É de suma importância o conhecimento de si, mesmo em uma batalha. Muitos homens morrem espiritualmente, porque não possuíam o auto conhecimento, muitos querem vencer Satanás, mas primeiro deve vencer a si mesmo.
“Acolhei aquele que é fraco na fé com bondade”( Rm 14,1), ou seja nós mesmos, pois como São Paulo escreveu “ Pois aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair”( 1Cor 10,12), por esta razão o salmista diz “ Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a constroem”( Sl 126,1), a sua casa, ou seja, a sua alma precisa estar alicerçada em dois pilares que são a oração e o auto conhecimento.
Na oração o homem reconhece todos os seu erros, todas as suas enfermidades, e através da oração ele experimenta a cura, um escritor do século V chamadoEvagrioPônticoescreveu “  Se quiseres chegar ao conhecimento de Deus procura conhecer te a ti mesmo”, pois São Paulo mesmo diz “ Sois o templo de DEUS” ( 1 Cor 3,16).
São Clemente de Alexandriado século III também afirma“ Parece, pois que o mais importante de todos os conhecimentos é o conhecimento de si próprio; pois quando alguém se conhecer a si próprio, le há de chegar ao conhecimento de DEUS”, escreveu  Nilo do século V em uma carta a um jovem monge “ Antes de tudo, conhece te a ti mesmo, pois não existe nada mais difícil do que conhecer se a si mesmo, nada mais trabalhoso, nada que exija maior esforço, mas quando chegares a conhecer te também poderás conhecer a DEUS”.
É mistério saber que somos imagem e semelhança de DEUS (Gn 1,26) mas pelo pecado esta imagem desfigurou porem Cristo se encarnou e se fez homem para que sejamos chamados filhos de DEUS (1 Jo 3,1).
São Bernardosobre o auto conhecimento diz “ Reconhece te como imagem de DEUS e envergonha te por a teres recoberto com uma imagem estranha. Lembra te de tua nobreza e envergonha te de quando decaíste” Não deixes de reconhecer tua beleza, para que mais ainda te angusties por tua fealdade”, para sermos homens e mulheres fortes é necessário reconhecer a sua fraqueza e que és um pecador. São Joãoo teólogo escreveu “ Se dizemos que não temos pecado, enganamos nos a nós mesmos e a verdade não esta em nós”( 1 Jo 1,8), Davi o servo de DEUS exclama “  Eis que nasci da culpa, minha mãe concebeu me no pecado” ( Sl 50,7). Filhos amados da Santa Igreja é necessário reconhecer mos nossas fraquezas, São Paulo possuía o auto conhecimento e sabia de suas misérias ele mesmo disse “ Não faço o bem que queria, mas o mal que não quero” ( Rm 7,19), por isso ele afirma “Prefiro gloriar me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo” (2 Cor 12,9).
Santo Antãoao patriarca Pimênio“ Esta é a grande obra do homem:Ele apresentar seu pecado aos olhos de DEUS, e contar com a tentação até o ultimo suspiro”. Por esta razão a Sagrada Escrituradiz “ Pois é pelo fogo que se experimentam, os homens agradáveis a DEUS” ( Eclo 2,5), a respeito do fogo da tentação EvágrioPôtico ensina “ Quando oras como convém, espera o que não convém e resiste bravamente!”.
Através da oração o homem se uni a DEUS, e DEUS revela coisas misteriosas que há no homem que ele ignora ( Jr 33,3), no livro das confissões Santo Agostinhodeclara “ Mas tu, Senhor fizeste me voltar a mim mesmo, eu que havia virado as costas a mim porque não me queria ver, e me puseste face a face comigo mesmo para que eu visse a minha indignidade e minhas deformidades, visse como estou cheio de sujeiras e de manchar e de ulceras e eu vi a espantei me, e não soube para onde fugir de mim mesmo”. Não se espante pois os Santos também pecaram, mas sempre se levantavam procurando se conhecer cada vez mais, o grande sábio  Salomão  escreveu em seu livro Provérbios: “Porque o justo cai sete vezes, mas ergue se, enquanto os ímpios desfalecem na desgraça” ( Pr 24,14).
Os Santos se tornaram o que são porque eles entraram na escola do alto conhecimento. Santo Antão mesmo afirma “ É muito bom para nós reconhecermos a nossa cela e durante a nossa vida refletirmos muito sobre nós mesmo, até ficar mos sabendo a espécie de pessoa que nós somos”,  a respeito deSão Bento escreveu São Gregório “ Examinava se constantemente, sem deixar o olhar de seu coração divagar para fora”.
AnselmGrümum monge Alemão escreveu que “ A oração impele nos ao auto conhecimento, porque se não conhecermos nossos pensamentos e impulsos mais íntimos, nós não podemos concentrar nos para rezar, sem vigilância interior, nós somos constantemente perturbados por distrações na oração”. Quando oramos DEUS abre o céu e nos mostra quem somos, assim aconteceu com o profeta Isaias ele viu a glória divina e reconheceu a sua fraqueza dizendo “ Ai de mim, estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito como um povo de lábios impuros” ( Is 6,5), Davi também em oração, DEUS revelou a sua fraqueza e ele disse “ Lavai me totalmente de minha falta, e purificai me de meu pecado” ( Sl 50,4). A escritura também nos ensina a respeito de São Pedro quando ele se deparou com Jesus Cristo e reconheceu a sua miséria “Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou “ Retira me de mim Senhor, pois sou um homem pecador” ( Lc 5,8), estes exemplos nos mostra que através da oração aos poucos vai se revelando quem somos diante de DEUS.
Santo Tomás de Aquino diz“ A oração é necessária não para que DEUS conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidades que temos de recorrer a DEUS”,  sem a graça de DEUS nada podemos fazer, é ele que nos revela quem somos de fato. Sem a oração e o auto conhecimento nós seremos facilmente abatidos pelo exército inimigo, sem sombra de duvidas é necessário possuir um conhecimento da natureza humana para saber mos, onde o nosso inimigo ira contra atacar com sua perversidade.
  
postado por
Irmão Trovão
Fundador da Fraternidade Combatentes na Fé



Testemunho de vida no Combate


O cristão é convocado pelo Senhor para ser um testemunho vivo entre os homens o livro santo afirma da seguinte forma: “descerá sobre vós o espirito santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas. Em Jerusalém em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8) Um bom soldado de Cristo deve ter um excelente testemunho de vida, São Paulo mesmo afirmava: “tornai-vos os meus imitadores como eu sou de Cristo” (I Cor 11,1) o apóstolo Tiago exortando a comunidade cristã escreveu: “sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos” (Tg 01,22) o apostolo dos gentios exortava a igreja dizendo: “o reino de Deus não consiste em palavras mas em atos “(I Cor 4,20) por isso São Tomas de Aquino ensinava que: “o homem é senhor de seus atos” Santo Inácio de Antioquia no século II na era cristã escreveu uma carta exortando a Santa Igreja dizendo: “melhor calar e ser do que falar e não ser” São Pedro e São João no inicio da mãe igreja, quando eles estavam sendo repreendidos de pregar e ensinar em nome de Jesus  eles disseram: “não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (At  4,20).
  Os cristãos devem testemunhar com a vida, o poder de Deus que transforma a vidas dos seres humanos; foi pelo poder do Espírito santo que na igreja primitiva os apóstolos testemunhavam o Cristo vivo. A sagrada escritura atesta isto: “com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor “ (At 4,33). Não é atoa que o livro dos atos do apóstolos é mencionado 25 vezes a palavra que se refere à “testemunho”.
   São Cipriano de Catargo dizia: “enquanto combatemos o bom combate da fé, Deus; seus anjos e o próprio Cristo nos contemplam. Que gloria imensa e que felicidade lutarmos na presença de Deus e sermos coroados por Cristo Juiz!” Deus pai acredita em seus soldados, por esta razão o próprio Deus permitiu que satanás tentasse Jó (Jó 1,6-22). Não foi ele provado por ser um servo mal, mas muito pelo contrario a escritura diz: “o Senhor disse-lhe: notaste o meu servo Jó, não há outro igual a ele na terra. É um homem integro e reto temente a Deus que se manteve longe do mal” (Jo 1,8) veja que, otestemunho de Jó fazia Deus contemplar e até mesmo apostar que ele seria fiel ao seu Deus, é de Homens e mulheresde testemunho que a Santa Igreja precisa. Soldados que possuam armadura da santidade e que façam o inimigo ficar cego com o seu resplendor .Santo Agostinho falado da importância do testemunho dizia: “é eloquente aquele cuja a vida é uma pregação “, Santo Antônio de Pádua espelho de santidade em um dos seus sermões escreveu para os pregadores: “o pregador fala com dois lábios, com o da sua vida e com a sua boa fama”, por isso está escrito : “boa fama vale mais que bom perfume” (Ecl 7,1) arrasta uma multidão. Todavia o apostolo São Paulo escreveu : “graças sejam dadas as Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar.
 
“Somospara Deus um perfume do seu conhecimento em todo lugar; somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam, e entre aqueles que se perdem” (II Cor 2,14-15). O testemunho de vida inala um odor de santidade onde as almas são arrastadasa  serem testemunhas do evangelho de Cristo, o livro dos cânticos dos cânticos esta escrito: “suave é a fragrância de teus perfumes; o teu nome é como um perfume derramado; por isso amam as jovens” (Ct 1,3) as jovens almas são arrastadas por um testemunho vivo do evangelho de Jesus Cristo.São Francisco de Assis dizia: “pregai com a vida, se preciso usai palavras”. Um belo dia um irmão franciscano queria pregar com o pai Francisco. Eles saíram andando pelas ruas da cidade deAssis, depois de terem andando por muitas horas voltaram para onde estavam. Então o frade perguntou quando iremos pregar , ele respondeu: nos já pregamos. Com a nossa vida.O testemunho de vida é de suma importância, os santos da igreja foram forjados no fogo da prova, por isso formam modelos de santidade para o cristianismo. No combate espiritual a primeira regra é ser um soldado exemplar. O que podemos falar de homens que foram verdadeiras testemunhas de Cristo. Vejamos alguns exemplos:
São Pedro e São Joao foram presos por causa do testemunho que deram de Jesus Cristo (At 9,1-3) Santo Estevãofoi um homem tão cheio do espirito santo que ao terminar de pregar a palavra do Senhoro povo “fixando nele os olhos, todos os membros do conselho que estavam ali presente viram o seu rosto semelhante ao de um anjo” (At 6,15) e São Paulo que escreveu um pouco sobre o que passou por amor ao reino de Deus: “muitas vezes, vi a morte de perto. Cinco vezes recebi dos Judeus os quarentas açoites menos um. Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado, três vezes naufraguei, uma noite e um dia passei no abismo.Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos! Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, frequente jejuns, frio e nudez”! (II Cor 11,23-27) o que falar de Santo Antão que viveu85 anos a pão e agua, lutando com o demônio. Frequentemente Santo Agatão abade durante três anos manteve na boca uma pedra para aprender a ficar em silêncio. Santo Ambrósio durante sua agonia para morrer , respondeu aos que lhe pediram que obtivesse com preces, o prolongamento de sua vida: “não vivi de maneira a me envergonhar de viver entre vocês, nem temer morrer, pois temos um bom Senhor”. O que podemos dizer do testemunho de Santo Agostinho no que se refere a vigilância, não permitia que mulher alguma morasse com ele, nem mesmo sua irmã Germânia, nem as filhas de seu irmão que serviam a Deus. Ele dizia que embora nenhuma má suspeita de sua irmã e sobrinhas, como elas tinham necessidade de outras pessoas e recebiam visitas, isso poderia levar os fracos às tentações humanas ou com a certeza as suspeitas infames dos homens maus.  O que falar do grande São Basílio. Contasse que através de uma visão, o eremita chamado Efrém conheceu o grau de santidade que Basílio havia atingido em êxtase, Efrém viu uma coluna de fogo que partia da cabeça do santo e tocava o céu, e ouviu uma voz vinda do alto que dizia: “o grande Basílio é como essa imensa coluna que você vê”. Ele foi então a cidade no dia da epifania para conhecer o tão notável personagem.Ao vê-lo vestindo uma estola branca e caminhando majestosamente com seus clérigos. Disse consigo mesmo: “tive trabalho à toa em vir pois esse homem rodeado de honras não pode ser aquele que apareceu na visão. Se nos, eremitas que carregamos o peso do dia e do calor, nunca alcançamos nada semelhante como ele, cheio de tais honrarias, pode ser uma coluna de fogo” São Basílio, que por revelação soube dos pensamentos de Efrém, fez com que ele fosse vê-lo. Levando diante do Bispo, o eremita viu uma língua de fogo que saia de sua boca e pensou: “Basílio é grande mesmo, é, sim uma coluna de fogo. O espirito santo realmente fala na boca de Basílio”.

postado por
Irmão Trovão
Fundador da Fraternidade Combatentes na Fé


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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]