catolicosconservadores
* Conheça as SERÍSSIMAS implicações para o Brasil se o anteprojeto do novo Código Penal Brasileiro FOR APROVADO COMO ESTÁ.
Entrevista com especialista em bioética, Pe. Helio Lucian
Por Thácio Siqueira
Para ajudar os católicos e pessoas de boa vontade do Brasil na reflexão sobre as implicações desse anteprojeto, ZENIT entrevistou o especialista em bioética, Pe. Hélio (para ler anterior entrevista com Pe. Hélio, sobre o aborto no Brasil clique aqui), membro da comissão de bioética da CNBB.
***
Qual é a sua opinião sobre o Anteprojeto do Código Penal entregue ao Senado Federal recentemente? Houve participação de católicos preparados em todo o período de estudo e de debate sobre o anteprojeto? O governo se interessou realmente em fazer que a sociedade debatesse todos os pontos? Houve uma aceitação das propostas enviadas pela liderança da Igreja católica, dos cristãos no geral, e de todos os que são contrários ao aborto, como os espíritas e outros grupos?
PE.HELIO – Há que se falar, antes de qualquer coisa, da necessidade premente de um novo Código Penal no Brasil. O atual está defasado, tanto pela sua “idade” – já passa dos setenta anos – como pelo fato de que, desde a sua promulgação durante o “Estado Novo”, foram promulgadas ou outorgadas pelo menos outras três Constituições no Brasil (alguns consideram que foram quatro). Neste período, o Código atual foi sofrendo diversas emendas, perdendo sua unidade e, em alguns pontos, mantendo regulamentações que já não condizem às práticas atuais.
Também é necessário dizer que o texto do Anteprojeto para o novo Código Penal, apresentado pela comissão de juristas, é um texto claro, unitário e, em grande parte, em conformidade com a Constituição Cidadã de 1988.
Ainda que no seu conjunto seja um texto positivo, existem alguns pontos que contradizem tanto a nossa Carta Magna como a opinião da imensa maioria dos brasileiros. Sendo assim, minha preocupação em relação a este Anteprojeto é, em primeiro lugar, uma preocupação em sentido jurídico – um Código Penal não pode legislar afrontando a Constituição, criando ou eximindo de crime aquilo que a Carta Magna defende.
Em segundo lugar, preocupa-me que alguns valores próprios de uma sociedade tentem ser desrespeitados de modo quase despótico, ou seja, sem ampla consulta à sociedade. É verdade que havia um canal de sugestões no Senado no qual foram apresentadas aproximadamente 3.000 propostas, mas pergunto-me: quantas pessoas sabiam que o código penal estava sendo reelaborado e que são 3.000 sugestões para uma população de quase 200.000.000 de habitantes?
O que reivindico – até este ponto – não tem nenhuma conotação religiosa – peço apenas o respeito à Constituição e aos valores próprios de um povo.
Em terceiro lugar – mas não menos importante – preocupa-me que em um País de imensa maioria cristã, alguns valores defendidos pelo cristianismo possam ser simplesmente contrariados. Não se trata aqui de reivindicar a presença de católicos ou de outros cristãos na comissão de juristas, mas sim de defender que os valores cristãos – próprios da nossa sociedade – fossem respeitados. Certamente a laicidade do Estado não pode ser confundida com um laicismo. A laicidade separa o Estado da religião enquanto o laicismo nega todos os valores de uma sociedade.
Finalmente, é bom lembrar que as falhas do Anteprojeto não se referem apenas às questões ligadas à vida – como o aborto e a eutanásia – mas também a outras questões importantes como, por exemplo, o uso de drogas e a aceitação de um terrorismo bom.
Ainda há algo a ser feito ou podemos dizer que a proposta atual é a proposta que vai permanecer?
PE.HELIO – Certamente há ainda muito a ser feito. O Anteprojeto do Código Penal, como diz o próprio nome, não é ainda nem mesmo o projeto que será submetido a votação. Agora é o momento de juristas competentes enviarem emendas ao texto. Este é o momento também da sociedade exercer sua função dentro da democracia – explicando aos amigos o que está em jogo, usando a mídia, as redes sociais, os e-mails, entre outros meios, para que não aceitemos, passivamente, que mudem a nossa sociedade naquilo que não estamos de acordo.
Um modo de nos fazer ouvir também seria enviar e-mails aos Senadores e Deputados, manifestando a nossa opinião através de argumentos racionais – se um ou dois enviam, não surtirá efeito, mas se uma grande porcentagem da população começa a escrever, com certeza nos ouvirão.
O direito não é filho do céu. É um produto cultural e histórico da evolução humana”, frase de Tobias Barreto, que se encontra no cabeçalho da apresentação do Anteprojeto assinado pelo Relator Geral. Essa frase, não mostra a raiz do problema do direito na nossa época contemporânea, que elimina a existência de um direito natural? E que autoriza, de certa forma, as sociedades a inventarem as suas normas de conduta, de acordo com os interesses do momento?
PE.HELIO – De fato, infelizmente, uma parte dos juristas brasileiros interpreta a justiça de um modo puramente positivo. Segundo estes, o que define o certo e o errado é apenas aquilo que está escrito na lei, mas esta não corresponderia a nenhuma natureza humana, ou seja, não expressaria, em forma de lei, o modo como o homem é de fato. É lógico que a expressão da natureza humana pode dar-se de distintos modos ao longo da história – e isso também deve ser contemplado pelo ordenamento jurídico – mas não será a cultura quem configurará o modo de ser do homem. Consequentemente, as leis devem expressar este modo de ser – o matrimônio, a defesa da vida, a busca do bem comum, são elementos que transcendem a cultura, pois pertencem ao homem em si mesmo.
Mas antes de falar desta crise do direito natural é necessário falar da crise da “verdade”. Parece que, em alguns ambientes, a “verdade” deixou de existir – expressões típicas como “você tem a sua verdade e eu tenho a minha”, demonstram tal crise. É certo que podemos ver a realidade desde distintas perspectivas, mas um dos princípios mais básicos da racionalidade humana é o princípio da não contradição – uma coisa não pode “ser” e “não ser” ao mesmo tempo. Um exemplo mais simples: se chegarmos a um consenso absoluto – 100% dos votos – de que uma vaca é um cavalo, não converteremos a vaca em cavalo. As coisas existem na realidade e podemos alcançar o conhecimento delas ou não, mas jamais podemos alcançar duas verdades contraditórias sobre a mesma realidade: a vaca não pode ser vaca e cavalo ao mesmo tempo. Isso nos leva àquilo que o Papa chamou de “ditadura do relativismo” – não se pode impor nada a não ser a absoluta necessidade de ser relativista. Todos os que disserem conhecer uma “verdade” são considerados totalitaristas ou fundamentalistas.
Parte da nossa cultura jurídica sofre também deste mal: segundo esta cultura, seria necessário fazer um ordenamento jurídico que não possua “verdades”, mas apenas normas. Seria a norma que converteria a realidade em “verdade”. A “marcha da maconha”, ainda induzindo às drogas e incentivando o tráfico, é “liberdade de expressão” – segundo o Anteprojeto do Código Penal até mesmo o consumo pessoal de qualquer droga é lícito – enquanto defender a vida de um feto é um desrespeito à liberdade individual.
Desta crise da “verdade” nasce a crise do direito natural. Se não existe “verdade” não pode existir um verdadeiro modo de ser do homem. Sendo assim, todas as liberdades devem ser respeitadas, ainda que destruam a sociedade. A “liberdade” tomou o lugar da “verdade” – e não uma liberdade que busca o bem, mas uma simples liberdade de escolha. Esquecemos que o que deve guiar a sociedade é a busca do bem comum e não a busca dos bens individuais – e assim deixamos de ser uma sociedade fraterna e nos convertemos, como diria Hobbes, em lobos para os outros lobos.
No Anteprojeto, no art. 128, inciso IV fala-se da descriminalização do aborto quando a mulher, até a décima semana, quiser abortar, seguindo o parecer de um psicólogo. É lícito, moralmente falando, que uma mulher decida pela vida do seu filho? A lei tem o poder de definir isso? Não será injusto deixar para a mãe a decisão, principalmente na hora da fraqueza?
PE.HELIO – É necessário, primeiro, distinguir o texto escrito da intenção dada ao artigo – deixemos de lado se a confusão textual foi colocada de modo proposital ou não. O texto mencionado diz que o aborto, até a décima segunda semana de gestação (aproximadamente três meses), não poderia ser punido “quando o médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade”. Segundo o texto, o aborto não seria mais punido, pois se alguém decide abortar, é lógico que se sente – psicologicamente – incapaz de arcar com a maternidade. A Espanha, em 1983, aprovou o aborto com um texto bastante similar a este. As clínicas de aborto tinham psicólogos contratados somente para assinar os prontuários, sem nem mesmo conversar com as mães.
Por outro lado, o Anteprojeto apresenta na justificação do mesmo artigo e inciso – tal justificação não faz parte do texto oficial – que esta despenalização abordada no texto refere-se apenas a “estados psicológicos mórbidos, como a adicção por entorpecentes”. Parece-me que a comissão de juristas é suficientemente competente para redatar – se assim o quisesse – o texto do inciso de forma clara, contemplando somente esta intenção explicitada na justificação. Além disso, mesmo que o texto fosse claro para contemplar somente estes casos citados, não se poderia, nem deveria tomar tal decisão sem uma ampla consulta à sociedade, sendo esse um tema tão sensível aos brasileiros.
Além do aborto, o senhor referia outros problemas também incluídos no Anteprojeto. Quais seriam estes problema?
PE.HELIO – De fato, além da liberação, na prática, do aborto, o Anteprojeto apresenta outros problemas. Não pretendo ser exaustivo, mas para citar alguns, podemos falar dos problemas relativos à eutanásia, à liberação do consumo de drogas e à despenalização de algumas atividades terroristas.
O art. 122 do Anteprojeto apresenta a prática da eutanásia – definida pelo Anteprojeto como “matar, por piedade ou compaixão, paciente em estado terminal, imputável e maior, a seu pedido, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável em razão de doença grave” – como um crime diferente ao do homicídio, reduzindo a pena do mesmo. É verdade que as circunstâncias dramáticas de algumas situações deveriam reduzir a pena de alguém que comete este tipo de homicídio, porém, matar a outra pessoa, ainda que por compaixão, não deixa de ser homicídio. Para deixar claro o valor da vida e a gravidade do crime, o Anteprojeto poderia ter inserido a eutanásia dentro dos crimes de homicídio, incluindo-a apenas nos atenuantes da pena. Porém, o mais grave não é isso, mas sim que o Parágrafo Primeiro do mesmo artigo deixa ao juiz a possibilidade de não aplicar nenhuma pena para os casos de eutanásia, reduzindo dessa forma, o valor da vida, um dos bens primários previstos na Constituição.
Outro problema do Anteprojeto encontra-se no art. 212, Parágrafo Segundo, que exclui de crime a aquisição, armazenamento, transporte e cultivo de drogas para consumo próprio. Segundo o Anteprojeto, “presume-se a destinação da droga para uso pessoal quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias”. Não há dúvidas que o tráfico de drogas será favorecido com tal medida. Com o intuito de permitir, de um modo velado, o consumo de maconha – um dos verbos contemplados é o de “semear” e “colher”, claramente referidos a esta droga – o Anteprojeto parece esquecer que o tráfico obedece às regras de mercado: aumentando o consumo, aumentará também a oferta. Certamente os distribuidores de drogas jamais levarão consigo uma quantidade maior do que a “suficiente para o consumo médio individual por cinco dias”, e, deste modo, não incorrerão em crime.
Por fim, o Anteprojeto, tratando dos crimes de terrorismo, exclui de crime tais atividades quando movidas por “propósitos sociais ou com fins reivindicatórios” (art. 239, Parágrafo Sétimo). Certamente o limite dos meios utilizados para ser configurado ou não em crime será definido pelo juiz, mas, com esta lei, por exemplo, os jovens que tomaram a reitoria da USP no fim do ano passado, não teriam incorrido em crime algum. Como dissemos anteriormente, a exaltação da liberdade individual por cima do bem comum da população degrada a sociedade e mina a força da autoridade constituída.
Repito o que afirmei no começo desta entrevista – são muitos os pontos positivos do Anteprojeto, mas agora se faz necessário ressaltar as suas deficiências para que, enquanto ainda houver tempo, possamos solucioná-las de modo democrático.
Será que a proposta contida no Anteprojeto contempla a vontade de toda a população brasileira?
A resposta a esta pergunta corresponde, em parte, ao final do que foi dito na pergunta anterior: A maior parte do Anteprojeto contempla a vontade de toda a população brasileira, mas existem pontos complicados, que devem ser revistos e adaptados aos valores próprios da nossa sociedade.
Não podemos permitir que novamente – como vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil – a opinião de pessoas que se creem “iluminadas” e com a “missão de iluminar” o ordenamento jurídico brasileiro, corrompam nossos valores e as opiniões da imensa maioria do povo brasileiro.
http://catolicosconservadores.wordpress.com/2012/08/13/conheca-as-serissimas-implicacoes-para-o-brasil-se-o-anteprojeto-do-novo-codigo-penal-brasileiro-for-aprovado-como-esta/
Gostei
Seja o primeiro a gostar disso.
Arquivado em Categorias
Sobre catolicosconservadores
Casado, advogado, católico.
Comentário aguardando aprovação
Sites que acompanhamos
http://br-verdadesejadita.blogspot.com
http://chiesa.espresso.repubblica.it/
http://noticiasprofamilia.blogspot.com/
http://pastoralis.com.br/pastoralis/html/
http://sentircomaigreja.blogspot.com/
http://www.blogscatolicos.blogspot.com
http://www.brasilsemaborto.com.br
http://www.cancaonova.com
http://www.chestertonbrasil.org
http://www.cleofas.com.br
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/
http://www.cslewis.com.br
http://www.diasimdiatambem.wordpress.com
http://www.domhenrique.com.br
http://www.fratresinunum.com
http://www.medjugorjebrasil.com
http://www.nossasenhorademedjugorje.blogspot.com
http://www.olavodecarvalho.org
http://www.providaanapolis.org.br/
http://www.rainhamaria.com.br
http://www.regina-apostolorum.com
http://www.salvemaliturgia.com
http://www.vatican.va
http://www.vatican.va
http://www.veritatis.com.br/
www.acidigital.com
www.deuslovult.org
www.midiasemmascara.org
www.veritatis.com.br
www.zenit.org
Arquivos
agosto 2012 (1)
julho 2012 (9)
junho 2012 (13)
maio 2012 (19)
abril 2012 (19)
março 2012 (15)
fevereiro 2012 (21)
janeiro 2012 (28)
dezembro 2011 (28)
novembro 2011 (34)
outubro 2011 (36)
setembro 2011 (28)
agosto 2011 (34)
julho 2011 (26)
junho 2011 (38)
maio 2011 (21)
abril 2011 (2)
Posts
* Conheça as SERÍSSIMAS implicações para o Brasil se o anteprojeto do novo Código Penal Brasileiro FOR APROVADO COMO ESTÁ.
A Presidente Dilma e os passos para a legalização do aborto
A fé dos primeiros cristãos de acordo com a fé da Igreja atual!
Canção Nova dá bola fora de novo!
Canção Nova acolhe missa tridentina
“Jesus está no chão”
Cardeal Burke fala sobre os abusos na celebração eucarística
Brasileira interrompe tratamento de câncer para salvar bebê do aborto
1347
Da negação de Deus à negação do homem
A Igreja e o limbo
Paternidade e felicidade: receita certa para os homens
Foto de mãe forçada ao aborto desperta interesse no mundo todo
Cardeal Burke fala sobre a Fraternidade São Pio X
Jovem italiana que comoveu o mundo ao defender a vida
A importância dos referenciais masculino e feminino
Dom Athanasius: o modo melhor de receber a Eucaristia
Eduardo Verastégui conta sua conversão
Dom Bergonzini, o grande defensor da vida, faleceu neste dia!
Pe. Fortea reafirma ensino da Igreja quanto à vestimenta do sacerdote
A verdadeira Igreja de Jesus Cristo
Cristianofobia: a intolerância contra o cristianismo
Ator pornô gay canadense comete atos de canibalismo
Poder Global e Religião Universal por Ronald Robson
Sermão sobre Pentecostes de São Leão Magno
Pentecostes: verdade histórica!
Poder Global e Religião Universal
Juventude e Bioética
Mons. Sanahuja: “estamos diante de uma revolução semântica”
Anselm Grun pode estar espalhando teorias contrárias à doutrina da Igreja, afirmam alguns membros da Igreja
Xuxa e sua revelação bombástica: “fui abusada quando criança”
Cardeal de Viena esclarece algumas polêmicas na entrevista abaixo
Vaticano fecha acordo com Benetton sobre imagem polêmica do Papa
Obama protege os gays em detrimento da família
Filme “Redenção”
Cultura da morte na Argentina
Obama trabalhando pela causa gay
1268
“O sentido de pecado diminuiu” – afirma prefeito do Arquivo secreto do Vaticano
Cláudio Fonteles: “O Estado laico”
Notícia pró-vida: Mãe com câncer terminal comove o Papa com sua história
Brasília: manifestação pedirá aprovação do estatuto do nascituro
1 ano de blog: Glória a Deus!
Relato histórico da primeira missa no Brasil
CPI, Lula, esquerda e a aparente vitória do marxismo brasileiro
Abortos de anencéfalos autorizados recentemente: o que fazer diante deste quadro?
“Não mais católico por acidente, mas católicos por convicção’ – afirma bispo americano
Os bispos são os olhos do povo, mas a cegueira de alguns deles é preocupante …
O que faz um bispo católico na maçonaria?
Curso pró-vida: A ONU e a reengenharia anticristã
Uma palavra clara para os defensores do aborto
César Peluso, ministro pró-vida, fala em nome de todos os pró-vida
Festa da Divina Misericórdia
Ministro do STF, Dias Toffoli, católico?
A decisão do STF favorece o mais fraco?
Canção Nova dando exemplo para todas as dioceses do Brasil
«Sobre a Ressurreição de Cristo, segundo São Marcos» por Agostinho de Hipona
Vigília pela Vida nascente às vésperas do julgamento da ADPF 54
Maior estátua de Cristo Redentor do mundo e a retirada dos símbolos religiosos
Santo Sudário: mais provas de autenticidade.
“Católicas” pelo Direito de Decidir não recebem status consultivo na ONU
Como viver bem a semana santa?
“Meu pai, Fidel, não se converterá nunca. Se sente imortal”. – afirma sua filha.
PT continua (e continuará) tentando descriminalizar o aborto
Trailer do filme pró-vida “October baby”
A fé em Cristo e a superação dos nossos limites
Ministra (abortista) da Dilma critica médico que não faz aborto legal
CPI da VERDADE …
A alegria da maternidade
Querem nos enfiar o aborto “goela” abaixo
Cardeal de São Paulo fala mais uma vez sobre o aborto
Retirada dos símbolos religiosos nos espaços públicos
Ainda em defesa de Padre Paulo Ricardo
Apoie Pe. Paulo Ricardo
Aborto pós-natal = infanticídio.
A freira que esteve no Oscar
Planos do governo do PT para derrubar projetos de lei pró-vida no Brasil
O Congresso Nacional, as crianças e a ideologia de gênero
A Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2012
Bispo de Assis divulga mensagem a favor da vida humana
Jovem americano desmascara ONG abortista
Bento XVI ensina a CNBB a cuidar da saúde
Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012
* Adolescente comove Itália ao oferecer sua vida pela Igreja e pelo o Papa.
Alguns motivos porque somos contra o aborto
Ministra dilmista vai à ONU defender o (abuso de) direito ao aborto
Pe. Roger Luís em defesa da vida e contra a fala da ministra dilmista
Os verdadeiros interesses por trás do aborto
Reinaldo Azevedo desmascara fraude moral e mentira dos defensores do aborto
Os dez mandamentos do relativismo
Eleonora Menicucci: mais uma promotora do aborto no planalto?
Compreender y sanar la homosexualidad – entrevista com Richard Cohen
Entrevista imperdível: Quem tiver ouvidos, ouça o que o mundo não quer ouvir!
Relato de uma libertação realizada por Bento XVI
Aborto não mata mulheres, mata bebês!
Ideologia de gênero: neototalitarismo e morte da família
MPF cobra “esclarecimento” da Igreja Católica sobre artigo supostamente homofóbico
Liberdade religiosa em perigo nos Estados Unidos
Testemunho do padre que foi coroinha de Pe. Pio
Não permita que zombem do Cristo Redentor
Costa Concórdia:o que o feminismo fez do homem moderno.
Começa Revolta contra Agenda LGBT de Obama
Silêncio e palavra: destaque na mensagem do Papa para o dia das Comunicações Sociais
Cantora polonesa ofende cristãos ao dizer que escritores bíblicos estavam sob efeito de ervas
Direito à honra de viver para o nascituro!
Comunista está excomungado?
Governo Obama obrigará empresas a financiar anticoncepção para seus empregados.
A intolerância daqueles que pedem tolerância
Projeto internacional de liberalização do aborto na América Latina
Sobre a liturgia – Dom Henrique Soares
Médicos sem Fronteiras realizam abortos em países onde este é ilegal
Veja o que este sacerdote fez em plena praça pública
Polêmica da semana: Deputado Jean Wyllys comete crime ao criticar o Papa no Twitter
BBB: 7 razões porque não assistirei o BBB
Jean Wyllys chama Papa de “genocida em potencial”
Casamento gay é uma ameça para a família, afirma o Papa Bento XVI
Lady Gaga é acusada de praticar ritual satânico
Maçonaria e Igreja Católica: inconciabilidade entre as duas.
Facebook cede às pressões dos abortistas
Carta de um ex-homossexual aos jovens
“Ninguém nasce homossexual”, afirmam cientistas
Ravasi: um cardeal cibernético
Mais um ano, renasce a esperança!
A esquerda católica e os conservadores
Dica para viver um bom ano de 2012
A Bíblia e os gays
Eventos mundiais que repercutirão em 2012
Novo Código Penal pode vir a favorecer a causa abortista
Cientistas italianos confirmam autenticidade do Santo Sudário.
Natal e humildade
891
Notificação de Dom Antonio Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen, sobre a recepção da Sagrada Eucaristia.
Lei da homofobia: uma lei ilógica, injusta e provavelmente inútil…
O twitaço contra a Record significa alguma coisa?
Evento: “O cristão na vida pública” emite carta aberta de afirmação dos valores cristãos na sociedade brasileira.
Pense nisso…
Pe. Fábio de Melo eleito um dos mais sexy do mundo por revista gay
Igreja Católica é a maior “empresa” caritativa do mundo!
Eu adiro à Campanha: “Católico não assiste a TV Record”
13.000 crianças salvas da interrupção da gravidez
Dilma condecora ministro do STF por defender “supostos” direitos homossexuais
A Virgem de Guadalupe
Pense nisso…
Conferência Nacional das mulheres vai tratar sobre o aborto.
O dia em que o senador protestante falou como católico…
Fórmula de consagração a Nossa Senhora conforme o método de São Luís Maria
A hora da graça (8 de dezembro, meio-dia)
Gabriel Chalita: “A religião está sendo usada de maneira desonesta” (rs)
O poder da Eucaristia até nas prisões
Lei da homofobia será votada dia 08/12
Rede Globo a serviço da causa homossexual
Papa Bento XVI aos teólogos
Canção Nova exibe programa sobre o aborto
“Lei da homofobia” pode ser votada semana que vem
Os males da masturbação
Audiência pública sobre o PLC 122
Padre americano defende ordenação de mulheres
PT e Dilma são o pai e a mãe das mentiras e da corrupção.
Quem é Satanás realmente?
Assista a uma concepção “visual e científica” de uma criança!
Desenho animado Up, altas aventuras mostrando a harmonia conjugal
Canção Nova e os políticos
Os sinais no céu na visita do Papa à África
Canção Nova: aparente vitória das redes sociais
Papa pede missa participativa, mas não sentimental!
Comunicado do Padre Paulo Ricardo sobre a Canção Nova e sua relação com o Partido dos Trabalhadores
Empresa italiana volta a atacar Igreja ofendendo o Papa em suposta “campanha mundial contra cultura do ódio.”
Mulher grávida com câncer tem bebê saudável
A batalha pela masculinidade
POÇOS DE CALDAS-MG
Canção Nova: mais um escândalo!
Direito à vida: o primeiro de todos os direitos
Surpreendente: casal americano com 20 filhos
Lula, Dilma e a ditadura do aborto
A salvação espiritual da sociedade
Células embrionárias podem causar tumores, afirma funcionário do vaticano
Feminista faz topless no Vaticano
II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida
Preparação para a consagração a Nossa Senhora
Religião universal e poder global
Documentário anti-aborto: mais de um milhão de acesso
França: muçulmanos apedrejam procissão católica.
Jesus, comunista?
Pe. Renato Leite agora pela internet
Mulher de Kaká confessa que foi fanática enquanto estava na Renascer
Em defesa da vida, procuradora-geral de Justiça e jornalista fazem videoconferências.
Aborto de anencéfalos: colisão de direitos fundamentais (final)
Padre Paulo Ricardo é entrevistado pelo Jornal de Londrina
Congresso pela Verdade e pela Vida
Rede social: PT vai montar “patrulha virtual”
Idade avançada dos pais é motivo para perder a guarda dos filhos?
Papa em Assis
Aborto de anencéfalos: colisão de direitos fundamentais (III)
Comentários
Francisco em Pe. Fábio, ex-padre Dalcides e suas heresias
Gildo L. Coelho em Quem somos
Esther Vitoria de Jesus em Entrevista com um ex-maçom
Marta Pelypec em Curso pró-vida: A ONU e a reengenharia anticristã
Erci Tavares Coutinho em O que faz um bispo católico na maçonaria?
Paulo Juliano de Paula em Foto polêmica: Encontro diocesano de Grupos de Reflexão dá “exemplo” de liturgia…
Maria do Carmo Silveira em “Jesus está no chão”
Ana Maria Salles (@anasorisalles) em “Jesus está no chão”
Isayas em Rede social: PT vai montar “patrulha virtual”
Isayas em Lady Gaga é acusada de praticar ritual satânico
Antonio Alves de Lima Neto em Paternidade e felicidade: receita certa para os homens
Antonio Alves de Lima Neto em Sobre o Movimento “Salvai Almas”
Isayas em Maçonaria e Igreja Católica: inconciabilidade entre as duas.
Isayas em Papa pede missa participativa, mas não sentimental!
Isayas em Pe. Fábio de Melo eleito um dos mais sexy do mundo por revista gay
Inscreva-se no blog
Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.
Join 21 other followers
Categorias
Aborto anencefalia Ateísmo Canção Nova Categorias Ciência CNBB Comunismo Cristianofobia Cristologia Direito à vida Doutrina católica Espiritualidade Família Feminismo Fé Homossexualismo Ideologia de gênero Igreja Católica Liturgia Marxismo cultural Maçonaria Papa Bento XVI Pensamentos conservadores Política PT Relativismo Sexualidade Testemunho de fé Virgem Maria
Top Posts & Pages
Ator pornô gay canadense comete atos de canibalismo
Pe. Fábio, ex-padre Dalcides e suas heresias
Quaresma de São Miguel Arcanjo
Relato histórico da primeira missa no Brasil
Foto de mãe forçada ao aborto desperta interesse no mundo todo
O que faz um bispo católico na maçonaria?
Quem foi Lutero? Descubra a verdade sobre ele...
Curso pró-vida: A ONU e a reengenharia anticristã
Canção Nova dá bola fora de novo!
Desenho animado Up, altas aventuras mostrando a harmonia conjugal
Blog no WordPress.com.
Tema: Enterprise por StudioPress.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]