quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O destino das obras realizadas “por conta própria”

Photobucket

Deus lo Vult!





Não julgo ser fora de propósito repetir que a Igreja Católica é uma instituição hierárquica onde existe uma clara distinção de papéis entre aqueles a quem compete, em sentido próprio, a transmissão da Doutrina Católica e aqueles a quem não cabe senão recebê-la e guardá-la. E também não creio que faça mal lembrar que, sem Doutrina Católica, não existe a Igreja Católica. Como já foi dito e repetido muitas vezes, a Igreja não é uma instituição cujos princípios sejam passíveis de serem revisados e atualizados de acordo com as mais recentes descobertas do engenho humano, muito pelo contrário: Ela é detentora de um conjunto de verdades que o próprio Deus – Suma Verdade – legou aos homens por meio de uma sociedade perfeita (i.e., uma sociedade que possui em Si mesma todos os meios necessários à realização do Seu fim), que é a própria Igreja Católica, somente mediante a Qual os homens têm acesso àquelas verdades que o Altíssimo estabeleceu serem necessárias à sua salvação eterna.

Disto decorre que i) a distinção entre Igreja Docente e Igreja Discente, i.e., entre os Pastores a quem cumpre o encargo de transmitir sem supressões nem acréscimos a Sã Doutrina em Sua integridade, e os demais católicos que recebem dos legítimos pastores a Fé da Igreja e a devem cultivar e guardar, não é uma distinção acidental no Corpo Místico de Cristo; e ii) esta nítida separação de ministérios é tão grave e tão importante que a obediência da Fé não é, absolutamente, um assunto que seja facultativo aos fiéis católicos.

Duas notícias que recebi hoje me fizeram julgar oportuno relembrar estas verdades. A primeira fala sobre a volta de um tal “Romeu T. Campos”, que se apresenta como “padre casado”, ao exercício do ministério sacerdotal. Como se o fato por si só não fosse já escandaloso o bastante, o sacerdote ainda tem a pachorra de disparar: «[e]stou voltando às funções sacerdotais por própria conta, independente de autorização ou da aceitação de alguma autoridade da Igreja Católica». A segunda, de teor correlato, é esta entrevista da Ivone Gebara, onde a tristemente célebre freira abortista (que afirma candidamente só ter procurado, em sua vida, «fazer o que acreditávamos que era nossa interpretação do Evangelho») aparentemente quer nos convencer de que ela é a favor do aborto por acreditar ser esta a interpretação correta do Evangelho de Cristo. Mas fico com o pe. Romeu.

Por conta própria! Poucas coisas podem ser mais contrárias à Igreja Católica do que isso. Semelhante declaração do sacerdote consegue ser ainda mais diabólica do que a própria violação do sagrado celibato, uma vez que é possível imaginar um padre casado dentro da Igreja mas não é possível imaginar Igreja onde um sacerdote – celibatário ou não – faça as coisas “por conta própria”. O que dizer de semelhante declaração? Já seria possível entrever que este padre, pelo fato de ter dado as costas à Igreja e se amasiado com uma mulher, não conhecia muito bem o Evangelho de Cristo; agora, que ele se arroga o direito de fazer ou deixar de fazer o que lhe der na telha sem prestar contas a ninguém a não ser ele próprio, revela-se com deprimente clareza o quanto a própria noção de Religião lhe é estranha.

Religião, como o étimo ensina, é aquilo que religa, liga de novo, une novamente o homem pecador ao Deus três-vezes Santo. E a Religião Verdadeira, como se ensina nas aulas de catequese básica para crianças, é aquela onde a iniciativa da reunião parte do próprio Deus e tem a Ele próprio por fundamento. A História nos fornece abundantes testemunhos de homens que procuraram erigir pontes para chegar até Deus; todos eles, sem exceção, revelaram-se cedo ou tarde fragorosos fracassos. Do “sereis como deuses” a que deram ouvidos nossos Protoparentes, passando pela Torre de Babel e por toda sorte de paganismo e religiões animistas, chegando até as modernas e pobres filosofias relativistas de auto-ajuda contemporâneas cujo maior legado à história do pensamento ocidental é provavelmente a tag de “spiritual but not religious” consolidada pelo Orkut nos seus áureos tempos, todas essas coisas têm dois pontos em comum: o fato de serem obras humanas e o fato de serem fracassadas. E são fracassadas porque infinita é a distância entre a criatura e o Criador; infinito é o abismo cavado pela malícia humana e, portanto, somente Alguém infinito – somente o próprio Deus – seria capaz de suprir esta deficiência, de percorrer esta distância, de realizar esta miraculosa e sobre-humana religação.

Isto tudo é tão básico que é desalentador ler certas coisas escritas por membros da Igreja que detêm uma certa posição de destaque e cujas palavras, portanto, são levadas a sério por muita gente. O nosso consolo é que as falsas doutrinas não prevalecerão, e a fragilidade das modernas torres de Babel teológicas através das quais os inimigos de Cristo pretendem apresentar Deus aos homens não tardará a aparecer. Terão o mesmo destino da Torre original: cairão por terra gerando dor e confusão no caminho. E quando isto acontecer, a Igreja continuará aqui para recolher os cacos. Quando tudo o mais entrar em colapso, a Igreja permanecerá sendo o único caminho por meio do qual podem os homens ascender ao Deus para o Qual foram criados.
http://www.deuslovult.org/2012/08/02/o-destino-das-obras-realizadas-por-conta-propria/



Compartilhe:
Print
Email
Facebook
Share

* * *

Leia também:

O que está acontecendo em sua própria vizinhança
Não é lícito negar a comunhão na boca por conta da gripe suína

O Deus lo Vult! está concorrendo ao prêmio Topblog 2012 na categoria "Religião / Pessoal". No ano passado este blog ganhou o primeiro lugar no júri acadêmico e o segundo no popular; este ano estamos novamente no páreo e precisamos da sua ajuda. Se você gosta deste espaço virtual e acha que ele merece ser mais conhecido e divulgado, reserve dois minutos do seu tempo para clicar no selo ao lado e votar no blog - mas faça-o agora, porque o período de votação da primeira fase é só até o próximo dia 30 de setembro. Este blogueiro agradece.

Arquivado em: Muralhas Doutrinárias

Tags: celibato, ivone gebara, orgulho, padre romeu campos, padres casados, religião, torre de babel

<<< Artigo Anterior: Os bebês e os anciãos: sobre chinesa que resgata recém-nascidos jogados no lixo

Antes de comentar, por favor leia a política de comentários do Deus lo Vult!.
Prêmio TOP BLOG 2012


O Deus lo Vult! está concorrendo novamente. Clique no selo abaixo para votar. Obrigado!


Procure no site
JANUA COELI


Recordare, Virgo mater, in conspectu Dei, ut loquaris pro nobis bona, et ut avertat indignationem suam a nobis.

* * *

MEMORARE, O piissima Virgo Maria, non esse auditum a saeculo, quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tua petentem suffragia, esse derelictum. Ego tali animatus confidentia, ad te, Virgo Virginum, Mater, curro, ad te venio, coram te gemens peccator assisto. Noli, Mater Verbi, verba mea despicere; sed audi propitia et exaudi. Amen.
Quem sou eu?
Jorge Ferraz - Recife/PE
- jorgeferraz@deuslovult.org

Pecador,
indigno filho das lágrimas da Virgem Imaculada, do Sangue de Cristo vertido por mim na Cruz do Calvário, e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em cuja defesa quero viver e morrer.

* * *

non nobis Domine non nobis sed nomini tuo da gloriam (Psalmi 113,9)

nisi Dominus ædificaverit domum in vanum laboraverunt qui ædificant eam nisi Dominus custodierit civitatem frustra vigilavit qui custodit (Psalmi 126,1)
DEUS LO VULT!

O preceito da hora presente não é lamento, mas ação (...). Pertence aos membros melhores e mais escolhidos da cristandade, penetrados por um entusiasmo de cruzados, reunirem-se em espírito de verdade, de justiça e de amor, ao grito de “Deus o quer”, prontos a servir, a sacrificar-se, como os antigos cruzados.

- Sua Santidade Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1942.

* * *

Ut Ecclesiam tuam sanctam regere et conservare digneris,
R. Te rogamus, audi nos!

Ut inimicos sanctae Ecclesiae humiliare digneris,
R. Te rogamus, audi nos!

Ut omnes errantes ad unitatem Ecclesiae revocare, et infideles universos ad Evangelii lumen perducere digneris,
R. Te rogamus, audi nos!

- Litaniae Sanctorum
PUBLICIDADE
Últimos comentários

Nacional Anarquista

Por trás do gayzismo estão a esquerda política, os ateístas e os comunistas. Eles possuem táticas psicológicas extremamente eficientes para...

MPF intima Igreja Católica a prestar “esclarecimentos” sobre texto alegadamente “homofóbico” · 1 day ago
Tiane

Profeta do profano "ora, Sidney, se esta “leitura” da circunstâncias históricas desculpam ou justificam a morte de inocentes por tua Igreja, tal...

Dize-me com o quê trabalhas… · 1 day ago
Leniéverson

E daí que o Google, apoia?Esse restante de blá-blá Marxista é bem batidinho.Seja mais original.

Rede de fast-food se diz abertamente contra o casamento gay: as repercussões deste “crime” · 1 day ago
Leniéverson

Atire a primeira pedra, aquele que não tiver pecado.Vc fala Renato, como se fosse um supercatólico.

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 1 day ago
carlos

nasci na paraiba e em 2006 vim morar no rio de janeiro respeito todos pode ser carioca,paulistano,gaucho,negro,branco,mulato,caboco etc podem falar...

“Eu odeio o nordeste” · 2 days ago
Renato

Mas um pouquinho de Elba Ramalho:

http://portantoentretantotodav...

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 2 days ago
Paulo Kelson

Essa notícia, a grande mídia não mostra, prefere mostrar mais os salvamentos mais que obrigatórios no trânsito chinês. Isso depois que uma...

Os bebês e os anciãos: sobre chinesa que resgata recém-nascidos jogados no lixo · 2 days ago
Álvaro

Jorge se superou com esse texto(!)...É lamentável que a "grande" mídia oculte esses fatos... O problema da "casa dos pombos" já foi mostrada até no...

Os bebês e os anciãos: sobre chinesa que resgata recém-nascidos jogados no lixo · 2 days ago
Renato

Veremos Rosana, se Elba Ramalho ACREDITAVA ou AINDA ACREDITA nessas sandices.

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 2 days ago
Rosana

Elba Ramalho já deu entrevistas dizendo que ERA esotérica, que ACREDITAVA no poder dos cristais e que ACREDITAVA em reencarnação. E que está se...

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 3 days ago
Tulio

Fico feliz que tenha (parece) recobrado a sanidade. Faz tempo ela mesma disse ter sido "chipada" por extraterrestres. Acho mais fácil acreditar que...

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 3 days ago
Jorge Ferraz

Bom Renato, se a Elba está dizendo que é católica, e se ela não está provocando nenhum escândalo com as suas alegadas crenças em cristais ou em...

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 3 days ago
Renato

Faz muito tempo que eu não coloco comentários nesse site. Mas devido a ingenuidade do dono do site o conservadorzinho Jorge Ferraz, eu devo alertar...

Elba Ramalho: “Foi pelo amor de Nossa Senhora que eu fui resgatada do peso de ter feito um aborto” · 3 days ago
Luiz Antonio

digo, ATACAR e, não, acatar

Dize-me com o quê trabalhas… · 3 days ago
Luiz Antonio

O padre Paulo Ricardo, de Cuiabá, disse certa vez que umas das principais técnicas para acatar/criticar a Igreja Católica é, antes de tudo,...

Dize-me com o quê trabalhas… · 3 days ago

Powered by Disqus
Prêmios e reconhecimentos
Siga-nos!
Receba gratuitamente as atualizações:

Digite abaixo o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Deus lo Vult!:

Delivered by FeedBurner

Posts (RSS)

Comments (RSS)
Torne-se um fã no Facebook!
Estatísticas do blog

tracker





Site Meter





Locations of visitors to this page

Blogosfera

Blog do padre Elílio
Contra o Aborto
Ecclesia Una
En Garde!
Exsurge, Domine!
Fratres in Unum
Ignem in Terram – pe. Demétrio
Igreja Una
O Possível e o Extraordinário
Oblatvs – pe. Clécio
Reflexões de Espiritualidade Franciscana
Sentir com a Igreja

Focus

Dossiê: Cardeal Ratzinger e padres pedófilos

Internacional

Dossiê: Cardeal Ratzinger e padres pedófilos
Il Blog di Andrea Tornielli
Notitiae [latim x inglês]
Settimo Cielo di Sandro Magister

Sites

Chesterton Brasil
Eu quero ajudar!
Pastoralis

Utilidades

Bíblia Católica
Obras Católicas

N. S. Aparecida, salvai o Brasil!
Nossa Senhora Aparecida,
livrai o Brasil do flagelo do comunismo!
(Cliquem na imagem para saber mais)
© 2012 Deus lo Vult! ∼ Dignare me laudare Te, Virgo Sacrata – da mihi virtutem contra hostes tuos!. Built on WordPress & the Scherzo theme by Leon Paternoster, with some customizations by Deus lo Vult!. Background based on deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]