MÊS DO ROSÁRIO
- OUTUBRO DE 2012-
Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, a presentando diariamente textos publicados em "A VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.
(01)-A MENSAGEM DE FÁTIMA ONTEM E HOJE
As Aparições de 1917 foram precedidas pela presença do Anjo entre as crianças no ano de 1916, as quais centram a Mensagem de Fátima no primado de Deus, na afirmação da Sua presença providente na vida de cada ser humano e de toda a Humanidade.
As orações trinitárias ensinadas pelo Anjo são um convite dirigido a toda a humanidade, para que regresse ao coração de Deus, donde tinha partido e o qual tinha abandonado.
A mensagem do Anjo manifesta também a necessidade e a urgência da iniciação cristã para multidões de descrentes, ou aprofundamento da fé para inúmeros Baptizados auto marginalizados ou excluídos da prática cristã pelo ambiente sócio-cultural ateu, e indiferente, e pela violência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Não deixa de ser impressionante e educativa a didáctica e a pedagogia que o Anjo utiliza com as crianças na condução que com elas faz em relação à Eucaristia, ministério central da nossa fé e acto ecclesial e comunitária por excelência…
De 2 a 12 de Novembro de 2007, os Bispos de Portugal estiveram em Roma em visita ad limina apostolorum.
A disciplina canónica impõe que o Bispo diocesano (e todos os equiparados) visite o Santo Padre de cinco em cinco anos e apresente, nese contexto, um relatório sobre a vida da diocese cujo cuidado pastoral lhe foi confiado.
No contexto deste encontro do Papa com os Bispos, Bento XVI disse :
"Durante esta longa peregrinação, a confissão mais frequente nos lábios dos cristãos foi a falta de participação na vida comunitária propondo-se encontrar novas formas de integração na comunidade.
A palavra de ordem era, e continua a ser, construir caminhos de comunhão.
É preciso mudar o estilo de organização da comunidade ecclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II, na qual eteja bem estabelecida a função do clero e do laicado, tendo em conta que todos somos um, desde que fomos Baptizados e integrados na família dos filhos de Deus, e que todos somos corresponsáveis pelo crescimento da Igreja.
Apraz-me pensar em Fátima como escola de fé, com a Virgem Maria como Mestra; lá ergueu ela a sua cátedra para ensinar aos pequenos Videntes – e depois às multidões – as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar.
Com a atitude humilde de alunos que necessitam de aprender a lição, encomendai diariamente a Mestra tão insigne e Mãe de Cristo total, a todos e a cada um de vós e aos sacerdotes vossos directos colaboradores na condução do rebanho, aos consagrados e às consagradas que anticipam o céu na terra e aos fiéis leigos que modelam a terra à imagem do Céu.
Implorando para todos, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a luz e a força do Espírito, concedo-vos a minha Bênção Apostólica"
Na sua recente visita apostólica a Portugal, o Santo Padre Bento XVI advertiu-nos para a actualidade da Mensagem de Fátima, afirmando, na homilia da Missa do dia 13 de Maio, celebrada no Santuário de Fátima :
"Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída.
Aqui revive aquele desígnio de Deus que interpela a humanidade desde os seus primórdios : "Onde está Abel, teu irmão?"[…] A voz do sangue do teu irmão clama da terra até Mim".(Gn.4,9).
O homem pode despoletar um ciclo de morte e terror, mas não consgue interrompê-lo… Na Sagrada Escritura, é frequente aparecer Deus à procura de justos para salvar a cidade humana e o mesmo faz aqui, em Fátima, quando Nossa Senhora pergunta : Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele mesmo é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores"
…………………………
Isto foi um apelo à Evangelização, que se deve repetir no ANO DA FÉ, que vamos começar no próximo dia 11, para aprofundarmos a nossa fé a convidarmos toda a humanidade a que não tenha medo de ter fé.
VOZ DA FÁTIMA Agosto de 2010
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]