terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nossa Senhora de Medjugorje

Nossa Senhora de Medjugorje


Mensagem dada pela Rainha da Paz no dia 02 de outubro de 2012, através da vidente Mirjana

Posted: 02 Oct 2012 07:06 AM PDT

  "Queridos filhos, Eu os chamo e venho em meio a vocês porque tenho necessidade de vocês. Tenho necessidade de apóstolos puros de coração. Peço, mas peçam também vocês, que o Espírito Santo os torne capazes e os guie, que os ilumine e os encha de amor e de humildade. Peçam que Ele os encha de graça e de misericórdia. Somente então vocês Me entenderão, meus filhos. Somente então entenderão a minha dor por aqueles que não conheceram o Amor de Deus. Então, poderão ajudar-me. Vocês serão os meus portadores da luz do Amor de Deus. Iluminarão o caminho para aqueles a quem os olhos foram dados, mas não querem ver. Eu desejo que todos os meus filhos vejam o meu Filho. Eu desejo que todos os meus filhos vivam o Seu Reino. Convido-os novamente e lhes peço que rezem por aqueles que meu Filho chamou. Eu lhes agradeço."

O PROGRAMA DE MARIA SOBRE NÓS E SOBRE O MUNDO

Posted: 02 Oct 2012 05:01 AM PDT

O PROGRAMA DE MARIA SOBRE NÓS E SOBRE O MUNDO – Eco de Medjugorje nº 88

Retomar os Sacramentos para que Deus nos cure e nos leve adiante na nossa conversão. 
Nossa Senhora vem para fazer-nos viver o Evangelho, recordando-nos das exigências que acompanham a conversão, isto é, do sacrifício, da cruz... Na Igreja, estas palavras assustam, e para agradar os outros, não se fala mais nem de penitencia, nem de sacrifício, nem de jejum.... Muito fácil é tirar do Evangelho somente aquilo que nos agrada e que nos é cômodo.

Nossa Senhora vem para repetir que é melhor caminharmos no Evangelho e vivê-lo humildemente pouco a pouco até o fim, do que esquece-lo e acomodar-se, dedicando-se a fazer grandes obras: o resultado disto se vê já há muitos anos, uma montanha de problemas. Todos estão agitados perseguindo o mundo e com quais resultados! Nossa Senhora vem nos sugerir, como guia espiritual e universal, que é melhor retomar os Sacramentos... Ela, como Mãe da Igreja, retorna a centralizar o motivo pelo qual existe a Igreja. A Igreja existe pelo poder de Cristo Ressuscitado  presente na Santíssima Eucaristia. Por isto Ela nos diz: " Queridos filhos meus, vão à Igreja para rezarem e participarem da Santa Missa..."

O retorno aos Sacramentos é uma pedagogia, que indica um movimento pelo qual se caminha, se levanta , se impulsiona,  se sai de uma porta e se entra em outra: um movimento com o qual se ajoelha...O retorno aos Sacramentos deve ser deve ser uma coisa impetuosa, do ponto de vista de uma pedagogia, também quando se ensina as crianças. Quando damos catecismo aos pequeninos devemos ensinar bem os Sacramentos...
Quando as coisas negativas em nós são tantas, como podemos vencer sozinhos? Se já caímos uma vez, dez vezes... Como fazemos para vencer sozinhos  uma força que que já nos derrubou tantas vezes? Que pretensão temos? Se aquela tentação ou o nosso amor próprio é muito mais forte do que a nossa capacidade de resistir, reflitamos, a quem devemos andar para vencermos?

Devemos combater contra o príncipe das trevas, contra os demônios que estão por toda a parte, como dizemos na oração a São Miguel Arcanjo ( que está esquecida porque hoje é fora de moda falar do diabo). Não, satanás existe de verdade e é preciso combatê-lo com as armas certas. Então andemos a confessar-nos! O Senhor está neste Sacramento e toda pedagogia reconduz a esta educação evangélica no sentido pleno.

Os dois grande binários da vida espiritual são: Eucaristia e Confissão.

 Oração, relacionamento indispensável com Quem te faz viver. Estar diante de Deus para que Deus te transforme. A Oração e o jejum são a estrada para a conversão... Mas para converter-se é preciso fazer alguma coisa: correr aos Sacramentos. Isto é claro: onde Deus está, ali devemos ir. Se amo Jesus, se amo uma pessoa, vou até ela. Não se pode dizer que amo uma pessoa se não desejo estar com ela.

A oração é uma atitude com a qual correspondemos à verdade, porque o homem é criatura e filho de Deus, e como tal deve estar em relacionamento com Deus. Se corta este relacionamento, do homem resta somente uma mascara... Nossa Senhora nos chama à necessidade deste relacionamento com Deus: se não se rezais, as coisas não podem funcionar bem .

Deus nos deu as leis por natureza, Ele deu ao coração de cada homem um Espirito que geme e espera que nós nos dignemos de guardá-Lo, de reza-Lo de escuta-Lo de nos deixarmos guiar por Ele. A oração é a profunda verdade do homem. É um ato supremo, maior eu o homem pode compreender, do qual tudo é consequência ... E nos cansamos de rezar bem e sempre. Por isto Nossa Senhora nos diz:: rezem...rezem...rezem...!E se cansas de rezar,  devo dizer que é ali que deves purificar-se... É esta a purificação: estar diante de Deus a fim de que Deus determine as condições: isto custa, mas é uma exigência para uma conversão verdadeira...

Mudamos diante de Deus porque é Deus que nos muda, não mudamos sozinhos. Jejum é sacrificar o nosso instinto; por isto é essencial o jejum, disse Nossa Senhora, e sobretudo o jejum do pecado. É absurdo fazer qualquer jejum e ter o coração repleto dos vícios capitais. O começar a renunciar a qualquer coisa, pode te doer o estomago de fome, mas é melhor que renuncies aos teus instintos e faças sacrifícios ao que é essencial para a tua vida, que se chama Deus. Jesus disse ao demônio: não só de pão vive o homem. Mas nós cristãos dizemos: não, é preciso comer! Comecemos pois a dizer: não só de pão vive o homem, como diz o Evangelho, porque a nossa destruição vem assim: primeiramente colocamos os nossos pensamentos e procuramos deste modo adaptarmos o Evangelho. Ao contrário, Nossa Senhora deseja que a nossa vida seja primeiramente o Evangelho, o qual converterá todo nosso modo de viver, sobretudo os instintos. São Francisco fazia quatro quaresmas ao ano. Hoje, se alguém está de dieta para emagrecer é um homem que estimamos, mas se está a pão e água porque Deus indica esta estrada de purificação, dizemos que é um fanático.

Eis a pedagogia de Nossa Senhora: chamar-nos à verdade e dizer bem àquilo que é bem e dizer mal àquilo que é mal. 

O segredo para que os pecadores se convertam é colocar o Senhor no primeiro lugar. Aqui Maria toca em nosso ponto fraco.este programa que vemos muito bem em Medjugorje, é para cada homem, para cada pessoa. Nossa Senhora é o refúgio dos pecadores e em Medjugorje se veem conversões que jamais no mundo inteiro se tem visto. Qual é o motivo? É esta chamada a viver o Evangelho em plenitude, de maneira radical. Quando Jesus se apresentava aos pecadores, os pecadores se convertiam. Se hoje não se convertem mais, algo está errado...Nossa Senhora vem explicar que para que as coisas funcionem é preciso que os pecadores, dos quais os primeiros somos nós, sejam acolhidos dentro da verdade que é Jesus, que nos ama e que pensa realmente em nossa vida. É necessário colocar o Senhor no primeiro lugar para que nós pecadores nos convertamos: é Jesus que nos converte, não somos nós.

Os pecadores se convertem somente porque Alguém lhes acolhe profundamente e Lhes perdoa, mas exige que não pequem mais: "vai e não tornes a pecar". Mas que coloca esta possibilidade de não pecar? O homem? É somente Deus, que pacientemente, nos Sacramentos nos recolhe e nos dá esta possibilidade de nos tornarmos outra pessoa. Isto os pecadores sentem: compreendem que devem andar para serem amados e mudarem a cabeça, porque Alguém finalmente compreendeu o pecado deles e disse qual o passo que devem dar. Então o refugio dos Pecadores, significa que Nossa Senhora é mesmo mãe de todos e a missão primeira de cada um de nós é invocar continuamente e insistentemente primeiramente em nós a misericórdia que Deus tem usado mandando-nos Nossa Senhora, para abraçar depois todos os outros neste mesmo dom. e Ela chega a um e a outro e a cada coração que se abre. Os corações se abrem se são sinceros.

Isto temos visto tantas vezes aqui em Medjugorje. Porque as trinta pessoas que subiram ao Podbrdo na ultima peregrinação, no final choravam? É o coração de Nossa Senhora que toca um a um os corações nas particularidades interiores que ninguém conhece, mas Ela sim. E então se Ela chega a cada um... Isto é Medjugorje!

 Nike ( Medjugorje 31/07/91)

HORROR AOS ERROS DOUTRINÁRIOS - LITURGIA DIÁRIA , 02 DE OUTUBRO DE 2012

Posted: 01 Oct 2012 08:18 PM PDT

HORROR AOS ERROS DOUTRINÁRIOS

"(...) EMPREGO DE PROPÓSITO ESTA PALAVRA, SUSCEPTIBILIDADE , PORQUE EXPRIME PERFEITAMENTE O MEU PENSAMENTO, E NÃO CONHEÇO OUTRO TERMO QUE TÃO BEM O POSSA EXPRIMIR . TODOS SABEMOS O QUE É SER SUSCEPTÍVEL QUANDO SE TRATA DOS NOSSOS PRÓPRIOS INTERESSES, OU DOS INTERESSES DAQUELES QUE NOS ESTÃO LIGADOS PELOS LAÇOS DO SANGUE OU DA AMIZADE . TOMAMOS CALOR À MENOR SUSPEITA; ESTAMOS SEMPRE DE SOBREAVISO, COMO SE NOTÁSSEMOS EM TODOS AQUELES COM QUEM TRATAMOS O INTUITO DE NOS PREJUDICAREM. ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A QUEIXAR-NOS, E ÀS VEZES ATÉ, SE NOS DESCUIDAMOS, JULGAMOS MAL DOS OUTROS, OU NOS ENCOLERIZAMOS E DIZEMOS INCONVENIÊNCIAS . APLICAI AGORA ESTE MODO DE PROCEDER AOS INTERESSES DE JESUS, E TEREIS UMA IDÉIA BASTANTE APROXIMADA DO QUE É UM SANTO . MAS NÃO É RARO ENCONTRAR PESSOAS PIEDOSAS QUE NÃO COMPREENDEM ESTE PROCEDIMENTO E O CENSURAM COMO EXTRAVAGANTE E INDISCRETO; MAS FALAM ASSIM PORQUE NÃO SABEM O QUE É SERVIR A DEUS POR AMOR . QUEM TEM SEMELHANTE SUSCEPTIBILIDADE A RESPEITO DOS INTERESSES DE JESUS, SE CHEGA AO SEU CONHECIMENTO ALGUM ESCÂNDALO, AFLIGE-SE COM ISSO PROFUNDAMENTE. PENSA NELE A TODA HORA E DELE FALA COM AMARGURA, E ENQUANTO DURAR O ESCÂNDALO, NÃO ACHARÁ PRAZER EM COISA ALGUMA. OS SEUS AMIGOS NÃO PODEM CONCEBER A IMPORTÂNCIA QUE LIGA AO CASO, NEM A DOR QUE COM ISTO EXPERIMENTA, E DIZEM: 'ESTE NEGÓCIO NÃO LHE DIZ RESPEITO NEM LHE TRAZ PREJUÍZO ALGUM'. E SENTEM-SE INCLINADOS A CHAMAR-LHE TOLO OU HIPÓCRITA, POIS NÃO VÊEM O AMOR COM QUE SE ABRASA POR JESUS, E O VIVO PESAR QUE LHE CAUSA O VER OS INTERESSES DO SEU AMADÍSSIMO JESUS ASSIM COMPROMETIDOS. ESSES HOMENS INDIGNAR-SE-IAM DURANTE UM MÊS DAS VEXAÇÕES CAUSADAS POR UM PROCESSO INJUSTO: MAS QUE É ISTO EM COMPARAÇÃO DO MENOR ATAQUE AOS INTERESSES DE JESUS? CERTAMENTE, UM HOMEM NÃO CONVENCIDO DESTA VERDADE, MAL MERECE O NOME DE CRISTÃO

UM OUTRO CARACTERÍSTICO DESTA ADMIRÁVEL SUSCEPTIBILIDADE PELOS INTERESSES DE JESUS, É UM HORROR INSTINTIVO À HERESIA E A TODAS AS FALSAS DOUTRINAS, E UM OLFATO ESPECIAL PARA AS DESCOBRIR. A INTEGRIDADE DA FÉ CONSTITUI UM DOS MAIS CAROS INTERESSES DE JESUS; ASSIM, UM CORAÇÃO PENETRADO DUM AMOR SINCERO PELO SEU SENHOR E SEU DEUS SOFRE INDIZIVELMENTE QUANDO OUVE EXPOR DOUTRINAS FALSAS, PRINCIPALMENTE ENTRE CATÓLICOS. IDÉIAS ERRÔNEAS ACERCA DA PESSOA DE JESUS CRISTO, DESPREZO PELA SUA GRAÇA, O MAIS LIGEIRO ATAQUE À HONRA DE SUA SANTA MÃE, A DEPRECIAÇÃO DOS SACRAMENTOS, OPINIÃO DESFAVORÁVEL ÀS PRERROGATIVAS DO SEU VIGÁRIO NA TERRA, - CADA UMA DESTAS COISAS, EXPRESSA COM MAIS OU MENOS LEVIANDADE NUMA CONVERSAÇÃO ORDINÁRIA, FERE-O A PONTO DE CHEGAR MESMO A SENTIR UMA DOR FÍSICA

PESSOAS SEM REFLEXÃO TALVEZ SE ESCANDALIZEM COM ISTO QUE ACABO DE DIZER, MAS SE ALGUÉM OUSASSE ATACAR DIANTE DELAS A HONRA E A CASTIDADE DE SUAS MÃES OU DE SUAS IRMÃS, NÃO HAVERIA VIOLÊNCIA, AINDA QUE FOSSE A EFUSÃO DO SANGUE, À QUAL NÃO SE JULGASSEM NO DIREITO DE RECORRER. E QUE É A HONRA DE UMA MÃE EM COMPARAÇÃO DA DIGNIDADE DE JESUS? E QUE VALE A REPUTAÇÃO DUMA IRMÃ, COMPARADA COM O MENOR TÍTULO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA? NÃO HÁ MIL VEZES MAIS AMOR POR MIM NO PAI COMUM DOS FIÉIS, SUCESSOR DE S. PEDRO, QUE NO CORAÇÃO DE TODOS OS MEUS PARENTES JUNTOS ?

NÃO SOU OBRIGADO EM CONSCIÊNCIA A SELAR COM O MEU SANGUE A MINHA FÉ NA VIRTUDE DE MINHA MÃE ; MAS SERIA UM MISERÁVEL SE HESITASSE EM SACRIFICAR A MINHA VIDA PELA HONRA DA SANTA SÉ . NÃO ENCONTRAREIS UM ÚNICO SANTO QUE NÃO HAJA SIDO EXTREMAMENTE SUSCEPTÍVEL NESTE PONTO, E QUE TENHA PODIDO OUVIR, SEM SOFRER AMARGAMENTE, A VOZ DA HERESIA E DAS FALSAS DOUTRINAS. E QUANDO NÃO EXISTE ESTE PIEDOSO HORROR, ENTÃO É TÃO CERTO COMO O SOL BRILHAR NOS CÉUS, QUE O AMOR POR JESUS É FRACO E APAGADO NO CORAÇÃO DO HOMEM

ESTA SUSCEPTIBILIDADE PODE MANIFESTAR-SE, SEGUNDO AS CIRCUNSTÂNCIAS, A RESPEITO DE TODOS OS INTERESSES DE JESUS QUE MENCIONAMOS NO PRIMEIRO CAPÍTULO [A GLÓRIA DE SEU PAI, O FRUTO DE SUA PAIXÃO, A HONRA DE SUA MÃE E A ESTIMAÇÃO DA SUA GRAÇA] . MAS DEVEMOS NOTAR UMA COISA. PODE ÀS VEZES SUCEDER QUE UM INDIVÍDUO, QUE AME ARDENTEMENTE A NOSSO SENHOR, MAS DESDE POUCO TEMPO, ULTRAPASSE OS LIMITES DA CONVENIÊNCIA, TORNANDO-SE EM SEU ZELO INDISCRETO, IMPACIENTE, BRUSCO OU MORDAZ; TERÁ SUSPEITAS QUANDO NÃO HAJA O MAIS LEVE MOTIVO PARA ELAS, E NÃO SOFRERÁ A INDOLÊNCIA OU A FRIEZA DOS OUTROS, COMO AS SOFRERIA SE HOUVESSE TIDO MAIS LONGA PRÁTICA DO AMOR DE DEUS. ISTO LANÇA MUITAS VEZES A DESCONSIDERAÇÃO SOBRE A VIRTUDE, POIS NINGUÉM É JULGADO COM MENOS INDULGÊNCIA DO QUE AQUELES QUE FAZEM PROFISSÃO DE SEGUIR A VIDA DEVOTA. NÃO NEGAMOS QUE TENHA DEFEITOS E IMPERFEIÇÕES, ESTANDO NOS PRIMEIROS DEGRAUS DA VIDA ESPIRITUAL; MAS DEVE CONSOLÁ-LO O PENSAMENTO DE QUE MUITAS VEZES, AO PASSO QUE É VITUPERADO PELOS HOMENS, JESUS NÃO O CONDENA. DIREI ATÉ QUE AS IMPERFEIÇÕES DO SEU AMOR NASCENTE LHE SÃO AGRADÁVEIS, ENQUANTO QUE ABORRECE AS 'SÁBIAS CRÍTICAS' E A ENFÁTICA MODERAÇÃO DOS SEUS CENSORES" - (PADRE FREDERICK WILLIAM FABER [1814-1863] IN: TUDO POR JESUS OU CAMINHOS FÁCEIS DO AMOR DIVINO, RIO DE JANEIRO: S.D., GARNIER-LIVREIRO EDITOR, P. 51-54)

LITURGIA DO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: ÊXODO 23, 20-23

SANTOS ANJOD DA GUARDA , (BRANCO, PREF. DOS ANJOS - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DE ÊXODO - ASSIM DIZ O SENHOR: 20"VOU ENVIAR UM ANJO ADIANTE DE TI PARA TE PROTEGER NO CAMINHO E PARA TE CONDUZIR AO LUGAR QUE TE PREPAREI. 21ESTÁ DE SOBREAVISO EM SUA PRESENÇA, E OUVE O QUE ELE TE DIZ. NÃO LHE RESISTAS, POIS ELE NÃO TE PERDOARIA TUA FALTA, PORQUE MEU NOME ESTÁ NELE. 22MAS, SE LHE OBEDECERES PONTUALMENTE, SE FIZERES TUDO O QUE EU TE DISSER, SEREI O INIMIGO DOS TEUS INIMIGOS, E O ADVERSÁRIO DOS TEUS ADVERSÁRIOS. 23PORQUE MEU ANJO MARCHARÁ ADIANTE DE TI E TE CONDUZIRÁ ENTRE OS AMORREUS, OS HITEUS, OS FEREZEUS, OS CANANEUS, OS HEVEUS E OS JEBUSEUS, QUE EXTERMINAREI - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 90)

REFRÃO: O SENHOR DEU UMA ORDEM AOS SEUS ANJOS, / PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM

1. QUEM HABITA AO ABRIGO DO ALTÍSSIMO  / E VIVE À SOMBRA DO ONIPOTENTE, / DIZ AO SENHOR: "SOIS MEU REFÚGIO E PROTEÇÃO,  / SOIS O MEU DEUS, NO QUAL CONFIO INTEIRAMENTE". -R.

2.
 O SENHOR DEU UMA ORDEM AOS SEUS ANJOS, PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM. -R.

3.
 DO CAÇADOR E DO SEU LAÇO ELE TE LIVRA. /  ELE TE SALVA DA PALAVRA QUE DESTRÓI. / COM SUAS ASAS HAVERÁ DE PROTEGER-TE,  / COM SEU ESCUDO E SUAS ARMAS, DEFENDER-TE.  -R.

4.
 NÃO TEMERÁS TERROR ALGUM DURANTE A NOITE, / NEM A FLECHA DISPARADA EM PLENO DIA; / NEM A PESTE QUE CAMINHA PELO ESCURO, / NEM A DESGRAÇA QUE DEVASTA AO MEIO-DIA. -R.

5.
 NENHUM MAL HÁ DE CHEGAR PERTO DE TI, / NEM A DESGRAÇA BATERÁ À TUA PORTA; / POIS O SENHOR DEU UMA ORDEM A SEUS ANJOS  / PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM. -R.
EVANGELHO: MATEUS 18, 1-5.10

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - NAQUELE TEMPO, 1NESTE MOMENTO OS DISCÍPULOS APROXIMARAM-SE DE JESUS E PERGUNTARAM-LHE: QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS? 2JESUS CHAMOU UMA CRIANCINHA, COLOCOU-A NO MEIO DELES E DISSE: 3EM VERDADE VOS DECLARO: SE NÃO VOS TRANSFORMARDES E VOS TORNARDES COMO CRIANCINHAS, NÃO ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS. 4AQUELE QUE SE FIZER HUMILDE COMO ESTA CRIANÇA SERÁ MAIOR NO REINO DOS CÉUS. 5E O QUE RECEBE EM MEU NOME A UM MENINO COMO ESTE, É A MIM QUE RECEBE. 10GUARDAI-VOS DE MENOSPREZAR UM SÓ DESTES PEQUENOS, PORQUE EU VOS DIGO QUE SEUS ANJOS NO CÉU CONTEMPLAM SEM CESSAR A FACE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS - PALAVRA DA SALVAÇÃO

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTOS ANJOS DA GUARDA - NESTE DIA EM QUE FAZEMOS MEMÓRIA DO NOSSO PROTETOR, A IGREJA TERMINA ASSIM O HINO E ORAÇÃO DA MANHÃ: "SALVAI POR VOSSO FILHO A NÓS, NO AMOR; UNGIDOS SEJAMOS PELOS ANJOS; POR DEUS TRINO, PROTEGIDOS!" , A PALAVRA ANJO SIGNIFICA, "ENVIADO, MENSAGEIRO DIVINO", MUITAS VEZES ENCONTRAMOS AS MANIFESTAÇÕES DOS ANJOS COMO MISSIONÁRIOS DE DEUS, E POR ISSO, COM CLAREZA LEMOS NO SALMO 91: "POIS ELE ENCARREGARÁ SEUS ANJOS DE GUARDAR-TE EM TODOS OS TEUS CAMINHOS".  QUANDO NOS DEPARAMOS COM A ANUNCIAÇÃO E OUTROS MISTÉRIOS DA VIDA DE JESUS, CONSEGUIMOS PERCEBER QUE ESTE SALMO PROFETIZA A PRESENÇA DOS ANJOS NA VIDA DO SENHOR. ORA, CRISTO É O PRIMOGÊNITO DE TODAS AS CRIATURAS, NOSSO IRMÃO E MODELO. SE PORTANTO SUA HUMANIDADE, APESAR DE UNIDA COM A DIVINDADE, ERA CONTINUAMENTE PROTEGIDA POR ANJOS, LOGO QUANTO MAIS DEVEMOS SER NÓS, SEUS MEMBROS TÃO FRÁGEIS. TANTO O PAI QUER ISTO QUE REVELOU A JESUS: "GUARDAI-VOS DE DESPREZAR ALGUM DESSES PEQUENINOS, POIS EU VOS DIGO, NOS CÉUS OS SEUS ANJOS SE MANTÊM SEM CESSAR NA PRESENÇA DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS." (MT 18,10) . NOS ATOS DOS APÓSTOLOS E NOS ESCRITOS DE SÃO BERNARDO, SANTO TOMÁS DE AQUINO E OUTROS DOUTORES DA IGREJA, ENCONTRAMOS TESTEMUNHOS QUE NOS MOTIVAM A CONFIARMOS NOS SANTOS ANJOS PROTETORES DE CADA UM, POIS ATESTA A SAGRADA ESCRITURA: "NÃO SÃO TODOS (OS ANJOS) ELES ESPÍRITOS CUMPRIDORES DE FUNÇÕES E ENVIADOS A SERVIÇO, EM PROVEITO DAQUELES QUE DEVEM RECEBER A SALVAÇÃO COMO HERANÇA?" (HB 1,14) . NA INGLATERRA DESDE O ANO 800 ACONTECIA UMA FESTA DEDICADA AOS ANJOS DA GUARDA E A PARTIR DO ANO 1111 SURGIU UMA LINDA ORAÇÃO (APRESENTADA A SEGUIR). DA INGLATERRA ESTA FESTA SE ESTENDEU DE MANEIRA UNIVERSAL DEPOIS DO ANO 1608 POR INICIATIVA DO SUMO PONTÍFICE DA ÉPOCA. APRENDAMOS E REZEMOS ESTA QUASE MILENAR PRECE: "ANJO DO SENHOR - QUE POR ORDEM DA PIEDOSA PROVIDÊNCIA DIVINA, SOIS MEU GUARDIÃO - GUARDAI-ME NESTE DIA (TARDE OU NOITE); ILUMINAI MEU ENTENDIMENTO; DIRIGI MEUS AFETOS; GOVERNAI MEUS SENTIMENTOS PARA QUE EU JAMAIS OFENDA AO DEUS E SENHOR. AMÉM."  SANTOS ANJOS DA GUARDA, ROGAI POR NÓS!

A Santa na Cura D'Ars era devoto: Santa Filomena

Posted: 01 Oct 2012 04:07 PM PDT


Grande Taumaturga do Século XIX
Padroeira do Rosário Vivo
Padroeira dos Filhos de Maria
- festa: 10 de agosto -

Santa FilomenaNo dia 25 de maio de 1802, os ossos de uma mulher entre 13 e 15 anos foi descoberto no cemitério de Santa Priscila, nas escavações das catacumbas em Roma. Uma inscrição próxima ao túmulo dizia 'A paz seja contigo, Filomena',junto com inscrições de uma âncora, três flechas e uma palma. Próximo aos ossos foi descoberto um vaso de vidro com um depósito de sangue ressequido. Por ser costume dos primeiros mártires deixar símbolos e sinais como estes, foi facilmente determinado que Santa Filomena havia sido uma virgem mártir.

No reinado do Papa Pio VII, quando foram encontradas essas relíquias, o padre Francisco de Lúcia, da cidade de Mugnano dele Cardinale (Itália), desejou levar as relíquias de um santo para sua paróquia e foi à Santa Sé em Roma para solicitá-las.

Quando estava na Capela do Tesouro (onde ficavam as sagradas relíquias), dentre tantas apenas três possuíam nomes: um adulto, uma criança e Santa Filomena. Quando ajoelhou-se diante das relíquias de Santa Filomena, sentiu-se possuído de uma alegria espiritual jamais experimentada. Sentiu também um incontrolável desejo de levar aquelas Sagradas Relíquias para sua igreja em Mugnano.

Terminada essa visita, dirigiu-se ao Sr. Bispo de Potenza e ficou sabendo então que precisaria de uma graça muito especial, ou talvez um milagre. Não havia precedentes de a Santa Sé haver confiado tão preciosos tesouros à guarda de um simples sacerdote. E nesse caso seria praticamente impossível, por se tratar das relíquias de uma virgem mártir cujo nome era conhecido.

Tendo caído gravemente enfermo, padre Francisco recoreu ao auxílio de Santa Filomena, prometendo tomá-la como especial Padroeira e levar suas relíquias para Mugnano, caso obtivesse autorização para tanto. Curado milagrosamente, retornou então à Santa Sé narrando a graça alcançada e obteve o pedido, levando triunfalmente as relíquias para sua paróquia. Assim que lá chegou começaram a acontecer tantos milagres que ia gente de toda a Itália e Europa a pedir e agradecer graças alcançadas.

Sua popularidade logo se espalhou, sendo seus mais memoráveis devotos São João Vianney, Santa Madalena Sofia Barat, São Pedro Eymard, e São Pedro Chanel.

Relicário de Sta. Filomena

Muitos Papas foram devotos de Santa Filomena. Entre eles, Pio IX, que no dia 7 de novembro de 1849 celebrou a Santa Missa no altar onde estão as Santas Relíquias e, no dia 15 de janeiro de 1857, concedeu ofício próprio com Missa. São Pio X, que em
peregrinação a Mugnano doou à imagem da Virgem Mártir um riquíssimo anel. Leão XIII, que peregrinou ao Santuário de Mugnano duas vezes, e em 1884 aprovou, consagrou e indulgenciou o cordão
de Santa Filomena



Depois de ser curada milagrosamente, a Venerável Pauline Jaricot insistiu para que o Papa Gregório XVI iniciasse o exame para a canonização de Santa Filomena, que já estava sendo conhecida como grande taumaturga.

Gregório XVI, tendo recebido o parecer favorável da Sagrada Congregação dos Ritos à canonização de Santa Filomena, elevou-a à honra dos altares, instituindo ofício próprio para o culto e a festa, proclamando-a A Grande Taumaturga do Século XIX,Padroeira do Rosário Vivo e Padroeira dos Filhos de Maria.

As relíquias de Santa Filomena ainda são preservadas em Mugnano, na Itália.






A vida de Santa Filomena



Santa FilomenaO que sabemos historicamente sobre Santa Filomena, resume-se ao que foi descoberto nas catacumbas de Roma: uma jovem entre 13 e 15 anos, que morreu mártir pela fé.

A revelação de sua vida foi feita de maneira extraordinária, tendo a Santa aparecido de maneira particular a três pessoas. Essa narrativa recebeu o "imprimatur" (autorização) da Congregação do Santo Ofício para divulgação. O relato mais detalhado, aqui reproduzido, foi concedido à Irmã Maria Luísa de Jesus:

Santa Filomena era filha de um rei da Grécia, e sua mãe era também de sangue real; como não lhes vinham filhos, ofereciam sacrifícios e preces constantemente a seus falsos deuses para consegui-los. Providencialmente, o médico do palácio, de nome Públio, era cristão. 

Penalizado pela cegueira espiritual de seus soberanos e inspirado pelo Divino Espírito Santo, falou-lhes da nossa Fé, garantindo-lhes que suas orações seriam ouvidas se abandonassem os falsos deuses e abraçassem a Religião Cristã.

Impressionados com o que ouviram, e tocados pela Graça, resolveram receber o Batismo, após o qual lhes nasceu uma linda filhinha no dia 10 de janeiro do ano seguinte. Imadiatamente, chamaram-na de Lumena ou luz,por ter nascido à luz da fé. Na pia batismal deram-lhe o nome de Filomena,isto é, Filha da Luz, da Luz Divina que lhe iluminou a alma por meio desse Augusto Sacramento.

Aos cinco anos de idade recebeu pela primeira vez a Sagrada Comunhão e desde então lhe aumentavam os desejos de íntima união com o Divino Redentor, até que, na idade de 11 anos, a Ele se consagrou por voto de virgindade perpétua. 

Contava 13 anos quando seu pai foi ameaçado de uma injusta guerra pelo Imperador Diocleciano, obrigando-o a ir a Roma numa tentativa de paz. Acompanharam-no na viagem a esposa e a filha, que era de ambos inseparável. O Imperador os admitiu imediatamente à sua presença, para impor, sem dúvida, seus cruéis objetivos em relação à soberania da pequena Grécia. Mas ao ver a Princesa, tudo se mudou em sua mente doentia. A beleza da menina-moça o encantou e de pronto concordou, não só com
uma paz duradoura, mas com uma sincera amizade complementada com privilégios políticos e econômicos, desde que lhe fosse dada a mão da linda princesinha por esposa. Seus pais sentiram-se aliviados e de imediato concordaram com a interessante proposta imperial.

De regresso à Grécia, em lágrimas, declarou Santa Filomena, que tudo fizera para convencer seus pais a retirarem a aprovação dada a Diocleciano, que seu coração já pertencia a outro Senhor, o único Soberano, o Rei dos Reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem se consagrara por voto de virgindade quando completara 11 anos de idade. E que nada deste mundo, nem mesmo a morte, a impediria de cumprir sua promessa. 

Seus pais ficaram arrasados. Amavam-na demasiadamente e sabiam que tal recusa ao Imperador trar-lhes-ia, no mínimo,a morte da sua única e adorada filhinha, dor que certamente não teriam forças para suportar. Então, seu pai, com doçura, procurou concencê-la que seu voto, aos 11 anos, não tinha nenhum valor, porque nessa idade não podia dispor de si. Era um voto nulo.

Fora esta, talvez, a parte mais difícil do seu martírio. Enquanto seu pai esforçava-se por dissuadi-la, sua mãe com o rosto encostado ao seu, banhava-o com abundantes lágrimas... Mas que fazer? Seu coração ansiava por encontrar-se com seu Celeste esposo e, depois, era também por amor a eles - seus pais - que fazia aquele sacrifício, pois queria recebê-los, um dia, no Céu.

Entretanto, seu pai, vendo esgotados todos os seus argumentos, aplicou o último recurso. Valeu-se de sua autoridade moral e legal. Disse que a forçaria a obedecer-lhe. Mas o bom Jesus não abandona quem a Ele se consagra de verdade. Dera-lhe forças para, sem ferir a susceptibilidade dos pais, permanecer irredutível.

O Imperador considerou a recusa da jovem princesa como um pretexto de deslealdade ao Império e ordenou que a trouxessem a sua presença. Seus pais, antes de levá-la, atiraram-se aos seus pés e suplicaram-lhe que se apiedasse deles e do seu reino. Respondeu-lhes que o único reino pelo qual deveriam lutar era o Reino dos Céus, e que lá os esperaria. Encerrara aqui a primeira batalha do seu martírio.

Santa FilomenaChegada à presença do Imperador, este usou a mesma tática do seu pai. Primeiramente, empregou todos os recursos possíveis para convencê-la a ser Imperatriz de Roma. Fez-lhe mil lisonjas e promessas, mas como seu esforço foi inútil, enfureceu-se, e ordenou que a encarcerassem nos subterrâneos do Palácio. Todavia, ia visitá-la diariamente na prisão, na esperança de, galanteando-a, conseguir quebrar sua resistência. Durante tais visitas, permitia que a aliviassem das correntes e lhe dessem um pouco de água e pão, Mas sem nada conseguir, retirava-se, cada vez mais enfurecido e ordenando que se lhe aumentassem as torturas. 

Impossível era que, uma frágil menina de apenas 13 anos, que vivera sempre cercada do máximo conforto e desvelo no Palácio de seus pais, resistir a tantas torturas, não fora a proteção especial que lhe dispensavam seu Divino Esposo e a Virgem Santíssima, os quais visivelmente encorajavam-na com freqüentes aparições.

Decorridos 37 dias em que se encontrava em tão lastimável estado, a Rainha do Céu lhe apareceu aureolada por uma deslumbrante luz, trazendo desta vez, em seus braços, o Deus-Menino, e disse-lhe que, depois de mais três dias, iria ser retirada daquele cárcere, quando então teria que sofrer cruéis tormentos por amor ao seu Divino Filho. Tal aviso deixou a "Princesinha do Paraíso" apavorada. Mas a Celeste Rainha encorajou-a com as seguintes palavras:

'Minha filha, tu me és mais querida acima de todas, porque trazes o meu nome e o do meu Filho. Tu te chamas Lumena. Meu Filho, teu Esposo, chama-se Luz, Estrela, Sol. E eu me chamo Aurora, Estrela, Luz, Sol. Serei o teu amparo. Agora é o momento transitório da fraqueza e da humilhação humanas; quando chegar, porém, a hora extrema do teu julgamento, da tua decisão ante os horríveis tormentos que te serão impostos, receberás a graça da divina força. Além do teu Anjo da Guarda, terás a teu lado o Arcanjo São Gabriel, cujo nome significa "a Força do Senhor". Quando eu estava na terra era ele o meu protetor. Mandá-lo-ei agora àquela que é a minha mais querida filha'.

Após tão maravilhosa visita, a Rainha dos Céus desapareceu deixando a jovem prisioneira reanimada, disposta mesmo a sofrer os maiores tormentos por amor ao Divino Filho de Maria que por ela dera a vida no madeiro da Cruz.

Ao enlevo em que ficara pela presença da Mãe de Deus, juntara-se um celeste perfume com o qual a Excelsa Senhora a inebriara e que permaneceu no cárcere enquanto lá esteve prisioneira.

Passados os três dias, cumpriu-se o que a Celeste Rainha anunciara. O Imperador vendo-se irremediavelmente derrotado pela firmeza da princesa, resolveu mandá-la torturar publicamente. O primeiro dos suplícios foi o dos açoites, acompanhado
por horrorosas blasfêmias. O corpo da menina ficou reduzido a uma única chaga e, já agonizante, foi a mesma atirada na escura prisão onde deveria exalar os últimos suspiros. Mas quando julgava haver chegado o momento de se apresentar ante seu Celeste Esposo, dois formosos Anjos lhe apareceram, ungiram seu dilacerado corpo com um bálsamo celeste e deixaram-na completamente curada.

Na manhã seguinte, o Imperador, ao tomar conhecimento da assombrosa notícia, ordenou que a levassem à sua presença. Ao vê-la mais encantadora que nunca, desmanchou-se em lisonjas procurando convencê-la de que fora o deus Júpiter que a havia curado
por destiná-la a ser Imperatriz de Santa FilomenaRoma.

Iluminada pelo Divino Espírito Santo, a Princesa Mártir repeliu firmemente o sofisma e respondeu ao tirano que seus deuses coisa alguma poderiam fazer. Eram simples estátuas de matéria inerte, cujos ilusórios trunfos não passavam de frutos da imaginação doentia dos homens que os criaram. Advertiu-o que se despertasse e procurasse ver o único Deus existente, Criador do Universo, dos Anjos e dos homens, o Deus que os cristãos adoram e diante do qual também ele, Imperador, teria de comparecer um dia para prestar contas dos seus atos.

Diocleciano, vendo-se mais uma vez derrotado, louco de raiva por não poder responder aos argumentos sensatos da princesinha cristã face à impotência dos deuses do Império, ordenou que lhe amarrassem uma âncora no pescoço e a lançassem no rio Tibre.
Entretanto, o Divino Redentor veio em socorro da sua consagrada, confundindo seus inimigos e convertendo a muitos: no exato momento em que a mesma estava sendo atirada no rio Tibre, dois Anjos apareceram, cortaram a corda que prendia a âncora, e a transportaram para a outra margem, sem que as águas lhe tocassem sequer as vestes.

Esse grandioso milagre foi presenciado por centenas de pessoas, das quais muitas se converteram, inclusive os soldados que a lançaram no Tibre. O Imperador, porém, mais obstinado que Faraó, atribuiu o maravilhoso prodígio a algum poder mágico da menina, declarou-a feiticeira e ordenou que fosse arrastada pelas principais ruas da cidade e depois transpassada por setas. Mortalmente ferida, foi abandonada no cárcere como se já estivesse morta. Mas seu Celeste Esposo fê-la cair num sono
reparador, despertando-a mais tarde completamente curada e mais formosa que nunca.

O Imperador, no entanto, ao invés de se curvar ante a evidência do indiscutível poder do Deus único e verdadeiro, enfureceu-se ainda mais e ordenou que a flechassem ininterruptamente até ficar comprovadamente morta. Mas, que maravilha! Por mais que se esforçassem os arqueiros, nenhuma seta saiu dos respectivos arcos. Julgou ainda o Imperador, que tal fato se verificara em razão do forte poder mágico de que era possuidora a princesa, o qual só poderia ser vencido pelo fogo. Determinou então que todas as setas fossem colocadas numa fornalha até ficarem totalmente rubras. Mas o Divino Esposo da sua eleita fez com que as setas em brasa se voltassem contra os que as haviam lançado, seis dos quais tiveram morte instantânea.

Esse extraordinário prodígio foi causa de numerosas conversões, passando o povo a reverenciar a fé e a reconhecer o ilimitado poder do Deus dos cristãos que tão bem protegia a sua mártir. 

Temendo o Imperador maiores conseqüências, e já bastante confuso, ordenou que a Princesa fosse imediatamente decapitada. Mas ainda desta vez nenhum poder teria o tirano, não fora a vontade do Altíssimo permitir a consumação do martírio, a fim de que
a "Princesinha do Céu" - conforme a chamara a Virgem Santíssima - pudesse receber na Glória o prêmio eterno da sua incondicional fidelidade a Cristo Jesus.

Assim, a Virgem Mártir doou sua vida por amor ao divino Filho da Virgem Santíssima, transformando seu precioso sangue virginal em semente fecunda que haveria de gerar milhões de almas para o eterno serviço de Deus. Colheu a palma do martírio numa sexta-feira, às três horas da tarde, sendo 10 de agosto o dia. 

A poderosa intercessão de Santa Filomena



Irmã Maria Luísa teve a ventura de receber várias vezes a visita de Santa Filomena. Contemplou certa vez, em belíssima visão, um trono de nuvens muito alvas no Céu, no qual estava sentada a Santíssima Virgem Maria, com vestes de ouro que resplandeciam
como os raios do Sol, e com um celeste manto recamado de vivas estrelas que giravam por si mesmas. Ornava-lhe a fronte uma coroa de ouro cravejada de pedras preciosas. Do semblante irradiava tal beleza, que de pronto se podia identificá-la
como sendo a Mãe de Deus. Viu, a seguir, aproximar-se da Excelsa Rainha do Céu, como dama de honra, Santa Filomena, que, retirando da sua cabeça uma coroa de ouro, ajoelhou-se e suplicou: "Senhora do Céu e da terra, venho pedir-Vos graças". E apresentou-lhe algumas dezenas para diversas pessoas.

Estendendo-lhe as mãos, sorrindo, a Rainha dos Anjos e dos Santos lhe respondeu:

'A Filomena, nada se nega; sejam-lhe concedidas todas as graças.'

A Irmã viu, também, ao lado da Celeste Rainha, o Arcanjo São Gabriel, que com uma pena de ouro e em letras igualmente de ouro, escreveu: "Sejam concedidas as súplicas apresentadas por Filomena".

A seguir, Santa Filomena, sob o encanto do sorriso maternal da Rainha do Céu, ergueu-se com reverência e, dirigindo-se à Irmã, disse-lhe: "Vês, peço as graças a Maria e por Ela me são concedidas".

Padre Vianney, o Santo Cura d'Ars, dizia de Santa Filomena: "É ela a 'Princesa do Paraíso', a quem nada é negado. É grande seu poder junto dos Tronos de Jesus e Maria. Tenham confiança nela".

Comentário do Evangelho do XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 07/10/12

Posted: 01 Oct 2012 03:09 PM PDT


Comentáruio do Evangelho de Domingo do XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B, 07/10/12, ocasião na qual meditaremos o matrimônio, como entraga, conhecimento, e não apenas o uso desordenado da sexualidade.... Caso não abrir clique: http://pt.gloria.tv/?media=340645
 

Semana Nacional da Vida - 01 de Outubro de 20

Posted: 01 Oct 2012 03:02 PM PDT

Estamos Todos Doentes?

Posted: 01 Oct 2012 02:03 PM PDT


Hoje li uma reportagem no jornal Valor Econômico e quero compartilhar com vocês. Ela traz uma reflexão interessante, pois vivemos tão conectados hoje em dia, seja via computador, tablet, celular, mas por outro lado estamos tão desconectados das pessoas, principalmente as mais próximas...segue a matéria.
A maneira como muitas pessoas usam o celular — e tantos outros meios portáteis de comunicação virtual — tem criado uma situação incomum: aproxima os que estão distantes e, na maioria das vezes, afasta aqueles que estão próximos.
Isso pode ser observado de forma cada vez mais corriqueira, a  ponto de já começar a ser tolerado em locais diversos como eventos, reuniões, restaurantes, casas de espetáculo, avião, escritório, residência e muitos outros ambientes nos quais a pessoa se encontra acompanhada ou interagindo com algum interlocutor.
O assunto tem provocado tanta polêmica que até já aparece em livros e cursos sobre conduta e etiqueta social. Mas uma ação interessante foi a que tomou o proprietário de um restaurante em Los Angeles. Mark Gold, dono do Eva Restaurant, decidiu dar um desconto de 5% a todos os clientes que deixarem os seus celulares e outros aparelhos tecnológicos na recepção. Sua proposta é proporcionar aos seus clientes um ambiente de tranquilidade e — na medida do possível — que fique o mais próximo daquele que cada um gostaria de ter na sua casa ou na companhia da família.
Curiosamente, muitos dos frequentadores tem se mostrado agradavelmente surpresos com a proposta, pois nunca haviam pensado na hipótese de se "desconectar" para fazer uma agradável refeição ao lado de outras pessoas. Após dois meses de experiência, ele registrou uma média de adesão entre 40% a 50%. Os demais consideraram que não poderiam permanecer "desligados", nem mesmo durante uma refeição.
Um comportamento muito comum atualmente em restaurantes é o dos casais que estão juntos, mas cada pessoa usando seu aparelho isoladamente. Pode-se concluir que nenhum deles está, integralmente, com o outro naquele momento. Eles podem estar intensamente conectados com alguém distante, talvez também, devidamente acompanhado — apenas levando em conta a presença física.
E nem precisamos mencionar as pessoas que falam em voz alta, gritam, brigam ou chamam a atenção de subordinados, clientes ou fornecedores pelo telefone em locais públicos. Afinal, todo o avanço tecnológico pode ser muito bem-vindo. A grande questão é a forma como é usado.
Que situação chegamos...precisamos de um restaurante que nos ofereça um desconto e que tenha uma proposta de nos desligar da tecnologia para que possamos notar, refletir que hoje mais do que nunca desvalorizamos, não damos atenção para quem está ao nosso lado, para quem é importante para nós. Hoje não sabemos mais nos comportar, perdemos a pouca educação que tínhamos, perdemos o respeito, perdemos o bom-senso, não sabemos mais ser exemplo pra ninguém, esquecemos de valorizar as pessoas que nos são importantes.
Gastamos tanto tempo lendo milhões de emails (muitos deles inúteis, repletos de Power Point banal), vendo vídeos estúpidos na rede ou até mesmo os gravando, postando nossa vida na rede, fofocando e sabendo da vida do outro através das rede sociais...e somos incapazes e socorrer quem precisa, de avisar muitas vezes quem cuida da gente, quem se preocupa com a gente - que estamos bem, estamos chegando...de ligar para um amigo para ouvir a voz e, ter a certeza de que está bem, de ver um bom filme ao lado de quem amamos (sem ficar olhando o celular, atualizando o face...).
ESTAMOS DOENTES!!! Muito, muito e muito doentes...Perdemos a noção de prioridade, perdemos a noção do tempo, perdemos o respeito, a dignidade, a sinceridade, perdemos o abraço, o carinho, o número do telefone dos nossos amigos, das pessoas que amamos...PERDEMOS!!!
Desejo apenas que eu, você e quem deseja ser diferente nesse mundo maluco, mas maravilhoso, saiba ser e fazer a diferença, usando a tecnologia com equilíbrio, respeito e amor ao próximo. 
OBS: Quem sabe as equipes de liturgias Brasil a fora de agora em diante possam ofertar a conscientização nos fiéis, expondo que ao participar da missa sem navegar na internet, sem enviar sms, sem tuitar...terá um encontro com Jesus único...uma comunhão plena.
Seja Feliz, abraçando sua cruz!!!

PS: Sou fã da tecnologia, uso um milhão de recursos para ficar conectada, antenada, mas me policio para fazer minhas coisas e viver com equilíbrio. Não devemos deixar de usar nada disso, apenas precisamos usar na medida certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]