***********************
CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA !.
(004).COMO NOS VEM A FÉ
Quando a Fé passa dos pais para os filhos, ela é hereditária.
Felizes todos os que tiveram a dita de nascer num lar cristão e que tiveram uma mãe que lhes soube comunicar o amor de Deus logo desde o momento em que os concebeu e que, pela vida fora lhes deu o seu exemplo de vida cristã.
Esses já nasceram com Fé, com os olhos voltados para Deus.
Foram baptizados na Fé de seus pais e padrinhos que se responsabilizaram por eles e em toda a sua infância tiveram sempre a seu lado o amor de sua mãe que os foi ensinando a falar e a rezar.
Frequentaram a Igreja desde muito cedo, e, logo que chegou o tempo, entraram na catequese e fizeram a primeira comunhão.
Isto foi apenas o princípio porque depois, pouco a pouco foram assimilando as verdades da Fé e recebendo os Sacramentos com mais frequência e convicção, amparados pelos exemplos de seus pais e pela acção da Igreja onde assistiram à missa frequentemente e tomaram parte em várias actividades.
Foi assim que da maneira mais feliz e mais normal receberam o dom da Fé.
Entretanto também surgiram alguns problemas, na escola ou na convivência com colegas e amigos, onde a sua Fé pode ter sido abalada, mas com a ajuda que tinham, mantiveram a Fé que receberam.
A Família foi o elemento mais providencial para obterem e manterem uma Fé profunda.
Para os que não tiveram uma Família cristã, a Fé pode ter vindo de muitas outras maneiras e cada um tem uma história diferente de todas as histórias dos outros.
Foi um bom companheiro, um bom livro, uma actividade de grupo, um acampamento escolar, ou a convivência com a família cristã de um companheiro amigo.
Tudo pode ter sido favorável para se alcançar o dom inestimável da Fé .
Às vezes até os contratempos da vida servem para encaminhar alguém para uma vida de Fé.
Deus tem os Seus desígnios e dá-nos muitas oportunidades de O encontrarmos, de O conhecermos e de O amarmos.
S. Paulo foi chamado à Fé de uma maneira muito especial.
Foi ao encontro do Deus que ele perseguia e esse Deus resolveu recebê-lo e torná-lo Seu amigo.
De feroz perseguidor de Deus e da Sua Igreja transformou-se no Apóstolo das gentes.
Mas ficam ainda muitos por fora que, numa vida inteira, nunca tiveram a dita de obter o dom da Fé.
Vivem na ignorância do que seja na verdade possuir o dom que nos faz crer em Deus e nos leva depois a amá-l'O cada vez mais num caminho de esperança de vida eterna.
Porque desconhecem, chamam loucos aos que têm Fé, e levam uma vida por caminhos errados...
São muitos os caminhos da vida que nos levam para o mal e nos privam da riqueza dos dons de Deus.
Para os que têm Fé, o seu grande desejo deve ser o de poderem ajudar os seus irmãos afastados, especialmente com o seu bom exemplo, para que também eles possam alguma vez obter o mesmo dom da Fé que não lhes chegou através da Família.
O Novo Testamento está cheio de recomendações sobre a Fé, e também de grandes exemplos de Fé.
Portanto, ao falarmos da Fé, temos que falar de Deus.
Nascimento
-
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]