TEMPO DO ADVENTO !
(02) QUEM É JESUS ?...
- "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado".(Lc.2,14).
Ao entrarmos no Tempo do Advento, no qual nos preparamos especialmente para o Nascimento de Jesus, a primeira pergunta que devemos fazer a nós mesmos, deve ser esta :
- "Quem é Jesus ?"
E para não ficarmos apenas em considerações, as mais variadas e objectivas, devemos fazer uma segunda pergunta, tanto ou mais importante que a primeira :
- "Quem é Jesus para mim ?"
De cada um de nós surgirá uma infinidade de respostas, porque nem todos temos o mesmo conhecimento e a mesma intimidade com o Jesus histórico e com o Jesus que deve habitar dentro de nós pela força do Espírito Santo.
Então, para além de todas as respostas que possamos dar, será bom consultar o que escreveram os Evangelhos a respeito de Jesus, da anunciação do Anjo Gabriel a Maria e do seu nascimento numa manjedoira em Belém de Judá.
Não há cena mais familiar para os Cristãos do que a do Presépio – Jesus com sua mãe e seu pai com todos os seus cuidados de protecção sobre Jesus recém-nascido.
Eles estão numa manjedoira, rodeados de animais e depois com os pastores de joelhos a seus pés.
Por cima e à entrada do Presépio está a figura de uma anjo, aquele que anunciou aos pastores que Jesus tinha nascido.
Ao fundo do Presépio há umas luzes iluminando a pequena aldeia de Belém.
E em cada dia, uma nova emoção :
Primeiro uma luz na noite escura que anuncia a chegada dos Reis Magos integrados numa caravana de camelos, com as suas insígnias de reis e com as suas prendas de homenagem a um novo rei que acaba de nascer.
Depois, em cada Presépio de cada casa ou da Igreja ou em lugares públicos, há sempre crianças e adultos que fazem as suas visitas e recordam toda a cena do Deus Menino que veio ao mundo anunciado pelos anjos aos pastores e por uma estrela aos Rei Magos, numa infinidade de sentimentos que cada um, segundo a sua fé, a sua intimidade e o seu amor a Deus, se deixa emocionar com este mistério da Redenção prometido por Deus desde há muitos séculos e agora realizado na pessoa de Cristo e de Sua Mãe escolhida por Deus para a realização deste Mistério que a partir de agora se vai viver até à sua consumação no dia de Páscoa.
O nascimento de Jesus numa manjedoira, foi entronizado num Presépio, pela primeira vez, por S. Farncisco de Assis que, em 1223 o apresentou a toda a Cristandade junto da aldeia de Greccio, na Itália, segundo as descrições dos Evangelhos.
Só Mateus e Lucas nos falam do nascimento de Jesus e cada um o descreve à sua maneira pessoal e segundo as fontes de informação que cada um tinha, sob a inspiração do Espírito Santo, porque nenhum deles esteve presente no Nascimento de Jesus.
Durante todo este mês de Dezembro, com breves reflexões vamos acompanhar muito de perto, o melhor que nos seja possível, de harmonia com os Evangelhos, os passos mais significativos que se referem ao Nascimento de Jesus.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]