TEMPO DO NATAL !
BOAS FESTAS !
Terminado o tempo do Advento, segue-se agora o Tempo do Natal.
1. - O Tempo do Natal, que vai desde a Vigília do Nascimento do Senhor, em 24 de Dezembro, até ao Domingo depois da Epifania (porque foi eliminado o chamado tempo da Epifania) celebra a vinda de Jesus, o Filho de Deus, e a Sua manifestação aos homens.
Com o seu centro no Natal, compreende ainda :
* A Festa da Sagrada Família (Domingo após o Natal);
* A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de Janeiro);
* A Solenidade da Epifania do Senhor (6 de Janeiro e que se celebra no Domingo entre 2 e 8 de Janeiro);
* A Festa do Baptismo do Senhor ( que se celebra no Domingo entre 9 e 13 de Janeiro).
Todas estas Festas e Solenidades revelam aspectos do mesmo mistério - o da Encarnação do Senhor.
2 . - Este tempo litúrgico do Tempo do Natal, é o Segundo mais importante do Ano Litúrgico (o Primeiro celebra o Mistério Pascal juntamente com o Pentecostes).
Não se trata da comemoração de uma série de acontecimentos, porque, na verdade, o Filho de Deus fez-Se Homem :
- Para cumprir na Sua Pessoa as promessas divinas de salvação;
- Para manifestar a todos os homens o amor do Pai;
- Para realizar a Aliança nova e definitiva de Deus com o Seu Povo.
Assim, o Nascimento histórico de Jesus é o sinal do novo renascimento misterioso para a vida divina : Aquele que nasceu no tempo, vivia na eternidade e aproxima-Se de nós fazendo-Se um de nós para nos fazer viver, com Ele e por Ele, a vida dos filhos de Deus.
Não passou, portanto, a eficácia da acção divina, outrora manifestada, como se não nos ficara outra coisa além de uma recordação religiosa, que a nossa fé acolhe e a nossa memória honra.
A doação de Deus, que então começou, se multiplica hoje, como cada dia o experimenta o nosso tempo.
3 . –A sociedade de consumo, em que vivemos, procura comercializar o Tempo do Natal, esvaziando-o do seu conteúdo espiritual, de tal modo que do mistério da vinda do Filho de Deus, por vezes, nem sequer fica uma pieodsa recordação.
No Tempo do Natal, devemos dar testemunho de apreço pela vida da graça que Ele nos trouxe, intensificando a nossa vida eucarística, certos de que a Eucaristia torna Cristo presente e actualiza a Sua acção, do Natal à Ressurreição.
Este é o tempo em que devemos também estreitar os laços de amor com todos os homens, pois que Cristo veio proclamar a Paz :
*- "Ele é a nossa paz, Ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, anulando pela sua carne, a Lei, os preceitos e as prescrições, a fim de, em si mesmo, fazer dos dois um só homem novo, estabelecendo a paz".(Ef.2,14-15).
Natal é tempo de alegria e paz, reconciliação e amor, sentimentos que se traduzem de muitas maneiras, segundo os usos e costumes de cada região e de cada pessoa, e segundo o sentimento de fé e cultura religiosa de cada povo.
Essencialmente o Tempo do Natal é o Tempo da realizção do Amor de Deus no cumprimento do plano da História da Salvação !...
..................................................................................................
Temos recebido muitas felicitações natalícias, que agradecemos sinceramente e parece-nos que já é altura de desejar a todos também as nossas Felicitações Natalícias e de Feliz Ano Novo de 2013 :
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário