quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alberto Dine – NOME AOS BOIS Yoani Sánchez, a jornalista



INÍCIO




INÍCIO
CHARGES
COLUNISTAS
ESPAÇO LIVRE
GELEIA GERAL
NOTÍCIAS

Alberto Dine – NOME AOS BOIS Yoani Sánchez, a jornalista

27/Fevereiro/2013


Yoani não é blogueira. Blog não é ofício, nem status profissional, é formato de veículo. Ninguém diz “fulano é revisteiro”, diz “fulano é jornalista” porque hoje pode estar num semanário e, amanhã, à frente de um vistoso blog.

A visitante cubana é correspondente de El País em Havana e colunista do Estado de S.Paulo. O diário espanhol segue desde a sua fundação em 1976 a linha socialdemocrata, o jornalão brasileiro é conservador. Prova de que o seu profissionalismo é bem avaliado.

O erro de qualificação parece insignificante, mas não é – desvenda os preconceitos e as discriminações que campeiam numa sociedade infantilizada politicamente como a nossa. A constatação vale tanto para os detratores como para seus admiradores. Ela está sendo usada como pretexto para um confronto arcaico, jurássico, que já deveria estar desativado.


Paixões confundidas


Yoani é uma ativista política, o governo cubano a reconhece como tal, por isso deixou de criar-lhe embaraços, permitiu a sua saída e – esperamos – o retorno. As recentes mudanças em Cuba chanceladas na presença dos irmãos Castro indicam que a democratização cubana precisará de gente como ela.

É uma idealista, os cubanos são idealistas, esta é uma das heranças benditas deixadas pelo regime de Fidel Castro. Na ilha ou aqui, os cubanos transmitem aos interlocutores uma sensação de consistência, dedicação, convicção. Yoani não destoa. Por isso ficou no país em que nasceu e não foi para Miami “fazer América”.

Pretende arrecadar o dinheiro dos prêmios de jornalismo que ganhou no exterior nos últimos anos e com ele fazer um pequeno jornal. Não vai montar um “paladar” (nome tirado de uma novela brasileira que designa um bistrô legal montado em casa, numa varanda ou quintal). Ela sabe que não vai ganhar dinheiro, provavelmente perderá tudo, mas está criando a matriz de uma imprensa independente. Em Cuba, não no exílio.


Podem chamá-la de empreendedora, inovadora – este observador insiste em classificá-la como idealista. Tal como o senador petista Eduardo Suplicy, uma das figuras mais decentes da nossa cena parlamentar.

Yoani incomoda os truculentos e irrita os incendiários. Tranquila e atenta trouxe para as nossas militantes um modelito de despojamento e perseverança que valeria a pena imitar.

Espaço Livre
« Geleia Geral 27/02/13
Hiram Reis e Silva – Estadia Memorável em Tefé/AM »
Um comentário sobre “Alberto Dine – NOME AOS BOIS Yoani Sánchez, a jornalista”
Vivaldo diz:
28/02/2013 às 10:08

As atitudes dos intolerantes contra a presença de Yoani no Brasil mostraram a verdadeira face desses baderneiros, que não respeitaram sequer a figura de um Senador da República, no caso o petista Eduardo Suplicy.
Fizesem eles o que fizeram aqui lá em Cuba, com certeza não estariam vivos para contar aos netos como é ser antidemocrata.
Yoani, blogueira ou jornalista, fica como uma liçao de perseverança na luta contra a ditadura de décadas na vizinha ilha.
Responder



Deixe um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra a publicação e o autor não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do site.


Nome (obrigatório)

E-Mail (não será publicado) (obrigatório)

Website










Digite as duas palavras:






Share on twitter
Share on google
Share on facebook
Share on myspace
Share on email
Share on favorites
More Sharing Services


FEED RSS!


OUR SPONSORS

PUBLICIDADE

TWITTER

Correa Neto
sitedocorrea



sitedocorrea @g1 E eu juro que acredito.12 minutes ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea Em andamento a operação tapa-buraco na Cludiomiro deMoraes.10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea @Mauricio_AGE Então vocês não continuam fazendo auditoria na Secom. nem o goivernador não mandou não apressar?10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea @Mauricio_AGE Até aí você não está dizendo nada de novo.10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea @Mauricio_AGE Então precisa ajustar as informações do próprio governo, e de quem fala em nome dele..10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea Bons fluidos para o Renivaldo Costa, que entra na sala de cirurgia hoje, para ser operado.10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea Cabe a expressão: " A Seicom não paga nem sai de cima".10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea Coisa de muito mau gosto é letra de música com duplo sentido. Mas tem quem goste.10 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea O governador mandou um recado dizendo que não quer pressa na auditoria da Seicom. Pegou! A coisa tá feia.11 hours ago · reply · retweet · favorite


sitedocorrea A primeira vez que li algo sobre humanidades anteriores à nossa tem trinta anos, foi num livro do JJ Benitez .yesterday · reply · retweet · favorite
Join the conversation

PUBLICIDADE


SITES INDICADOS
Blog da Alcinéa
Chico Bruno
Chico Terra
Código de Defesa do Consumidor
Ivan Carlo
João Silva
Notícias Daqui
Papel de Sêda
Receita Federal
Repiquete no Meio do Mundo
Saitica

PUBLICIDADE


CONTATOS
Corrêa Neto
Fones: (096) 8126-6622 / 9109-2069 / 9972-4570 / 3223-4927
E-mail: feiramaluca@uol.com.br

Marcelo Corrêa - Gerente comercial
Fone: (096) 8131-0367
Email: marcelo-publicidade@hotmail.com
Twitter:www.twitter.com/marcel0correa

NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL



PUBLICIDADE

Copyright © Corrêa Neto - On-line
Desenvolvido por Claudio Correia - Adm


Iniciado em 16/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]