CAPELA SISTINA E CONSISTÓRIOS
Também chamada a Capela do Papa,(em italiano Cappella Sistina), é a Capela mais importante do Palácio do Vaticano.
Está situada no Palácio Apostólico e é a residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano.
É nela que se reúne o Consistório dos Cardeais e o Conclave para a eleição de um novo papa.
É famosa pela sua arquitectura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento e a sua decoração em afrescos, pintados pelos maiores artistas da Renascensa, incluindo Miguelângelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
A Capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480
Durante este período, uma equipa de pintores, incluindo Pietro Perugino e Sandro Botticelli, criaram uma série de painéis e afrescos que representam a vida de Moisés e de Cristo, e ficaram concluídas em 1483.
CONSISTÓRIO
Tradicionalmente um Consistório era um termo legal que se referia à Câmara do Paço Imperial de Roma onde o Imperador administrava a justiça.
Mais tarde chamou-se Tribunal do Consistório ao Tribunal da Igreja, particularmente na Inglaterra.
Na Igreja Católica um Consistório é uma assembleia especial do Colégio dos Cardeais, convocada pelo papa que a ela preside.
Um Consistório pode ser público quando o papa e os cardeais se reúnem com outras pessoas para discutir e resolver assuntos de importância geral.
Um Consistório pode ser privado se apenas se reúnem o papa e os cardeais para tratarem de problemas internos da Igreja e para a nomeação de novos membros do Colégio dos Cardeais.
Embora o papa possa em qualquer altura convocar um Consistório para determinados fins, todavia, presentemente, os Consistórios foram substituídos pelas Sagradas Congregações da Cúria Romana.
Pela 5a vez no seu pontificado, João Paulo II convocou o Consistório do Colégio dos Cardeais para os dias 13 e 14 de Junho de 1994, para uma revisão do desenvolvimento da Igreja nos anos recentes e para um diálogo sobre a preparação do 2° Milénio do Cristianismo.
Estiveram presentes 114 cardeais.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]