TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor! Criados para a Glória !
(2013-06) UM JANTAR INTERROMPIDO !
Este acontecimento teve lugar em casa de um Fariseu chamado Simão, onde Jesus era um convidado para o jantar.
Tudo parecia que estava a correr bem até que apareceu uma mulher que entrou na sala e se ajoelhou um tanto descontrolada aos pés de Jesus.
Ela lavava os pés de Jesus com as suas lágrimas e enxugava-os com os seus cabelos, beijava-os e, por fim ungiu-os com um perfume caro que levava num vaso de alabastro.
Simão ficou perturbado com aquele espectáculo emocionante.
Evidentemente esta mulher era conhecida na cidade como uma "mulher pecadora", provavelmente uma prostituta.
Mas não foi bem isto que mais impressionou o Fariseu, mas antes o facto de Jesus não saber – pensou ele – quem era esta mulher.
Pois que, para Jesus – que ele considerava que era um profeta – não era normal que Ele consentisse aquela atitude de uma mulher pecadora.
Mas Jesus, todavia, estava profundamente emocioado com a atitude de amor daquela mulher.
E Jesus também sabia o que é que Simão estava a pensar, tanto dela como de Si próprio e aproveitou para lhe contar uma parábola sobre o perdão e o amor, de dois devedores com dívidas diferentes a quem o credor perdoou, e perguntou ao Fariseu :
Qual dos dois amou mais ?
E ele respondeu :
- O que devia mais..
E Jesus continuou :
-"Julgaste bem. Vês esta mulher ? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés, ela, porém, banhou-Me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos. Não Me deste um ósculo, mas ela, desde que entrei não deixou de beijar-Me os pés. Não Me ungiste a cabeça com óleo e ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso, digo-te Eu que lhe são perdoados os seus muitos pecados porque muito amou. Mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama".(Lc.7,44-47).
Talvez o Fariseu pensasse que tinha poucos pecados e, nesse caso, não necessitava de muito perdão.
Chamamos a este facto a Unção de Betânia.
Como a mulher usou um perfume, num vaso de alabastro, alguns se indignaram porque era um perfume caro que se podia vender por 300 denários que se poderiam dar aos pobres.
Era caro o alabastro e o valor do perfume, 300 denários, equivalia ao vencimento de um ano para um trabalhador.
Mas Jesus respondeu-lhes :
-"Praticou em Mim uma boa obra[...].Ungiu antecipadamente o Meu corpo para a sepultura". (Mc. 14/6-8).
Na verdade, o corpo de Jesus não foi mais ungido para a sua sepultura porque, quando as mulheres foram para o ungir, Jesus já tinha ressuscitado.
E Jesus ainda acrescentou :
- "Em verdade vos digo, onde quer que se proclamar a Boa Nova, pelo mundo inteiro, contar-se-á também o que ela fez, em sua memória". (Mc. 14/9).
Na verdadee em todo o mundo onde se tem pregado a Boa Nova, se fala desta unção tal como Jesus profetizou.
Uma boa reflexão para todos nós neste Tempo da Quaresma, tempo especial para o amor e o perdão.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]