ANDAM BALÕES NO AR
(19).-CONCURSO DIVINO, PROMESSA E VONTADE DE DEUS !
Por definição o Concurso Divino é o acto pelo qual, em virtude do princípio da criação continuada, Deus, como Causa Primeira, está relacionado com as suas criaturas finitas, como causas secundárias ou criadas no sentido de as preservar.
Sem o Concurso Divino a actividade de toda a criação chegava ao seu termo.
Todas as criaturas dependem absolutamente de Deus na sua verdadeira existência e, natural e subsequentemente, na sua actividade.
Ao Concurso Divino também se dá o nome de Cooperação Divina.
Está, portanto, integrado na Promessa de Deus.
Será que todos nós sabemos isto ?
PROMESSA DE DEUS
Quando se fala na Promessa de Deus é em referência à Aliança que Deus fez com o Povo Israelita através de Abraão :"
-"A Aliança que faço contigo é esta : serás pai de inúmeros povos. Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão, porque Eu farei de ti o pai de inúmeros povos".(Gn.17, 4-5)
E o seu subsequente cumprimento foi na pessoa de Jesus Cristo.
A Lei cumpriu-se em Cristo, que é o único herdeiro de uma herança que se chama "glória de Deus".
Se alguém deseja também herdar o Reino, deve estar unido a Cristo; e assim terá a oportunidade de se tornar "co-herdeiro" com Cristo:
- "Filhos e igualmente herdeiros, - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo - se sofremos com Ele, para sermos também glorificados com Ele". (Rom.8,17).
- "E, se sois de Cristo, sois também descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa". (Gal.3,29).
Ter parte na promessa do Reino é ter a plenitude da vida do Pai, através do Filho e com o Espírito Santo.
- "Aqueles que foram chamados recebem a herança eterna que lhes foi prometida". (He. 9,15).
- "Fostes marcados com o selo do Espírito Santo, que tinha sido prometido, o qual é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da Sua glória". (Ef.1,13-14).
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
422. - ...Deus visitou o Seu povo e cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua descendência; fê-lo para além de toda a expectativa : enviou Seu «Filho muito amado".(Mc.1/11).
O Concurso divino, está portanto incluído na Vontade de Deus.
Deus, que nos criou por amor nunca deixou de nos amar, e se nos ama não nos pode faltar com nada de que nós precisemos para corresponder ao seu amor por nós.
Uma longa história – a História da Salvação - que começou com a Criação, se renovou com a Redenção e se vai perpetuando através dos tempos com a Santificação pelo Espírito Santo através do Magistério da Igreja.
E a Igreja, com todos os meios de que pode dispor, continuamente procura estar presente em todas as actividades do nosso mundo, na ciência, na política, no desporto, na educação e na caridade, como imagem e continuação do amor de Deus pelas suas criaturas.
Mas também aqui, como noutros pontos da realidade da vida, nem todos aceitam, nem todos correspondem ao amor de Deus e, procedendo assim, esquecem, ignoram ou despezam a vontade de de Deus e o seu concurso divino, que o mesmo é dizer que procedem de maneira diferente, atirando para os Balões que andam no ar, realidades tão importantes, com todos os seus riscos e responsabilidades no contexto da salavação eterna, que ninguém devia desprezar, alterando drasticamente e midificando a vontade de Deus.
E segundo a Vontade de Deus, ficam também esclarecidos e determinados quais foram os Desígnios de Deus, através da Criação, da Redenção e do Magistério da Igreja.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]