TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor!
Criados para a Glória !
(2013-26) UMA IGREJA CORPO MÍSTICO DE CRISTO !
Cristo, o único Mediador, estabeleceu e sustém incessantemente cá na terra a Sua Igreja Santa, a Comunidade da fé, da esperança e da caridade, como uma estrutura ou realidade visível.
Por meio dela Ele comunica a todos a verdade e a graça.
Mas a sociedade organizada em hierarquia, e o Corpo Místico de Cristo, não devem ser consideradas como duas realidades, nem como uma assembleia visível ou comunidade espiritual, nem como a Igreja da terra ou a Igreja enriquecida com bens celestes.
Mais que tudo isso, formam uma realidade entreligada que é compreendida por elementos divinos e humanos....
Esta realidade é comparada com o mistério do Verbo Encarnado.
Jesus, que assumiu uma natureza inseparavelmente unida ao Verbo divino, usa-a como instrumento de salvação; assim, de modo semelhante, o faz a estrutura comunitária da Igreja servindo-se do Espírito de Cristo, que a vivifica, formando um corpo :
- É por Ele que o Corpo inteiro, coordenado e unido, por meio de todas as junturas, opera o seu crescimento orgânico, segundo a actividade de cada uma das partes, a fim de se edificar na caridade. (Ef. 4,16).
Esta é a única Igreja de Cristo que nós proclamamos no Credo como una, santa, católica e apostólica.
Depois da Ressurreição, o nosso Salvador fundou-a e assentou-a sobre a cabeça de Pedro, o pescador :
- ...Apascenta as minhas ovelhas...(Jo.21,17).
Depois entregou-a a todos os apóstolos com a sua missão :
- Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo...(Mt.28,18 sgs.).
Cristo criou a Igreja para todas as idades como coluna e sustentáculo da verdade.
- ...Para que, se eu me demorar, saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.(1 Tim.3,15).
A Igreja, constituída e organizada no mundo como sociedade, subsiste na Igreja Católica, que é governada pelo sucessor de Pedro, e pelos bispos em união com o sucessor, embora alguns elementos da verdade e da santificação se possam encontrar fora da sua estrutura visível.
Estes elementos, todavia, como dons pertencentes propriamente à Igreja de Cristo, possuem um dinamismo íntimo favorável à unidade da Igreja.
A Igreja, abrangendo os pecadores no seu grémio, é ao mesmo tempo santa e sempre com necessidade de purificação, incessantemente num caminho de penitência e de renovação.
A Igreja como peregrina em terra estrangeira, vai sempre caminhando ... «anunciando a morte do Senhor até que Ele venha».
- Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha.(1 Cor. 11,26).
A Comunhão Eclesial é ao mesmo tempo Invisível e Visível.
Como realidade Invisível, é a Comunhão de cada ser humano com o Pai por meio de Cristo com o Espírito Santo, e com os outros que participam na natureza divina, na Paixão de Cristo, na mesma fé e no mesmo espírito.
Na Igreja na terra, há uma relação íntima entre a Comunhão invisível e a Comunhão visível no ensinamento dos Apóstolos, nos Sacramentos e na ordem hierárquica.
A relação entre os elementos eclesiais visíveis e invisíveis é que constitui a Igreja como Sacramento de salvação.
A Comunhão eclesial em que cada indivíduo é introduzido pela fé e pelo baptismo, tem a sua raiz e o seu centro na Sagrada Eucaristia.
Com efeito, o baptismo é uma incorporação no corpo que o Senhor ressuscitado formou e conserva vivo através da Eucaristia, de modo que a este corpo se pode chamar o Corpo de Cristo.
A Eucaristia é a força criativa e a fonte da Comunhão entre os membros da Igreja, precisamente porque une cada um deles com o próprio Cristo.
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
790. – Os crentes que respondem à Palavra de Deus, e se tornam membros do Corpo de Cristo, ficam estreitamente unidos a Cristo : «Neste Corpo, a vida de Cristo espalha-se através dos crentes, que os sacramentos, dum modo misterioso e real, unem a Cristo sofredor e glorificado»(LG 7). Particularmente, o Baptismo que nos une à Morte e Ressurreição de Cristo, e a Eucaristia, pela qual, «participando realmente no Corpo de Cristo», somos elevados à comunhão com Ele e entre ns.(LG 7).
Na Ultima Ceia Jesus instituindo a Eucaristia e o Sacerdócio, deixou patente no mundo a Glória de Deus.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]