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    sábado, 16 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DA QUARESMA (2013-30) A IGREJA MISTÉRIO Som !

     

     

    TEMPO DA QUARESMA

     

    Sabeis que sois  um templo do Senhor!

    Criados para a Glória !            

     

                 (2013-30) A  IGREJA  MISTÉRIO  (Comunhão Visível e Invisível)

    Segundo Santo Agostinho, um mistério é um sinal visível de alguma graça invisível.

    Paulo VI, seguindo a doutrina tradicional de Santo Agostinho, define a Igreja como "uma realidade impregnada com a presença de um Deus escondido".

    Afirmar que a Igreja é um Mistério é confessar que Deus está presente desde a criação e se manifesta através de um povo que Ele escolheu, que crê e celebra a soberania de Jesus.

    Na Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja, diz o Concílio Vaticano II, sobre o mistério da Igreja :

    - "A Igreja é robustecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as suas aflições e dificuldades tanto internas como externas, e a revelar, velada mas fielmente, o seu Mistério, até que por fim se manifeste em plena luz". (LG 8).

    A Comunhão Eclesial é ao mesmo tempo Invisível e Visível.

    Como realidade invisível, é a Comunhão de cada ser humano com o Pai por meio de Cristo com o Espírito Santo, e com os outros que participam na natureza divina, na Paixão de Cristo, na mesma fé e no mesmo espírito.

    Na Igreja na terra, há uma relação íntima entre a Comunhão invisível e a Comunhão visível no ensinamento dos Apóstolos, nos Sacramentos e na ordem hierárquica.

    A relação entre os elementos eclesiais visíveis e invisíveis é que constitui a Igreja como Sacramento de salvação.

    A Comunhão eclesial em que cada indivíduo é introduzido pela fé e pelo batismo, tem a sua raiz e o seu centro na Sagrada Eucaristia.

    Com efeito, o batismo é uma incorporação no corpo que o Senhor ressuscitado formou e conserva vivo através da Eucaristia, de modo que a este corpo se pode chamar o Corpo de Cristo.

     

    A Eucaristia é a força criativa e a fonte da Comunhão entre os membros da Igreja, precisamente porque une cada um deles com o próprio Cristo.

                  Assim nós dizemos que a Eucaristia faz a Igreja :

               - "Tomai e comei todos: Isto é o Meu Corpo entregue por vós".

                A Eucaristia-Sacramento, como a temos hoje, faz a Igreja através da Consagração.

              A esta Nova Luz a Eucaristia não mais aparecerá como o centro de uma linha que se estende desde o Êxodo até à Segunda vinda  de Jesus, mas sim ao centro de um círculo que eventualmente representa a Igreja, tal como ela existe hoje em toda a sua realidade.

              Actualmente, nós poderíamos representar tudo isto em três círculos concêntricos.

              Um mais largo representando todo o Universo e, dentro deste outro mais pequeno, que é a Igreja e, dentro deste um terceiro ainda mais pequeno (ainda que ele abranja todo o Universo), que é a Hóstia.

              A Eucaristia aparece como um centro e como um Sol, não só de toda a Igreja, mas também de toda a humanidade e de todo o universo inanimado.

              A única diferença é esta : A Igreja tem Jesus Cristo no centro e ela sabe isso; o Universo tem Jesus Cristo também no centro mas ele não sabe isso.

              A relação Eucaristia-Igreja, como estamos agora a considerar,  não é uma relação estática, mas dinâmica e ativa.

              Por isso não é suficiente dizer que a Eucaristia está no centro da Igreja, porque, actualmente, a Eucaristia faz a Igreja !

    Edifica-a a partir de dentro e elabora-a à sua volta como um manto.

              É costume dizer que dois sacramentos em especial "edificam" a Igreja : O Batismo e a Eucaristia.

              Mas, enquanto o Batismo  faz a Igreja crescer quantitivamente, no que diz respeito ao número de membros, a Eucaristia faz a Igreja crescer qualitativamente, em valor ou poder, na medida em que a transforma cada vez mais profundamente na Imagem de Cristo, sua Cabeça :

              - "O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas  de farinha, até que tudo esteja fermentado".(Mt.13,33).

                Também a Eucaristia é como um fermento; Jesus colocou-a na massa do alimento, a Sua Igreja, de modo que ela deverá "levedar" para fazer com que o fermento se torne em "Pão", como ele é.

              Se a Igreja é o fermento do mundo, a Eucaristia é o fermento da Igreja.

                De várias maneiras ou em várias etapas a Eucaristia "edifica" a Igreja, transforma-a em Cristo, pela consagração, pela comunhão, pela contemplação e pela imitação.

              E a partir daqui, devemos procurar encontrar o reto caminho ou o meio mais adequado para fazermos dela o caminho ou o meio da nossa santificação.

              Este Tempo da Quaresma é também o tempo favorável para meditarmos no grande Mistério da Igreja, para sabermos como o devemos viver em toda a sua maravilhosa mensagem para a Glória de Deus.

     

                            

                                                 John 

                                                             Nascimento

     

     

     

     

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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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