segunda-feira, 4 de março de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DA QUARESMA (2013-19) RELIGIÃO OU RELACIONAMENTO Som !

 

 

  TEMPO DA QUARESMA 

 

Sabeis que sois  um templo do Senhor!

Criados para a Glória !            

 

       (2013-19) RELIGIÃO OU RELACIONAMENTO!

 

Nos dias de hoje, não é diferente do que foi nos tempos da primitiva Igreja.

Nós deparamo-nos com os conceitos errados que muitas pessoas têm a respeito da mensagem do Evangelho, que o mesmo é dizer contra o ensino da Igreja, mesmo dentro do seio da mesma Igreja, por ignorância, má formação e até um certo fanatismo baseado em práticas populares ou costumes locais.

Nós até nos confrontamos com certa confusão do que significa exactamente e o que se se deve entender por seguir a Jesus.

Assim se pode chegar a diferentes conclusões a respeito de Quem é Jesus e qual foi a Sua Missão no mundo.

Algumas vezes, estas confusões ou faltas de conhecimento podem conter algumas partes da mensagem do Evangelho, mas não atingem o mais importante da mensagem Evangélica.

Por exemplo é o que acontece a respeito do Cristianismo – ou mesmo da Fé Católica – considerada simplesmente como um Sistema Religioso.

Sendo assim, fica reduzido a um sistema de vida ou a um conjunto de leis e preceitos.

Assim a palavra Católico não significa apenas que uma pessoas deve ir à Missa aos Domingos e Festas de Guarda, fazer boas obras e dar esmolas aos pobres, e fica tudo bem feito.

De certa maneira isto pode estar bem, mas S. Paulo disse aos Coríntios que a vida cristã é um relacionamento com Jesus e não uma série de prós e contras.

-"Se algém está em Cristo é uma nova Criação : Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo. Tudo isto vem  de Deus, que por meio de Cristo nos reconciliou Consigo e nos confiou o mistério da Reconciliação. Porque era Deus que reconciliou o mundo, em Cristo, não lhe levando mais em conta os pecados dos homens e pondo em nossos lábios a mensagem da Reconciliação".(2 Cor 5,17-19).

E a Reconciliação, por sua verdadeira natureza, tem a ver com um relacionamente  entre as pessoas – ou entre nós e Deus.

Não é um sistema ou um método.

Como disse o próprio Jesus :

-"Vós sereis Meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vo-lo dei a conhecer. Não fostes vós que Me escolhestes, fui  Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto, e o vosso fruto permanecer de sorte que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo concederá. Isto vos mando : Que vos ameis uns aos outros".(Jo.15,14-17).

Enquanto a Igreja nos encoraja a um caminho religioso de fé – um sistema – composto pela prática da Missa dominical, oração, penitências quaresmais, a Igreja não é um sistema religioso por si mesmo.

É um chamamento ao povo que procura um relacionamento de amor a Deus e ao próximo.

Examinando a nossa consciência, podemos perguntar a nós próprios :

- Estas práticas consuzem-me mais a Jesus em cada dia ?

- Não serão elas mais uma forma de rotina, de fazer coisas que supostamente nós devemos fazer ?

É esta uma boa reflexão para o Tempo da Quaresma, para vermos se realmente a Missa do domingo nos leva até mais perto de Jesus, ou se ficamos apenas nos cumprimentos aos nosso amigos uma vez em cada semana.

A mensagem do Evangelho que devemos receber da homilia, deixa em cada um de nós alguma coisa de novo nos nossos relacionamentos com Deus e com os nosso irmãos, porventura aqueles a quem devemos amor e perdão ?

Ou continuaremos uma prática de Religão de Conveniência, que não afecta nada o nosso testemunho de vida porque, tantas vezes condenamos nos outros aquilo mesmo que nós fazemos, e em que afinal não há religião nem relacionamento ?

E assim onde é que está a Glória que devemos dar a Deus ?

 

 

                                                John

                                                                        Nascimento

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]