quarta-feira, 13 de março de 2013

DOM ODILO: PAULO VII











































Início
Os Papas
Suma Teológica
São Padre Pio de Pietrelcina
Livros















DOM ODILO: PAULO VII

terça-feira, março 12, 2013



Irmão de D. Odilo aposta no nome que o cardeal escolheria, caso fosse eleito: PAULO



Com o andamento do conclave no Vaticano, a expectativa da família de Dom Odilo Scherer cresce na mesma medida em que o assunto se torna uníssono nas ruas de Toledo, no oeste do Paraná. Ainda que cautelosos diante da eleição que irá escolher o novo Papa, os irmãos do cardeal brasileiro, que está entre os favoritos, já aposta no nome que Odilo irá escolher na hipótese de ser eleito. “Se for o caso, é Paulo”, apostou o irmão Lotário Scherer.

saiba mais

Cardeais começam conclave para escolher novo Papa no Vaticano
'Estamos eufóricos e angustiados', diz irmão de D. Odilo sobre conclave
D. Odilo está preparado para eleger e à disposição para ser eleito, diz irmão
Dom Odilo queria ser padre desde criança, dizem familiares do RS

Odilo nasceu em 1949 em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, mas com apenas dois anos de idade já havia se mudado com a família para Toledo, onde deu início à trajetória na Igreja Católica. Atualmente, Dom Odilo Scherer é Arcebispo da cidade de São Paulo e um dos 115 cardeais que participam da escolha do novo Papa. O conclave teve início nesta terça (12), mas a expectativa é de que a eleição ainda deve seguir pelo menos até quarta (13), de acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Entre os irmãos de Odilo, Lotário é quem mais tem convivido com o cardeal nos últimos anos. Apesar de acompanhar o irmão em diversas viagens e de manter conversas sobre perspectivas, Lotário garante que a hipótese de se tornar Papa nunca passou pela cabeça de Odilo. “Jamais. Ele não é presunçoso a ponto de pensar isso. Agora, a gente tem viajado junto, conversado bastante sobre situações, desejos - ele tem um desejo imenso de que a Igreja possa penetrar na China”, contou o irmão.

O contato da família com o cardeal cessou, no entanto, quando Odilo se reuniu aos demais religiosos no Vaticano. De longe, resta aos irmãos ressaltar qualidades que o gabaritam a assumir o cargo de chefe máximo da Igreja Católica. “Ele tem uma grande espiritualidade, é muito disciplinado, é culto, viajado, e além de tudo isso, é muito simples, preserva a simplicidade dele”, completou Lotário.

Caso Odilo seja mesmo eleito o novo Papa, as primeiras cobranças virão já da própria família. Enquanto o irmão Bruno Scherer deseja sorte e felicidade a Odilo na potencial nova missão, o irmão Flávio Scherer faz alguns pedidos ao possível ‘Papa Paulo’. “Pediria que ele olhasse para aqueles que têm menos vez e menos voz. Que traduzisse toda essa ansiedade desses povos da América, da África, da Ásia, que estão fora da Europa, que todos esses anseios sejam traduzidos dentro da Igreja”, destacou Flávio.

Nas ruas


A expectativa da eleição de Odilo não se limita à família Scherer. Nas ruas de Toledo, não há assunto mais presente do que o conclave que pode eleger Papa o ex-padre da cidade de 120 mil habitantes. Se as mensagens não podem ser levadas pessoalmente ao cardeal, que está isolado na Capela Sistina, a forma encontrada pelos moradores não poderia ser mais conveniente ao tema – a oração.

“Faço muito oração, peço a Deus. A gente mora em um lugar muito calmo, muito tranquilo, e seria muito bom para todo mundo – para a região, para o Brasil, para o Paraná – que se concretize esse nosso grande desejo”, garante uma moradora de Toledo. A iniciativa dela se tornou ainda mais habitual nos últimos dias na cidade, principalmente entre aqueles que se envolveram de alguma forma com Odilo durante a vivência dele em Toledo.

É o caso de Matilde, cujas filhas fizeram a primeira comunhão com o então padre Odilo, anos atrás. “Elas estão torcendo para que ele seja eleito e Papa, e vão postar imediatamente as fotos para dizer: ‘Que glória, fiz a primeira comunhão com padre Odilo, que é o nosso Papa”, garantiu.

Toledo


Odilo foi ordenado padre em 7 de dezembro de 1976, e as lembranças deste dia ainda estão frescas na memória dos irmãos Scherer. “Foi uma coisa assim extraordinária para nós. A igreja estava lotada, tivemos que tirar parte dos bancos para ter mais pessoas dentro da igreja. Muita gente ficou emocionada, foi muito bonito”, lembra Bruno Scherer.


Irmãos de Dom Odilo aguardam ansiosos o resultado do conclave (Foto: Arquivo pessoal)


Flávio também lembra de um episódio do dia da ordenação de Odilo. “No fim, teve os cumprimentos, e está lá o nosso vovô materno, Miguel, que na época tinha 77 anos. Ele se ajoelhou diante de Odilo e beijou a mão. O Odilo disse para ele se levantar, mas ele se negou, dizendo que aquelas mãos eram ungidas, sagradas, e que fariam um grande bem para muitas pessoas”, recorda o irmão.

Na cidade, Odilo foi pároco da Igreja Cristo Rei, que hoje possui como vigário o padre Inácio Scherer, primo do cardeal. Entre as lembranças que Inácio guarda do primo estão as partidas de futebol que eram disputadas entre eles, nas quais Odilo não demonstrava a mesa aptidão que viria a desenvolver na Igreja Católica. “Dom Odilo até foi classificado pelo meu irmão de Joinville, que é bispo, que era um ‘pé-rapado’. Ele jogava, sempre jogamos muito, mas ele não tinha muita habilidade”, recorda Inácio. A mesma impressão foi compartilhada pelo irmão Flávio, que vê na atuação do cardeal na Igreja um caminho mais frutífero do que a vida de futebolista de Odilo. “Olha, infelizmente no futebol não era grande jogador, mas a gente se divertia”, brinca o irmão.


Marcadores: ENTREVISTA


Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook


1 comentário (s):
Elton Vals disse...

AS ESQUERDAS ESTÃO FRITAS SE D ODILO FOR PAPA!
PERDERAM SEU MAIS INFLUENTE LÍDER, O CHÁVEZ...
E AGORA ENFRENTAREM D ODILO?
O tempo estará revolto, nuvens carregadas trazendo trovões e muitos raios se projetarão nos esquerdistas!
Confira o placard até agora: D Odilo 3 X Esquerdistas 0
1º - Mandou para escanteio Edir Macedo, seu partido PRB-Russomanno às eleições à Prefeitura de S Paulo por atribuição indevida do kit gay à Igreja Católica.
2º - Na Rio+20 dos comunas, rejeitou o aborto e as propostas da Igreja foram inseridas de acordo com sua doutrina, não como queriam.
3º - No caso PUC-SP não cedeu a pressões de marxistas interferirem na gestão da instituição; seriam os insurretos do PT e PC do B, dois inimigos que se ajuntam quando se trata de combater um adversario comum a ambos: a Igreja católica.
Fora do casualismo, lobos que se devoram, como em todos os partidos comunistas praticam os expurgos, idem assemelham-se a cães ferozes que se estraçalham...19:34

Postar um comentário



Postagem mais recentePostagem mais antigaInício

Assinar: Postar comentários (Atom)











Buscar neste site



























Compartilhe nosso blog












































Seguidores























Nosso Patrono









São Padre Pio de Pietrelcina"Sem duvida deveremos prestar contas a Deus de cada minuto, de cada atuação da graça, de cada santa inspiração, de cada ocasião que nos apareceu para praticarmos o bem"













POSUIMUS TE CUSTODEM









.













Postagens populares











OS CAMINHOS DE MARIA SANTÍSSIMA - PARTE 2
As Montanhas de Judá e o caminho de Belém Ivone Fedeli Aproveitando o Advento, damos continuidade a nosso trabalho sobre o signi...

O CONCLAVE NÃO É "CORRIDA POLÍTICA"
Cotado como um dos favoritos para suceder o papa emérito Bento 16, o cardeal brasileiro Odilo Scherer, 63, disse ontem que o concl...

A SALA DAS LÁGRIMAS
Sala das Lágrimas (Este lugar recebe o nome de Sala das Lágrimas devido muitos eleitos chorarem no momento que se paramentam, se pr...

Tornielli: Lefebvrianos, o último trem
Fonte: http://www.montfort.org.br/tornielli-lefebvrianos-o-ultimo-trem/ Uma carta do Arcebispo Müller convida a Fraternidade a ...

UM IMPOSTOR NO VATICANO
Falso bispo tenta participar da reunião dos cardeais. Na foto o impostor cumprimenta o Cardeal De Paolis














Missa pelas almas









____________________________Coloque seu pedido de missa por um falecido.Clique na imagem













MEMENTO MORI









Pio Exercício de Preparação para a MorteClique na imagem













Santa Filomena









Conheça a história de Santa FilomenaClique na imagem




















Ocorreu um erro neste gadget













Categorias










Aborto (65)
ARTIGOS (51)
ASSIS III (3)
Bento XVI (138)
CARIDADE (1)
CARTAS (2)
Catequese (2)
CNBB (7)
COMENTÁRIOS (7)
CRÔNICA (14)
CURIOSIDADES (33)
DOUTRINA (50)
ECUMENISMO (4)
ENTREVISTA (38)
ESCÂNDALOS (6)
ESTUDO (1)
FELICITAÇÕES (2)
Filosofia (1)
Finados (6)
FSSPX (52)
HISTÓRIA (4)
HUMOR (19)
IBP (4)
INDULGÊNCIAS (3)
LITURGIA (67)
LIVROS (2)
MAÇONARIA (2)
MORAL (15)
Natal (6)
NOSSA SENHORA (15)
NOTICIAS (167)
NOTÍCIAS (119)
OPNIÃO (4)
OPUS DEI (1)
ORTODOXOS (1)
Pe. PIO (14)
Perseguição (25)
PIO XII (2)
POESIA (5)
POLÊMICAS (33)
Política (29)
QUARESMA (5)
SACRAMENTOS (1)
Santa Missa (1)
SANTA SÉ (43)
Santo Padre (5)
Santos (45)
São Padre Pio (14)
VATICANO (6)
Vaticano II (36)
Votos (6)
Vídeos (4)













Arquivo










2013 (84)
Março (13)
Irmão de Leonardo Boff defende Bento 16 e critica ...
DOM ODILO: PAULO VII
I RESULTADO DA VOTAÇÃO: FUMAÇA PRETA
REZEMOS PELO CONCLAVE
Missa pro eligendo pontifice
O CONCLAVE NÃO É "CORRIDA POLÍTICA"
VAI COMEÇAR O CONCLAVE TERÇA-FEIRA
A SALA DAS LÁGRIMAS
UM IMPOSTOR NO VATICANO
Os gestos modernos de um papa antigo.
Pe. Zuhlsdorf: O resgate da liturgia solene
Card. Herranz: Partida dos tradicionalistas foi o ...
D. GEORG EM LÁGRIMAS
Fevereiro (47)
Janeiro (24)
2012 (525)
2011 (485)
2010 (43)
2008 (2)













Receba nossas postagens por e-mail























Estatísticas









296,498









Home | Comentários RSS
http://padremarcelotenorio.com/
© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.





Blogger Template created with Artisteer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]