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    segunda-feira, 18 de março de 2013

    Fwd: [tradicao-catolica] Jesuítas e Querela dos Ritos Chineses





































    1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.















    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: David Jr <redmerski@gmail.com>
    Data: 18 de março de 2013 14:48
    Assunto: [tradicao-catolica] Jesuítas e Querela dos Ritos Chineses
    Para: tradicao-catolica@yahoogroups.com


    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo,

    A história da Companhia de Jesus é rica, quando surgiram foram de grande
    destaque, dedicando-se as missões e declarando-se diretamente submissos à
    autoridade papal.

    Vieram ao novo mundo, e aqui no Brasil foram os principais responsáveis
    pelo início da evangelização e tiveram uma atuação preponderante também no
    extremo oriente, Japão, Índia e China.

    No Japão os padres jesuítas acabaram se 'inculturando' dentro do modo de
    vida japonês, usavam hábitos que se diferenciavam dos hábitos negros
    comumente usados na Europa, no Japão seus hábitos eram alaranjadas,
    lembrando as vestimentas do bonzos budistas, tentando assim tornar-se mais
    palatáveis ao povo japonês.

    Na China também houve a inculturação, termo tão querido nos dias de hoje,
    Matteo Ricci era o responsável pelos jesuítas e um grande estudioso, que se
    inteirou dos costumes chineses.

    Na China chegou a haver a liberação para que a liturgia fosse dita no
    vernáculo. Tanto dentro do Japão, como da China os principais alvos da
    evangelização eram as classes dominantes, aqueles que detinham poder e
    influência sobre a sociedade, na Japão muitos dos convertidos eram dentre
    os samurais e na China entre os estudiosos, nobre e participantes do
    governo chinês.

    Na época havia uma grande disputa entre as ordens religiosas e entre alguns
    países da cristandade, sobre quais seriam as ordens e países responsáveis
    por evangelizar quais partes do mundo, o sucesso que vinha acontecendo com
    os jesuítas acabou despertando sobre outras ordens uma polêmica,
    dominicanos e franciscanos discordavam do modo como esse sucesso era obtido
    e dizem muitos que na realidade essas ordens invejavam o que vinha
    ocorrendo.

    Com o tempo os jesuítas perderam a exclusividade que tinham sobre aqueles
    territórios e no caso do Japão boa parte dos fieis católicos foram
    martirizados, com algumas crucificações em massa ocorrendo na área de
    Nagasaki e Hiroshima que eram os territórios mais cristianizados.

    A Igreja acabou não tendo mais possibilidade de evangelizar naquelas áreas
    até recentemente, é claro que restou uma pequena comunidade católica, mas
    não houver progresso. Sabemos que no século XX a questão litúrgica acabou
    adotando o vernáculo liturgicamente, o que os jesuítas já haviam usado no
    século XVI.

    É claro que este é um pequeno resumo, linhas gerais, sobre o acontecido na
    época.

    David Redmerski Júnior

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    "Declaramos, proclamamos e definimos que é absolutamente necessário para a salvação que toda criatura humana seja submissa ao Romano Pontífice."
    Bula "Unam Sanctam", Papa Bonifácio VIII, 18.XI.1302

    "Reconheço a Santa, Católica e Apostólica Igreja Romana como Mãe e Mestra de todas as Igrejas, e prometo e juro verdadeira obediência ao Romano Pontífice"
    Credo de Trento, Papa S. Pio V, 13.XI.1564
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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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