| ||
| ||
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
De: David Jr <redmerski@gmail.com>
Data: 18 de março de 2013 14:48
Assunto: [tradicao-catolica] Jesuítas e Querela dos Ritos Chineses
Para: tradicao-catolica@yahoogroups.com
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo,
A história da Companhia de Jesus é rica, quando surgiram foram de grande
destaque, dedicando-se as missões e declarando-se diretamente submissos à
autoridade papal.
Vieram ao novo mundo, e aqui no Brasil foram os principais responsáveis
pelo início da evangelização e tiveram uma atuação preponderante também no
extremo oriente, Japão, Índia e China.
No Japão os padres jesuítas acabaram se 'inculturando' dentro do modo de
vida japonês, usavam hábitos que se diferenciavam dos hábitos negros
comumente usados na Europa, no Japão seus hábitos eram alaranjadas,
lembrando as vestimentas do bonzos budistas, tentando assim tornar-se mais
palatáveis ao povo japonês.
Na China também houve a inculturação, termo tão querido nos dias de hoje,
Matteo Ricci era o responsável pelos jesuítas e um grande estudioso, que se
inteirou dos costumes chineses.
Na China chegou a haver a liberação para que a liturgia fosse dita no
vernáculo. Tanto dentro do Japão, como da China os principais alvos da
evangelização eram as classes dominantes, aqueles que detinham poder e
influência sobre a sociedade, na Japão muitos dos convertidos eram dentre
os samurais e na China entre os estudiosos, nobre e participantes do
governo chinês.
Na época havia uma grande disputa entre as ordens religiosas e entre alguns
países da cristandade, sobre quais seriam as ordens e países responsáveis
por evangelizar quais partes do mundo, o sucesso que vinha acontecendo com
os jesuítas acabou despertando sobre outras ordens uma polêmica,
dominicanos e franciscanos discordavam do modo como esse sucesso era obtido
e dizem muitos que na realidade essas ordens invejavam o que vinha
ocorrendo.
Com o tempo os jesuítas perderam a exclusividade que tinham sobre aqueles
territórios e no caso do Japão boa parte dos fieis católicos foram
martirizados, com algumas crucificações em massa ocorrendo na área de
Nagasaki e Hiroshima que eram os territórios mais cristianizados.
A Igreja acabou não tendo mais possibilidade de evangelizar naquelas áreas
até recentemente, é claro que restou uma pequena comunidade católica, mas
não houver progresso. Sabemos que no século XX a questão litúrgica acabou
adotando o vernáculo liturgicamente, o que os jesuítas já haviam usado no
século XVI.
É claro que este é um pequeno resumo, linhas gerais, sobre o acontecido na
época.
David Redmerski Júnior
[Non-text portions of this message have been removed]
Reply via web post | Reply to sender | Reply to group | Start a New Topic | Messages in this topic (1) |
tradicao-catolica-unsubscribe@yahoogroups.com
e vá com Deus.
===
"Não errai, irmãos: se qualquer homem seguir àquele que que faz um cisma da Igreja, ele não herdará o Reino de Deus. (...) Tende uma só Eucaristia, pois é una a Carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, uno o cálice da unidade de Seu Sangue, uno o altar e uno o Bispo com o presbitério e os diáconos"
Epístola de Sto. Inácio de Antioquia (50-117) aos Filadélfios
"Declaramos, proclamamos e definimos que é absolutamente necessário para a salvação que toda criatura humana seja submissa ao Romano Pontífice."
Bula "Unam Sanctam", Papa Bonifácio VIII, 18.XI.1302
"Reconheço a Santa, Católica e Apostólica Igreja Romana como Mãe e Mestra de todas as Igrejas, e prometo e juro verdadeira obediência ao Romano Pontífice"
Credo de Trento, Papa S. Pio V, 13.XI.1564
===
Para aceder aos arquivos: http://groups.yahoo.com/group/tradicao-catolica
Ad Maiorem Dei Gloriam
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]